Presidência usa computadores do Palácio do Planalto para caluniar adversários.

Gabinete presidencial no Palácio do Planalto

Onze computadores do governo federal foram usados para alterar páginas da Wikipédia, enciclopédia on-line cujos textos podem ser editados livremente, como as do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), do Movimento Passe Livre e do ex-governador José Serra (PSDB-SP).

Levantamento da Folha com os endereços de IP registrados em nome do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e da Presidência da República mostra que artigos sofreram mudanças tanto para a inclusão de elogios e a retirada de críticas como para o inverso. As edições, feitas entre 2008 e 2014, acabaram desfeitas por outros usuários, por infringirem regras de uso. IPs são como uma "impressão digital" na internet, o que permite identificar ao menos a organização responsável pelo acesso. A Wikipédia registra todos os endereços do tipo que fazem alterações.

O caso mais relevante de edição ocorreu em dezembro de 2013, quando uma conexão de internet da Presidência foi usada para retirar trecho sobre suspeitas de corrupção na Funasa (Fundação Nacional da Saúde) quando Alexandre Padilha era diretor do órgão, e incluir elogio ao programa Mais Médicos. "Com o sucesso do Mais Médicos Padilha se torna um dos pré-candidatos petistas à disputa pelo governo de São Paulo em 2014", dizia o texto.

Em 10 de junho de 2013, em meio aos protestos de rua liderados pelo MPL (Movimento Passe Livre), um IP do Serpro foi usado para alterar a página do grupo na Wikipédia. A edição dizia que o MPL "se utiliza de protestos e, não raramente, depredação e violência para alavancar" reivindicações. Também afirmava que a tarifa zero ignora que "todo aumento de gasto público implica menos orçamento" para saúde e educação.

Em março de 2010, ano em que o ex-governador paulista José Serra (PSDB) concorreu à Presidência contra Dilma Rousseff (PT), um computador do governo federal foi usado para incluir críticas ao político na enciclopédia. O trecho dizia que "se eleito presidente, [Serra] pretende, como uma de suas metas, acabar com todas as empresas estatais e sucatear todas as empresas públicas" --durante a campanha, o tucano negou ter esse objetivo.

Outras edições foram feitas em páginas como as da Lei Rouanet e do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), mas não tinham informações incorretas --foram retiradas por não seguir normas de padronização.

OUTRO LADO

A reportagem forneceu endereços de IP, datas e horários de acesso ao Serpro, junto a um pedido de identificação dos locais físicos em que esses IPs estão alocados. O órgão disse que não poderia comentar o assunto por motivos legais, uma vez que a lei 5.615/70, que criou o Serpro, determina que a empresa e seus servidores "são obrigados a guardar sigilo quanto a elementos manipulados". "A própria identificação e divulgação de órgão usuário do IP implicaria quebra de sigilo contratual, já que a empresa se compromete em garantir tratamento sigiloso para os dados e informações dos contratantes", disse a companhia federal em nota.

Questionada sobre o caso da página de Alexandre Padilha, a Presidência afirmou que não poderia se posicionar a tempo; sugeriu que o pedido fosse feito pela Lei de Acesso à Informação.(FSP)

18 comentários

UÊ, CRUCIFIXO NO PALACIO DO PLANALTO?
É UMA AFRONTA!
Que coisa estranha! Ah, me desculpe, compreendo o porque disso: estamos perto das eleições, sendo hora de esconder a bandeira vermelha da foice e martelo, da estrela de 5 pontas que é o pentagrama satânico e começar a frequentar a igreja, ir à S Missa, até comungar e passar-se por católico...
Lembram-se que retiraram os crucifixos de diversos locais para não causarem "constrangimentos" a certa minorias, porque o Estado é "laico", e não um ateu-militante?

Reply

DASLULLA

DasLulla, a protoditadura lulaupetista, exige que rolem cabeças e mais cabeças dos trabalhadores do Santander. Não é, Partido do Mensalão, o sedizente “partido dos trabalhadores”? Então tome escravidão para uns e guilhotina para outros. Ou seja, já começou a fase do terror da ‘revolução dos bichos”

A razão disso? Bem é por causa de uma notinha que o banco soltou, notificando uma parcela da sua clientela a respeito de como o mercado parece estar evoluindo em relação às pesquisas eleitorais. Se a Dilma cai, sobe a Bolsa, se ela sobe, a Bolsa cai, fato sobejamente conhecido de todos e que encontra respaldo na enorme rejeição que a candidata está encontrando em toda a parte.

