FHC e Gurgel não aceitam "convite" do único presidente impichado por corrupção, que hoje defende o segundo que poderia ter sido afastado pelo mesmo motivo.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que declinará "educadamente" do convite do Congresso para depor sobre a chamada "lista de Furnas ". Recém-chegado de viagem a Nova York e Salamanca, FHC é alvo de um requerimento feito, na quarta-feira, pelo líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP). "Não tenho a menor ideia desta lista. É sem base. Já foi considerada inidônea pela Justiça e pela Polícia Federal", afirmou o ex-presidente ao Valor.

A lista de Furnas é uma relação com nomes de políticos, empresários e magistrados que teriam participado de um esquema de corrupção e financiamento de campanha, que teria abastecido o caixa de candidatos principalmente do PSDB e do PFL, hoje DEM, nas eleições de 2002. O levantamento de recursos teria sido capitaneado pelo então diretor da estatal Furnas Centrais Elétricas, Dimas Toledo. A autenticidade do documento, porém, ainda é motivo de controvérsia.

O convite para FHC depor no Congresso é uma reação dos petistas à divulgação do depoimento do publicitário Marcos Valério à Procuradoria-Geral da República, no qual o operador do mensalão, pela primeira vez, afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia e teria dado seu aval, em 2003, ao esquema de compra de votos de parlamentares.

Fernando Henrique Cardoso afirma que o depoimento de Valério pode confirmar a participação de Lula no mensalão. "Se ele [Valério] tiver como demonstrar, isso vai se somando a outras informações já sabidas. O [hoje] governador de Goiás alertou na época", disse o ex-presidente, em referência a Marconi Perillo, que teria avisado Lula sobre a existência do esquema de corrupção, antes do estouro do escândalo. FHC diz esperar que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, avalie o depoimento de Valério para abrir ou não uma investigação sobre Lula. Questionado se as declarações do publicitário complicam a situação do ex-presidente, FHC afirmou: "Ele [Lula] está inquieto". 

Também chamado a depor no Congresso, Roberto Gurgel, assim como Fernando Henrique, deve negar o convite, aprovado pela Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência. Questionado sobre o assunto, ao sair da sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), Gurgel afirmou que "provavelmente, não". Ou seja, ele não deve aceitar. 

O presidente da comissão, senador Fernando Collor (PTB-AL), alegou que Gurgel deve prestar "esclarecimentos acerca da confluência das atividades de inteligência com o papel do Ministério Público e da Polícia Federal". Os convites não são obrigatórios e a comissão presidida por Collor só se reuniu por três vezes neste ano. Além de ser uma reação ao depoimento de Marcos Valério à PGR, o convite foi aprovado numa manobra da base governista para evitar a aprovação da convocação dos ministros Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil), além de convite à ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo Rosemary Nóvoa Noronha para prestar esclarecimentos sobre a Operação Porto Seguro da Polícia Federal, que investiga um esquema de fraudes em pareceres de órgãos do governo. Apenas os convites que desagradavam à base do governo foram rejeitados. (Valor Economico)

26 comentários

Ei, fHc, só porque seus partidos têm tanto em comum não vá de novo pôr panos quentes no rabo de seu dileto "adversário", hein?! Já basta sua vexaminosa, canastrônica e pusilânime atuação quando estourou o mensalão, que nem sequer foi o primeiro escândalo da seita petralha.

Reply

como FHC, que dizem ser um intelectual, eh ruim de fazer politica e de dar declarações...

o tatu petista que o convocou colocou a faca e o queijo na mao de FHC para que ele cortasse...

uma declaração irônica e sutil colocaria a petralhada toda na defensiva e os desmoralizaria...

FHC, uma observação irônica pode ganhar um debate, camarada!

era so dizer que o "Lula e os petistas eh que se envolvem em maracutaias e convocam a mim para dar explicações?"

seria uma rasteira sutil em toda essa cambada...

mas se fizesse isso, nao seria FHC...

o cavalo passa selado praticamente todos os dias na frente desse senhor e ele nao monta...

FHC, teu grande defeito eh colaborar com a permanência dessa gente no poder ao rejeitar fazer politica desmoralizando o petralhismo...

Reply

Collor? É um desqualificado.
"Condenado" por impeachment. Precisa mais?

