Um "rolezinho" pelos números reais do desemprego: 6 milhões de jovens entre 18 e 24 anos não trabalham ou estão na informalidade. Sim, aqui no Brasil.


A tabela acima é muito singela. Cruza os dados do Cadastro Geral de Empregos, o CAGED, com a população brasileira recenseada pelo IBGE. São dois dados oficiais e incontestáveis, sobre os quais é feito todo o planejamento do governo federal.

Pela tabela, quem está com carteira assinada está no CAGED. A diferença entre os registrados e a população total forma um contingente que identificamos como desempregados e/ou informais, já que não podemos afirmar que todos estejam sem emprego. 

A metodologia para medir índice de desemprego no Brasil é cheio de falhas, mas este não é o objetivo do post. O que queremos mostrar é que praticamente a metade da população jovem do Brasil não está trabalhando ou, se está, o faz na informalidade. São mais de 6 milhões de jovens, praticamente todos os universitários do país. 

Recentemente, a chanceler alemã Angela Merkel declarou que o desemprego entre os jovens "talvez seja o maior problema que a Europa enfrenta" e alertou sobre a ameaça de uma "geração perdida". Com mais da metade das pessoas com menos de 25 anos desempregadas na Grécia, Espanha e outros países, Merkel tem liderado discussões com chefes de Estado e governo europeus para combater este desemprego em massa.

No entanto, é bom lembrar que Alemanha tem apenas 7,8% dos jovens desempregados, a Áustria tem 9,4% e a Holanda 11,6%. Somando todos os desempregados dos 28 países da União Européia, segundo dados de outubro de 2013, havia 5.657.000 jovens desempregados, abaixo dos 25 anos. Menos do que o contingente brasileiro nesta faixa etária, que não está integrado formalmente ao mercado de trabalho. Veja aqui.

No Brasil, a "venda" dos baixos índices de desemprego por parte do governo do PT mascara a dura realidade: 43,68% dos jovens entre 18 e 24 anos não está no mercado formal. Nossa crise é tão grave quanto a da Europa nesta faixa etária. Estão aí os "rolezinhos" para comprovar.

33 comentários

Ah, mas o que esperar de um governo que maqueia as estátisticas para enganar a população. O povo está tão ignorante que não é por acaso que eles brigam por tempo de tv. Ganha quem mente e engana mais; e o PT é mestre nisto.

Dizimar o PT na próxima eleição.

Aécio Neves é o caminho para a mudança que o Brasil precisa.

Reply

Engraçado, este é um assunto que há tempos tenho falado, errei por pouco, estimava em torno de 46% o número de desempregados.
Coronel, avisa isto 'a oposição que estes m... não sabem, ou também querem mascarar

Reply

meu filho mesmo esta desempregado ele era menor patrulheiro quando teve de sair por causa do mandito alistamento do exercito que só atrapalho os jovens ..a empresa disse que assim que ele fosse liberado eles iria o recontrata lo ja no outro dia só que na semana passada ele foi liberado e ligo pra empresa no mesmo dia e eles disseram que no momento eles naum estavam contratando e assim que aparecesse uma oportunidade chamariam ele..só esse governo safado e corrupto junto a imprensa comprada alardeia que o desemprego numca foi tão baixo quando vemos a dificuldade de parentes filhos e amigo em arrumar emprego fixo.. deveria existir uma lei em que jovens com carteira assinada fosse dispensados automaticamente das forças armadas pois só atrapalha a vida dos jovens numa idade ja complicada pra arrumar uma colocaçao no mercado de trabalho

Reply

"...não trabalham, estão na informalidade."

OU

Recebem religiosamente BOLSA FAMÍLIA.

Reply

Há muito o povo tem feito rolezinho eleitoral, ao eleger a quadrilha para o governo federal, vários estaduais e municipais. Resta saber se São Paulo vai resistir ao rolezão programado para 2014. A invasão está em curso.

