Tem idiota que acha que votando em Marina vai tirar o lulopetismo do poder.

Abaixo, editorial do Estadão de hoje, intitulado "As coisas podem não ser o que parecem".

É cada vez menor o número dos que duvidam hoje da derrota de Dilma Rousseff nas urnas de outubro. Mas a probabilidade da vitória de Marina Silva poderá resultar em enorme decepção para quem acredita que o voto na ex-senadora é o melhor caminho para livrar o País do lulopetismo. Esta é a conclusão a que têm chegado, nos círculos políticos de Brasília, petistas e não petistas com algum acesso a Lula, a partir da análise de seu comportamento diante de um quadro eleitoral que era impensável pouco tempo atrás.

Não é de hoje, garantem seus seguidores mais chegados, que Lula perdeu a paciência com a campanha da reeleição de Dilma. E não se trata nem de discordar da estratégia, se é que se pode chamar assim, que a presidente e seu círculo de assessores diretos impuseram à disputa. Aos mais íntimos o ex-presidente se tem permitido expressar irritada decepção com a falta de competência política e de carisma de sua criatura. Afirma mesmo, como se não tivesse nada a ver com isso, que ela "não é do ramo".

Diante do provável revés, Lula se esforça para disfarçar o mau humor com um comportamento discreto que o tem levado, para usar uma expressão futebolística tão a seu gosto, a simplesmente "cumprir tabela" na campanha. Mesmo porque uma omissão ostensiva seria inadmissível e a estridência crítica seria contraproducente.

Lula, portanto, parou para pensar em si mesmo, entregar os anéis para salvar os dedos e se concentrar em 2018, quando ele próprio poderá tentar, com o prestígio popular que lhe tiver restado, uma volta triunfal ao Palácio do Planalto. E, pelo que dizem ser seus cálculos, a eleição de Marina Silva agora pode ser mais útil a esse objetivo do que a reeleição de Dilma.

Dilma Rousseff entregará a seu sucessor um país em situação muito pior do que aquele que recebeu de Lula há quatro anos. Os indicadores econômicos, financeiros e sociais revelam essa lamentável realidade. O próximo ocupante da cadeira presidencial receberá uma verdadeira herança maldita. Reeleita, Dilma terá de mostrar uma competência que já provou não ter para evitar que a inflação estoure, a recessão econômica se instale, os programas sociais definhem e a companheirada em desespero piore as coisas tentando "salvar o seu". E aí provavelmente nem mesmo Lula seria capaz de operar o milagre de manter o PT no poder em 2018.

Já Marina Silva na Presidência, com um programa repleto de boas intenções, mas sem nenhuma perspectiva concreta de apoio parlamentar para aprová-lo e de uma ampla e competente equipe técnica para realizá-lo, seria presa fácil de um PT que, na oposição, estaria à vontade para fazer aquilo em que é especialista: atacar, destruir. E depois de devidamente demolida a imagem de Marina, Lula poderia surgir, mais uma vez, como salvador da pátria. 

Mas haveria ainda, segundo essas maquinações, uma segunda hipótese: governar com o PT. Marina não ignora as dificuldades que terá pela frente e tentará garantir o apoio de forças políticas que possam fazer diferença em seu governo. Petistas ou tucanos dariam a Marina apoio decisivo semelhante àquele que o PMDB oferece hoje a Dilma. Mas PT e PSDB dificilmente comporiam juntos uma base de apoio confiável. E, mesmo que os tucanos venham a apoiar Marina num eventual segundo turno contra Dilma, toda a história política da ex-senadora dentro do PT e a aversão aos tucanos que ela não se preocupa em disfarçar indicam que seus parceiros preferenciais seriam os petistas.

Reforçaria essa hipótese o fato de que Marina tem feito acenos de boa vontade a Lula, como a reiterada manifestação de que não seria candidata à reeleição em 2018 e de que estaria disposta a não desalojar completamente o PT de seu governo, promessa implícita na garantia de que pretende governar "com todos os partidos".

