Pânico no PT: para dar proteção, Gurgel quer mais revelações de Marcos Valério.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou ontem que não há motivo para conceder, no momento, proteção especial ao empresário Marcos Valério Fernandes de Souza. Segundo ele, não há "risco iminente" de atentado contra sua integridade física. Gurgel disse ainda, em encontro nacional de magistrados em Aracaju, que eventuais revelações dele sobre o mensalão poderão levar a delações premiadas somente em novas investigações. 

Valério foi condenado a mais de 40 anos no julgamento do mensalão, que ainda não terminou. Sua defesa enviou, em setembro, um fax ao Supremo dizendo que ele estaria disposto a trazer novos fatos. Em troca, pedia proteção alegando risco de morte. "A notícia que me chegou dele foi no sentido de que não havia ainda nada que justificasse uma providência imediata", disse Gurgel. "Agora, se ele viesse a fazer novas revelações, aí sim, esse risco poderia se consubstanciar." Em setembro, Marcos Valério procurou Gurgel dizendo ter novas informações. 

Um depoimento foi prestado, segundo a Folha apurou, às procuradoras Cláudia Sampaio -mulher de Gurgel- e Raquel Branquinho. Gurgel não comenta publicamente o depoimento. A estratégia da defesa de Valério, na avaliação de ministros do STF, é tentar incluí-lo no programa de proteção à testemunha, que o enviaria a lugar não identificado, sob proteção do Estado. A ação não anularia sua condenação, mas abriria brecha para evitar a cadeia. 

Indagado sobre declarações de Valério neste depoimento que envolveriam o ex-presidente Lula, Gurgel pediu "cautela" e, falando em tese, disse que esse tipo de manifestação teria que ter ocorrido na fase de inquérito, com apresentação de provas. A procuradora Raquel Branquinho disse, via assessoria da PGR, que não se manifestaria sobre o depoimento. Cláudia Sampaio não foi localizada pela assessoria. Também ontem o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, afirmou que eventuais revelações de Valério não terão influência sobre possível redução de sua pena. 

O ministro, que participou à tarde de uma solenidade em Recife, disse que uma redução só é "viável" por critérios técnicos. "No plano das possibilidades, é viável." Segundo ele, "tudo é possível" no ajuste final das penas. Mais tarde, no encontro de Aracaju, ele falou sobre corrupção -principal tema do evento- a magistrados dos 91 tribunais do país. "Vivemos novos tempos. Um tempo de transparência, um tempo mais republicano, um tempo de compromisso mais forte, mais vivo, do Poder Judiciário com a ética, com o civismo e com a democracia", afirmou o ministro em seu discurso.(Folha de São Paulo)

7 comentários

foi como eu disse...

pelo que o careca falou ate agora, nao merece nem protecao muito menos reducao de pena...

nao falou nada, esse mané...

ta gozando com a nossa cara tentando fazer jogo duplo e engabelar o STF...

ou fala tudo logo ou deveria ter eh um acrescimo de pena por tentar fazer o STF e a todos nos de palhaços...

Reply



O PGR vai tentar proteger El Cagon, vai exigir do Marco Valério o RG, CPF e Comprovante de residência de todos os envolvidos, principalmente o Velhaco Ordinário.

Mas cuidado, arrisca Marcos Valério ter, o careca não é de matar com a unha.

Reply

ELE ESTÁ BLEFANDO, O MARCO VALÉRIO , ESTÁ FAZENDO O MESMO JOGO DO SILVINHO LAND ROVER, ENGANANDO O PVO BRASILEIRO, E DEFENDENO O VELHACO CORRUPTOR.
ASSIM COMO O SILVINHO LAND ROVER , O MARCOS VALÉRIO QUER MAIS DO PT , PARA FECHAR A BOCA.

Reply

Lulla deve ser cassado, utilizou hérário público para sua auto promoção. MAS COMO NOSSA JUSTIÇA É CONIVENTE, nada acontecerá. E LALAU FICARÁ SOLTO.

nossa INjustiça só pega prefeitinho da oposição. São seletivas as condenações.

Para o Ministério Público, não há dúvida de que Lula e o então ministro da Segurança Social, Amir Lando, que também assinou as cartas e é igualmente acusado na acção, usaram a correspondência para obterem promoção pessoal e lucro político e que a acção do presidente da República favoreceu a extrema rapidez com que o BMG conseguiu autorização para operar o negócio, desrespeitando as normas do mercado. A 13.ª Vara Federal, em Brasília, a quem a acção foi distribuída, ainda não se pronunciou sobre o pedido do MPF.

Reply

Esse já era... podem chamá-lo de Marcos "velório." A quadrilha não brinca em serviço.

Reply

O Procurador Geral quer ouvir mais para dar proteção a Valério.
Fala logo se não pode ser tarde.

Reply

Valério só vai falar mesmo quando o camburão encostar na porta de casa . Aí será tarde demais. Não é um bom jogador mesmo porque se fosse não pegaria 40 anos. Quem pode ser favorecido é Roberto Jeferson que delatou o esquema apesar de ter omitido o sapo barbudo.

Reply