Tree

Reply

Sr Coronel:


O seu jorge,aquele que gosta de dragões de fino trato,está inquieto e mandou os bate paus blinda-lo.
As verdade que vem em cachoeira são avassaladoras,assim como as verdades de amantes ou verdades de ex sócios,não vamos esquecer que marcos valério se associou,ao bando do seu jorge,aquele que gosta de dragões de fino trato.
O ex presidente,que gosta de queimar um matinho estranho,deveria olhar o passado e constatar que, se não fosse covarde em 2005,tudo isso não estaria acontecendo.O ex presidente,que gosta de queimar um matinho estranho,ficou com medo dos movimentos sociais.
Que moral tem o sr stedile do mst,que vive de boquinhas
Que moral tem os sindicatos ligados a cut?Que vivem do desconto obrigatório de um dia de trabalho do PROLETÁRIO.O DIA QUE A RECEITA FEDERAL BATER A LUZ NAS CONTAS DOS DIRETORES DESSES SINDICATOS A COISA VAI PEGAR.
Vamos aguardar as verdades que vem em cachoeira ,de amantes ou que vem de ex chefe de quadrilha.
Celso Daniel e Toninho do pt,se meteram com a MÁFIA BRASILEIRA,DEU NO QUE DEU,SE CUIDA "LE MONDE"

Saudações





Reply

"Educadamente", FHC parece não saber com quem está lidando, parece desconhecer a alma dos valentes e malandros. Deveria, sim, soltar os cachorros e dá nomes aos bois!

Reply

Eu não entendo FHC com mais de 80 anos e ainda com esse discurso conciliador com bandidos, o que espera com isso? Talves algumas migalhas do petralhismo? Acorda homem e chute o balde, que aí elles entendem!

Reply

Por mais que tentemos, não dá para achar um adjetivo razoável para definir esses caras, travestidos de parlamentares, não dá! A que interreses estão submetidos, ao Brasil fica claro que não é!

Reply

Não se negocia com o mal, ou quem os males que assolam a Nação.

Reply

CADÊ O BLOG DA LILICARABINA????????????????????????

Reply

AMbas as manifestações, do tatú bola petista comunista e collor13 olhar de louco são sinais de desespero - algo diz no fundo no fundo do poço em que elles13 vivem que aguas sujas de cachoeiras ameaçam afoga-los.
Espero que morram afogados e sem pressa.

Reply

AMbas as manifestações, do tatú bola petista comunista e collor13 olhar de louco são sinais de desespero - algo diz no fundo no fundo do poço em que elles13 vivem que aguas sujas de cachoeiras ameaçam afoga-los.
Espero que morram afogados e sem pressa.

Reply


Esse Collor é um individuo sem brios...
Foi chutado e escorraçado, por essa turma do PT. Tratado como cão sarnento...
Pois agora vive a lamber as botas daqueles que lhes deram pontapés na bunda.....
Mas não é de estranhar, já que traiu a própria familia..razão pela qual o irmão o denunciou.....
Figurinha repulsiva.....

Reply

Caso recuse o convite FHC estará perdendo uma excelente oportunidade para desmascarar a corja petelha.

FHC poderia aceitar o convite, desde que a reunião fosse aberta para a imprensa nacional e internacional. Aí, partiria para o ataque desafiando Lula a comparecer ao Congresso ou ao MPF para se defender.

Faria isto se não tivesse complexo de petelho renegado.

Reply

A grande poça de lama da corrupção está virando um rio, e ganhando correnteza, e a cambada está se segurando em qualquer cipó podre,...
Aguenta raça,....

Reply

C O V A R D E ! ! !

Reply

E O SEGUNDO SÓ NÃO FOI IMPINCHADO PORQUE PEDIU SOCORRO A FHC E ESTE, COMO BOM LORDE INGLES , NÃO SE NEGOU A AJUDAR A ACALMAR A OS QUE QUERIAM PEDIR O IMPEDIMENTO..AH! FHC É QUE É TÃO BONZINHO..

Reply

QUE FALTA FAZ O BRIZOLA...

Reply

Faz assim: se a Rose do Lula for antes, o FgagáC vai junto com Lularápio.

Quero ver a petralhada topar.

Reply

Pra cada 1 real desviado por qualquer outro partidi, o pt desvia bilhões de reais...bem assim!

