Os candidatos na Globo: Dilma, 64 minutos. Campos, 8 minutos. Aécio, 1 minuto.

O PSDB decidiu medir o espaço dedicado aos presidenciáveis nos telejornais da TV Globo. Monitorou o ‘Bom Dia Brasil’, o ‘Jornal Nacional’ e o ‘Jornal da Globo’. Os tucanos ficaram de bico aberto com o grau de exposição da presidente-candidata Dilma Rousseff na emissora de maior audiência do país.
 
Nos últimos dois meses, constatou a legenda, as reportagens protagonizadas por Dilma ocuparam 64 minutos nos três telejornais da Globo. No mesmo período, as notícias estreladas pelo tucano Aécio Neves preencheram 1 minuto e 30 segundos. O noticiário envolvendo Eduardo Campos, opção presidencial do PSB, durou 8 minutos e 40 segundos.
 
É natural que Dilma apareça mais nos meios de comunicação. Da vitrine do Planalto, um espirro dela chamará mais a atenção das manchetes do que uma pneumonia dos rivais. Ainda assim, o PSDB espantou-se com a superexposição da candidata do PT. Atribui o fenômeno a atos de campanha camuflados na agenda da presidente como eventos oficiais.
 
Eduardo Campos roçou os 9 minutos na tela da Globo por causa do rebuliço provocado por sua aliança com Marina Silva, um fato de alta relevância jornalística. Aécio só não teve menos de um minuto porque virou notícia ao criticar a ação do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) no inquérito da PF sobre o cartel suspeito de fraudar licitações de trens e do metrô em São Paulo.
 
Foi contra esse pano de fundo que Aécio disse ao blog no último domingo, ao comentar a liderança de Dilma no Datafolha, que “a presença da presidente nas mídias de massa é avassaladora”. Na sua definição, há hoje “um monólogo”, não uma disputa real. Acha que a coisa tende a ficar menos desigual só partir de março de 2014.
 
Também no domingo, em artigo veiculado em vários jornais, Fernando Henrique Cardoso, grão-mestre do PSDB, também realçou a desigualdade da contenta. “A candidata oficial, pela posição que ocupa, tem cada ato multiplicado pelos meios de comunicação. Como o exercício do poder se confundiu, na prática, com a campanha eleitoral, entramos já em período de disputa.” Para complicar, anotou FHC, as oposições estão “berrando pouco''.
 
A expectativa de Aécio, compartilhada por Eduardo Campos, é a de que os eleitores que anseiam por mudanças prestarão mais atenção à oposição quando os fatos e a legislação eleitoral elevarem a taxa de holofotes dos contendores de Dilma. Segundo o Datafolha, 66% dos brasileiros preferem que o próximo presidente tome decisões majoritariamente diferentes das que Dilma adotou.
 
Os antagonistas do PT atribuem mais importância a esse dado do que aos índices de intenção de voto: 47% para Dilma, contra 19% atribuídos a Aécio; e 11% a Campos. Os antipetistas recordam que faltam mais dez meses para a eleição. E invocam precedentes. Em 2009, nessa mesma fase do ano, o tucano José Serra liderava todas as pesquisas eleitorais. (Blog do Josias)

44 comentários

Aécio só apareceu porque criticou Cardozo, o Garboso!
Se ele criticasse, Lula, Dilma, Mensaleiros, etc.... mais vezes apareceria mais, mas é tucano e fica escondido como os outros.
Ué! Crie fatos, apareça, chame a atenção, faça como Lobão, chama Dilma de Inepta, chame o governo de mediocre, chame o PT de partido ditatorial, enfim faça oposição ao invés de se postar como quem inveja o PT.

Reply

vão buscar a bufunfa aonde pra cobrir os custos da novela das oito que chega a ser 500 mil por capítulo.é claro que tem que agradar a estúpida galopante(Lobão)

Reply

Coronel

Não podemos nos esquecer que a nossa oposição sofre de deficit de protagonismo. Esperar o quê?

Reply



Pronto, podem copiar.

Dilma RuímCEF, e todo o aparato estatal comuno-burguês não será capaz de pô-la de volta em Brasilônia. QSL?.!!!. fonseca.

Reply

A reeleição é o fato causador dessa distorção , filhote do FHC . Agora aguentem o poder da máquina , tipo locomotiva desgovernada , fazem tudo errado e cada vez é maior a aprovação.
Kkkkkkkkkk , esquerda é isso aí , trouxas.

Reply

Cel

Contra Inflação nos transportes, Supermercados, Conta de Luz, Gás, etc. não tem tempo de TV que faça Dilma vencer.

Vamos só aguardar o resultado do reajuste da gasolina e do diesel. Em fevereiro de 2014 já teremos uma posição.

Por enquanto os Petistas estão falando Dilma já ganhou.

