A "onda da razão" chega ao Estadão.

Durante toda a campanha, o jornalismo do Estadão perseguiu de forma impiedosa o candidato Aécio Neves. Não foi uma nem duas vezes que este blog registrou verdadeiros absurdos nas páginas do jornal. Quase sempre, em defesa da indicação de José Serra e não do mineiro como candidato à presidência. Posteriormente, com a indicação de Aécio pelo PSDB, o jornal passou a manifestar a sua preferência por Eduardo Campos, de forma nítida. Até a sua morte. Sentindo os perigos para o país que representam a eleição de Marina ou a reeleição de Dilma, hoje o jornal paulista faz um editorial de apoio a Aécio Neves. A "onda da razão", tão falada pelo tucano, finalmente chegou ao mais tradicional jornal do país.

A razão contra a baixaria e a apelação

O Estado de S.Paulo
14 Setembro 2014 | 02h 04 

A inacreditável baixaria e a apelação na qual o desespero de Dilma Rousseff e a empáfia de Marina Silva transformaram a campanha eleitoral em sua fase decisiva tiveram um contraponto na atuação de Aécio Neves, terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto, em sua participação, no último dia 10, na rodada de entrevistas com os presidenciáveis realizada pelo jornal O Globo. No momento em que o PT apela para o que sabe fazer melhor - atacar e iludir - e Marina recorre ao bom-mocismo e à manipulação de obviedades para seduzir um eleitorado ávido por mudanças, o candidato do PSDB introduziu um sopro de racionalidade no debate eleitoral.

O que se pode esperar daqui para a frente da campanha petista é a desfaçatez crescente de Dilma Rousseff diante do mar de lama que envolve seu governo, como ela demonstrou sem o menor constrangimento na entrevista ao Estado publicada no dia 9, ao responder sobre o mais recente escândalo na Petrobrás: "Se houve alguma coisa, e tudo indica que houve, eu posso garantir que todas, vamos dizer assim, as sangrias que eventualmente pudessem existir estão estancadas". "Sangrias", aliás, sobre as quais a ex-ministra de Minas e Energia e chefe do governo "não tinha a menor ideia".

Marina Silva, por sua vez, tem falado muito sobre a "nova política" que se propõe a levar ao Planalto e pouco sobre como e o que fará para transportá-la do plano das boas intenções para a realidade dura de um ambiente político que a prática dos últimos 12 anos levou a limites extremos de degradação. E fala pouco sobre os 24 anos em que, sob as asas do guru Lula, militou nas falanges petistas que, com denodo e método, se dedicaram a desmoralizar as instituições democráticas do País. 

Surpreendido, como todo o Brasil, pela reviravolta provocada na campanha eleitoral com a morte trágica de Eduardo Campos, Aécio Neves, cuja candidatura até então parecia presença certa contra Dilma Rousseff no segundo turno, defronta-se agora com a necessidade de, em circunstâncias mais desfavoráveis do que até então, demonstrar que é a melhor opção para um eleitorado claramente ávido por mudanças.

Sem considerar a questão estritamente política, que é essencial, mas pouco compreendida em toda sua complexidade - ou simplesmente rejeitada pela maior parte do eleitorado -, o fator decisivo numa eleição presidencial é certamente a economia, traduzida em seus efeitos sobre o cotidiano dos cidadãos. Para reduzir a questão a sua expressão mais simples, quando a economia vai mal a produção cai, os empregos minguam, a carestia aumenta e a insatisfação geral se instala. É exatamente o que acontece hoje no País, depois de quatro anos de incompetente e desastrado governo. 

Diante desse desastre que nem a indispensável existência de programas sociais como o Bolsa Família consegue mais dissimular, está claro que o Brasil precisa, mais uma vez, de uma competente ação governamental de estabilização e desenvolvimento econômico, a exemplo do que ocorreu 20 anos atrás, quando a inflação anual atingia incríveis quatro dígitos e o então ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, comandou uma equipe de economistas que criou e implantou o Plano Real, a partir de três fundamentos básicos: metas de inflação, câmbio flutuante e superávit primário.

