Por que Marina Silva não assume que é contra o modelo atual do pré-sal? Para não perder votos no Rio de Janeiro e entre os ambientalistas?


Em entrevista ao Roda Viva, em 2009, Marina Silva foi muito clara em manifestar a sua opinião sobre o pré-sal: não é prioridade, é energia fóssil e não deve ser o futuro das fontes de energia para o país. Mas esta não foi a sua única manifestação. 

Ao UOL, ela deu uma entrevista, em junho de 2010, com o mesmo teor, mas manifestando a sua contrariedade quanto ao modelo de partilha dos royalties e a falta de cálculo dos custos ambientais, citando o desastre ecológico do Golfo do México.  

Neste vídeo, em entrevista para a TV Cultura, Marina manifesta claramente que é contra o modelo de distribuição dos royalties, que, segundo ela, "não foi o melhor", pois a distribuição deveria ser "equânime" entre todos os estados. 

Além disso, Marina, em entrevista a Rádio CBN, em maio de 2010, propôs usar os royalties da exploração de petróleo na camada do pré-sal para manter a Previdência Social nas próximas décadas. Na oportunidade, reafirmou que a distribuição dos royalties não deve ficar apenas com os estados produtores. “Os produtores devem ser valorizados, mas riquezas devem ser compartilhadas por todo o país”. 

Outra declaração tipicamente marinista dada em viagem ao Tocantins, dizendo que o pré-sal deve contribuir para o fim do pré-sal: “Temos que sair do mal necessário para o bem desejável, que são as energias limpas, renováveis, seguras. Vamos ter que sair da idade dos combustíveis fósseis não por falta deles, é porque temos que produzir a energia do século 21, a energia da crise ambiental global que pode destruir o planeta”. 

 Por fim, já em outubro de 2013, Marina Silva deixou claro sobre como irá frear o desenvolvimento do pré-sal, da mesma forma que freou o desenvolvimento energético e do agronegócio quando foi ministra: pelo travamento do licenciamento ambiental. Disse ela ao Roda Viva:

“As empresas vão começar a operar sem os devidos requerimentos para evitar desastres”, afirmou Marina, lembrando do grande vazamento de óleo ocorrido no Golfo do México em 2010. Previsto pela Lei 9.966, de 2000, o Plano Nacional de Contingência (PNC) ainda está sob avaliação da Presidência da República, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.

5 comentários

Marina...petista, sempre petista! Amiga do Maduro, dos Castros, do defunto Chavez, do Lula etc etc etc. Alguém já viu a Marina defendendo o Brasil da influência do Foro de São Paulo? Dos Castros? Alguém já viu a Marina reclamando da dinheirama que foi pra Cuba? Alguém já viu a Marina dizendo de defeito do Mais Médicos? Não, ninguém viu e nem verá.

Reply

A Marina Itaú 40, de uma hora para outra virou defensora ferrenha da Petrobras.
O PSDB de Aécio está na batalha defendendo a estatal faz tempo e Marina calada. O PSDB de Aécio peitou o Planalto e o Congresso para instaurar a CPMI da Petrobras e Marina calada.Só agora , na boca da urna, percebeu o a roubalheira e resolveu falar mudinha?Sei! De quatro em quatro anos ela resolve ser patriota.
No @silva_marina só dá Petrobras.

Reply

Estou revoltada, concordo com todos os comentários falando mal dessa Marina, financiada pelo Banco que tem o maior lucro e é o pior Banco para se ter crédito, é voraz e tem taxas altíssimas.
Sinceramente, eu não sei o que está acontecendo com o Povo Brasileiro. Comunista assumida (fundou o PRC no Acre e levou o PT para aquele estado),

Reply

lula estah feliz da vida;dilma ou marina, bom p ele!!!!!!!!!!!!e essa mulher faz o discurso conforme lhe convem,daqui a pouco vai propor que se diminua o tamanho das florestas, se for p vencer a eleiçao.......Aecio eh bom, mas briga entre mulheres eh baixaria e atrai o "povao"!

Reply

Parabéns pelo trabalho e pela matéria. Essa é a Marina da nova política, o símbolo da mudança... Impressionanate como uma candidata desse porte corre o risco de ganhar as eleições. E pior, disputando com a outra, já comprovadamente, uma incomPTente. Estamos juntos com Aécio até o fim! (Cecília Mendes)

Reply