Ha, ia me esquecendo do reajuste dos aposentados que novamente vai ser uma MERRECA.

Átila

Reply

Coronel,

Ou o Aécio vira protagonista da corrida eleitoral ou vai continuar amargando a baixa exposição.

Se a Dillma JÁ esta em campanha, o PSDB esta esperando o que?? Papai Noel, Coelho da Páscoa ....

JulioK

Reply

Corona

Imperdível o video do Felipe Moura Brasil da Veja em seu novo blog:
http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/

Assista o vídeo e divulgue:
"Águas de junho"
http://www.youtube.com/watch?v=n4UK7eXNbQk

Reply

Está acontecendo exatamente oq FHC falou... a oposição não faz barulho! Campanha só em março?!
Continua pagando para ver PSDB...

Gabriel-DF


Reply

Da Rede Globo, assim como da Folha de São Paulo não dá para se esperar outra coisa. Por isso que os "companheiros" caem de pau em cima da VEJA.

Reply

Pode aparecer até um absurdo mas é tudo normal. O mundo sabe que as empresas de comunicação sobrevivem das vendas de espaços comerciais em sua grade. No governo do PT mais do que os anteriores a participação da administração direta e indireta do governo é muito maior que a participação da iniciativa privada e a retribuição em espaço jornalístico deles é também muito maior. O que chama a atenção é a diferença entre o Campos e o Aécio. Na minha opinião isto acontece porque um gera mais notícia que o outro. Temos lido além do FHC, aliados do Aécio, inclusive outros partidos políticos reclamam da passividade dele. Teoricamente ele herdou quase 50 milhões de votos, que não está sabendo conquistar para si, pelos números das pesquisas apresentadas. O Aécio até hoje só entrou em disputas certeiras. A pergunta que não quer calar: teria ele coragem de disputar uma eleição sem a certeza da vitória e queimar seu futuro político? Sei lá, só o tempo dirá.

Reply


Ano que vem o bicho vai pegar.

Só que para o lado da Gerentona de araque.

Reajuste do Funcionalismo Federal, dos aposentados do INSS, que ganham mais de 1 SM.

Ela não vai querer dar nada, e vai perder uns dez milhões de votos ligeirinho.

Reply

Concordo integralmente com o que o Cavallieri disse acima-15:53 , mas discordo sobre o timming.
Agora é hora de low profile do Aécio ...pra marcar posição moderada.
Para a Oposição (e PSDB) agora seria a hora do Serra cair de pau...mas o Psdb é cheio destas hesitações históricas.

Fazer o que né?

Reply

É empurraar goela abaixo do eleitorado a desnorteada anta apodrecida. Imagine o resultado da servidão da GROBO mensaleira.

Reply

Cel,
Quem pode mais, chora menos. Por isso tem ser inteligente e corajoso. Se for cagao igual Serra vai levar pau

Reply

O povo brasileiro vai morrer intoxicado de antice.

Reply

Na GloboNews só dá Eduardo.

Reply

.....eh o povo bobo q paga a reeleiçao!!!!!!!!!!!!Masoquismo.paga p sofrer.

Reply

A Dilma só subiu nas pesquisas com a ajuda da Globo.para ter uma ideia os jornais local da Globo só falam bem do Haddad vc não ver um noticia sobre o Alckmin só falam do Alckmin sobre o Cartel esse é o único assunto que eles Falam do Alckmin.
todos os dias o Alckmin inaugura obras mais a Globo esconde.já asa faixas do Haddad eles falam o tempo todo como se fosse um coisa de outro mundo ate no Jornal Nacional eles mostra absurdo.

Reply


AGORA VOCÊS JÁ ASSISTIRAM A SÉRIE APRESENTADA NA GLOBO EM QUE A SEMPRE PETISTA ATRIS E O FREEBOI TONY RAMOS ÀS SEXTAS FEIRAS NA GLOBO? A PETISTA ATRIS FAZ O PAPEL DA DILMA. AJA CARA DE PAU

Reply

Bem... eu nem quero saber de tempo de tv porque meu candidato já está definido. Meu candidato será o Aécio Neves. E, prometo! Vou travar uma verdadeira batalha campal com os petralhas. Aconselho-os não atravessarem na minha frente. Não venha com o falso coitadismo que vou descer o porrete. De ladrão, bandido, safado, mentiroso, cínico, sem vergonha vai sair da minha boca. É assim que se lida com os petralhas.

Reply

Coronel, já que a "oposição" não faz barulho, façamo nós :

O PIB do terceiro trimestre encolheu em vez de crescer: 0,5%!!!

Hora da volta daquela foto cheia de petralha condenado ,mostrando o tamaninho do pib da dilma e do mantega..

Reply

Coronel,
espero que na campanha a oposição mostre, de maneira didática, quem é essa canalha.