Esse é, claramente, um desafio para o qual Dilma Rousseff, até por formação ideológica, não tem a menor disposição - nem o PT dispõe de quadros habilitados - para enfrentar. Marina Silva, por sua vez, tampouco conseguiu demonstrar até agora genuína disposição, e disponibilidade do necessário apoio de quadros técnicos, para a difícil tarefa de recuperar a economia brasileira.

Além do comprometimento histórico dos tucanos com a estabilidade e o desenvolvimento econômico do País, Aécio Neves pode contar com a credibilidade de quadros técnicos comprovadamente competentes. E essa foi a ênfase de sua participação na entrevista ao jornal carioca, ao repudiar a baixaria e a apelação emocional na campanha: "Tenho feito um esforço maior e vou fazê-lo até o último dia desta eleição. Acredito que, no momento da decisão, vai prevalecer a onda da razão".

25 comentários

Só tem um porém, amigos: o povão vota pela emoção.
Isso já foi comprovado pelas pesquisas qualitativas.

Reply

Nunca é tarde. Mais eis que surge a a "onda da razão". É sem dúvida alguma a melhor opção para retomarmos o caminho da razão, da prosperidade e do amadurecimento como uma nação democrática e do estado de direito. Vamos de Aécio. Vamos para a vitória.

Reply

O Estadão concluiu que 'já que não tem TU vai de TU mesmo'.

Reply

Coronel, quais as chances do Joaquim Barbosa declarar seu voto para o Aécio na reta final da campanha? Acho que tiraria uns 5% da Anta de Sonhática 171. Não seria nada mal...

Reply

Antes tarde do que nunca...Espero que não seja tarde demais, pois eles atrapalharam bastante o Aécio...

Reply

Se a. Marina está com essa bola toda, é por responsabilidade da imprensa do nosso país. Espero que eles acordem para o risco que é alimentar pessoas que não tem condições para presidente desse país. Já tivemos a nossa dose de Collor, que foi eleito por causa da Globo. Chega de Viuvas Porcinas e Sassas Mutemas!

Reply

CORONEL,ESTÁ FALTANDO PERGUNTAR NAS PESQUISAS, AÉCIO X MARINA NO SEGUNDO TURNO.
SE FIZEREM ISSO,AÉCIO SOBE.
AÉCIO PRESIDENTE
PT NA PAPUDA
E DILMA-POSTE-LULLADRÃO PARA TORNEIROS MECANICOS...

