O que existe por trás da suposta espionagem na Petrobras?



Que os Estados Unidos da América acompanham de perto o pré-sal é tema por demais conhecido, desde que, nos idos de 2009, vazaram os telegramas do Wikileaks. O Brasil, à época, prometeu um determinado marco regulatório e, depois, mudou as regras no meio do jogo, o que contrariou interesses americanos. A estratégia de postergar o projeto teria sido comandada por Dilma Rousseff, que nem mesmo era pré-candidata, com apoio de Marco Aurélio Garcia e Franklin Martins. Tanto é que o projeto pré-sal, segundo declarou à imprensa a atual presidente da Petrobras, Graça Foster, está dois anos atrasado.

Quem não lembra do escândalo do roubo de computadores e discos rígidos de contêiner da Petrobras, em 2008, contendo dados sigilosos sobre o pré-sal? De quem era o contêiner? Da gigante Halliburton, uma empresa que é praticamente gerenciada pelo Pentágono e que detinha, à época, um contrato de quatro anos com a Petrobras, no valor de U$ 270 milhões de dólares. O que previa o contrato? Realizar ensaios de pesquisas em reservatórios petrolíferos de altas pressões e temperaturas, condições semelhantes às da chamada camada pré-sal da bacia de Santos, na qual foram encontrados os campos gigantes de Tupi e Júpiter.

Espionem o que diz a Wikipédia ou teclem no Google "halliburton+espionagem":

Em 2008 a Associação dos Engenheiros da Petrobrás - AEPET - levantou suspeitas sobre a atuação da Halliburton dentro da ANP, com denúncia encaminhada ao Ministério Público Federal brasileiro. A empresa participaria da gerência das informações contidas no BDEP sem licitação, através de sua subsidiária no Brasil, Landmark Digital and Consulting Solutions. A AEPET também criticou o fato de um dos diretores da Agência, Nelson Narciso, ter sido diretor da Halliburton em Angola, gerando um possível conflito de interesses. Quando computadores contendo informações sigilosas foram roubados de um contêiner utilizado pela Petrobras, houve especulações de que a empresa também poderia estar envolvida. Ao fim das investigações a Polícia Federal concluiu que o roubo se tratou de um crime comum, descartando a hipótese de espionagem industrial. Nelson Narciso deixou a ANP em meados de 2010, quando seu mandato expirou.
 
Agora, às vésperas do leilão do campo de Libra, considerado o mais promissor, surgem denúncias de espionagem dos americanos. E um ex-diretor declara ao Fantástico que a informação privilegiada que só a Petrobras tem sobre onde há menos ou mais petróleo daria significativa vantagem a um competidor, que só iria "na certa". Sugere, assim, que é esta informação que os americanos teriam buscado via espionagem.
 
O que não dá para entender sobre este papinho de informação privilegiada é que a Petrobras, independente do consórcio vencedor, participará do mesmo com 30%.  E será a operadora. Faz parte do marco. E mais: a estatal está indo atrás da chinesa Sinopec e da norueguesa Statoil para montar um consórcio onde ela participaria com 40%, o que praticamente alijaria qualquer concorrente.
 
Enfim, existe muito mais do que uma matéria do Fantástico por detrás desta história de espionagem, onde restos de apresentações de power point perdidas na rede viram provas irrefutáveis contra um país amigo. E o depoimento de um jornalista americano, casado com um brasileiro, que trabalha para um jornal inglês de esquerda,  vira expressão da verdade absoluta. Vejam o conteúdo panfletário e o viés ideológico da declaração do repórter ao Fantástico:
 
— Não é surpresa, já que a grande maioria da espionagem que o NSA faz não tem nada a ver com terrorismo. Terrorismo é só a desculpa que os Estados Unidos usam para fazer tudo que eles querem fazer. Eles usam essa sistema para fazer espionagem contra inocentes, governos aliados, e muitas empresas grandes.
 