Reply

Lamentavelmente, os petralhas estão usando uma arma que receberam de FHC. A presidente candidata a reeleição leva uma imensa vantagem em relação aos demais candidatos, podendo fazer campanha eleitoral disfarçada em atos de governo até o último dia do seu mandato. Aécio e os demais candidatos de oposição tem que acionar a Justiça Eleitoral para tomar alguma providência em relação a isso.

Reply

cel

Na coluna da Dora Kramer de hoje ela vai no ponto certo.
vale a pena reproduzir aqui neste espaço
abs

Reply

CEL,

O PSDB está igual a gato de armazém, DORMINDO EM CIMA DO SACO. Se formalizassem logo o nome de seu candidato à presidência do país, a mídia passaria a comentar muito mais e o eleitorado também, logo o tempo de exposição aumentaria substancialmente. Olha o Lobão ...

Índio Tonto/SP

Reply

Cel, aparentemente um fogo amigo no horário de 18:23.

O Aécio tem toda coragem e vai ganhar. Se ele não ganhar, não estará queimando seu futuro político, mas sendo mais conhecido.

Reply

Gostaria de fazer aqui uma pergunta simples para aqueles que criticam o Aécio dizendo que ele não está aparecendo fazendo oposição na mídia/ le-se Rede globo/ canal aberto no horário nobre que é o que vale.
Como ele deve fazer para isso acontecer??:?
Só se for perdendo a compustura e sentando porrada na Dilma e PT. Só assim vira notícia boa para os jornalistas de plantão em horário nobre. Aí eu pergunto :
vale a pena? Vai ganhar votos?De quem?
Quem quer ouvir este discurso agora já é oposição e já é anti-PT.
A maioria do eleitor ainda não está nem aí pra eleição e só vai fixar a imagem/perfil( se ele fizer isso agora)de um candidato raivoso e mal humorado. NÃO GANHA VOTOS NÃO
ELE ainda não é oficialmente candidato não pode fazer campanha aberta. Quem entra no ring mais cedo apanha mais. Só ficaria vulnerável perante a maquina do PT.
A Dilma está em campanha ilegalmente usando o cargo de gestão de presidente, ponto.
Calma gente o mineirinho não é bobo sabe o que faz. Quer aparecer na mídia sim mas só vai na boa.
O voto a conquistar pra ganhar a eleição é da massa despolitizada, que tem intenção de votar na Dilma mas não cai de amores por ela e quer mudanças.
Primeiro tem que ser conhecido e fixar a imagem de simpatia e na hora certa ele vai "bater" na Dilma e PT podem escrever. Provavelmente só após a copa do mundo que é quando a massa começa a pensar em eleições.
vamos aguardar e conferir
Carioca

Reply

Ué, mas o Aécio é candidato a Presidente? O PSDB já decidiu isto? Não, né, ainda é muito cedo, somente em março... (sei lá, porque não maio?). ACORDA PSDB.

Reply

Mas é só ver a enxurrada de publicidade oficial que desfila pela Globo. É grana pra mais de metro. Ao que parece a TV do bispo charlatão Edir Macedo está ficando de lado.

Reply

Caro Coturneiro Carioca, 3 de dezembro de 2013 21:35

concordo com você.
Enquanto isso, tem que processar a presidAnta e o PT por uso indevido da máquina governamental para publicidade, em nome do PSDB, como presidente do partido que é.

Flor Lilás

Reply

Coronel e Coturneiros,

precisamos, diariamente, em especial na fila do super-marcado, fazer campanha da seguinte maneira:
"olha a inflação de volta! Que insuportável!
Cada vez que a gente vem ao super-mercado está mais caro.
Agora a gasolina aumentou e vai trazer o efeito dominó!
Precisamos nos livrar desse governo do PT.
Eles só roubam nosso dinheiro e além de tudo acabaram com a estabilidade que o FHC nos deu com o plano real!
Chega de ladrão no poder! Pelo menos esse povo do mensalão foi para a cadeia…
Está na hora de colocar outra pessoa no poder e essa pessoa é Aécio Neves!"

Vamos lá Coturneiros - trabalho de formiguinha!

Flor Lilás

Reply

TODO MUNDO FALA DA GLOBO, QUE A GLOBO É ISTO, É AQUILO. A GLOBO SÓ É O QUE ELA É PORQUE AS PESSOAS LIGAM A TV E COLOCAM NO CANAL DA GLOBO. QUEREM MUDAR ISTO? ENTÃO PAREM DE COLOCAR NO CANAL DA GLOBO E SEUS FILIADOS. BOICOTE TOTAL, QUERO VER ELES AGUENTAREM A QUEDA DE IBOPE, VÃO QUEBRAR NO MEIO RAPIDINHO. EU A MUITO TEMPO NÃO VEJO GLOBO. NÃO ADIANTA SÓ FICAR FALANDO TEM QUE TER ATITUDE.

