Prefeito, o início da cadeia da corrupção.

Todo ano que sucede as eleições para os municípios é a mesma história. Prefeitos saem deixando as finanças das cidades em pandarecos. Prefeitos entram cancelando contratos essenciais para a população e atrasando salários do funcionalismo e dos fornecedores. O antecessor deixa uma bomba armada para o sucessor que, via de regra, precisa gastar dois anos para sanear as finanças, um ano para governar e o último ano para, então, ele próprio, armar a bomba para o próximo, já que dificilmente será reeleito por quê? Porque não consegiu cumprir nem a metade do que prometeu.

A pergunta que fica é: por que os nossos deputados e senadores não legislam sobre o tema, com severidade? Por que não criam uma lei específica para resolver esta ponta do iceberg da corrupção brasileiro?  Por exemplo: que os prefeitos sejam obrigados a deixar em caixa, ao fim do seu mandato, pelo menos dois meses de todas as despesas, sem considerar a receita. Querem ver como é simples? Um mandato tem 48 meses. Basta que economizem, mensalmente, cerca de 4% do orçamento municipal. Que sejam obrigados, por lei, a recolher este valor para uma conta especial. O novo prefeito assumiria em condições de governabilidade. O prefeito antigo seria obrigado a fazer uma gestão enxuta ou não conseguiria poupar este valor, mensalmente. Ou seria condenado por improbidade administrativa, perderia os seus bens e acabariana cadeia.

No entanto, o que assistimos, hoje, é o caos municipal. Em fevereiro, será a lama da corrupção. Fornecedores especializados em salvar prefeituras lá chegarão com novos contratos, hiperfaturados e com adiantamentos, para dar o fôlego inicial ao novo gestor. As Deltas da vida. É preciso fazer leis para moralizar a gestão pública. Cabe ao eleitor exigir tal comprometimento dos seus deputados e senadores.

16 comentários

Vamos esperar o que de um congresso que não trabalha, fica apenas buscando a melhor maneira de tirar alguma vantagem do governo ?
É pedir demais dessa gente que façam algo de positivo, daí não sai nada que preste.

Reply

Onde eu assino, Coronel !!!!

Parabéns pelo texto.


Chris/SP

Reply

Ia me esquecendo:

Achei ótima a idéia do Prefeito de SC, que cancelou o Carnaval na cidade para aplicar o dinheiro público na saúde. Espero que este dinheiro não seja desviado para fins escusos.

Aliás, dinheiro público jamais deveria ser aplicado no Carnaval.


Chris/SP

Reply

E eleitor cobra porra nenhuma desses safados?
Eleitor e merda é mesma coisa.
Coronel, estamos no fundo do poço e sem folego para subir.
Acabou, o país a-c-a-b-o-u.

Reply
Laudelino Marcos Silva mod

Coronel, vale a pena dar uma analisada na pesquisa do Ibope sobre as preferências partidarias. Os blogueiros de aluguel estão alardeando que o PT é o partido mais querido do Brasil. Pura falácia: para um partido que está no governo há dez anos, que distribuiu só em 2012 mais de 20 bilhões em bolsas de todo tipo (agora criou a bolsa relaxa e goza), torrou bilhões em propaganda no melhor estilo goebbels, sofrer uma perdaa de 30% de seus simpatizantes em dois anos, é uma tragédia. Os caciques devem estar com as barbas de molho...

Reply

Mas não tem a Lei de Responsabilidade Fiscal?

Porque brasileiro é ótimo em dar um jeitinho.

Depois tem gente que fica brava por que eu generalizo.

Reply

Idéia válida, mas não vamos nos esquecer de que existem muitos municípios pelo Brasil que nunca deveriam ter sido criados, uma vez que não tem fontes de recursos em seus territórios e dependem de transferências de fundos, como do governo federal. Há facilidade demais para desmembrar municípios.

Reply

Muito boa ideia. Possui, ainda, a vantagem de que a parcela do fundo não usada no início da gestão já começa a recompor o fundo para a próxima(se o prefeito for minimamente competente e descente), reduzindo o valor mensal a ser guardado.

Reply

Brasil não acabou nem vai acabar, porque é imenso, enorme, muitas riquezas naturais que os proprietários internacionais não deixarão faltar.

Na política,penso que vai continuar tudo igual, principalmente depois de instauração da REELEIÇÃO, a mãe de todas as corrupções.

Realmente, os senhores feudais, os pequenos reis que são os prefeitos, constituem a base sólida para a continuidade de dilapidação do dinheiro (do contribuinte mas que elas consideram seu).

A não ser que muitos homens de bem se dedicam à mudança do paradigma criado pelo pai da reeleição.

Reply

Coronel
Datíssima vênia, como está em moda dizer, você hoje amanheceu muito otimista. Senão, vejamos:
Você acha, Coronel, que nossos impolutos deputados e senadores vão fazer leis para obrigar prefeitos a agir de maneira prudente e correta no tocante às finanças dos seus municípios?
Não vão, mas não vão mesmo.
Primeiro porque eles, os parlamentares, não podem incompatibilar-se com os alcaides já que precisam deles para o cultivo das suas bases eleitorais. E, segundo, porque êsses mesmos parlamentares, não têm disposição, coragem e, em especial, autoridade moral para ditar regras de lisura e honestidade a quem quér que seja e muitos menos aos senhores prefeitos. Afinal, ambos sabem com que estão lidando. Certo?
A idéia e boa, Coronel, mas não tem a mínima possibilidade de prosperar.
Abraço

Reply

Ainda sobre o jogo sic x santos: a maioria dos ingressos da torcida local foi distribuída gratuitamente nas empresas e era grande o número de bandeiras eestrelas do pt. Foi anunciada a presença do Cara e sua esposa mais de uma vez, para um público indiferente, depois, mais uma faixa anunciando novamente e... nada.Quem está pagando essas despesas?

Reply

Lula faturou o Algemas de Ouro!

esta no no Globo!!!!

a petezada esta espumando nos comentarios!

Reply

Será preciso criar uma nova lei? A Lei de Responsabilidade Fiscal será que já não reune as condições necessárias para enquadrar os larápios, mal versadores das verbas públicas? Pergunto porque realmente não sei! Vi alguém do MP num município desses afirmando que iria acionar o cidadão!

Reply

Tem um ex-prefeito de uma pequena cidade da grande São Paulo que teve os bens bloqueados pela justiça. Detalhe valor total dos bens : R$180.000.000,00 !

Reply

Coronel,
esses picaretas vão fazer lei para puni-los? Claro que não.

Reply

Detallhe esquecido,meu caro Corona: Com as isenções de imposto decretada pela PresiDANTA, no ano passao, os município, em sua imensa maioria de pequeno porte, tiveram sua principal fonte de receita, o FPM, reduzida de forma significativa, propiciando o desequilíbrio das contas públicas. Isto não tem a ver com o LRF. E, respondendo ao leitor sobre as emancipações: ele pode ter esta opinião por desconhecer a grande diferença que faz, em termos de melhoramentos nos serviços públicos, entre o atendimento de uma vila ou povoado, de uma sede Municipal. Normalmente, estas pequenas localidades são tratadas de forma madrasta pelos governos, aboletados nas sedes municipais, o que não ocorre com administração própria. A fora isto, nos muicípios pequenos os administradores estão sob uma vigilância maior pela falcilidade com que o povo toma conhecimento de tudo o que acontece. Tanto é verdade, que os prefeitos condenados, na maioria dos casos, são por falhas técnicas ou por excessos nas campanhas políticas e quase nunca por corrupção.

Reply