Seja como for, Lula parece estar assimilando bem - e talvez até desejando - uma vitória de Marina Silva, que trabalharia para caracterizar como uma derrota de Dilma e não do PT. E o PT estaria, tanto quanto seu líder máximo, preservado do inevitável desgaste de mais quatro anos de barbeiragens políticas e administrativas.

A ser isso verdade, votar em Marina com a intenção de cravar uma bala de prata no coração do lulopetismo seria comprar gato por lebre.

28 comentários

P E R F E I T O marina soh conhece um caminho:o petismo!!!!!!!!

Reply

Pois é! Tem muita gente dizendo essa asneira. Que vai votar na Marina para tirar o PT do poder. Como é dificil explicar que o unico caminho que nos resta para isso é Aécio 45.

Reply

Venho falando às pessoas que se mostram desanimadas com os candidatos: só está difícil pra quem quer brincar de voto útil no primeiro turno. Faça a sua parte e vote em quem tem experiência e comprovação de experiência. A fé move montanhas.

Reply

cel,

Sua visão esta correta, por isso temos de mirar na virada de Aécio, colocar Aécio no segundo turno, com qualquer uma das duas vagabundas, tanto a ladra da petrobras como a ladra de mogno.

Reply

Entrevista de Aécio para a Isto É: https://m.youtube.com/watch?v=BfOVjjYQR20

Reply

O vice da Marina fez a proposta que derrubou o veto da Anvisa aos inibidores de apetite. Hoje saiu uma nota dizendo que no meio dessa investigação há documentos dizendo que o Labogen estava fazendo lobby para liberar esses remédios, porque eles tinham um esquema grande de venda ao governo. Ou seja, liguem os pontos.

Reply

Coronel,

que agonia tudo isso.
Como abrir a cabeça desse povo ignorante e mostrar que Dilma e Marina são o mesmo:
Lula + Foro de São Paulo = perda de liberdade

Só por Deus mesmo...
Parece um grande pesadelo.

Flor Lilás

Reply

Osmarina popular Marina Silva, membro do Partido Revolucionário Comunista (PRC), uma organização Marxista que se abrigava no Partido dos Trabalhadores (PT), sob o comando de José Genoíno - ex-deputado e mensaleiro petista.
- Foi fundadora do PT no Acre, foi ministra do governo Lula (PT). Depois foi para o Partido verde (PV), saiu deste partido e tentou fundar o Partido Rede, não conseguiu o número de assinaturas e filiou-se ao PSB, para sair como vice de Eduardo Campo.

Reply

EEUU tiveram o "feitiço" Obama, nos, Marina.dizem que os Estados Unidos estao " em declinio", nos vamos indo p o "exterminio"!

Reply

A morte estranha do E Campos propiciou ao PT o que seria a outra lâmina da tesoura - 2 partidos comunistas lutando entre si - mas qualquer um que vencer faz o mesmo efeito pois ambos são anti democráticos e depois se ajeitam, têm pontos comuns e Marina seria outra lâmina da tesoura, estratégia de Lênin, junto com Dilma, a outra comunista.
Teria sido uma jogada para tirar votos de Aécio, eliminar ele no 1º turno e ficarem as 2 para o 2º, ambas "de casa"?
Leva jeito!

Reply

Sei...entendi! E o(a) futuro(a) presidente vai governar com o PT inteiro dentro da Papuda? Pois pelo andar da carruagem, não vai sobrar nada desse partido corrupto p/ contar estória, depois da delação premiada...
Senão aproveitar "essa" oportunidade e extinguir de vez, esses crápulas socialista-comunistas e o Foro de São Paulo junto, o Brasil estará sendo complacente com a maior organização político-facínora da AL, o EB já perdeu a chance de exterminá-lo em 64, será que não aprenderam a lição?. Vamos dar um basta nisso!!!!

Reply

EU acho que para Lula voltar é melhor que Dilma não seja eleita. Mas não acho que o PT vai entrar em um eventual governo Marina. Eles nunca participaram de governo algum, e todos os seus quadros são sinônimo de corrupção.

