José Dirceu e mensaleiros condenados por formação de quadrilha.

Na análise do último capítulo do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federa), o relator, Joaquim Barbosa, votou nesta quinta-feira (18) pela condenação por formação de quadrilha de 11 réus dos chamados núcleos político, financeiro e operacional, entre eles o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil).
 
Além do petista, o ministro considerou culpado o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro Delúbio Soares, o empresário Marcos Valério, seu advogado Rogério Tolentino, seus sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, sua funcionária Simone Vasconcelos, além de réus ligados ao Banco Rural Kátia Rabello, Vinicius Samarane e José Roberto Salgado.
 
Todos já foram condenados por outros crimes no processo. O relator entendeu que eles se associaram para cometer os crimes do mensalão. Os ministros entenderam que o esquema desviou recursos públicos da Câmara e do Banco do Brasil, que misturados a empréstimos fictícios do Rural, foram utilizados para a compra de apoio político no Congresso nos primeiros anos do governo Lula (2003-2010).
 
Segundo o relator, não há como negar que os réus "de forma livre e consciente, associaram de maneira estável, organizada e com divisão de tarefas para o fim de praticar crimes contra a administração pública e contra o sistema nacional, além de lavagem de dinheiro." Essa associação, disse Barbosa, foi formada pelos réus e enquadra-se "perfeitamente na descrição do crime de quadrilha" e descartou a caracterização da coautoria. Ele disse que os réus tinham "propósito de cometer crimes, que de fato foram cometidos".
 
Barbosa votou pela absolvição de Geiza Dias e Ayanna Tenório, que já tinham sido inocentadas em outras etapas. Outros nove ministros precisam votar no caso. Os núcleos apontados no voto de Barbosa são liderados por José Dirceu (político), o empresário Marcos Valério (publicitário) e Kátia Rabello (financeiro). Dirceu era o ministro mais poderoso do ex-presidente, tendo sido o coordenador da vitoriosa campanha presidencial petista em 2002.
 
Quando o Ministério Público denunciou o esquema, em 2006, Dirceu foi apontado como o "chefe da quadrilha", o que ele nega. O relator afirmou que os réus se associaram e que "a quadrilha levou a efeito diversos crimes para os quais foi constituída e pelos quais alguns dos membros foram condenados pelo plenário". Ele disse ainda que "como é próprio de toda quadrilha organizada, havia uma divisão de tarefas porque o sucesso dependia das condutas dos membros"
 
Na sessão de hoje, o ministro concluiu sua análise sobre a participação de Dirceu. Ele rebateu argumentos da defesa de que ao assumir a Casa Civil, o petista deixou de ter influência nas ações do partido e lembrou favores do grupo do empresário Marcos Valério a uma ex-mulher de Dirceu."Após assumir a Casa Civil [José Dirceu] continuou a ditar, embora extraoficialmente, continuou a ditar os rumos da agremiação partidária."
 
"Todo esse manancial probatório produzido tanto no inquérito quanto em juízo comprova que ele [Dirceu] era quem comandava o núcleo político que por sua vez repassava as orientações ao núcleo de Marcos Valério, o qual por sua vez agia em concurso com o Banco Rural". Barbosa classificou o ex-tesoureiro de principal braço operacional do núcleo político e ele entre os agentes políticos do grupo e publicitário. O ministro disse que a relação de Dirceu, Delúbio e Valério tinham finalidade ilícita.
 
"Diante do vasto acervo probatório, é no mínimo fantasiosa a alegação da defesa de Delúbio de que não havia uma prova de formação de quadrilha", disse. "Os autos apontaram justamente o contrário, há provas mais do que consistente de que Delúbio, além de funcionar como principal braço do político, era o elo entre o núcleo político e publicitário", completou. O relator afirmou que Genoino "era o interlocutor político do grupo criminoso". "A alegação que ele não teria relação com financeiros não afasta o crime a ele imputado. Cabia a Genoino exclusivamente a interlocução política, formulando as propostas de acordo", disse.
 
Sobre Marcos Valério, considerado pela acusação como operador do esquema, Barbosa apontou que ele era interlocutor do núcleo político e financeiro e agendava reuniões de Dirceu. Ele citou depoimentos afirmando que Marcos Valério era chamado por deputados "influente" e "amigo e colaborador" do governo federal. E completou: "Não há como negar que os membros do núcleo publicitário praticaram os crimes de quadrilha", disse. O ministro ainda ironizou o trânsito de Valério entre os núcleos. "Tinha muita desenvoltura esse Marcos Valério".
 