Reply
O FLAGELO DOS PETRALHAS mod

Anônimo O FLAGELO DOS PETRALHAS disse...
OLHA "A ONDA DA RAZÃO AÍ GENTE": VAMOS PARA CIMA DA DILMAPETRALHA, ATUALMENTE TRAVESTIDA DE MADAME "MIN". CACETE NA DILMA AÉCIO E VAMOS TER DE VOLTA OS VOTOS ANTI-PETRALHAS QUE MIGRARAM PARA A MARINA CHORONA "BUUUUUUUUUUUÚ" E QUE NÃO TEVE E NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA SEGURÁ-LOS E MANTÊ-LOS. ESTÃO COM CERTEZA RETORNANDO PARA O AÉCIO, BRANCOS E NULOS. A HORA É ESTA, O BOM VOTO,OPS, O BOM FILHO À CASA TORNA! MARINA: UM TROPEÇO, UM FATAL ESCORREGÃO A CADA HORA, A TODA HORA. VAMOS QUE VAMOS AÉCIO. ACORDE SEU CORONÉ. ACORDE BLOGUEIROS COTURNEIROS. SACUDAMOS O BLOG. SACUDAMOS A BLOGOSFERA. VAMOS PRA RUA COM A CERTEZA QUE NO FINAL VAI DAR AÉCIO!
Aguente firme AÉCIO pois logo, logo todos eles estarão de volta. Os grande jornais, as revistas semanais, colunistas, blogs e blogueiros e principalmente o ELEITOR reconhecerão a sua superioridade, a competência e a melhor opção de candidatura para recolocar o Brasil nos trilhos. Parabéns poR sua confiança e perseverança em manter a candidatura apesar de toda pressão em contrário dos QUINTA-COLUNA. O BRASIL HONESTO E TRABALHADOR LHE AGRADECE PELA CORAGEM, ALTIVEZ E SOBRETUDO POR SUA ATITUDE. COM MUITA FÉ, FORÇA, DEDICAÇÃO E MUITO TRABALHO CHEGAREMOS LÁ. SUCESSO NESTA RETA FINAL!
DIA 5 DE OUTUBRO ELES E ELAS VIRÃO. Virão de todo o Brasil. dos grotões, das fábricas, das escolas, das roças, dos QUARTÉIS, DOS HOSPITAIS, DAS VILAS, DAS RUELAS, DAS CORRUTELAS, DAS GRANDES E DAS PEQUENAS CIDADES, DO SERTÃO, DO CERRADO, DA CAATINGAS E DAS FLORESTAS, DO MANGUE, DA ORLA, DOS BREJOS, DO OIAPOQUE AO CHUÍ. O CERTO É QUE TODOS E TODAS VIRÃO SUFRAGAR O VOTO EM AÉCIO NEVES PARA A REDENÇÃO E MORALIZAÇÃO DESTE ARRASADO, VILIPENDIADO, E QUE TÃO AVACALHADO QUE PELOS PETRALHAS FOI DESTE DESTRUÍDO BRASIL. COM AÉCIO PRESIDENTE SERÁ RESGATADO E QUE FÊNIX O BRASIL RENASCERÁ DAS CINZAS QUE A CORRUPÇÃO DOENTIA PETRALHA O REDUZIU. O NOSSO BRASIL RENASCERÁ! A MARINA CHORONA, NA HORA H, MOSTROU DESPREPARO, MEDO, COVARDIA. RELUTÂNCIA, DÚVIDAS E VACILOS. NÃO SERVE. A PETRALHA MOR ESTÁ LIQUIDADA, MERGULHADA JUNTO AO MOLUSCO APEDEUTA, SEU MENTOR NO LAMAÇAL DE CORRUPÇÃO PETRALHA QUE VARRE O NOSSO PAÍS DE PONTA A CABEÇA, DE PONTA A PONTA. AÉCIO A ÚNICA E MAIS QUE VISÍVEL SOLUÇÃO. À LUTA AECISTAS, À LUTA COTURNEIROS SOB O COMANDO DO NOSSO CORONEL.

14 de setembro de 2014 09:07

Reply

Espero que a classe média dita BURRA e hostilizada por madame Chauí, mas que trabalha, estuda e paga a conta das cigarras acordem, ou ficarão sem suas calças.

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/o-video-revela-por-que-marilena-chaui-a-musa-do-pt-odeia-a-classe-media/

Reply

Espero que ainda dê tempo para o Aécio passar a Marina e ir para o segundo turno.
A Marina não resiste ao PT no segundo turno, será massacrada !

Reply
O FLAGELO DOS PETRALHAS mod

O MEDO QUE O AÉCIO INSPIRA À ESGOTOSFERA PETRALHA E MARINEIRA É TANTO, QUE APAVORADOS OS BLOGS, COLUNISTAS E BLOGUEIROS DO PT1 DA DILMA E O PT2 DA OSMARINA CHORONA FICAM A PLANTAR A TODO SEGUNDO, TODO MINUTO, A TODO MOMENTO NOTÍCIAS DESFAVORÁVEIS AO AÉCIO, "DITAS" POR FULANO E BELTRANO, PARTIDAS DOS QUINTA-COLUNA EM AFLIÇÃO, PREOCUPAÇÃO E EM PURO DESESPERO E EU FICO A GARGALHA E A RIR DOS "MALANDROS E DAS CASSANDRAS DE PLANTÃO". PINTOU O DESESPERO NAS HORAS DAS IRMÃS SIAMESAS OSMARINA/DILMA "MIN". DÁ-LHES AÉCIO. SUA HORA CHEGOU. A ONDA DA VERDADE CHEGOU, COLOU E PEGOU!

Reply

Eu não voto em petista.
Eu não voto em comunista.
Eu não voto em ladrão, não voto na Dilma não.

Reply

A nossa situação é a seguinte, se correr o bicho pega,(MARINA),se ficar o bicho come (Dilma),mas existe uma saída, uma esperança, Aécio traz na bagagem mais esperanças ao povo Brasileiro...seja bem vinda onda da razão...

