Entre eleitores que conhecem bem os candidatos, Dilma é derrotada tanto por Aécio quanto por Campos.

Os candidatos a cargos públicos costumam repetir que agora ainda é cedo para analisar o cenário eleitoral, pois a maioria dos brasileiros ainda não está conectada à disputa de outubro e poucos eleitores conhecem neste momento todos os principais nomes na corrida pelo Palácio do Planalto.

É tudo verdade. Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, realizada nos dias 2 e 3 deste mês, apenas 17% dos eleitores afirmam conhecer "bem" ou "um pouco" os três principais pré-candidatos a presidente: Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

Nesse universo, embora a margem de erro do levantamento se torne bem maior por causa do número pequeno de entrevistados, o resultado final é muito diferente daquele apurado quando é considerado o total da amostra do instituto.

No cenário testado apenas com eleitores que conhecem os três principais candidatos, Campos fica com 28%. É seguido por Dilma, com 26%. Aécio pontua 24%. Os três estão tecnicamente empatados. É que a margem de erro sobe para cinco pontos percentuais, para mais ou para menos. No âmbito geral da pesquisa, essa margem chega a apenas dois pontos percentuais.

O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, faz um alerta: "Os eleitores que conhecem os três candidatos são os que mais acessam o noticiário, ou seja, são os mais escolarizados, de renda mais alta etc. Nada indica que o eleitor típico de Dilma, ao conhecer Aécio e Campos, deixará de votar nela". Ou seja, a oposição não terá certeza de sucesso se garimpar apoio apenas entre os que já conhecem e votam em Dilma sem saber direito quem são Aécio e Campos.

A jazida inexplorada de votos à disposição de adversários do PT --e também aberta para a própria presidente Dilma-- está no vasto grupo de eleitores que não vota na candidata governista e ainda não conhece muito bem as opções em jogo para pensar em fazer uma mudança.

Em todos os cenários pesquisados pelo Datafolha, no levantamento completo, a petista pontua de 38% a 43% e aparece à frente dos demais candidatos. O restante dos eleitores prefere outros nomes, está indefinido ou vota em branco, nulo ou em nenhum candidato.

Ainda dentro do universo dos que dizem conhecer bem Dilma, Aécio e Campos, desaparece o amplo favoritismo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, registrado em todas as pesquisas até agora. Quando é ele, e não Dilma, o candidato, seu percentual chega a 32%. Aécio e Campos pontuam 23% cada um.

Se Campos é substituído pela ex-ministra e ex-senadora Marina Silva como candidata do PSB a presidente, ela fica com 34% e lidera numericamente a pesquisa contra 23% de Dilma e 25% de Aécio --tudo no universo dos que dizem conhecer os três principais nomes na disputa. Marina Silva também permanece competitiva se disputar nesse nicho eleitoral contra Lula e Aécio. Nesse cenário, a ex-senadora pontua 32%. O ex-presidente registra 29% e o tucano tem 24%. Na semana passada, no entanto, o PSB confirmou que a chapa da legenda terá Campos como candidato e Marina na vaga de vice.

SEGUNDO TURNO

Nas simulações de segundo turno feitas pelo Datafolha com esse grupo de 17% dos eleitores que conhecem Dilma, Aécio e Campos, os vitoriosos são sempre de oposição --com uma vantagem fora da margem de erro. Numa eventual disputa entre Dilma e Aécio, a petista seria derrotada porque sua marca é de 31% contra 47% do tucano. Na hipótese de embate com Campos, o socialista registra 48% contra 31% da atual ocupante do Palácio do Planalto. (Folha de São Paulo)

18 comentários

Coronel,
Que os candidatos de oposição se prepararem pois, consolidando-se este cenário, o Lula substituirá a Dilma nas eleições.

Ele colocou um poste na presidência ocasionando tudo isto.
Virá como salvador da pátria.
Estejam atentos.

Reply

Coronel, é possivel, tecnicamente, juntar todos os elementos de pesquisas das diversas agencias e compor uma analise num universo maior, englobando todos os entrevistados de diversas regiões do Pais? Caso possivel, acredito que teriamos um panorama bastante diferente daquio que vem sendo mostrado a conta gotas.

Reply

Coronel, meu amigo eu já dizia isto antes, agora tenho CERTEZA ABSOLUTA que a POSTE DE CACHACEIRO não estará no segundo turno, isto se tiver.

O zé-povinho ligou os ESCÂNDALOS DA PT-ROUBAS a DILMA e canalhada do PT.

Não tem como colocar o Passa-dilma e outras canalhadas como uma " ernça mardita du " FHC.