Ao que parece, a real intenção do governo brasileiro é afastar os americanos do pré-sal, via mídia, por meio de factóides. Para construir um discurso e criar mais uma bandeira para as eleições de 2014. Ainda vamos ver Dilma afirmar, nos palanques, que nós mantivemos a nossa soberania e que vamos explorar o pré-sal sem eles, já que também somos uma grande potência. E não se duvide de que estas matérias no Fantástico não sejam simplesmente peças de um bem elaborado merchandising estatal. A Globo, depois que rasgou a sua história e declarou que o seu negócio é negócio, não jornalismo, é capaz de tudo, assim como a turma do PT que transformou a Petrobras nesta grande caixa preta, impenetrável até mesmo para espiões americanos.

Atualizado às 07:54 h

26 comentários

Coronel, o que eu gostaria que acontecesse. e agora torço por isso, é que a biruta que nos desgoverna deixasse as bravatas de lado e declarasse logo guerra ao imperialismo ianque e mandasse nossas tropas invadirem a América do Norte. Com essa possível guerra e certa derrota brasileira, talvez os americanos possam fazer aqui o que os nossos militares não conseguiram: eliminar de vez os bolcheviques cucarachas desta pocilga.
[]'s
Antipetista

Reply

Quanta ginastica para tentar tampar o sol com a peneira. Que os usa espiona todo mundo não é novidade pra ninguém...Países não tem amigos, tem interesses. Para de abanar o rabo que nem um cão vira-latas pra tudo que é merda que os Estados unido fazem...deixa de ser trouxa.

Reply

Coronel,

A Petrobras quebrada e o gov. Dillma fazendo água, nada mais providencial que uma crise nacionalista!!

A Globo ameaçada com multa da receita federal(negada, mas ....).

A RBS, em 2003, acertou sua vida via BNDES e hoje é pró-PT!!

JulioK

Reply

Coronel, venho afirmando há tempos que a Globo se coloca ao lado de quem está no controle - hoje o PT, e que,portanto, atua conforme essa realidade. Assim, a Globo apóia tudo que é programa desse governo petralha.

Reply

É por esta e outras que ninguém leva esta joça aqui a sério. Pré-sal já era, custo irreal e absurdo. Acabou.
O resto é fantasia.

Reply


Sem dúvida alguma tudo é apenas a "SÍNDROME DE CACHORRO VIRA-LATA", ou seja, nós entregamos tudo para os chinas, mas nada para os EUA.

É só observar o trio: "Dilma Rousseff, Marco Aurélio Garcia e Franklin Martins", essa gente entende muito e petróleo e de pré-sal.

VÃO SER JANTADOS PELOS CHINESES NO PRIMEIRO CAFÉ DA MANHÃ.

VIDE AS MANOBRAS DO CASINHO PARA ALIJAR ABÍLIO DINIZ DA CIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO.

QUEM VIVER VERÁ.

Reply

Coronel,parabens pelo texto,este post foi daqueles que fizeram a fama do blog.Nao aguentava mais chegar aqui,ver vc levantar a bola na rede para Aecio,e nem em campo ele entrava.Por falar em Globo,ontem o jornal mostrou uma timida reportagem sobre o lobista Jose Dirceu,que obviamente,nao foi parar no Fantastico,e hoje nem sombra de nada.

Reply

Considerando as dificuldades tecnológicas para desenvolver o pre-sal, e o adiando do shail-gás uzamericano devem estar se divertindo com as bobagens brasileiras.
Devem estar pensando: enfiem o pre-sal no fiofo

Reply

Só um detalhe, Coronel, o jornalista não é inglês, é americano mesmo (nascido em NY e criado na Florida). Ele não é correspondete do The Guardian, esse sim, inglês, ele tem apenas um blog lá.
Aproveito a ocasião para te parabenizar pelo trabalho. Sempre leio e gosto do que leio. Feliz do Brasil o dia que ficar livre desse maldito PT (Perda Total mesmo!!!)

Abraços,

Cecília

Reply

Sabe aquela refinaria de Pasadena (EUA)? Pois é ... Vai ver que arrumaram uma desculpa, o da espionagem, para desfocar o prejú da Petrobras... Mas, se há mesmo espionagem efetiva, então os americanos sabem, né?