Reply

A reeleição é o verdadeiro empecilho para a mudança de poder...a verdadeira praga...Um candidato no poder é muito forte....imagine uma pessoa inepta como a Dilma sem o cargo... estaria em ultimo lugar...

Reply

Coturneiro Carioca das 21:35,concordo plenamente com sua análise da conjuntura vigente .
Na hora certa o mineirim vai dar o que falar,pois como canta Alexandre Pires, mineiro gosta de comer quietinho,sempre pelas beiradas.

Reply

O PT se apropria do tempo da tv para fazer propaganda antecipada e enganosa. Depois tem gente que ainda fala em PIG, tai a prova. Dilma se exibe na tv fazendo a lavagem cerebral de sempre

Reply

Dilma Rousseff é a atual presidente da republica e se aproveita disso e da consequente e excessiva exposiçao da midia para lançar sua campanha antecipadamente, por isso esses numeros de pesquisas nao devem ser levados em consideraçao agora.

Reply

Simplesmente foram 16 bilhões que o PT gastou em publicidade na soma dos governos Dilma e Lula. Uma vergonha. Ptralhas ainda dizem que a globo ta do lado do PSDB.

Reply

Flor Lilas

Concordo com vc no trabalho formiguinha pois já venho fazendo isso há tempos. Mas acho que por ora algumas coisas tem de ser omitidas para não parecer arrogante e eletista perante a população mais humilde( caixas de mercado, empacotador, faxineiros, etc...)principalmente se vc está vestida(o)arrumadinho(a) e sua conta ao passar no caixa no mercado não faz estilo povão.


"olha a inflação de volta! Que insuportável! ok
Cada vez que a gente vem ao super-mercado está mais caro.ok
Agora a gasolina aumentou( e vai trazer o efeito dominó!)substitua por algo parecido com; e tudo vai aumentar, né?
deixem eles pensarem que também pensam
Precisamos nos livrar desse governo ok (do PT.)não precisa dizer partido , mesmo pq a maioria nem sabe qual é o partido da Dilma
(Eles só roubam nosso dinheiro e além de tudo acabaram com a estabilidade que o FHC nos deu com o plano real)não é linguagem povão
substitua por: É e agente pensava que a inflação não voltaria depois daquele plano, como é mesmo o nome? ... daquele presidente que fez essa coisa boa, como é mesmo o nome dele?
Chega de ladrão no poder! Pelo menos esse povo do mensalão foi para a cadeia…ok
Está na hora de colocar outra pessoa no poder ok(e essa pessoa é Aécio Neves!)só se a pessoa que estiver conversando com vc perguntar quem vc acha que seria um bom presidente. se vc der o nome de cara vão achar que vc está fazendo campanha e ficam com o pé atrás e o tiro sai pela culatra.
Desculpe se lhes pareceu professoral essas minhas sugestões mas essa tatica dá certo. já mudei muito voto da Dilma para o serra nas eleições passadas assim.

Reply

É exatamente por esse motivo que nao se deve tirar conclusoes precipitadas baseadas em pesquisas. O cenario é completamente passivel de mudanças, e diria que mudanças drasticas com a verdadeira corrida eleitoral.

Reply

Dilma se aproveita da maquina do Estado para fazer propaganda e campanha fora de hora. Como dizem, propaganda é a alma do negocio. só qe estamos falando de política, de pessoas e nao de produtos

Reply

Ainda acusam a globo de ser Psdbista? O PT é demais né? Dilma
faz campanha antecipada, usa a máquina pública pra isso ou seja, tem exposição excessiva na mídia, o PT gasta 16 milhões em publicidade nos governos lula e dilma beneficiando a rede globo. Falcatrua com a Rede Globo vem há anos, basta ler o livro, "A história secreta da Rede Globo", aliás difícil de encontrar pq foi proibida a venda.
E por fim, 66% das pessoas querem mudança e essa mudança é o Aécio Neves!

Reply

Ainda acusam a globo de ser Psdbista? O PT é demais né? Dilma
faz campanha antecipada, usa a máquina pública pra isso ou seja, tem exposição excessiva na mídia, o PT gasta 16 milhões em publicidade nos governos lula e dilma beneficiando a rede globo. Falcatrua com a Rede Globo vem há anos, basta ler o livro, "A história secreta da Rede Globo", aliás difícil de encontrar pq foi proibida a venda.
E por fim, 66% das pessoas querem mudança e essa mudança é o Aécio Neves!

Reply

Sao 64 minutos de pura mentira. PT faz propaganda enganosa desde a primeira campanha de Dilma, se aproveitando dos meios de comunicaçao de massa para manipular as pessoas, veicular pesquisas com dados infundados.

Reply