Datafolha está errada, mas está certa.

Circula nas redes sociais uma distribuição de votos por regiões que não corresponde à realidade da pesquisa Datafolha, apresentada ontem. Esta versão indica que Aécio teria 51% e Dilma 49%. Na primeira página da Folha de São Paulo de hoje está publicada a distribuição de votos por regiões, validando os resultados apresentados pelo instituto. A Datafolha está errada nos resultados, porque não conseguiu, como no primeiro turno, medir a vontade do eleitor. Mas as contas que apresentaram estão corretas.

14 comentários

E quem garante que o datafolha não alterou os meios para chegar ao resultado desejado?

É muita ingenuidade a esse ponto acreditar neles, principalmente depois do que vimos no 1o.. turno.

Reply

Incrivel,Aecio lidera em 3 regioes populosas,sudeste,sul e centro oeste,ate com certa folga.So o nordeste e norte seriam capazes de contaminar o resultado final?

Reply

Se olhar com lupa esse resultado na região norte também é muito estranho... Lá tem segundo turno para governador em quase todos os estados, então há dados dos próprios institutos. Aécio estaria na frente por grande margem em Roraima, Rondônia e Acre, empate técnico no Amazonas, A Dilma vence por uma vantagem de cerca de 10 pontos no Pará e tem larga vantagem no Amapá. Concluo, ainda que ela tenha todo o eleitorado do Tocantins, não vejo como possa ter toda essa frente na região norte... Isso olhando para essas tais "pesquisas". Eu, de minha parte, prefiro fingir que não existem.

Reply

Aécio vencerá as eleições é visível isto nas ruas e acredito que a diferença vai ser grande , mas não podemos baixar a guarda vamos a luta . Aécio 45 confirme .

Reply

Eu também não acredito muito, ou quase nada nas pesquisas do Datafolha e do IBOPE (nem vou falar dos outros amestrados), não porque eles erraram muito no 1º turno, como sempre erraram, mas sim porque são contratados do governo e sempre olham este fato. Mas me preocupo, pois o povinho ignorante adora votar, mesmo sem medir as consequência dos seus atos no vencedor, para no dia seguinte se vangloriar no bar e na roda de amigos. Isto é preocupante e estas pesquisas dirigidas se prestam muito a isso. Mas chama a atenção a diferença estrondosa entre esta pesquisa e a do instituto Sensus (o único que acertou a forma como o Aécio chegaria no 2º turno) imaginando que um instituto independente não faria uma presepada perdendo o seu futuro por conta de uma eleição

Reply

Coronel

Na pesquisa anterior do datafolha e do Ibope, fiz uma publicação em um post seu, mostrando que os números do Ibope que foram publicados correspondiam com os cálculos que fiz utilizando os dados por região fornecidos pelo próprio Ibope , mas que fazendo-se os mesmos cálculos com os dados fornecidos pelo Datafolha não correspondiam pois o DATAFOLHA PUBLICOU AÉCIO 51% E DILMA 49% E NA REALIDADE PELOS CÁLCULOS COM OS NUMEROS FORNECIDOS PELO DATAFOLHA DAVA AÉCIO 51,7% E DILMA 48,3 %.
VÊ-SE AÍ QUE O DATAFOLHA JÁ MANIPULOU OS NÚMEROS TIRANDO QUASE 1% DO AÉCIO E AUMENTANDO QUASE 1% PARA A DILMA.
ELES DEVEM TER PERCEBIDO A BURRADA QUE FIZERAM, SÓ ALTERANDO OS NUMEROS FINAIS DA PESQUISA E NÃO ALTERANDO OS NUMEROS INTERNOS.
DESTA VEZ, PARA NÃO COMETEREM A MESMA BOBAGEM, AGORA TIVERAM A PRECAUÇÃO DE ALTERAR OS NUMEROS INTERNOS POR REGIÃO.
EU JÁ PREVIA ISSO, SIMPLESMENTE QUANDO PERCEBI QUE O DATA FOLHA E IBOPE QUE ESTAVAM DIVULGANDO PESQUISAS NA MESMA DATA, MUDARAM PARA DIVULGAREM EM DIAS ALTERNADOS.
ISTO FOI FEITO PARA DIFICULTAR A COMPARAÇÃO DOS NUMEROS INTERNOS POR REGIÃO ENTRE AS DUAS PESQUISAS.
É O FIM DOS TEMPOS.
Gilmar
SABINO/SP