Reply

Entre ser roubado pelos corruptos terroristas petistas e por Cuba, prefiro ser roubado (?) pelo USA, que são mais desenvolvidos, mais inteligentes e não são guerrilheiros terroristas nem exterminadores de vítimas no 'paredon' como os assassinos Castros. Já que não temos oposição, a justiça bandeou para o lado da quadrilha, USA até se mostra como uma luz no fim do túnel para a população brasileira vítima de Lula/Dilma/PT!
Força Obama!

Reply

Eu queria é que os americanos publicassem tudo que eles espionaram na Petrobrás, tudo mesmo, acho que ia ser muito bom para o Brasil !

Reply

No dia em que decretarem que a Globo será Globovision, mais uma emissora do sistema bolivariano de comunicações, eu espero estar bem longe do Brasil e seu doentio amor pelo esquerdismo.

Reply

CEL,


(PT + PMDB + Globo + Comunistas + FSP) = TRASH

Índio Tonto/SP

Reply

A Globo esta em campanha para o PT.
todos os dias os jornais principalmente o Jornal Nacional a maior propaganda do PT só matérias que favorece o PT.
e matérias contra os adversários do PT
aqui em são Paulo a globo esta tentando acabar com o Alckmin só fala mal do Alckmin e coloca só matérias negativas
esconde as positivas e quando mostra algo positivo eles transforma em negativo é incrível.
pode ver as noticias negativas do PT eles esconde todas.
GLOBO E PT TUDO A VER

Reply




PT = ESCOLA DO CRIME

Reply

Por mim os EUA jogariam 2 bombas atômicas! Uma em Brasília e outra no Rio de Janeiro. Depois poderiam invadir o país igual no Iraque. Brasileiro é tudo vagabundo...

Reply

Consta no programa de língua portuguesa para o"mais médicos" uma nova terminologia.

Tipo sanguíneo:
Tipo A-peritivo
" O-tário
" B-bum
" AB-estalhados

E mais:

A mentira tem perna curta, língua presa, barba branca e um dedo a menos, e o sinônimo é lula.

Reply

O negócio do gás de xisto betuminoso é sensacional, mesmo. Para variar, graças ao PT, estamos indo na contramão da história. O pior é que o país também tem reservas desse shale gas.

Reply

O Fantástico deveria fazer uma grande reportagem sobre o afundamento da Petrobras.

Reply

Parabéns pelo texto, Coronel. Rodrigo Constantino traz um post ótimo com gráficos explicando investimentos, produção e dívidas da Petrobrás. O PT realmente não precisa de inimigo externo para acabar com a Petrobrás.

Reply

Esta operação é clara como 2 + 2 são 4, os políticos americanos estão espionando para obter know-how de como comprar uma refinaria por mais de $1 Bilhão de dólares que valia menos de $50 mi e depois saírem ilesos da operação e com os bolsos cheios de dinheiro.

Reply

Coronel,
essa canalha não tem pudor nem limites. O bom mesmo foi o fechamento do seu post: A Globo, depois que rasgou a sua história e declarou que o seu negócio é negócio, não jornalismo, é capaz de tudo, assim como a turma do PT que transformou a Petrobras nesta grande caixa preta, impenetrável até mesmo para espiões americanos.

Reply

cel,

Não existe nada. Soh factoide para nos enrolar e deixar o tempo passar e chegar logo a eleição de 2014.

Reply

Isso é apenas o começo.Úma coisa é uma Cuba comunista outra seria um Brasil comunista.Pela sua dimensão pelo seu poderio econômico, pelas suas reservas minerais etc..., o Brasil exerce importante influência em toda América do Sul.Jamais os USA iriam permitir que aqui fosse implantado o comunismo, como é o desejo do PT que já avançou bastante nesse propósito e hoje não esconde este desejo de ninguém. Portanto, podemos esperar "chumbo grosso dos americanos". Eles irão abortar este processo à qualquer custo! Melhor assim, melhor para o Brasil.

Reply

"Ainda vamos ver Dilma afirmar, nos palanques, que nós mantivemos a nossa soberania e que vamos explorar o pré-sal sem eles"...Sem eles???

Huá, huá, huá, huá, huá, só rindo mesmo da incompetência dessa corja que só faz roubar.

Reply