Só Dilma poderia demitir Nestor Cerveró, afirma Graça Foster. No entanto, a petista fechou o olho e promoveu o diretor que a convenceu a comprar Pasadena.

Em seu segundo depoimento no Congresso sobre a compra da refinaria de Pasadena (EUA), a presidente da Petrobras, Graça Foster, repassou ontem para a presidente Dilma Rousseff a responsabilidade de esclarecer por que Nestor Cerveró foi mantido em outro cargo em vez de demitido. Ex-diretor da área internacional da estatal, Cerveró foi apontado por Dilma, em março, como autor do parecer "falho" que baseou a aquisição da refinaria em 2006.

Na época, Dilma presidia o Conselho de Administração da estatal que aprovou o negócio, que deu prejuízo de US$ 530 milhões. O caso desencadeou suspeitas sobre a estatal e motivou a criação de uma CPI para investigá-la.

Durante a audiência, Graça foi cobrada por oposicionistas sobre por que Nestor Cerveró foi transferido para a diretoria financeira da BR Distribuidora em vez de ser demitido em 2008, quando vieram à tona os problemas com Pasadena. Cerveró foi demitido da BR neste ano, após as declarações de Dilma. "Quem demite e quem aprova diretores da Petrobras e da BR Distribuidora é o conselho, que é o mesmo [para as duas empresas]. Cabe apenas ao conselho. Tem o presidente do conselho e os conselheiros, cabe a esse presidente do conselho justificar a aprovação ou não de um diretor da nossa companhia."

DESCULPAS

Graça também se desculpou aos funcionários da BR Distribuidora por ter afirmado, em audiência no Senado há 15 dias, que a transferência de Cerveró para a BR foi uma punição. Apesar da afirmação transferindo responsabilidade a Dilma, na maior parte das quatro horas de depoimento Graça seguiu orientação do Planalto e adotou um tom mais político e apaziguador.

Ela evitou críticas ao antecessor José Sérgio Gabrielli e defendeu Dilma. Ainda neste tom, a executiva suavizou as declarações sobre a compra de Pasadena, sobre a qual havia dito ao Senado que "não foi um bom negócio". "De 2006 até 2008 era potencialmente bom. Pós 2008 era um negócio de baixo retorno", afirmou. Segundo ela, as perdas de US$ 530 milhões com a compra de Pasadena podem ser revertidas caso haja melhorias no mercado. (Folha de São Paulo)

12 comentários

O PT é a quadrilha mais perigosa que age no Brasil.

Reply

O corpo jurídico da Petrobras é composto de um elevado número de advogados. Por sinal, competentíssimos. Analise-se, por exemplo, as inúmeras exigências, os cuidados, as observações, as precauções, etc. das cláusulas dos complexos contratos de concessão da bandeira BR, para um simples posto de combustíveis, ainda que pequenino. Eu o conheço, pois já fui proprietário de posto de combustíveis. Causa-me espécie que o contrato de tamanha envergadura, da aquisição bilionária da Refinaria de Pasadena, não tenha sido submetido ao crivo destes especialistas. Se o foi, onde está seu parecer? Por quê a mídia, a oposição, os militantes, os políticos, etc. ignoram esta relevante particularidade?

Reply

CORONEL!
O título da matéria tem um misto de ironia e capciosidade;pois o olho ficou mal fechado.Do Cerveró!

Reply

Esta desGraça deveria procurar aperfeiçoar mais o seu discurso, pois cada vez mais mostra que é outra PETRALHA mentirosa.


Chris/SP

Reply

Companheiro defendendo companheiro, todos sabem, se alguem sifuder, vai ter de aguentar o tranco, inclusive uma prisão sem abrir a boca. Taí o marcos valerio quietinho, engolindo 10 anos sem chiar.

Reply
Pra Frente Caranguejo mod

Lembro-me do "Alfredo Nascimorto"
No Ministério, flagrado roubando
Toda a imprensa divulgando
E, esta "besta" o prestigiando

Reply

Essas duas deveriam pegar suas vassouras e sumir de vez do Brasil.

Reply

De novo essas duas periguetes!

Chega de firula, já passou da hora da justiça trabalhar com seriedadedade, essas 2 Já deviam estar pagando pelas maracutaias que fizeram. Cadeia já para esses ladrões que usam o cargo para enriquecer e roubar o povo.

Reply

Ninguem aguenta mais essa gentalha.

PT nunca mais!!!!

Reply

Eu nunca vi tanta coisa feia por metro quadrado. Volta para o mar oferendas!!!!!!!!!!!!

OS CARAS:

Reply

Que foto; a feia e a "fera"!

Reply

Come mente essa PTralhada, a cada fala, uma nova versão.

Reply