José Dirceu, 18 anos de cadeia em regime fechado. No mínimo.

Condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares ficarão à espera de um complexo cálculo matemático que envolve a chamada dosimetria das penas. Antes, os ministros do Supremo Tribunal Federal decidirão se eles formaram uma quadrilha para corromper os parlamentares. Depois, definirão as penas que serão impostas a cada um, avaliando se cada compra de político constitui um crime separado de corrupção ativa ou se o delito deve ser punido como um único malfeito. Isso tem importância capital para saber se os três cumprirão a pena em regime fechado ou no semiaberto. O trio foi denunciado nove vezes por corrupção ativa.

Depois de estabelecer a pena base, que varia no caso de corrupção ativa de 2 a 12 anos, o Supremo Tribunal Federal estabelece "punições" adicionais para cada ato de corrupção - no caso de entender que eram crimes continuados, um mesmo episódio que se desdobrou no tempo e tinha uma única intenção original. No caso do chamado de concurso de crimes, como se fossem eventos criminosos independentes, soma-se todas as penas.

Relator do processo do mensalão, o ministro Joaquim Barbosa deve calcular as penas conforme o cargo ocupado e a posição que cada um ocupava no esquema. Acusado de ser o mentor, mandante e chefe da quadrilha, Dirceu terá tratamento mais severo. Delúbio Soares, como organizador do esquema, tinha a mesma hierarquia do publicitário Marcos Valério. Dos três, Genoino deverá ter o tratamento mais ameno, pois sua participação teria sido menor.

Se entender que ocorreu continuidade delitiva, no mínimo, o trio de petistas réus no processo será condenado a dois anos de prisão, mais quatro meses para cada evento descrito como corrupção ativa. De acordo com advogados, o tempo de prisão seria, nessa caso, de quatro anos e oito meses. O resultado, se a quadrilha não for considerada, seria a imposição de regime semiaberto para o grupo, vez que a sentença ficaria abaixo dos oito anos, que determina o regime fechado.

À época dos crimes, a pena por corrupção ativa variava de um a oito anos de reclusão. Em novembro de 2003, uma nova lei foi sancionada elevando a punição. A pena mínima foi para 2 anos e a máxima para 12 anos. No processo, porém, quase todos os acusados negociaram ou receberam o primeiro repasse de recursos antes da data em que a mudança foi sancionada, podendo, portanto, ser enquadrado na lei antiga.Dirceu, Delúbio e Genoino são acusados mais de uma vez de corrupção ativa. A cada negociação com parlamentar um crime teria sido cometido.

Os ministros terão de decidir se as penas se somariam ou se seriam aumentadas em razão da continuidade do crime. O ex-chefe da Casa Civil e o ex-tesoureiro petista cometeram o crime nove vezes. Já o ex-presidente do PT, seis.

O Supremo Tribunal Federal ainda decidirá, nas próximas semanas, se o trio integrava uma quadrilha. Em caso de condenação, a pena varia de 1 a 3 anos. Se a pena imposta for inferior a dois anos, o crime estará prescrito e não será levado em conta no cálculo final. A soma das penas definirá se os três terão de cumprir a pena em regime fechado. 

Se os ministros estabelecerem penas superiores a oito anos, os condenados terão de cumprir a pena em regime fechado. Se a pena for superior a quatro anos e inferior a oito anos, o réu poderá cumpri-la em regime semiaberto. E se a pena for inferior a quatro anos, poderá ser cumprida em regime aberto.(Estadão)

25 comentários

Duvido que prendam esses safados.
No máximo vão levar para a cadeia e soltar no primeiro pedido de liberdade.


É só para Inglês ver...

Reply


Seja qual for a pena o maior desafio do STF será calar o Zé Caroço.

Exemplo: Após perder o mandato BOB JEFF simplesmente sumiu, recolheu-se e não ficou dando pitacos por ai.


Zé Caroço, ao contrário montou um governo paralelo, fazia reuniões em hotéis com ministros, e continuou a controlar o governo, mesmo depois da posse da Orca.

Logo, se esse pulha continuar a manipular ministros e políticos, de nada valerá sua condenação.

Tem que vestir o macacão vermelho, cor que ele sempre adorou e fechá-lo em Catanduvas, onde ele somente desfrutará, do excelente clima.

Já o canceroso, vamos mandá-lo para Venezuela, que vá morar com seu comparsa debiloide, e leve junto sua mocreia muda.


Reply

Shiiiii! O PAC tem que construir um presídio de SUPER, MAX , EXTRA, MUST segurança pro Lula não mandar um helicóptero pinçar seus parceiros da SOC lá de dentro, isso se ele já não estiver lá também!

Reply

Acho bom os ministros decretarem prisão preventiva para este marginal pois ele vai FUGIR como sempre. Cassem o passaporte dele!

Vejam o caso do grande cientista Abelmassih que desapareceu, pois os Ministros liberam a emissão do passaporte do cara!

Não me surpreenderei com a fuga!

