Mesmo com toda a máquina, Dilma cai 8 pontos no Datafolha.

A popularidade da presidente Dilma Rousseff caiu pela primeira vez desde o início de seu mandato, há dois anos. Pesquisa feita pelo Datafolha na quinta e na sexta-feira mostra que 57% da população avalia seu governo como bom ou ótimo. São 8 pontos a menos que no levantamento anterior, feito em março. A presidente perdeu popularidade entre homens e mulheres, em todas as regiões do país, em todas as faixas de renda e em todas as faixas etárias, segundo o Datafolha.

Os números do Datafolha indicam que a deterioração da imagem de Dilma é um reflexo do aumento do pessimismo dos brasileiros com a situação econômica do país e mostram que a população está mais preocupada com a inflação e o desemprego. Para 51%, a inflação vai subir. Em março, esse índice era de 45%. A mesma tendência pode ser observada em questões sobre desemprego, poder de compra do salário, situação econômica do país e do próprio entrevistado. 

Apesar da queda de popularidade, a presidente Dilma Rousseff continua sendo a favorita para vencer a eleição presidencial do ano que vem. No cenário mais provável da disputa, em que teria como adversários a ex-senadora Marina Silva (Rede), o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), Dilma teria 51% das intenções de voto, segundo o Datafolha. 

São sete pontos a menos que o verificado no levantamento anterior, de março. Mas ainda assim é o suficiente para liquidar a eleição já no primeiro turno. Em segundo lugar, com os mesmos 16% da última pesquisa, aparece Marina, atualmente engajada na criação de um novo partido político, a Rede Sustentabilidade.

Aécio foi o único que cresceu em relação ao levantamento de março. Ele tem agora 14% das intenções de voto, quatro pontos a mais que na pesquisa anterior. Nessas oportunidades, Aécio criticou o governo com muita ênfase na inflação, objeto de crescente preocupação da população, conforme a mesma pesquisa.

Em quarto lugar na pesquisa, com 6% das intenções de voto, aparece o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). O índice é mesmo obtido por ele no último levantamento. A pesquisa foi realizada nos dias 6 e 7 de junho. Foram feitas 3.758 entrevistas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.(Folha de São Paulo)

35 comentários

Col
Muito" boas novas". 0 que era esperado já pode ser avaliado em pesquisas, agora a tendência é ela continuar caindo seja de forma mais devagra ou mais rapidamente.
Aécio começou a subir e vai continuar em ascenção. É até bom ele não subir muito rápido. Não é bom amadurecer antes da hora.Devagar e sempre
A Marina, como eu já havia falado anteriormente, bateu no teto e tb vai cair mas mais proximo das eleições. O Eduardo tb vai subir . difícil é prever o quanto ou a partir de quahdo.

De qualquer modo é para comemorar, não ?

Reply

Coronel,

nunca pensei que diria isso pela segunda vez aqui no Coturno:
Viva a inflação!

Agora que pegou no bolso o povo vai acordar!

Tomara que caia até o abismo.

Flor Lilás

Reply

Boa notícia, o problema é não termos nem oposição nem projeto de país.

Reply


DIFÍCIL de entender.A saúde, a educação, a segurança, vai mal; a precária infraestrutura é um verdadeiro óbice à economia; ; a moralidade foi jogada ao lixo; a inflação e o desemprego já é uma ameaça real, etc, etc. Somente a corrupção vai MUITO BEM, OBRIGADO, mas o governo responsável pelas mazelas vai bem.

Reply

Que bom

Reply

Porra nenhuma. Se o merdafolha fala em 51% a gerentona tá no máximo com 40. É sempre assim, a comunistada rouba em pelo menos 10 pontos nas pesquisas.

Reply


A ANTA cai e o Lula vai .....

Se a coisa não estivesse preta o molusco não estaria correndo atrás. Lula tem visitado João de Abadiânia, médium famoso. O molusco parece que já está apelando, mas ninguem escapa do inevitável (graças). Se for assim, estamos vitoriosos. Deus se incumbe de livrar o Brasil do abismo em que foi empurrado pelo PT. Amém!
Nada como ter fé no PODER DIVINO. Obrigado SENHOR!