Barbosa disse que os integrantes do núcleo financeiro, entre eles Kátia Rabello, "ingressaram na quadrilha em troca de vantagens indevidas". Para o relator, os réus ligados ao Rural tinham uma "gama de interesse que pretendiam satisfazer junto ao governo federal" e em contrapartida chegaram a financiar parcialmente o esquema. "Eles [réus do Banco Rural] não se limitaram a formar uma associação estável com os outros dois núcleos, eles foram além e efetivamente praticaram crimes contra o sistema financeiro nacional", disse.
 
O relator disse que parte dos argumentos de defesa é enfraquecida. "As defesas tentam destorcer a realidade dos fatos e assim negar a existência de associação. Apoiam-se os réus em seus próprios relatos e sobre seleção de testemunhas com as quais os réus mantém vínculos de amizade ou relações profissionais", disse. (Folha Poder)

29 comentários

Parabéns Ministro Joaquim Barbosa.
No Brasil ainda há gente séria.
A quadrilha do PT ainda está em atividade, principalmente na cidade de São Paulo.
Mas o seu trabalho de heroi foi feito. Parabens.

Reply

É , mas o levaumdovsc está se empenhando para impedir que sejam condenados....

Reply

Eu desisto da política brasileira. Não vou perder meu tempo com um país onde o Serra é crucificado por criticar um jornalista petralha enquanto o PT tenta aplicar um golpe com o mensalão, ataca o STF e luta há mais de oito anos para censurar a imprensa.


Infelizmente, o jeito mesquinho do PT está na 'alma' do povo brasileiro.


Regime militar, Sarney, Collor, etc. O povo se acostumou com o país vivendo aos 'trancos e barrancos'.

Reply

NOVA DATA FOLHA Q DIA SAIRÁ? TEM FRIA AI CORONEL!!

Reply

O Ministério da Defesa perde um grande assessor, mas o presídio receberá um dos maiores quadrilheiros 'dessepaiz!' kkkkkkkkkkkk... A coisa tá começando a ficar boa.
Ver o Zé caroço de uniforme listrado posando onde o sol nasce quadrado, então, é uma paisagem que não tem preço que pague. Vou lá, disfarçado de padre, fazer uma visitinha só para ver a cara de felicidade deses dois sarcásticos vagabundos,traidores da Pátria. Como consolo, certamente receberão visitas ilustres de velhos e leais "cumpanheros", como o grande chefão barbudo que meteu eles nessa roubada e caiu fora e, é claro, a maior "cumpanhera" de armas, a tartamuda vermelha, a "grande" presidenta Estela. Aliás, bem que eles poderiam nos brindar com uma foto com os quatro ícones do PT, juntinhos da silva, dentro do xilindró, para registrar esse encontro majestoso, esse momento singular, carregado de emoção e fraternidade. Não ficaria chique?

Reply

Depois da defesa de Lewandowisky a pizza está no forno e será saboreada na próxima semana.
O gosto? Zé escolhe.

Reply

Pois é, o relator realmente está demonstrando a que veio. É um gênio do mal!

Como ele iria absolver a trinca petista, se havia condenado integrantes dos outros partidos pelo mesmo crime de formação de quadrilha??? Para não ser incoerente resolveu então dar sua cartada final - absolveu todos, a trinca petista e os integrantes dos outros partidos por formação de quadrilha. Um absurdo, quando os fatos mostram claramente a continuidade dos delitos.

Também não deixou por menos, tentou emparedar as ministras Carmem Lucia e Rosa Weber já que elas havia dado seu voto para absolver os políticos dos outros partidos por formação de quadrilha. Lewandolero quer transformar o voto dele em três. Tomara que as ministras não caiam neste truque infame!

Vamos ver como se desenrola este capítulo na próxima semana. Por enquanto todos foram condenados pelo ilustre Joaquim Barbosa.


Chris/SP

Reply



Coronel

Lullandowiski absolveu todos, esse petralha infiltrado acaba de cagar na sua toga, vergonhoso.

Tofolli vai para o mesmo caminho, é outro da quadrilha.

Reply

Cuidado. Muito cuidado. Pois, pau que bate em chico,tambem bate em francisco. Cuidado . . .