Reply

Pior do que tá fica sim. Mundo Real chamando: Aécio Presidente. Ou vc quer ver barraco entre comadres Dilma e Marina destruif o Brasil? #OndaDaRazao #nemmarinanemdilma
(Cecília Mendes)

Reply

Penso que esse editorial veio tarde, sou Aécio sempre, mas será possível reverter o quadro Coronel? Quantas malandragens os grandes jornais fizeram e fazem sobre o Aécio, o único com competência para nos tirar do buraco que o PT, PMDB, Lula e Dilma nos colocaram. Minhas esperanças podem esperar mais tempo...

Reply

Coronel,

acresço aos escritos aqui citados várias vezes, uma delas pelo anônimo de 14 de setembro de 2014 11:52:

Eu não voto em petista.
Eu não voto em comunista.
Eu não voto em ladrão, não voto na Dilma não.

Eu não voto em petista.
Eu não voto em comunista
Eu não voto em Marina não.

Flor Lilás 100% Aécio!

Reply

São os raros momentos de lucidez e honestidade do Ex-tadão. Cada vez mais raros e de alcance cada vez mais limitados, mesmo com o site estadao.com.br.
Imprensa escrita via papel está com os dias contados.
Assim como o Ex-tadão : à venda e ninguém quer comprar.

Reply

CORONEL

O que está causando perplexidade é a pouca ou quase nenhuma reação das pessoas às denúncias e delações dos últimos dias.Nem as proporções nem os protagonistas, todos de alto coturno, não ladrões de penosas.O povo está alheio, insensível ou conformado como se a corrupção deslavada já fizesse parte do cotidiano , da normalidade da vida, como o alvorecer,o crepúsculo e o canto dos galos na madrugada. Aliás a Dilma disse isso na sabatina da Globo, que corruptos sempre existiram e existem em todos os partidos.Por ela o melhor caminho é se acostumar com isso.

Reply

14 de setembro de 2014 09:33

O povão não vota com emoção vota de acordo com as ofertas. Vá para o norte/nordeste e confira.
Em último caso a gente segue a Coréia do Sul e seremos todos felizes para sempre.

Reply

Credibilidade se conquista quando além de cobrir o basquete, a rede globo de jornalismo entrevistar dona Fatima presa em Madrid V, por ex; e o Estadão informar como anda o processo de dona Rose na 5ª vara federal de São Paulo, ou ainda, na 6ª vara federal de Santos sobre a mesma dona Fátima. Enfim, qual a relação entre petrobrás e cocaína, entre o governo e o foro de são paulo, por ex.
Aí, sim, os brasileiros terão as informações necessárias para exercer a democracia nas próximas eleições, não é?

Reply

concordo com o anonimo das 21:05!!!....temos mundos diferentes: o da internet,da TV, das ruas:TODOS devem mostrar a realidade do pais de maneira clara.a gde maioria dos 200.000.000 de brasileiros nao sabe ou nao compreende as consequencias da podridao dessa cambada.vendem seu voto por um trocado.

Reply

Vamos parar de postar no face, fotos, receitas de bolo e outras "amenidades". Vamos compartilhar todas as matérias sobre Aécio, vamos explicar direitinho o que é o "Foro de São Paulo", que na sua formação tem além do PT o PSB de Marina. Como estão dominando a América do Sul, etc..etc..Vamos explicar aos nossos amigos o que significa o decreto 8.243 da Dilma e que Marina apoia. Vamos lá minha gente.

Reply

15 de setembro de 2014 01:34

Tem que colocar o resumo de
Felipe Moura sobre o Foro de São Paulo

http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2014/03/24/conheca-o-foro-de-sao-paulo-o-maior-inimigo-do-brasil/

Mostrar Aécio e indicar os blogs

"Coturnonoturno"
"Aluízio Amorim"


Reply

Coturneiros de
15 de setembro de 2014 01:34
15 de setembro de 2014 08:25

Isso mesmo!

Imprimir estes endereços e distribuir para todo mundo!

Sugiro acrescentar o Rodrigo Constantino.

Vamos firmes!

PARA O ALTO E AVANTE!

Flor Lilás 100% Aécio

Reply

Avante Aécio!!!

Reply