Reply

alguém pode me dizer onde são feitas as entrevistas? só pode ser entre os que percebem a bolsa miséria.

Reply

Estou gostando do povão mas a véia caiu pelo menos 11 pontos no mínimo e a pesquisa nunca vai informar a verdade. Ainda é possível tirar a corja do poder.

alvaro

Reply

Isso é muito bom. Os brasileiros estão começando a acordar.

Reply

É que para mim nunca perguntaram nada, senão eu daria zero em tudo!!!

Reply

Adorei a novidade! Quero que caia mais ainda, muito mais!

Acabei de voltar do supermercado Extra e os preços estão bem altos, em todos os gêneros: comida, limpeza, higiene pessoal, e por aí vai. Levamos o mesmo $$$ e cada vez trazemos menos coisas.

Lá mesmo já aproveitei para meter o pau na gorda. Muita gente reclamando, o que é bom.

Estou em campanha constante a favor do Aécio, que suba devagar, mas que a subida seja constante.



Chris/SP

Reply

Ele vão com tudo agora cara. Pq o PT não se imagina fora do poder.

Vão inventar mentiras sobre a oposição, vão aumentar os benefícios em que somente compra os eleitores, etc nos preparemos.

Reply

Sempre foi manipulação a tal da popularidade de 120%. Agora é apenas a desconstrução de uma mentira. A mando do grande palestrante?

Reply


Pesquisas altamente suspeitas e manipuladas deste instituto.
Duvido muito desta popularidade pelo que se vê e ouve falar.
Tem muita gente insatisfeita, inclusive simpatizantes do petismo.

Reply

Não adiante derrubar o PT e colocar o PSDB! O Sarney com o PMDB, Lula e Dilma com o PT, FHC e Aécio com o PSDB! TODOS ELES SÃO VENDIDOS PARA AS ELITES MULTIBILIONÁRIAS DO MUNDO! Eles dominam esses políticos, partidos, a mídia e tudo mais. Se bobiar até os militares! A prova disso é que no Brasil NUNCA SE FEZ DENÚNCIAS contra as verdadeiras máfias! Nem o Império Português, nem a elite agropecuária, nem Getúlio Vargas, nem Jânio Quadros, nem o Regime Militar, nem Sarney, FHC, Lula e Dilma. TODOS FINGUEM QUE ESTÃO EM ALTOS CARGOS PARA O BEM DO BRASIL! MAS PASSA ANO, DÉCADA, SÉCULO E O BRASIL CONTINUA O MESMO E AS GRANDES REFORMAS NUNCA SÃO FEITAS! A Globo MANIPULA TUDO! A elite política, banqueiros, sindicatos, partidos, juristas, ongs, mídia e tudo é vendido para eles! Se bobiar até a ELITE MILITAR que precisa de TECNOLOGIA como tanques, aviões e tudo mais. Faça-me um favor! O poder financeiro, político, de mídia, militar e tudo mais desses elites é GRANDE DEMAIS e vamos ser realista. GRANDE PARTE DO POVO NÃO PASSAM DE MEDÍOCRES MASSA DE MANOBRA MARIONETES. A prova disso é que aceitam o TEATRO POLÍTICO e acham normal. Usam a máquina ESTATAL como MOEDA E TROCA POLÍTICA, para militantes, sindicatos, aliados, mídia e tudo mais. Mané é quem PAGA IMPOSTOS na base de EXTORSÕES E POR QUE É AMEAÇADO. Vivemos em uma VERDADEIRA DITADURA onde só os GRANDES PODEROSOS MANDAM E DESMANDAM. Os PODEROSOS EMPRESÁRIOS, CAPITALISTAS, BANQUEIROS, POLÍTICOS, MÍDIA, MILITARES, SINDICALISTAS E TUDO MAIS. O RESTO É MASSA DE MANOBRA! Já perdi as minhas esperanças na humanidade, nas instituições, no povo, na lei e em tudo. Se bobiar o objetivo deles é esse mesmo, fazer o povo desacreditar em tudo assim fica mais fácil de manipular. Infelizmente é uma DESIGUALDADE de poder GIGANTE. Poucos com muito poder e muitos sem poder em nada.