Reply

Coronel, não tenho mais dúvidas que Aécio deve estar com um empate técnico em São Paulo, pelo menos a se considerar que essa pesquisa esteja certa. A vantagem dele no Sudeste é de apenas 9% pelo Datafolha, e como está empatado no Rio e vence em Minas por cerca de 10%, acredito que só possa ser isso, ou seja, a diferença no Estado que já foi de mais quase 30%, estaria hoje entre 0 e 4%, o que seria uma tregédia. O que me conforta é que estive om mais de 50 pessoas em Campinas -SP este fim de semana,entre eles, católicos, evangelicos, espiritas, jovens, adultos, velhos, classe média baixa, classe média, classe alta e não encontrei ningiuém que vote nessa mulher. E a crise hídrica chegou a Campinas, onde pelo menos 30% da população fica sem água todos os dias.

Reply

"Se eleitos, tucanos planejam auditoria na Caixa e BNDES": tem que divulgar no debate da Globo isso. Também tem que reforçar a redução da maioridade penal para crimes graves.

Reply

Acho uma besteira usar esta ideia de crise hídrica em SP para desidratar os votos tucanos. Aécio poderia alegar por exemplo, que existem inúmeras cidades na região Nordeste, que vota em peso na gorda, que sofrem com a falta de água. A falta de água no Nordeste é histórica, porque o Lula e a gorda não resolvem o problema lá ??? Cadê a transposição do velho Chico ???

Reply

Prezado
Concordo, mas discordo. Veja estes dados, a partir das duas ultimas pesquisa do DF
Votos Válidos % 16/out 20/out
Aécio 51,0% 48%
Dilma 49,0% 52%

Votos totais 16/out 20/out
Aécio 45% 43%
Dilma 43% 46%
Brancos Nulos 6% 5%
Não Sabe 6% 6%
Total 100% 100%

Total de Votos 141.824.607

Votos totais 16/out 20/out Variação
Aécio 63.705.147 60.984.581-2.720.566
Dilma 60.957.731 65.239.319 4.281.589
Br./Nulos 8.651.301 7.091.230 -1.560.071
Não Sabe 8.510.428 8.509.476 -952
Total 141.824.607 141.824.607 0
Você acredita que em quatro dias a Dilma pode ter ganho 4,3 MM de votos, sendo que 2,7 MM deles vieram de Aécio e o restante corresponde a 100% dos eleitores que antes votariam e m branco, anulariam o voto ou estavam indecisos, e passarão a votar agora.?
Este é o grande ponto de falha desta pesquisa. Estão fazendo conta de chegada, e aí os numeros não batem com a realidade.
abraço cordial

Reply

Vocês notaram que no Nordeste e norte quase não há indecisos e nulos? Já no sul eles somam dezesseis porcento?

Reply

O grande mote do PT nestas eleições será os tres fusos horários que estamos vivendo hoje. Isto quer dizer que até 17 h de Brasilia já teremos um quadro de como estará a disputa, caso seja favorável ao Aécio, o TSE manipulará os votos que chegarão a até 2 h apos o fim da votação no Sul e Sudeste. Querem apostar na vitória da Dilma, não tenho dúvidas.

Reply
Elizabete Toniasso mod

Também achei muito estranha essa queda abrupta,mas temos que considerar um aumento na rejeição do Aécio,devido às calúnias ditas por Lula,em seu comício em Minas...Como tenho feito campanha acirrada no Face e fora dele,tenho visto muita dúvida de voto após isso....Mulheres,principalmente não suportam sabê-lo vilão,que bate em mulheres...Não venham contra mim sobre essa opinião...Pensem...Tenho tentado modificar esse fato,mas sou formiguinha...Queria muito que ele acrescentasse isso à sua campanha na TV,alguém com grande credibilidade na mídia,de preferencia uma mulher,teria que falar dessa mentira mas dando dados,se possível tb um depoimento da ex mulher dele...Lembrem que existem muitos eleitores que não tem acesso à internet...A frase tem sido essa:não gosto da Dilma,mas vou anular o voto pq não voto em homem covarde...Pode?

Reply

Pesquisa muito tendenciosa e nada confiável se olharmos para o 1° turno... Outro detalhe, na última do Datafolha foram entrevistados mais de 9mil pessoas e nesta somente a metade, porque será?

Reply