Reply

É o que convencionaram chamar de geração nem nem. Mas apesar do post não tratar do assunto (foi dito isto) esta tabela é absurda, pelos números apresentados. Comparando os números entre população com emprego formal e população do Brasil (IBGE - Oficial) chegamos a resultados que entendemos absurdamente mentirosos. Vamos lá: na faixa 25/29 anos, 88.09% da população brasileira tem emprego formal; na faixa 30/39 anos 86,25% tem emprego formal e na faixa 40/49 anos apenas 78.81% tem emprego formal. Mas o que mais espanta é que em 2012 a população brasileira levantada pelo IBGE foi de 198,7 milhões habitantes e o quadro mostra nas faixas etárias analisadas algo em torno de 69 milhões de habitantes. Isto quer dizer que o Brasil aproximadamente 130 milhões de habitantes entre 0,1 e 14 anos de idade e entre 65 e 100 anos. É por este número o futuro é negro para a geração quem vem por ai.

Reply

Não estou entendendo mais nada. O nosso desgoverno não anuncia a todo instante que o desemprego em nosso País é quase nulo?

Reply

Entre 50 e 64 anos é pior ainda.
A molecada desempregada é sustentada pela família, mas quem sustenta os maiores de 50?
Por que ninguém fala nada?

Reply

Sou professora universitária e conheço bem a realidade dos jovens: péssimos cursos de ensino médio, com professores de Sociologia e de Filosofia que só sabem estimular o coitadismo, acesso praticamente automático a cursos superiores sem mercado de trabalho. E a mídia só colabora. A TV com o enesesimo BBB, novelas que ensinam só coisas erradas, tudo maquiado (indices de inflação, etc). O governo só estimula o consumismo mas como tudo é carissimo no Brasil dos petralhas, os jovens não conseguem consumir. Vão para as drogas e para os rolezinhos. Falta religião, espiritualidade, leitura, respeito ao trabalho, justiça dura.

Reply



Já postamos aqui que isto aconteceria. Rolêsinho é nome dado pela imprensa amestrada para glamourizar o que na realidade é invasão, distúrbio, barbárie.!!!.
Quem não tiver arma, que compre mesmo no mercado negro. Esqueçam este estatuto do desarmamento que é o Ode petista aos compulsórios vitimas. Morando em condomínios, organizem-se pela suas defesas, porque senão o ferro vai entrar sem dó.!!!.

Reply

Cel, além do seu, os artigos do Reinaldo Azevedo e Aluizio Amorim estão ótimos.

Será que o jornalista (Antero Greco)que o Aluizio Amorim se refere, não enxerga que não é com rolezinhos que iremos mudar as diferenças sociais?
Espero que os jovens não vão na onda deste Antero Greco porque ele é apenas mais um pago pelo PT para fomentar o ódio entre as classes e manipular os jovens.
Não tem ninguém para orientar este sr que o rolezinho não irá tirar estas pessoas da pobreza e nem da periferia e que ele próprio está fomentando o apartheid.
Gente, por incrível que pareça, integração para o PT, é a aceitação da miséria. Deu um rolezinho, pronto! Já integrou.
Bando de salafrários, sem vergonha.
Meu amigo, não se conforme com a miséria. Lute, estude, trabalhe e procure sair fora da miséria de maneira digna decente. Você pode, você é capaz. Eis um grande exemplo: O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA.
Estão apenas usando a classe mais humilde como usaram o ministro Joaquim Barbosa na condição de negro, nomeando-o para um cargo no STF, esperando em troca sua gratidão por ter nomeado um negro para um alto cargo.
Olhos abertos. Só querem seu voto. Eles não se importam se continuam na miséria.

Reply

Vai ver a corja quer ver um rolezinho a la Pedrinhas. Se as antas analisassem que a proliferação destes rolezinhos não é só ruim para SP, mas como para todo o Brasil (impacto em segurança, economia e na copa, que está na porta para acontecer), ficariam calados. A propósito, por que o Brasil 247 não comentou da Caixa?

Reply

Graças a Deus esse partidéco de salafrários não tem mais chance no Brasil.
São 11 anos mentindo e surrupiando dinheiro público, além de só fazer cagadas no governo.

Esses quadrilheiros só têm chance e conseguem governar para os idiotas lá da parte de cima do mapa do Brasil. Os brasileiros da outra metade (abaixo) não são bobos, aqui não violão, como disse um comentarista do CH.