Reply

O Regime Militar foi capacho das elites globalistas! O Sarney foi capacho! Itamar Franco. FHC. Lula e Dilma também são. O Aécio, Eduardo Campos, Marina Silva ou seja quem for vai ser a mesma história. Todos vão ser capachos dos GRUPOS PODEROSOS DO MUNDO! O Orlando Vilas Boas, General Augusto Heleno Ribeiro, Enéias, Olavo de Carvalho, Gurgel e já cansei de ver grandes brasileiros TENTAREM fazer algo GRANDE E MORREREM NA PRAIA! Infelizmente TUDO ESTÁ DOMINADO e SÓ CHEGA LÁ QUEM É VENDIDO, CAPACHO, SUBMISSO OU QUEM FAZ PARTE DO SISTEMA! É praticamente IMPOSSÍVEL chegar lá sem fazer parte do sistema. Por isso que boa parte do povo não faz nada, primeiro por falta de conhecimento, falta de cultura, falta de poder financeiro, falta de poder político, falta de poder de mídia e tudo mais. Por isso que a maioria do povo não está nem aí para nada, por que sabe que nunca vai mudar de vida e sabe que é refém do sistema. Infelizmente vivemos em um mundo injusto onde o povo é GADO, MASSA DE MANOBRA E UM BANDO DE IGNORANTES. A Classe Média SE VIRA PARA MANTER UM PADRÃO DE VIDA DECENTE. E AS ELITES DO BRASIL SÓ QUEREM MAMAR, SE VENDER E FATURAR FÁCIL. O Brasil é uma ETERNA COLÔNIA MESMO. Triste país rico e pobre ao mesmo tempo.

Reply

Note um fato, o ''não sabe'' foi de 12% para 1%! Muito estranho...acho q nestes 11% tem manipulação escondendo q ela, na realidade, caiu mais q 8%!!
Aécio ñ tem a rejeição de Serra e obterá os votos de Minas q Serra ñ teve e foram para dillma, é só continuar um trabalho coerente q o ar voltara a ficar puro!

Reply

Ela vai cair, cair e cair.....será pior que balão apagado de festa junina!!!!Quem viver vai saborear!!!

Reply

O Jornal Nacional ignorou a pesquisa ruim pra Dilma. E os petistas ainda reclamam da Globo....

Reply

Coronel, o ocorrido parece uma guerra entre iguais, o dragão da inflação contra o dragão Dilma na presidência.
-
A oposição muito minoritária partiu para a " guerra irregular " ou a guerrilha do ataca a Dilma em sua popularidade e desaparece, a malta petralha se desespera e a inflação não é obra de FHC e sim de Dilma.
-
FHC entregou a inflação na meta a Lula e o mesmo também entregou a Dilma na meta e superavit primário magro mas SEM CONTABILIDADE CRIATIVA na apuração do resultado.
-
O PRÓPRIO CONCEITO DE SUPERÁVIT PRIMÁRIO É UMA CONTABILIDADE CRIATIVA DATADA DO GOVERNO ITAMAR, dos tempos dos acordos com o FMI onde exigiam superávit nas contas públicas, o déficit de 10% do PIB causado pelos juros de 30% anuais e inflação bem comportada de 2% a.a.
FHC deveria ter baixado a banda de índices de preços do IPCA para algo como 2% com 1% para mais ou menos.
Superávit tem que ser apurado após o pagamento dos juros e parcela que vence de dívidas internas e externa e o primário seria ANTES DA AMORTIZAÇÃO DAS PARCELAS DO ANO.
-
Quando a Casa da Moeda resgata mais títulos públicos que emite e não emite moedas, a situação é boa e de superávit. O perigo de excesso de rigor seria a crise econômica com queda de preços, se os salários fossem flexíveis haveria redução e isto seria deflação, como não são é um ciclo incompleto e aumento de renda dos salários e a baixa de moedas aprecia a moeda nacional.
Há desemprego e os novos empregados admitidos por salários mais baixos.
-
PETRALHAS NÃO CONSEGUEM INFLAÇÃO MENOR QUE 10% ANUAIS com combate frouxo e a hiperinflação se as propostas do Paulinho da Força fossem ouvidas pelo Bebum de Rosemary.