Reply

Este José Dirceu devia ir para Cuba prestar serviços, aqui no Brasil vai dar é despesa.
Irfazer campanha em SP pro Haddad Ratatá, junto ocm Lula da Silva, é gozar a cara do povo.

Reply

uai, no meu raso entender, se um tem a ideia, outro manda executa-la e mais um outro sai a campo para colocar tudo em pratica, todos agindo de forma organizada e sistemática, eh uma quadrilha, sô!

e nao eh daquelas das inocentes e saudosas festinhas juninas...

Reply

outra coisa...

quem vota no PT eh cúmplice...

Reply

E eu gostaria que eles pegassem pena acima de 8 anos, e mofassem na Papuda!

Corruptos e golpistas desta natureza têm de ficar afastados da sociedade.


Chris/SP

Reply

Já recolheram o passaporte dos criminosos?

Reply
a mão que embala o berço mod

Já pensou o zé cagão em regime semiaberto fazendo suas consultorias e voltando para comer e dormir num “hotel” pago pelo povo? Sim porque ele não vai ficar em uma cela qualquer, tem que ser A CELA.
Vamos aplicar-lhes uma dose cavalar par ter um efeito duradouro.
O “deus çol pé de barro” está destilando seu câncer por aí, quando na verdade deveria estar também no banco dos réus.

Reply

Coronel,
já devia está preso, sem direito a banho de sol.

Reply

Coronel,
Veja esta matéria de Manoel Pastana, brasileiro como poucos.
Veja este link onde ele diz claramente que o demiurgo será engolido pelo ralo do esgoto do mensalão:
Alíás, como só descobri agora, acabei de adicionar o blog dele aos meus favoritos.

http://www.manoelpastana.com.br/index.php/noticias/695-mensalao-a-condenacao-de-dirceu-inexoravelmente-incrimina-lula.html

Reply

Tem de devolver a mufunfa. Isso, sim, é castigo.

Reply

Mesmo sendo um grandíssimo covarde FDP, Dirceu não vai fugir porque quer virar mártir. Simples assim.

Reply

O sonho de milhares de brasileiros é ver essepovo vestir o pijama listrado e ficar atrás das grades!!!

Reply

Coronel,

estamos todos esperando para ver essa criatura nefasta presa pagando por seus crimes hediondos contra o povo brasileiro.

Próximo da fila: Lulladrão

Flor Lilás

Reply

Essa seria uma pena adequada.

Reply

Não prenderam ainda?
Querem aplausos?

PLAC...PLAC...PLAC...PLAC...

Agora cana com eles.

Reply

O Lula Luiz da Silva, a Dilma Kosel Filho foram beneficiados direto pelo Mensalão devem ser PROSCRITOS, DEPORTADOS, EXILADOS, idem toda a chamada base ALIADA que recebeu proprina com o dinheiro publico.
O PT tem de ser decalarado PROSCRITO, fora da lei.
CORRUPTOS, descarados.

Reply

Acho que tem é "propaganda" de prisão demais...., vão fugir um a um aos poucos, sem deixar rastros antes desse julgamento terminar.

Acho que à partir da sentença de CONDENAÇÃO, junto já tinha que ter sido expedido o MANDADO DE PRISÃO.

Cadê os passaportes ? Nem isso mandaram recolher ainda.....

Reply

O Dirceu e outros bandidos deveriam FICAR DEZ ANOS NA CADEIA, mais que isto eu defendo apenas para os criminosos de sangue, contra a pessoa os criminosos estupradores e agentes que financiam o tráfico de drogas e de cigarros de tabaco ( teriam que ser condenados pelo mesmo artigo ).
DEZ ANOS SÃO DEZ anos e não apenas para inglês ver, os dez são 2 anos de reclusão e o resto cumpre livre.kkk

Reply


Pra mim este tipo de crime:
Formacao de quadrilha.
Peculalato.
Corrupçao ativa e passiva.

Deveriam ser crimes tipificados como crime contra a Naçao e o ser humano.
Roubam R$ do povo.
Dos salarios de todos, dos impostos.
Pena minima de 20 anos.
Sem direito a recursos.
Expropriaçao de todos os bens.
Trabalho em hortas dentro dos presidios(fazendo sua propria comidinha).
Se forem funcionarios publicos, pior ainda.
Os do Mensalao nao o sao?
Pior ainda.

Reply

Agora... tem que prender e não deixar sair, senão a coisa se inverte e elles viram heróis para a massa ignorante!

Reply

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKK!!!!

Reply

EU DISSE DEZ ANOS DE VERDADE, SEM O DIREITO À CONDICIONAL NEM PROGRESSÃO PENAL, seria semelhante a criminosos que são condenados a pena de 60 anos de reclusão, ficam dez e mais 10 de condicional, INEXISTE O CRIME DE VIOLAÇÃO DE LIBERDADE CONDICIONAL NO PAÍS, COMO NOS EUA, lá se o agente da Condicional apontar uma violação o réu volta à gaiola e se for grave a violação responderá ao crime de violação de condicional.
QUEM É CONTRA ISTO RACUMIM NELLES.

Reply