"O turcão (prefeitode SP)tem que explicar este preço da tinta e pincel tão caros à população de São Paulo. É a tinta mais cara que já conhecemos: 4,7 bilhões. Esta licitação poderá dar cadeia ao alcaide paulistano".

"O turco além de estar assaltando os paulistanos, felizmente e para nossa sorte, está ajudando afundar o PT em São Paulo. Ele está pensando que paulistano é bobão e pode fazer o que quiser, como estão fazendo no Brasil. Aqui não violão!"


FORA PETRALHAS. SEU TEMPO ACABOU!

Reply

Coronel, o artigo mostra que no Brasil a geração "viteloni" no bom italiano BEZERRÕES aparece também no Brasil, o bolsa-esmola dado desde os 16 anos a jovens com carteira de trabalho e meninas com 14 anos já parindo o segundo filho também têm ajuda do governo. PORQUE O ESTADO NÃO DÁ ANTICONCEPCIONAIS INJETÁVEIS EM MENINAS DE 11 ANOS e diga ser só uma vacina, dê aos 14 anos educação para a sexualidade, que é diferente da educação sexual pois a adolescente que já iniciou-se vai aprender a não pegar AIDS e hepatites, grávidas nunca iriam ficar pois seriam "vacinadas" de três em três anos com o remédio.

Se a adolescente se juntar de modo estável com outro, poderia dois anos depois pedir isenção da dose e ter seus filhos (seriam menos).
Casamento daria dois anos depois o mesmo direito ( se eu mandasse ).

O ESTADO E IGREJAS DEVEM INVESTIR MAIS NA reaproximação de famílias e re-agregamento familiar.
Investir dez vezes mais em obras de saneamento básico ( água e esgoto ) o que leva investir menos em saúde. Educação escolar em estabelecimentos com parcerias público-privadas e mensalidade muito baixa aos pais ( para não pensar que são escolas públicas).

Reply

CEL,

Quem acredita em estatísticas feitas por bandidos? Eu, não.

Conjugando novamente o verbo ENGANAR no pretérito, no presente e no futuro: Você foi enganado, você é enganado e você será enganado.


Índio Tonto/SP

Reply

Olha o fracasso do desgoverno petralha.
Temos que desmascarar este desgoverno desgovernado.



http://polibiobraga.blogspot.com.br/2014/01/folha-diz-em-editorial-que-governo.html

Reply

Há um dado agravante, leia:

"" Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) baseados na Pnad 2012 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e divulgados nesta sexta-feira (29) mostram que o número de jovens de 15 a 29 anos que não estudava nem trabalhava chegou a 9,6 milhões no país no ano passado, isto é, uma em cada cinco pessoas da respectiva faixa etária.

O número --que representa 19,6% da população de 15 a 29 anos...".



OU SEJA, 20% DOS JOVENS DE 15 A 29 ANOS NÃO ESTUDA E NEM TRABALHA!!!


Agora, pergunto: a que se dedicam jovens nesta situação? Sim! Ao consumo e tráfico de drogas!

É para estes (e seus familiares) que deve se dirigir o discurso da oposição: dar-lhes uma ESPERANÇA DE VIDA, pois estão entregues ao narcotráfico e ao crime em geral.


Lanterna.

Reply

Cel.
Bom esfregar na cara dos defensores dos mais médicos que um cubano deixou de atender paciente pq tava com pagamento atrasado:

http://www.perito.med.br/2014/01/escandalo-das-cubanadas-mais-medico.html

Reply

Olha no que resultou a criação da classe média por DECRETO. Num aperto para justificar como uma classe média pode reclamar de serviços como educação, saúde dependentes do governo.
Atenção El Pais, esta classe média que o PT inventou é pura maquilagem da miséria. Aqui tudo é na base dos remendos e das maquilagens.
Só mentiras e enganações.

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/sanatorio-geral/estadista-e-isso-ai-5/

Reply
carlos/guarulhos sp mod

vamos criar uma bolsa shopping
Assim essa juventude desemprega e mal educada poderam ir

Reply

Ao colega que chamou Haddad de turco, uma observação. Chamar alguém de turco hoje em dia é um tremendo elogio. A Turquia está bombando. Quem nos dera estar no mesmo caminho. Para fazer justiça, acho melhor chamar o Haddad de "poste petista".

