De empresários a presidiários: corruptos da Lava Jato vão para prisão comum.

(Folha) A partir desta semana, 12 executivos presos na Operação Lava Jato passarão a usar uniforme e perderão uma hora do banho de sol diário. Essas são algumas das diferenças entre a carceragem da Polícia Federal em Curitiba, onde a maioria está detida desde 14 de novembro, e o CMP (Complexo Médico-Penal), na vizinha Pinhais, para onde serão transferidos. A mudança foi autorizada nesta segunda (23) pelo juiz federal Sergio Moro acatando pedido da PF, que argumentou ter pouco espaço. 

Entre os que farão as malas estão o ex-diretor da Petrobras Renato Duque (foto), Mario Goes, apontado como operador do pagamento de propina, e o lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano. O juiz negou a transferência do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Seu advogado havia pedido acompanhamento psicológico após ele passar mal, em fevereiro. Também foi negada a ida de Ricardo Pessoa, da UTC, por solicitação da Procuradoria. 

Os 12 transferidos serão divididos em quatro celas de ala destinada a presos com curso superior. Essas celas medem de 12 m² a 16 m². Cada uma tem três camas com colchões, pia e uma latrina no chão. É permitido ver TV, se o aparelho for levado pela família. Os presos terão direito a uma hora de banho de sol por dia --eram duas na PF. Para o banho propriamente dito, usarão os oito chuveiros do banheiro coletivo, comum aos ocupantes das 32 celas especiais do local. 

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Fernando Francischini, disse que os presos da Lava Jato terão que usar uniforme: camiseta branca, calça de moletom cinza ou azul-marinho e blusa laranja ou azul. Dois familiares poderão visitá-los semanalmente por duas horas e meia. Já os advogados são recebidos diariamente, das 8h30 às 17h30.

Os 12 presos devem contribuir para aumentar o deficit de vagas do complexo, que abriga 681 presos, 21 a mais do que sua capacidade. Moro destacou que o local parece adequado, "talvez até com melhores condições" do que a PF. Afirmou que não há sentido em se presumir que os 12 serão vítimas de violência de outros presos, mas admitiu que "existe algum risco nesse sentido" devido à notoriedade do caso. Assim, eles ficarão em uma ala reservada.

9 comentários

CORONEL

Também deveriam estar expostos à visitação pública numa espécie de aquário ou jaula.São espécies raras de CURRUPTOS REX.O povão só identifica bandido "pé de pano", trombadinha,...

Reply

Latrina???? É ruim hem!!! abram o bico e voces terão o BWC de seus lares de volta.

Reply

Coronel,
agora preso, já já o Duque abre o bico. Se não ele, sua mulher.

Reply

Fico imaginando os familiares destes senhores...e eles devem pensar nos filhos, nos netos. Fica o exemplo para todos os cidadaos: o crime nao compensa e nada paga a consciencia tranquila e a vida honesta ao lado dos seus.

Reply

Coronel! Alguém precisa avisar com urgência os presos antigos, para que guardem suas carteiras, pois está chegando uma turma da pesada. Todo o cuidado é pouco para esses caras.

Reply

São Paulo, 24 de março de 2.015

Prezado Coronel,

Renato Duque em depoimento à CPI, reservou-se o direito de permanecer calado. Perfeito, é constitucional. Sérgio Moro, Juiz de Direito, aceitou denúncia contra Duque e o mandou para o presídio. Agora, entre a fina flor da sociedade, esse sujeito talvez se emende, e resolva abrir o bico. Taca-lhe pau Sérgio Moro!

Reply

Latrina no chão?????? kkkkkkkkk

Bem feito, safados!

Quero ver se agora o Renato Duque não abre o bico, ou então sua mulher Maria Auxiliadora, e entregam o chefão!!!


Chris/SP

Reply

Usar uniforme, uma hora so' de banho de sol? ... Que pais e' esse??

Reply

Olha a indignidade da situação. Adiantou participar de esquema para roubar o país?????

Será que com essa vergonha, eLLes abrem a boca logo de vez?!

Queremos mesmo é ver os petebas atrás das grades!

Reply