Reply

Caracas, fizeram uma caricatura da Anta Gorda jovem e magra. Até nisso eles metem. Madame Satã não tem nem 9% de popularidade!

Reply

Se considerarmos o quanto de publicidade a Dilma tem feito, direta e indiretamente a queda é exponencial.
A droga é que o país está indo pra latrina.

Reply

O PIB cai, a inflação sobe, a corrupção aumenta, ninguém aguenta. Os preços sobem, o MST invade, os índios matam, os gays aumentam. A seca assola, o povo sofre, falta comida, o gado morre. No governo dos petralhas, tudo é mistério, protegem os camaradas, aumentando os ministérios. A popularidade estar baixando, e vai cair muito mais, como cauda de cavalo, para baixo e para trás. Se outro governo entrar, quero ver isso algum dia, logo de imediato, abrir uma auditoria. Prender todos os corruptos, acabar com a anarquia, expulsá-los do país, para o bem da maioria.

Reply

Essa pesquisa é mentirosa,a governanta caiu muito mais que isso.Deve estar com a popularidade a menos de 40%.E isso é uma tendência de queda livre.

Reply

Não se iludam, isto é encomenda do PT, derrubar a Dilma para ir para o plano B (Lula).
Eles estão com muito mêdo da situação da economia e acham que o Lula é uma aposta melhor.

Reply

Dilma em queda e Aécio subindo.O povo está acordando.É o começo do fim da quadrilha no poder.

Reply

Se Dilma, o flagelo dos Deuses, cair mais um pouco, o PT vai rachar, pois Lula vai entrar na disputa. Mais sinceramente, nada é pior que Dilma. Perto de Dilma, Lula é um filósofo grego. Agora está claro porque Lula escolheu Dilma.

Reply

Claro que Lula está por trás disso. Dilma foi colocada para não deixar a cadeira esfriar, depois que a opção 3 (terceiro mandato) foi por água abaixo.

Reply

não se iludam, ELEITORES
brasileiros são vagabundos votam nos comunistas opor qualquer poorcaria que lhe dÊ PRAZER.

Reply

Se fosse presidente da Argentina (que os brasileiros tanto criticam, e com razão), não teria nem 20% de aprovação.

Reply

ANONIMO - 07:29

Que disse: "Se Dilma, o flagelo dos Deuses, cair mais um pouco, o PT vai rachar, pois Lula vai entrar na disputa. Mais sinceramente, nada é pior que Dilma. Perto de Dilma, Lula é um filósofo grego. Agora está claro porque Lula escolheu Dilma."


Que ofensa aos grandes filósofos gregos, hein??? Lula não é filósofo de zorra nenhuma, ele é o maior bandido deste país, junto com seus quadrilheiros condenados pelo STF!


Chris/SP


Reply

para mim esse Igor Correia é border line.

Reply

O anônimo das 23:43 já entendeu o que eu SEMPRE BATO, parece murro em ponta de faca ( ou de coturno ), DILMA NÃO é candidata a presidente e sim para governadora, talvez de MG ou do RS.
O PUDIM DE CANA, MANGUACEIRO ADEPTO DA ÁGUA QUE PASSARINHO NÃO BEBE, O REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA , "ouvindo a voz do povão" que clama por seu retorno do antigo ao salão do TRONO DO VELHO ALAMBIQUE DE CACHAÇA, dirá ao povo que tem CINQUENTA E UM MOTIVOS 51 para voltar ao trono, o câncer de garganta, companheiro de pinguços teria sido curado ??? Dilma não pode reger a revolução canabrava de bolivarianos etílicos, O CHÁVEZ JÁ ESTÁ MUMIFICADO EM FORMOL E ÁLCOOL.
Passar a eternidade em um barril, o sonho dos manguaceiros inveterados.
-
Dilma GO TO CUBA, Ratuf pra prisão e Dirceu também em cana,
Pudim de cana, fora da política!!
Por exclusão só tem um candidato viável e outro partido com um que não decolou. PSDB JÁ.

Reply

cel,

O grande teste da madame suína é a abertura da copa das confederações.

Reply