Reply

Só pra contrariar a torcida, o ministro Lewandowski, usando os próprios argumentos da corte, absolveu TODOS os acusados de formação de quadrilha. E nisso será acompanhado pela maioria dos ministros, que deverão votar baseados em seus próprios votos anteriores. E já sei de uma notícia fresquinha: NENHUM MEMBRO DO PT VAI PARA A CADEIA. Haverá uma anistia presidencial para livrar os petistas da prisão, caso a pena chegue a ser de reclusão em regime fechado. Existem atenuantes para que os réus sejam anistiados. E será uma saída honrosa para que o STF não seja chamado às falas por órgãos de direitos humanos internacionais. E na verdade, ninguém se importará mesmo com isso, pois depois do segundo turno das eleições não se escreverá uma linha sequer sobre o mensalão, pois perderá o interesse eleitoral. A preocupação será com as outras ações penais que estão por vir com o final da CPI do Cachoeira. Essa sim vai fazer tremer muita gente.

Reply



O ministro de defesa da bandidagem petista, o tal de levandinho, aquele que foi nomeado pela ex primeira dama "a inutil", tambem conhecida por botoxuda absolveu todos.

Esse traste o STF terá que carregar por muito tempo, infelismente.

Reply


Negativo !!!! O safado do lulamdowski já absolveu toda a quadrilha...

E ninguém faz nada !

Reply

Bom tudo indica que esses indivíduos serão condenados pelo nosso judiciário, porem paira a dúvida se ele iram cumprir as suas devidas penas em sistema de reclusão. Porque não adianta condenar se ele receberem pena brandas em sistema aberto ou semi-aberto. Quero que eles pagem por seus crimes como todos deveríamos pagar quando cometemos crimes. Eles devem servir de exemplo, somente assim podemos acreditar na mudança deste país.

Reply

Terror

Jornal distribuído pelo comitê sindical pró-Haddad diz que haverá escalada da violência na capital caso Serra vença. "Os arrastões, assaltos em shoppings, chacinas e explosão de caixas eletrônicos vão aumentar. O crime organizado se alastrará em São Paulo", diz o texto.

Reply

Sobre o Prouni
Haddad não investiu 1 centavo nas escolas públicas de São Paulo. Ocorre que criança não vota. Quando está saindo do ensino médio e está em idade de votar, então pega uma bolsa do prouni. O "comicio" que o PT fez na Uninove, um grande captador de recursos públicos, tem tudo a ver. O aluno foi lembrado que está recebendo bolsa e tem que votar no PT. As coitadas das crianças tem que esperar até o momento em que possam ser úteis ao PT.

Reply


DELTA E TJ/ RJ...


http://www.alertatotal.net/2012/10/cnj-investigara-indicios-de-licitacao.html

Reply

Coronel

Tenho para mim que é grande a probabilidade da Sra. Presidenta servir-se da Constituição Federal, em seu artigo 84, e conceder o indulto a seus "companheiros". É, entretanto, o "achismo" de um leigo. Será que entre seus seguidores e leitores haveria algum/uns que pudessem fornecer ao citado maior expressão e peso?

Perito

Reply

E a quadrilha continua na ativa, prestes a tomar a Prefeitura em São Paulo. Cadê a decência do povo da capital da maior cidade do País? O eleitor está se comportando como aqueles moradores de favelas que são tutelados pelos traficantes, e ainda ficam agradecidos pela "proteção" recebida. Quadrilheiros fortalecidos, Brasil destruído.
Ou Serra, ou a quadrilha do PT toma São Paulo!

Reply

Coronel,

estamos com quase 12 milhões de acessos no Coturno!

Parabéns!

Flor Lilás

Reply

Saiba quem é:
Formou-se em direito pela faculdade de São Bernardo do Campo, e nos governos petistas de lá foi secretário de governo e de assuntos jurídicos.
Entrou para juiz do Tribunal de alçada criminal de São Paulo, indicado pela aberração que é o "quinto constitucional", uma vaga que não depende de concurso público, e é preenchida por indicação em lista tríplice da OAB local.
A partir daí ele foi para o TJ de São Paulo, também sem concurso, evidentemente, até porque para o TJ é nomeação do governador; e a seguir foi para o STF, também, evidentemente, sem concurso.
Ou seja, toda uma carreira na administração superior da justiça
construída "na boquinha", a partir dos serviços prestados como secretário do PT em São Bernardo do Campo.
Faltou dizer, que ele chegou ao STF porque a mãe dele era muito amiga da Marisa Letícia em São Bernardo (SP) e foi ela
(a "primeira-dama" inútil) que pediu ao Lula para indicá-lo ao STF.
Lembrem-se, a internet tem um poder fantástico!
É o famoso ditado a união faz a força, na prática virtual!
O juíz mais pilantra e corrupto do judiciário brasileiro.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)
Ricardo Lewandowski.