As pesquisas mostram a queda JÁ IRREVERSÍVEL DA ARANHA PETRALHA.
Padilha não decolará, É COMO UMA GALINHA TENTANDO VOAR, se Alckmin for derrotado será por outro partido NÃO LIGADO À BASE DO PT.

Eu acho até saudável um novo governador, a troca de partidos no Palácio dos Bandeirantes e lá no Planalto, Aécio fará a faxina grossa quando assumir dia 1/1.

Reply

O dado mais importante é que Aécio pontua sempre mais baixo que Campos. Ou seja, o próximo presidente será Eduardo Campos.

Reply

LULLA TÁ PREPARANDO A VOLTA DELLE. ESTÃO TORRANDO A DILMA. ELLE SABE QUE ELLA NÃO LEVA ESTA. O POVO JÁ ESCANCSROU OS OLHOS EM RELAÇÃO AOS PETISTAS. FAÇO ENQUETE PESSOAL NAS RUAS E, ONDE VOU: SUPERMERCADO, SALÃO DE BELEZA, PORTEIROS, BANCA DE REVISTA, POSTO DE GASOLONA E ETC. NINGUÉM VOTA MAIS NA DILMA E TAMBÉM NO LULLA. ELES NÃO ENGOLEM ESTE LULLA E FAMÍLIA RIQUISSÍMOS. ELES SABEM DA ESTÓRIA DE VIDA DELLE. POR ISSO ACHO WUE OS PRÓPRIOS PETISTAS VÃO FAZER COMO SALOMÉ
"PEDIR A CABEÇA DA DILMA. JÁ COMEÇOU COM O GABRIELI.
.

Reply
Eu lembro o que vocês fizeram, eu sei o que vocês são... mod

Não sei não se a mula voltará... até ele está desgastado. Já fez o seu discursinho, já destilou o seu fel... Mas mesmo o povão quer resultados... já estão cansados das promessas desses comunistas. Graças a Deus!

Reply

Se Aécio ou Campos, não forem para os grotões, para os bairros pobres das cidades, povoada por pessoas desinformadas e ignorantes, a Dilma ganha.
é preciso fazer um pergunta simples: eles preferem um governo incompetente e corrupto, que mais desvia dinheiro que do que aplica em saúde, segurança e educação, ou querem alguém que realmente atenda os interesses dos pobres?

Reply

Huumm !! Chamo isto de efeito "casa grande".
É uma teoria ou raciocínio especulativo mas, válido. Notem que é baseado na opinião dos mais esclarecidos ou dos que tem maior grau de escolaridade (a minoria).
Mais importante é o que chamo de efeito "senzala" (a MAIORIA). Lembrem que na época da "casa grande" e da "senzala", a maioria lutava capoeira e a minoria achava que era apenas uma "dança" e que em cima dos altares da maioria estavam imagens de santos e em baixo os objetos da verdadeira fé dos "senzala". E os "casa grande" pensavam: "Como são "católicos" estes da "senzala". Simples e natural auto-defesa. Nesta mesma atitude de "auto-defesa", os aquinhoados menos esclarecidos dos benefícios sociais ( bolsas, aposentadoria por idade, assentamentos, minha casa e etc...), ao serem inquiridos por pessoa desconhecida, nunca dirão NÃO VOTAR em quem tem o poder na atualidade. "Melhor um feitor RUIM mas conhecido, do que um feitor desconhecido que, pode ser PIOR" ou modificar o "status quo". A isto chamo "efeito senzala". Aos inquiridores das pesquisas, os "senzalas" NUNCA arriscarão dizer que votarão na oposição, mesmo que na hora da votação o façam.
Verifiquem as pesquisas principalmente da última eleição. A diferença entre a previsão e a
real votação de Dna Dilma e o aumento dos votantes em Dna Marina (aparentemente a menos "perigosa" para os "senzala").
Por isto, É IMPORTANTÍSSIMO que a oposição faça um discurso SIMPLES, DIRETO e COMPREENSÍVEL dirigido à maioria dos votantes, os "senzalas", os pretensos votantes em nulo e em branco, os que pensam em não votar (não comparecer é muito barato) e aos menos esclarecidos em geral. Nada de "luvas de pelica", "punhos de renda", "champanhe e caviar ou paletó e gravata" (como Serra e Alckmim) e SIM "pé no chão", "sanduiche de mortadela" e linguagem POPULAR (não popularesca)!!
E, que Deus nos ajude e o Diabo que carregue os petralhas !!
Voeeii...

