Dilma Rousseff maquia Pronatec para mentir descaradamente e aumentar 8 vezes as matrículas no ensino técnico.

A Sinopse da Educação Básica no Brasil, produzida pelo INEP, órgão do MEC, desmente peremptoriamente Dilma Rousseff. Hoje, no jornal Bom Dia, Brasil, da Rede Globo, para justificar o desempenho pífio dos governos petistas na Educação, a presidente informou que o Brasil, graças ao Pronatec, tem 8 milhões de alunos no Ensino Técnico. Mentira. Mais uma mentira entre as tantas do governo petista neste vale-tudo para vencer as eleições. Ainda tentou justificar dizendo que os números não contam o Pronatec. E nem deveriam. Pronatec não é ensino técnico. É capacitação, é formação profissional das mais básicas!

O Ensino Técnico, que está enquadrado nos números da Educação Profissional (fac símile acima) somou, em 2013, exatos 1.102.661 alunos matriculados. Destes, apenas 110.670 em escolas federais. Mais de 60% destes alunos estão fazendo ensino técnico na rede privada. O ensino técnico federal é um fracasso retumbante, pois os Institutos Federais de Educação (IFETs) passaram a oferecer ensinio superior, formando especialmente alunos nas Humanas (Pedagogia, História, Ciências Sociais) em vez de profissionais de nível médio. 

Para suprir este rombo, o governo federal criou o Pronatec, pagando o Sistema S para oferecer cursos FIC, que significa Formação Inicial Continuada, com duração de 160 horas, que como o próprio nome diz destinam-se a uma primeira formação até mesmo em auxiliar de pedreiro, confeiteiro, auxiliar administrativo, etc. Um curso técnico, por lei, deve ter no mínimo 800 horas e três anos de duração. A média é de 1.200 horas em três anos. Para ver o caça-níquel em que se tansformou o Pronatec, o SENAI, Serviço Nacional de Indústria, já faturou quase R$ 4 bilhões para oferecer estes cursinhos que Dilma Rousseff chama de Ensino Técnico. É um estelionato. É uma cretinice. É um conto do vigário. Mais um!

11 comentários

Tudo na obra petralha é mentira. Apenas os roubos, e rombos no erário público, são verdadeiros.
E o povo brasileiro ainda vota nestes bandidos! O povo é o responsável pela continuidade desta quadrilha, há 12 anos, no Poder.

Reply

O PT é uma mentira só. A cada entrevista ela inventa que seus adversários vão acabar com um dos programas de sucesso do PT.

Reply

Senador Aécio,

Percorra o Estado de São Paulo todo junto com Geraldo Alckmin, principalmente Jundiaí.

Reply

Lá vem o Aécio....dá-lhe Aécio nesse PT sujo e Marina incompetente.

Reply

igualmente esse Lazer Sem Fronteiras...

não estão minimamente interessados no desempenho do bolsista...

o que interessa para esse governo é fazer numero, dizer em campanha que formaram uma quantidade X de "doutores" como nunca antes na historia dessepaiz...

Reply

A cada dia verifica-se que o mal que o petismo fez ao país é muito maior que se imaginava.A despetização vai ser trabalho para pelo menos uma geração inteira e ainda sobrarão sequelas.Não vai ser trabalho para um governo só, uma eleição só.Mas tem que começar, e começará.
Temos que banir essa máfia e arregaçar as mangas.

Reply

Bingo Coronel: O Pronatec não forma técnicos e sim forma qualquer coisa.O SENAR - SC - Servico Nacional de Aprendizagem Rural, está fazendo vários cursinhos (como fazer uma horta, como cozinhar legumes...)Gostaria que alguém me ajudasse pois o SENAR é credenciado para dar cursos do PRONATEC, que eu sempre pensei que eram cursos que formavam bons técnicos em alguma profissão. Deve ser mais um meio de distribuir dinheiro. Em SC os cursos são oferecidos até dentro das Associações de Bairros. Não tem prova, não tem controle de faltas e todo mundo vai receber certificado.

Reply

O dedo mostrado pela presidente no JORNAL BOM DIA BRASIL mostra o que ela tem para nós brasileiros, quando se fala que o "governo não investe em educação" isto é a prova cabal desta afirmação.Fora Dilma! precisamos mudar mesmo que seja para pior, pelo menos vamos tentar algo diferente(ou não!).

Reply

Os cursos do Pronatec tem muita desistência. Isso deveria ser auditado, quantos dos que desistiram receberam certificados, dando a entender que o curso é um sucesso.

Reply

Mentir é só o que a petezada sabe fazer. Não sabem fazer outra coisa. Cínicos incompetentes.

Mariana

Reply