Entre outras...mandou interromper uma investigação onde juizes são acusados de receber R$700.000,00 de auxílio moradia.
(ah!! ia me esquecendo, ele também recebeu...).

Ajude a combater a corrupção no Brasil, divulgue.

Só podemos contar com você.

Reply

Coronel,
off topic.
já enviei ao marqueteiro do Serra,que ele procure um video em que o haddad é vaiado pelos estudantes no show do U2, não sei se no Ibirapuera o Morumbi, e em resposta o haddad com toda a educação petralha, mostra o dedo medio em riste,e nós sabemos o ue esse gesto representa.
2 ou 3 mostras desse video, joda o haddad no chão,com direito a ser ( argh para o cão) pelos cachorros.

Reply

PERITO - 20:31

Já que você perguntou, aqui vão algumas considerações:

GRAÇA E INDULTO: extinguem somente da punibilidade, mas não extinguem o crime, o que faz com que o condenado que os recebe não retorne à condição de primário. A GRAÇA é individual e solicitada; o
INDULTO é coletivo e espontâneo. Ambos não funcionam como redução de penas. Ambos são da competência do Presidente da República (Decreto), mas que não são causa extintiva de punibilidade. – Podem ser concedidos somente após condenação transitada em julgado.

GRAÇA OU INDULTO INDIVIDUAL: é requerido pelo interessado. Para apreciar a concessão do indulto, deve ser ouvido o MINISTÉRIO PÚBLICO e o Conselho Penitenciário, ligado à Secretária Justiça. Este Conselho também se pronuncia quanto à liberdade do preso, progressão da pena, etc.

INDULTO COLETIVO: dispensa o requerimento, a exemplo do Natal, onde é concedido a vários presos. A vara penal faz uma lista e encaminha ao MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, que analisa e elabora o Decreto.

NÃO ACHO QUE OS PETRALHAS ESTÃO INSERIDOS NESTE CONTEXTO.



Chris/SP

Reply

coturneiros

Vocês estão acompanhando o DEBATE Serra X Kassab na BAND???

O Kassab roda, roda, e não responde às perguntas do Serra.

É muito mediocre!


Chris/SP

Reply

Serra está descendo o sarrafo no Haddad, no debate da Band.

Chris/SP

Reply

Caros Coturneiros

Ácho que o Serra está dando um banho no Haddad no debate!

Achei ótimo quando falou das universidades de Osasco e de Guarulhos.

O Serra tem gabarito, tem experiência, tem o que mostrar. Tem programa! O outro só tem saliva.


Chris/SP


Reply

Desculpem, ao invés de me referir ao Haddad, disse o nome do Kassab no meu comentário - 22:58.

Estou ficando neurastênica com esta eleição!


Chris/SP

Reply

Coronel
À comentarista Chris/SP

Obrigado pela resposta, muito esclarecedora.

Por outro lado e, adicionalmente sobre o assunto, vide o texto do artigo da jornalista Dora Kramer, do jornal O Estado de São Paulo, "Sobre o Indulto". É interessante e incisivo, não fica no "acho".

Perito

Reply

O advogado de defesa dos mensaleiros o LEVANDO WISKY foi apelativo e fez prensar as ministras na parede para obrigar a absolver os bandidos e fez um " de volta para o futuro " e fez alteração de 180 graus na sentença já proferida em 5 réus de tópicos antigos, o TOTÓ-ffoli vi acompanhar e talvez a Cármen Lúcia reforme o voto dela de absolver por formação de quadrilha no tópico anterior para a condenação e restaurar todo o rol de bandidos.
IMPEACHMENT PARA DILMA ROUSSEFF JÁ.

Reply

Não é muito cínico o Ministro da toga vermelha,tentar votar por três?Rosa e Carmen,não me decepcionem.Ele não tem vergonha?O outro de toga vermelha que foi advogado de um dos réus,tira os sapatos durante a seção.O Brasil está um lixo moral.,sem decôro e vergonha na cara.Lixos.

Reply