Reply

O Polibio Braga tras uma materia hj que diz: "Folha diz em editorial que governo Dilma cria esqueletos no armário".

PelamordeDeus! Se petralha já não dá pra aguentar como são, imagina saber que essa corja vai sair do armário!

Tudo isso e mais 'viadagem'…. rs rs rs Ninguem mais vai aguentar.

Reply

Cel, olha o post do Reinaldo Azevedo. Alguém duvida que já vivemos uma guerra civil.



http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/mortes-e-onibus-queimados-em-campinas-pronto-o-maranhao-pode-voltar-a-ser-o-maranhao-e-cardozo-pode-voltar-a-ser-cardozo/

Reply

>>

Se o Brasil tem emprego sobrando, como alegam os petistas, porque esse aumento escandaloso da violência?

Ou será que é bem mais fácil assaltar um posto de gasolina e levar mil reais do que ralar um mes inteiro para ganhar um salário miserável?

Porque tanto crime no País das Maravilhas que os petistas alegam que criaram para nós?

Esses cretinos criaram via propaganda mentirosa e enganosa um país que não existe e de quebra trouxeram os pibinhos e o aumento da criminalidade, da inflação e da miséria.

Chega de mentira. Chega de enganação. Fora PT!! Fora Dilma!!! VÃO PARA PT QUE OS PARIU!

<<
<<

Reply

Por que o TSE proibiu o MP e a polícia de investigarem?
Ou "A absoluta e flagrante inconstitucionalidade da nova resolução do TSE".
E começa tudo de novo. A população foi às ruas pedir a derrubada da PEC 37. O Congresso, assustado, por unanimidade atendeu aos apelos do povo. Pois não é que o TSE resolveu repristinar a discussão, por um caminho mais simples, uma Resolução?
Para quem não sabe, explico: pela Resolução 23.396/2013, o Ministério Público e também a Polícia de todo o Brasil não podem, de ofício, abrir investigação nas próximas eleições. É isso mesmo que o leitor leu. Segundo a nova Resolução – que, pasmem, tem data, porque vale só para 2014 – somente poderá haver investigação se a Justiça Eleitoral autorizar.
Mais aqui: http://gasparino.jusbrasil.com.br/noticias/112327140/por-que-o-tse-proibiu-o-mp-e-a-policia-de-investigarem?utm_campaign=newsletter&utm_medium=email&utm_source=newsletter

Reply

Coronel,
muito simples, bolsa esmola neles. inclusive incentivando a não estudar.

Reply

bolsa familia eh muito pouco,nao dah p comprar jeans de "grife"!

Reply

Genial o título desse post.

Reply

Coronel,

Anote ai:

- APARTHEID SOCIAL

Novo termo que o PT, através das Redes Sociais e OAB, colará no Brasil.

JulioK

Reply

13 de janeiro de 2014 08:26

Respeito sua opinião mas acho que todos deveriam servir as FFAA. Olha para os jovens, não tem noção o que é ter um emprego. Dá pena ver seus corpos tatuados, orelhas furadas, penteado a lá Neymar, sem falar que a maioria quer trabalhar por alguns meses receber indenização e depois o seguro do emprego. Os jovens hoje, claro que há exceções, mas a maioria acredita que um contrato profissional é apenas ter direitos.

Reply

O problema não é esse pessoal mais jovem estar desempregado, o problema é não terem nada o que fazer. A família os apóia, o que precisam é de acesso a cursos técnicos de qualidade, em período integral, talvez com o pagamento de um benefício, para dali a dois ou três anos estarem em condições de entrar no mercado de trabalho.

O desemprego é um problema maior para quem já atingiu os 40 anos. Esses não contam mais com a família, são considerados inúteis pelo mercado de trabalho e tem poucas opções de requalificação. E tem que cuidar da própria vida.. e dos jovens sob sua responsabilidade.

Reply

Coronel, para onde foi o programa Meu Primeiro Emprego? Desde o início não passava de uma jogada de marketing, e deu certo para a canalha.

Reply

E isso porque a Europa ainda está em crise.

Reply