O mercado é assim mesmo. Depois de acreditar na balela do “Lulinha, paz e amor”, injetar milhões nas campanhas do Partido do Mensalão e ver passar o boom da economia mundial, está percebendo, junto com o país, que foi vítima de um grande engodo: o desgoverno Lulilma não passou de om amontoado de falcatruas, trapalhadas e muita propaganda enganosa.

O que faz, então, o Partido do Mensalão diante desse fato? Usa um acontecimento banal e justificável para revigorar a sua teoria conspiratória sobre “a elite branca deste país”. Como vítima, o partido que é o queridinho dos bancos, pois lhes deu os maiores lucros de sua história, tendo recebido, em contrapartida, as maiores doações para que continuasse enganando a população brasileira em suas mentirosas campanhas eleitorais.

Vá catar coquinhos, Partido do Mensalão! Se a votação eletrônica for mesmo confiável, estaremos pondo você e todo o vasto cortejo de chupins que o apoia na rua, em outubro!

Reply

Coronel,
fosse um servidor alterar para correto, já estaria demitido.

Reply

que duvida...

essa gente vai fazer ainda muito mais...

é o completo desespero de perder as milhares de boquinhas...

Reply

Eu já avisara antes sobre o Serpro abrigar milícias virtuais. E de lá também partem perfis virtuais para denegrir adversários nas redes virtuais e robots para derrubar sites de opositores.


Lanterna.

Reply

Viram o que diz sobre as privatizações no governo do Fernando Henrique na Wikipédia.... cheirando a falcatrua do PT....

Reply

Os petralhas são os grandes chupins do sangue dos verdadeiros trabalhadores deste país, que sustentam este desgoverno maldito e todos os seus congêneres!

NÃO VOTE NO 13, Partido da Corrupção e do Mensalão.

Em outubro, vamos eleger Aécio Neves Presidente!!!!



Chris 45/SP



Reply

E ai será que a Folha agora fez essa matéria para prejudicar o Aécio ? Esse povo fanático por partidos e políticos são foda.

Eu vou votar no Aécio por convicção por achar que é o melhor e não por fanatismo por partido A ou B.

Reply

Não adianta mais o Santander avermelhar, a semente já foi lançada e muita já está sabendo do alerta do Banco.O presidente geral do Santander pode até beijar a Dilma, mas não vai mudar nada.

Reply

CEL,

PT e seus governos Lula e Dilma são os mais SUJOS e corruptos já vistos em toda história da República brasileira.

Índio Tonto/SP

Reply

Coronel,

essa foto deve ser velha! Lulla roubou a escultura barroca do Cristo quando saiu do palácio!

E Camarada Dilma é atéia e à toa. Não gosta de imagens de Jesus!

Lembram dela fazendo o sinal da cruz errado?
Lembram que ela só mostra apreço aos evangélicos na hora de pedir voto? E que nos outros muitos momentos quebra todas as leis morais?? Adora o aborto1 Adora um bom craca rolando solto pelas esquinas. Adora a maioridade penal do menor mantida como está e eles dando tiro na cara de soldado por aí - vide hoje! Adora os gays pintando e bordando com suas agendas queixosas de "perseguidos".

Tudo o que destrói a moralidade e a honra, o certo, a Ordem e o Progresso ela adora.

Ah... Adora um vermelho comunista! Idolatra o Foro de São Paulo e seus criadores: Fidel e Lula. Ah! ADORA CUBA!

Só não adora o Brasil e os Brasileiros.

Quer apagar este estrupício de nossas vidas?? VOTE AÉCIO NEVES!

Flor Lilás

Reply

Como enviar imagem para o blog?

Reply

O nome disso é sacanagem!

Reply

Mais crimes! Ou o Brasil acaba com esta quadrilha, ou a Nação se torna inviável.

Reply

O pior é que as denúncias não vão dar em nada!

Lourdes

Reply

Tenho uma idéia: começar a divulgar algo assim:
13, NÃO! É O NÚMERO DO CRAMULHÃO!
13 NÃO! É O NÚMERO DO LADRÃO!
13, NÃO! É NÚMERO DE BEBERRÃO!
13, NÃO! É QUEM ROUBA O POVÃO!
Tem que rimar, aí fica mais fácil.

Reply

CEL,

Caluniar e perseguir é o que os comunistas do PT mais sabem fazer. Vejam no link a denuncia do Pr. Silas Malafaia:

http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/religiao/silas-malafaia-denuncia-uso-da-receita-federal-pelo-pt-para-perseguicao-politica-e-religiosa/

Índio Tonto/SP

Reply

Coronel,

errata...

Adora o aborto! Adora um bom crack rolando...

Flor Lilás

Reply