Reply

21 de abril de 2014 09:37

Só o fato de considerar que Lula volte ou mesmo que Dilma seja candidata, com tantos crimes e roubos estampados nos noticiários e um partido não ser cassado apesar de abrigar uma quadrilha, segundo o ministro Celso de Melo:
“Nunca presenciei caso em que o CRIME de QUADRILHA se apresentava tão NITIDAMENTE caracterizado”( Celso de Mello em seu voto)
“O que vejo nesse processo são homens que DESCONHECEM a República, pessoas que ULTRAJARAM suas instituições e que, atraídos por uma perversa vocação para o controle CRIMINOSO do poder, vilipendiaram os signos do Estado democrático de direito”(Celso de Mello)

Pode-se resumir, a sociedade brasileira não precisa nem de cercas porque ela permite que a ESCRAVIDÃO lhe seja colocada como PROPOSTA de governo.

Bay bay Brasil!

Reply

OS DOIS SE DIGLADIARÃO NO SEGUNDO TURNO. AÉCIO NEVES X EDUARDO CAMPOS.

A petezada assistirá a luta pela televisão e a ALTERNÂNCIA DE PODER é democrática, mesmo em SP se o PSB vencer o Alckmin NÃO SERÁ O FIM DO MUNDO pois o PSDB depois de 20 anos de poder pode entregar a outro partido e os pre-candidatos ainda não apareceram.

Reply

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/04/1443208-sem-industria-cidade-em-mg-vive-caos-apos-unidade-da-votorantim-fechar.shtml

Reply

Pouco a pouco chegaremos à realidade nacional.Os brasileiros saberão muito bem dicernir o que é melhor para o nosso país.A verdade está chegando.

Reply

Até as eleições imaginem o que vai aparecer de ladroagem destes petistas! Todos os dias tem uma novidade. Fora PT! Fora Dilma! Na malhação de Judas os bonecos que foram malhados foram da Dilma, do Lula e do Haddad. Adorei!

Reply

Coronel

O Brasil esta infestado de Partidos Políticos Corruptos onde seus integrantes são traidores da Pátria

Os Partidos Políticos no Brasil muitos já eram para estar extinto,muitos Parlamentares são aliados do Foro de SÃO Paulo,fingem ser da Direita mas são traidores da Pátria

O Brasil precisa de Governante que saiba Comandar ou seja para Comandar uma Nação primeiro é necessário ouvir o Povo,ser Humilde buscar soluções Planejamento e Reformas Tributária,Política,Educação,Saúde,Previdência Social,

Sem estas medidas mínimas não existe Governante que Governa para o Povo,

O Ministério Público deve fiscalizar contas do Foro de São Paulo,quais as origens dos recursos,quem são os integrantes,quais seus objetivos,

O Ministério Público no Brasil deixa a desejar seus Integrantes Promotores,Procuradores,deveria muitos responderem por não ter Fiscalizado o que eram na época ser Fiscalizado

O maior patrimônio de uma nação é o espírito de luta de seu povo e a maior ameaça para uma nação é a desagregação desse espírito

Muito obrigado

Reply

O PT é parido comunista: TRAIDOR DA PÁTRIA. O povão detesta traidor da pátria.
Fora Dilma: Fora PT bosta.

Metrô de Caracas, Porto de Mariel,Porto do Uruguai. Haja traição com o dinheiro do povo sofrido. Só bilhões prá cá, bilhões prá lá e o povão ó: fu.
Petrobrás, aumento da conta de energia, aumento dos preços, arrocho do crédito. Querem mais.
Que venha o pilantra do Lula: ganhar-se-á mais fácil ainda: ele é o responsável pela herança maldita e o povo sabe que o bolsa família é política de estado.

Reply

Coronel,

sinto cheiro de metralha:
21 de abril de 2014 11:35

Flor Lilás

Reply

cel,

Que venha o velhaco e a amante dele.

Reply

Ninguém quer a POSTE DE BEBUM.
Quanto mais aparecem os podres da Dilma na PTroubas as pesquisas vão afundar mais ainda a Dilma, talvez ela chegue com 5% e Aécio com 11% e o Campos com 15% ( efeito Marina ) e outros com 10% somados.

O POSTE DE BEBUM ASSISTIRÁ o segundo turno lá da SALA DO TRONO DO REI LUIZ 51, QUE DO ALTO DO TRONO DO CASTELO DE ETANOL SÓLIDO assistirá o povo exigindo do rei a alternância de poder, 12 anos já gasta o partido mesmo em países com bom governo como os EUA e europeus.
PT BACK TO OPOSITION NOW.

Reply