A ponta do iceberg da roubalheira da refinaria Abreu e Lima.

As obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, que ligam o doleiro Alberto Youssef ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, registraram superfaturamento de R$ 69,597 milhões só na primeira fase, a de terraplanagem. A irregularidade foi constatada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou, em agosto, que a Petrobras executasse garantias do consórcio Refinaria Abreu e Lima (construtoras Norberto Odebretch, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa e Galvão Engenharia) para reaver a quantia e encaminhou provas à Polícia Federal, ao Ministério Público Federal e à Casa Civil da Presidência da República.

Segundo o acórdão, o superfaturamento só não foi maior porque, no decorrer das investigações, houve repactuação de preços entre a Petrobras e o consórcio, reduzindo o rombo. Mesmo assim, o valor alcançou 13% do total do contrato, que era de R$ 534.171.862,30.

O acórdão foi publicado em agosto. Segundo o relator, Valmir Campelo, houve um jogo de planilha: “Com a adoção dessa prática foram promovidos pagamentos maiores do que os inicialmente previstos” e os aditivos engordaram os preços de itens que antes não eram relevantes para o valor total do contrato.

O juiz Sérgio Moro, da 13°Vara Federal em Curitiba, afirmou na decisão de prisão preventiva de Costa que há documentos indicando “relação profunda” entre Costa e Youssef. Moro diz que foram feitos pagamentos vultosos do doleiro a Costa entre 2011 e 2012 e que eles estariam relacionados às obras da refinaria, cuja licitação teve participação do diretor da Petrobrás, o que caracterizaria corrupção passiva.

Youssef e Costa teriam contas comuns no exterior e foram produzidos relatórios mensais da posição do ex-diretor da Petrobras com o doleiro, com pagamentos a serem feitos inclusive a terceiros. Alguns dos pagamentos, acrescentou o juiz, envolvem negócios com a Petrobras. ( O Globo)

12 comentários

há relatórios técnicos na petrobrás que não recomendavam a construção da refinaria abreu e lima mas, a safadeza do pt na ânsia de roubar foi maior e, está ai a merda feita.

Reply

Coronel,

E a Sen. Katia Abreu, hein?? Que decepção!! Não assinou a CPI!!

E pensar que, um dia, achei que ela poderia ser Pres. do Brasil!!

Errar é humano, persistir no erro é burrice!!

Adeus Katia Abreu!! Vendeu tua alma para a Dillma quando desceu, de mãozinha, a rampa interna do palácio!!

JulioK


Reply

Quando será que o TCU entender que o roubo é 30%?

Reply

OFF - AOS INTERESSADOS


SEGUREM-SE FIRMES E PREPAREM OS SEUS CORAÇÕES: VEM AÍ A CPI DO SÉCULO!
(...)
Nestas alturas dos acontecimentos, ou seja, véspera de campanha eleitoral, os políticos, malandros velhos de guerra, sentiram o cheiro de carne queimada. Os acionistas da Petrobras, como diria, não estão nada satisfeitos e parecem decididos a largar mão das suas simpatias - como diria - "bolivarianas"... Bata tudo isso no liquidificador e se terá uma massa homogênea de interesses - como diria - muito interesseiros e impostergáveis!

Os investidores querem recobrar o que perderam. Os deputados querem se reeleger. Campanha custa caro. Os eleitores estão - como diria - "meio irritados". Se pularem fora da CPI, serão impiedosamente malhados e ninguém está disposto a ajudar político execrado publicamente como conivente - como diria - com "mal feitos", eufemismo que na última década tem servido para designar roubalheira, mentira, mensalões e sacanagens correlatas.

Retorne ao liquidificador, bata tudo isso outra vez e o resultado, inevitavelmente, revelará aquilo que faz o 'Barba' e seus sequazes perderem o sono e que poderá ficar na história do Brasil como a CPI do século! É coisa grande! Treme o Brasil varonil!

Confira a lista de quem assinou o pedido de CPI:

Alvaro Dias (PSDB-PR)
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)
Pedro Taques (PDT-MT)
Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)
Mário Couto (PSDB-PA)
José Agripino Maia (DEM-RN)
Aécio Neves (PSDB-MG)
Cristovam Buarque (PDT-DF)
Cyro Miranda (PSDB-GO)
Cícero Lucena (PSDB-PB)
Pedro Simon (PMDB-RS)
Randolfe Rodrigues (PSOL-AP)
Rubens Figueiró (PSDB-MS)
Ana Amélia (PP-RS)
Flexa Ribeiro (PSDB-PA)
Lucia Vânia (PSDB-PA)
Sérgio Petecão (PSD-AC)
Paulo Bauer (PSDB-SC)
Jayme Campos (DEM-MT)
Aloysio Nunes (PSDB-SP)
Maria do Carmo Alves (DEM-SE)
Clésio Andrade (PMDB-MG)
Eduardo Amorim (PSC-SE)
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)
Vicentinho Alves (SDD-TO)
Antonio Carlos Valadares (PSB-SE)
João Capiberibe (PSB-AP)
Lídice da Mata (PSB-BA)

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/03/segurem-se-firmes-e-preparem-os-seus.html

Aplaudamos estes SENADORES!

Chris/SP

Reply

E ESSES FILHOS DA MÃE MANDARAM A POLÍCIA FEDERAL PRA PEGAR O GOVERNADOR EDURDO CSMPOS. SÃO UNS FILHOS DA QUE RONCA E FUÇA. PAPUDA NELLES.

Reply

E isso é porque ainda ninguém falou da tão propalada pelo vigarista do século, Lula e Roseana Sarney, a Refinaria Premium do Maranhão, que não passou de um terreno baldio, mas serviu para fazer o mal maior, reeleger a cria do coronel de engenho do Maranhão, para mais um longo mandato,....
Desgraça pouca é miséria mesmo,.....

Reply

Youssef, Roussef... até no nome a PresidANTA está envolvida...

Reply

Vendo tanto de dinheiro que pula de lá para cá, agora dá para entender porque o Marcelo Odebretch atendeu o pedido do Lula e construiu o estádio do Corinthians, sem que o clube colocasse centavo algum.

Reply

É Petros sobre Petros.

Francisco

Reply

Em matéria de crime de corrupção o Lula/Dilma/PT são imbatíveis.
O que esses FDP roubaram de dinheiro público é uma coisa monstruosa. Pior é que nunca mais o povo terá essa grana roubada de volta. O bêbado fdp pagou seus capangas e comparsas com esse dinheiro, para eleger seus postes incompetentes, burros e caras de pau.
Quando é que essa justiça brasileira vai cassar a legenda PT e botar na cadeia esses canalhas desonestos, sem ética, corruptos e perigosos?
Ou será que o percentual de togados também comprados com o dinheiro roubado é maioria na justiça?

Reply

Que beleza, os 3 Senadores de SERGIPE assinaram o pedido da CPI.

O Brasil todo, digo todos os honestos e roubados pela bandidagem que nos governa estão aguardando ansiosamente a abertura dos trabalhos da CPI.

Reply