Ministros de Lula não poderão decidir pena dos mensaleiros que absolveram.


Os ministros Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli, que votaram pela absolvição do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), podem ficar impedidos de participar do debate sobre a pena que será imposta ao petista pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. É o que demonstra o resultado de uma intensa polêmica travada pelos ministros do STF em 2010, no julgamento da ação penal número 409.

Na época, os ministros decidiram excluir do cálculo das penas de réus condenados os ministros que votaram pela absolvição deles. Em maio de 2010, dois ministros que votaram pela absolvição do então deputado José Gerardo (PMDB-CE), que acabou condenado, não participaram do cálculo da pena, a chamada dosimetria.

Sete ministros votaram pela condenação de Gerardo: Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Eros Grau, Cármen Lúcia, Lewandowski, Cezar Peluso e Marco Aurélio Mello. Os dois últimos sugeriram pena inferior a dois anos de prisão e, por isso, a pena já estaria prescrita. Venceu a maioria, que defendeu a aplicação de pena superior a dois anos.

Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Celso de Mello absolveram o réu. Após o julgamento, Toffoli e Gilmar reivindicaram o direito de participar da dosimetria da pena. O debate foi intenso. — Quem vota pela absolvição não pode opinar pela dosimetria da pena — protestou Ayres Britto, relator do caso. — Absolve e depois vai votar na dosimetria? É sem sentido. Se não há pena, como dosá-la? — O sistema legal é claro, não há dúvida nenhuma quanto a isso — concordou Peluso.

Lewandowski defendeu que os colegas que votaram pela absolvição não participassem do cálculo da pena. Ele citou o artigo 59 do Código Penal, segundo o qual o juiz deve estabelecer a pena ao réu “atendendo à culpabilidade”. Gilmar chegou a sugerir que, ao somar os dois votos pela pena inferior a dois anos com as três absolvições, o STF teria cinco votos favoráveis à prescrição. Ayres Britto disse que não se pode somar coisas heterogêneas: — Absolvição é uma coisa, dosimetria é outra — disse.

Ao fim, quem tinha votado pela absolvição acabou sem sugerir a pena do réu. José Gerardo foi condenado por crime de responsabilidade. Em outro julgamento, em que o deputado Natan Donadon (PMDB-RO) foi condenado por peculato e formação de quadrilha, Peluso votou pela condenação no primeiro crime e a absolvição no segundo. Ao fim, Peluso participou do cálculo da pena. Como o STF só condenou réus em cinco ações desde 1988, está sujeito a enfrentar o debate no julgamento do mensalão. (O Globo)

20 comentários

lulla vá tomar no SUS! mod

É impressionante a sem vergonhice desses dois canalhas...
Só mesmo sendo PTralha.

Reply
Aqui não, jacaré! mod

A lógica de os juízes com voto vencido não poderem participar da dosimetria é simples: por terem perdido em seu intento, os mesmos tendem a querer compensar o mal logro da derrota.

Reply
Aqui não, jacaré! mod

* O mal logro da tentativa, melhor dizendo.

Reply



Se esses dois ratos petistas, imbecís, não condenaram os membros das suas respectiva quadrilha, portanto não poderão se manifestar nas penas.

Fora ratos imundos.

POR UM BRASIL LIVRE DA BANDIDAGEM PETISTA.

Reply

CORONEL..

Estes Cidadãos Não JUÍZES do STF, são BANDEIRINHAS do {P/T}..

- BANDEIRINHA Não Apita !!!

Reply

nada mais justo!!!!!

Reply

Cinísmo revoltante.

Caráter abaixo da linha da cintura.

Nojentos!

Reply

A fuça de FDPs não deixa dúvidas! Petistas corruptos da pior qualidade!
Como dois marginais desses conseguiram uma vaga do STF?

EXONERAÇÃO JÁ!

Para o Brasil ser respeitado internacionalmente esses dois calhordas devem ser exonerados do cargo imediatamente.
Vamos pedir um Processo Administrativo contra esses dois imbecis.

Reply

Kamikasis!?
Se autodestruiram profissionalmente a troco de quê?
Daqui para a frente só vão ter chances de trabalhar para bandidos, quem vai confiar nesses dois quadrilheiros?

Reply

DRACULÃO, vampiro brasileiro E CALUUUNGA!!

Reply

Tem um tal de Tourinho Neto que mandou parar o processo contra Cachoeira. Não sei onde, mas já ouvi falar desse cidadão.

Reply

Esses dois irresponsáveis denigrem a Suprema Corte brasileira, avacalham o sistema judiciário e fazem chacota com a cara dos cidadãos honestos do Brasil.
Ganharam o cargo por armação do mais corrupto presidente que o Brasil já teve, que aliás deveria ser o primeiro da lista de réus do mensalão.

CRIME DE PECULATO: é um dos tipos penais próprios de funcionário público contra a administração em geral, isto é, só é praticado por servidor público, embora admita participação de terceiros. O Peculato é o ato de "apropriar ou desviar" valores, bens móveis, de que o funcionário tem posse justamente em razão do cargo/função que exerce, em virtude da facilidade decorrente do cargo que ocupa.

LULA PRATICOU PECULATO durante os 8 anos que se locupletou como presidente e ainda encerrou o mandato saindo do Palácio do Planalto levando 11 containers (caminhões basculantes) de objetos, sendo que quando entrou em 2003 trouxe apenas 3 ou 4 malinhas de bujingangas.
Qualquer um sabe que ele foi o centro da SOC e por estar na presidência propiciou a execução do mensalão. Não dá pra entender como está fora da relação de réus. Mas confiamos que na sequência dos fatos a justiça cumpra seu dever de fazer justiça quanto a tudo isso.

Reply

OFF TOPIC

inacreditável o que está acontecendo na campanha em nova friburgo

http://youtu.be/8hwoLYLI5SQ

Reply

"Aqui se faz aqui se paga"!
Quero ver essa dupla absolvendo todos! Quanto mais PIOR para a biografia de cada um! FOREVER!!!

Reply

O perdão de dívidas quando Presidente,para paises esquerdistas,sem passar pelo Congresso,me parece crime de peculato e outros mais.Se esses Governos que receberam o perdão da grana,colocarem parte em nome de laranjas em paraisos fiscais?A vida e finanças do Molusco e Familia me parece que deve ser investigada .Quem não deve não teme.Quanto aos dois juizes "estrelados",Data venia,perderam a noção das coisas.Sem noção.Fidias?Ah,ah,ah,.

Reply

Imagina eles dando as sentenças: "Condeno Paulinho... ops.... João Paulo Cunha à 10 minutos na cadeia, em regime totalmente aberto."

Reply

não estão gostando desses dois?

entao se preparem porque poderá entrar mais um para fazer parte do time!

esse STF futuro me da calafrios só de pensar!

Reply

Ainda irão descobrir que se os dois ai da foto tivessem condenado, dependendo dos prazos e feitas as contas, o resultado seria mais favorável aos mensaleiros.

Reply

Não foi o Lewandowski que teria sido "guindado" ao Tribunal pelo ex-presidente? Hummm... como diria o Kiko: Num deu...

Reply

Só há uma coisa a dizer: que "peeeeeena"....

Reply