Ibope transforma margem de erro em margem de lucro em Santa Catarina.

Ontem, contratado pelo grupo RBS, retransmissora Globo, o Ibope publicou pesquisa de intenções de voto para presidente, governador e senador. A corrida para o governo do estado está praticamente garantida, com a reeleição do atual governador Raimundo Colombo, coligado com o PMDB, com apoio a Dilma Rousseff. Na eleição para o Senado, lidera Paulo Bornhausen (PSB), que enfrenta Dário Berger, ex-prefeito de São José e Florianópolis, que ficou famoso no Brasil inteiro por contratar uma árvore de natal e um show de Andrea Bocelli, que nunca aconteceu, dando um prejuízo de mais de três milhões para a capital catarinense. Este é apenas um dos oito processos por improbidade administrativa, quatro ações criminais, além de bens bloqueados pela Justiça, que o ex-prefeito enfrenta.

A pesquisa Ibope publicada ontem mostrou, nos números para governo do estado, exatamente o que as pesquisas de tracking das duas campanhas (PSDB e PSB) apontavam, dentro da margem de erro: 49% para Raimundo Colombo (PSD) x 17% para Paulo Bauer (PSDB). Bauer teria 19%, na margem de erro. No entanto, na corrida presidencial, Dilma, que é apoiada por Colombo, aparece com  37%, Marina com 24% e Aécio Neves 20%. Nas pesquisas internas do PSDB, o resultado é completamente diferente: Aécio lidera com 31%, Dilma vem em segundo com 25% e Marina tem 23%. No Senado, a "bandalha" se repete: pelo Ibope, Bornhausen tem 25% e Dário Berger tem 22%. Nas pesquisas internas do PSB, Bornhausen lidera com folga, tendo 30% contra os mesmos 22% de Berger. 

Como dizem os políticos que conhecem o Ibope, na pesquisa de ontem o instituto transformou margem de erro em margem de lucro. Só que pesou a mão.

12 comentários

Nunca que em Sta Catarina o PT lidera qq coisa.
Tchau Dilma e leva a Marina contigo.

Reply

Não acredito que Santa Catarina vá trocar o deputado da ficha limpa, Paulo Bornhausen, por um ficha suja como o Berger. Já não chega ter Renan, Jucá e outros corruptos no Senado? Por favor! Acorda Santa Catarina!

Paulo do Maciço

Reply

Sou gaúcho, mas veraneio em Santa Catarina. Tenho apartamento nos Ingleses e aí é minha segunda "pátria". Dilma na frente aí é certo que é pesquisa comprada. Aliás, este Colombo não era cria do Jorge Bornhausen? Não tem traição aí? Coisa mais feia!

Reply

Só tenho a dizer: Santa Catarina, não suja a tua ficha no Senado!

Reply

Eu fui um dos logrados pelo Dário Berger. Sou fã do Andrea Bocelli e estava com tudo pronto pra sair aqui de Caçador e ver o show inesquecível. Que vergonha!

Reply

É imprecionante como o PT só trabalha com falsidades, dossiês fajutos, dados secretos, pesquisas compradas, propagandas enganosas.
Com esse petralha Dias Toffoli presidindo o TRE, com certeza esses canalhas comunistas vão poder praticar todo tipo de mentira e crime eleitoral, tranquilamente.
Esse "Brasil Maravilha" fictício, de história da carochinha que a Dilma/Lula e PT mostram no horário político é a maior safadeza e falta de pudor que se pode esperar de um político.
Tudo enganação! Tudo impune!
Me preocupa inclusive a propaganda enganosa que o TRE faz na TV(sendo do Tóffoli só pode ser enganosa) sobre a confiabilidade e segurança da urnas eletrônicas.
O que é verdadeiro não precisa de propaganda, é evidente a olho nú!

Reply

Coronel,
Foi erro de digitação ou Marina lidera com 33%.

Reply

Os pinóquios do PT são mestres na mentira. Caras de pau, sem pudor mostram maravilhas de um Brasil que ninguem nunca vê! Invertem os dados, e pintam de dourado os fracassos que oferecem. Inventam títulos honoris causa, índices de pesquisas, resultados mirabolantes de um governo pífio.
Lula desde 2003 tomou o poder prometendo acabar com a probreza, que continua até hoje aí, disfarçada com a roupagem do bolsa familia! A desigualdade social não pode ser superada com esmolas. São cidadãos sadios que não podem ficar no ócio, não precisam de auxilios, precisam de empregos, que por obrigação devem ser criados pelo governo, com investimentos honestos, nunca com roubos do dinheiro público.

O Leão(do imposto) comprova que RENDA é o que o cidadão ganha com o seu trabalho, físico ou intelectual.
Uma DISTRIBUIÇÃO JUSTA DE RENDA é através do emprego, de oportunidades oferecidas a cada cidadão. O Pais terá sua riqueza sendo igualmente distribuida a todos, através da "RENDA" salário, uma verdadeira e justa distribuição.
Bolsa familia é coisa de governo incompetente que não teve capacidade de investir e gerar empregos para o cidadão. É coisa de comunista que quer ter a massa amarrada no cabresto sem nenhuma rota de fuga.
O (pt)socialista é como um "aliciador de mulheres", enche a cabeça da ignorante de sonhos, coloca em uma situação sem saída tirando o passaporte e dando apenas água e ração.
FORA PT ALICIADORES E FABRICANTES DE DEPENDENTES.

Reply

As urnas em que o eleitor registra seu voto são URNAS FUNERÁRIAS da Democracia no Brasil.
Só elas confirmam estas pesquisas fajutas.

Reply

Coronel, aqui em SC está difícil de escolher entre o ruim, o mal e o pior.

Reply

a unica merda do Colombo foi esse negocio de apoiar a criatura tresloucada...

podia ser reeleito sem ter que carregar esse karma...

Reply

Eu queria entender como o TSE proibi tanta coisa nas eleições e não proibi pesquisas eleitorais, eu não vejo uma razão lógica do porque existir estas pesquisas. A única coisa que serve, e serve para o mal, é de induzir pessoas que não tem uma opinião muito firme de votar em quem eles afirmam estar liderando. Aécio, já que você defende o fim de releição, acabe também com estas pesquisas eleitoreiras.
AÉCIO PRESIDENTE DO BRASILLLLLLLL.

Reply