Em discurso, Aécio ressalta humilhação a que Dilma submete prefeitos do país.

Vem aí a Grande Vaia para Dilma...

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, subiu o tom da suas críticas ao governo federal nesta segunda-feira (21) ao apontar promessas "repetidas em vão" e "humilhação" de prefeitos pelo Planalto. O senador também citou "escândalos em série" que envolveriam o governo e que, segundo ele, "tomaram de assalto" o Brasil.

"O país nos cobra exaltado e indignado a necessidade de uma reforma política, onde não haja mais qualquer espaço para a conivência, o aparelhamento, o compadrio político, o desvio de conduta e a corrupção endêmica que tomou de assalto o Estado nacional", afirmou.

Aécio foi o orador oficial da cerimonia de celebração da Inconfidência Mineira, em Ouro Preto (MG), convidado pelo governador Alberto Pinto Coelho (PP), seu aliado. Ganhou assim um espaço político em pleno feriado para se manifestar contra o governo Dilma Rousseff. O presidente nacional do PSDB se referiu à cerimônia como "a mais importante tribuna de Minas quando Minas fala ao Brasil". E acenou aos prefeitos ao criticar a "insolvência e insuficiência financeira" das gestões municipais –motivada, segundo Aécio, pela falta de um pacto federativo.

"Esperamos a hora em que finalmente a solidariedade política e o espírito público libertarão os senhores prefeitos do ferrolho da crônica dependência e das humilhantes obrigações em reverência ao poder central", disse o tucano.

Aécio criticou o que classificou como "forte recrudescimento da violência" no país, a "insuficiente e irresponsável" forma de tratar a saúde e problemas da educação que, para ele, comprometem valores da sociedade. E voltou a falar em corrupção. "O país também nos exige rigor, responsabilidade e autoridade para condução dos negócios de Estado e rechaça de forma vigorosa os escândalos em série, intermináveis, que nos humilham como povo, que reduzem nossa dimensão perante a comunidade internacional. Não é esse o Brasil que queremos", disse.

No palanque de 21 de abril com Aécio na vitrine, não faltaram pedidos de voto. "Senador Aécio, sua vez chegou: Minas vai elegê-lo presidente da República", discursou o prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho (PSDB). Na platéia dos convidados, um grupo do PSDB jovem gritou "Aécio presidente". O governador Pinto Coelho, anfitrião, disse que "o sonho de Minas está mais vivo do que nunca".

ENTREVISTA

Em entrevista antes do discurso, Aécio disse que sua intervenção foi pensada "com os dois olhos no retrovisor, mas sobretudo no futuro do Brasil". Segundo ele, foi um discurso sobre "o sentimento que não é mais só de Minas". "O Brasil precisa praticar valores como a ética e o respeito até aos adversários na disputa política. Há um sentimento de cansaço e de indignação em relação a muito do que assistimos hoje de forma corriqueira", afirmou.

Ele voltou a defender a aprovação da CPI da Petrobras e disse que estará em Brasília nesta terça-feira (22) para esperar o posicionamento da ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), sobre o pedido da oposição para que seja garantida investigação específica na comissão. "A CPI da Petrobras não é demanda da oposição, é da sociedade brasileira", disse. (Folha Poder)

5 comentários

Os 12 anos do lulopetismo é a maior vergonha que o país foi submetido,com a maior degradação de valores de nossa história.Que essa corja seja varrida pra sempre do poder.

Túlio Xavier

Reply

Muito bem, sr. Aécio, esta cada melhor, imagina na campanha eleitoral.

Reply

Coronel

Estou esperando ansiosamente pelo início da campanha eleitoral para ver Aécio Neves subir o tom contra os desmandos deste desgoverno.


Chris/SP

Reply


Acompanho o Aécio faz tempo, sei da capacidade dele de agregar e de avaliar o tempo. Ele está subindo o tom na hora certa e com as coisas certas. Avante, Aécio!!! Vamos botar essa turma pra correr!!!

Reply

Subir o tom é pouco, ainda. Comunista só pára com uma coisa: porrada!!!

Reply