Reply

Perfeito1

Não por outra razão muitos de nós vem falando que Marina é o Plano B do ratão felpudo.Vou mais longe , a Osmarina sabe e aceita essa condição.

Reply

MARINA DISSE QUE LULA SERÁ SEU CONSELHEIRO!
É muito idiota quem acreditar que a comunista desde nascença na política Marina Silva não seja a outra jogada bem bolada do PT para ganhar, já que para Dilma será mais difícil.
Quem acredita nisso é devoto da mula-sem-cabeça!
Marina é outra opção para o PT, pertence ao time reserva; ela já disse que Lula será seu conselheiro!

Reply

Saudações, Coronel!

Certamente Marina pode vencer com o apoio do PT. Vai usar o apoio do PT no 1º ano de governo para tomar ciência de toda a situação, já aparelhando o Estado com a Rêde. Do 2º ano em diante vai meter o pé na bunda do PT porque a Rêde já terá um domínio maior da situação. Aí começa a guerra.

Aqui em Pernambuco foram entregues milhares de casas populares, "di grátis" para a população carente. Muita gente ainda recebe um auxílio de quase 1 salário mínimo. Dizer que são "vagabundos" seria maldade, haja vista que muitas dessas pessoas vivem em lugares onde não há oportunidades de trabalho, a infra estrutura é precária e são mães e pais de família idosos, em situações precárias de saúde. É voto certo para o PT ou PSB.

Os mais jovens estão indo para o Sul e Sudeste em busca de melhores rendas.

Enquanto isso o INSS está negando sumariamente o auxílio doença, inclusive para pessoas em tratamento de câncer. É voto perdido para a Dilma. Faltando dinheiro? Não sei dizer!

Reply

Basta lembrar que ela torceu o narizinho petista para São paulo, fez o diabo para acabar com a aliança entre PSDB E PSB e sem esquecer que desde a primeira eleição de Lula o PSB faz parte da coligação e participou da base aliada, regada a mensalão e petrolão, que sustentou Lula e Dilma no poder. PSB e PT são irmãos siameses, tem a mesma visão de mundo e o problema do Brasil não é só corrupção, precisamos, com urgência mudar os rumos da economia e Marina, espertamente, busca, nos quadros do PSDB um nome que a torne mais palatável ao eleitor porque não existe esse nome no PT e tão pouco no PSB, a cartilha deles é aquela que pede mais estado em todas as esferas da administração pública. Precisamos eleger alguém que tenha idéias diferentes do PT e PSB ou então tudo vai continuar como está. Podemos ter menos corrupção? Sim ,mas e o resto.

Reply

Coronel,
isto nós já tínhamos visto. Os coturneiros preveem, caso a Santa do Pau Oco vença, uma administração pior que a da Anta. Os eleitores otários e os otários eleitores que procurem votar melhor para não sofrer depois. São Paulo Capital que o diga.

Reply

Só agora, depois dela detonar o país, é que ele viu que "ela não é do ramo"?! Nós ja sabíamos disso desde o primeiro minuto. Votar na marina é se preparar para, em pouco tempo, repetir a farsa dos eleitores do lula que disseram se sentir traídos. Adoram ser cegos e apanhar. O pior é que nós, que não somos cúmplices, apanhamos junto.

Reply

Esses eleitores da Marina são mesmo uns otários: o aparelhemento da Petrobras não começou antes, estava em pleno vapor enquanto a candidata era ministra de Lula. Por que só agora ela resolveu denunciar a "gestão política" da empresa. A quem quer enganar? Só sendo muito bobinho para cair nessa!


Reply

Fora de Aécio não tem salvção.