Reply


O Collorido sem um pingo de vergonha naquela cara safada, puxa-saco do velhaco, capachildo dos petralhas.

Esse biltre desceu ao fundo de um poço de merda, vive rastejando nos pés do que existe de pior na politica brasileira, sujeito asqueroso.

Pensar que eu votei neste merda, que em 89 foi a maior esperança do povo brasileiro para que o país voltasse aos felizes anos que não existia inflação.
O infeliz escolhe aquela nulidade da Zélia para ser ministra da fazenda e roubar o dinheiro dos brasileiros.
Enfiou os pés pelas mãos e foi derrubado pelos ordinários que hoje lhe dão ordens, e ele, como fiel sabujo, obedece.

Se manda Collor vá se enfiar no buraco de onde nunca deveria ter saído.

Tinha que ser aquele povinho das bolsas-miséria e das cestas básicas para eleger esse inútil senador.

Reply

Gente !!!! eu não estou acreditando no que eu leio... Porque não tiveram essa coragem na época???? isso chega ser infantil... Esse roubo do dinheiro do trabalhador para esses vagabundos do mensalão, essa rose na cara de pau se fartando com propinas e ganhando tudo de graça com o meu, o seu, O nosso suor do trabalho. O cachoeira, com sua garganta profunda, UM outro chefe de quadrilha, disse que vai abrir o bico, O chefão lula foge, e ninguem é chamado. essas pessoas é que precisam serem ouvidas. Isso é munto grave!!! não tôu nem ai se vão prêso ou não... Só quero que devolvam o dinheiro roubado, e que invistam no bem do povo brasileiro. Com quem eles pensam que estão lidando??? OTÁRIOS???

Reply

Coronel, suponhamos que vc estivesse viajando por uma estrada a 100 km/h (o código de trânsito permite 110). Um guarda rodoviário te para e te lasca uma multa, dizendo que vc está a 130 km/h, e ainda vc terá que comparecer diante de um juiz (nos EUA é assim - isso é apenas uma suposição). Quando vc comparece diante do juiz fica estarrecido pois descobre que o juiz é ninguém menos que o Fernandinho Beira-mar. É isso que o collor, o jilmar tato e toda a quadrilha do PT querem fazer com o presidente Fernando Henrique Cardoso.

Reply

Quem deve explicações ao povo brasileiro é o Sr. Collor de Mello, o corrupto-mor de toda a história brasileira. Um palhaço que se recusa a pagar a pensão de sua ex-Roseane. Um canalha que foi derrotado em todas as tentativas de voltar a um cargo executivo de sua terra, atrasada, como o Maranhão do seu camarada e compradre Sarney.

Reply

Correcao aos navegantes, o Collor nao eh adepto de "matinho" ele gosta mesmo eh de "pozinho" quando tah chapado fica com aquela cara de cao raivoso....que meeeeedooooo... Como pode um povo eleger um desqualificado como este para o senado, traidor de seu proprio irmao, ao que parece tem o DNA herdado do pai, aquele ja nao era grande coisa. Jarjura

Reply

O COLLOR DE MELO , É UMA BOS..., LAMBENDO OS PÉS DOS SAFOS DO PT, AQUELES QUE O CHAMAVAM DE LADRÃO, TUDO É DA MESMA BOS..., MALANDRO METIDOS A SANTOS, SE INVESTIGAREM BOTAM O COLLOR E O LULLA NA MESMA MASMORRA, SÃO DOIS SAFOS DA MESMA ESTIRPE, CADEIA NELLES E LEVEM O ZÉ SARNEY TAMBÉM OUTRO SAFO.

Reply

Esse país já virou motivo de piada internacional! Chega a ser ridículo o congresso convocar um presidente que deixou o cargo a 10 anos para uma investigação de corrupção, mas não faz o mesmo com o presidente que fez de conta que deixou o cargo a 2 anos e é frequentador assíduo das páginas policio-políticas dessepaiz!

Cada uma!

Agora, esse FHC é lasca, também viu. Eu sei que ele é elegante e coisa e tal, mas afirmar que o depoimento de Valério pode confirmar a participação de Lula no mensalão... já é um pouco demais né.

Todo mundo sabe QUE APEDELTA ERA E É O CHFER!

Talvez só elle mesmo, em sua "santa inocência"... não saiba.

Reply