O não votar no segundo turno em caso de Aécio ficar fora, continuo com a mesma opinião, desmoralizar a Dilma com um voto na POSTE 3 para tirar um pouco o brilho do PT, a Marina não tem domínio da máquina do mal e o PSDB teria uma chance de gestar e votar uma p.e.c. que institua o parlamentarismo e voto distrital puro em todos os locais do país, que os senadores sejam apenas o mesmo número de estados, 27 e represente a unidade federativa, sendo proibido ao senador a filiação a qualquer um dos partidos político, seria colocado no cargo por tempo indeterminado pelo governador, seria um "conselho de segurança da ONU" e um CONFAZ que fixa alíquotas de ICMS e também sobre a zona franca de Manaus, podem até praticamente zerar os favores e isto facilitar o fim da zona franca e não eternizar como a Dilma fez, até o ano 9999 na prática. OS ESTADOS TEM QUE POSSUIR TOTAL AUTONOMIA, BEIRANDO A SOBERANIA E se quiser poderiam ter cadeira na ONU como "ente observador" para se defender da União e acusar se quiser tentar a intervenção federal por crimes de guerra e nazi-comunismo.

Reply

pt e psb, alguma diferença?????? Lula nem deu bola qdo Campos se candidatou,eram companheiros.e marina tb.....

Reply

De acordo, que a solução será votar no Aecio para quebrar a continuidade do PT, mas.........mas, se não der para reverter o quadro atual, vamos de Marina que não conseguirá governar por seis meses sem enviar a vaca pro brejo...Daí, sei lá. Fui jarjura

Reply

Mais uma "análise isenta" plantada por Lullalau nos veículos que lhe devem favores.

É público e notório que Dilmentira é "pato manco", ou seja, não tem chances nesta eleição.

O Barba só está querendo se desvincular da derrota e salvar o seu. Para isso, cristianiza sua criatura.


Lanterna.

Reply

eu não confio na Marina - ela foi petralha e quem foi uma vez petralha - sempre petralha. 0 pior desta senhora é invocar a palavra de Deus - claro pra conquistar o voto e a confiança dos incautos. Ela e Lula são farinha do mesmo saco. Marina eleita - lula presidente.

Reply

NÃO SOU IDIOTA pois somente no segundo turno SE PASSAREM AS DUAS PIRANHAS, eu votaria na Marina ** Para tirar o PT do poder e a Dilma, ISTO É CLÁUSULA PÉTREA DAS REGRAS DO CORONELDOBLOG, isto é o plano C , logo antes de comprar dólares e vender o que tenho para passar alguns anos no Panamá indo aos EUA e voltando AO PANAMÁ, este minúsculo país é uma DUBAI na América Central e com um povo que quer progredir, com a economia dolarizada e estabilidade política, o governo acolhe os estrangeiros, eu teria que aprender o espanhol FLUENTE para trabalhar como um jornalista, o uso fluente da língua e a escrita correta são exigidos dos que trabalham, não se exige diploma e lá é criar uma coluna para brasileiros, se o diretor do jornal permitir, bilíngue português e espanhol.

Reply

juro q a marina,como dilma, me faz dar noh nos meus neuronios p entender alguma coisa qdo falam??? Nao dah p termos um PRESIDENTE NORMAL,QUE FALA PORTUQUES CLARO,QUE TEM DISCERNIMENTO,QUE FREQUENTOU A ESCOLA COMO SE DEVE FREQUENTAR??? vamos passar de um poste p um cacareco????

Reply

e digo mais!! marina seria pior que dilma. ainda acredito em aécio no 2º turno. mas se não der, vou de dilma, pode acreditrar. até porque, mais um mandato do PT e o PT acaba e nunca mais teremos Pt em brasilia. se marina ganhar, vai falir o país e depois vão achar que na época do PT era bom. aí volta lula por mais 20 anos!!

Reply

O povo brasileiro é muito, mas muuuuito passional. Só por que CAMPOS morreu Marina virou a salvadora da pátria??? Será que esse povo burro acha que política é igual novela mexicana, onde o fato mais inusitado e surpreendente é o que prevalesse???
.
Espero que um milagre aconteça e que Aécio vença estas eleições, mas está difícil viu...

Reply