Mensalão: sofisticada organização criminosa do PT comprou votos, afirma relator.

Relator do processo do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Joaquim Barbosa afirmou nesta segunda-feira (17) que "não há qualquer dúvida de compra de votos a essa altura do julgamento". Ele disse ainda que a revelação do mensalão feita por Roberto Jefferson à Folha, em 2005, estava distante de "mera vingança política".
 
Barbosa começou hoje seu voto sobre o núcleo político e avalia a compra de votos para a composição da base de apoio ao governo Lula (2003-2010), o mensalão propriamente dito. "Não havendo qualquer dúvida de compra de voto a essa altura do julgamento. Há várias provas de reuniões mantidas nos interessados no apoio, de tarefas distribuídas, não vislumbro qualquer deficiência probatória quanto a esse crime", disse. O relator apontou que desde 2003 o mensalão "já era alvo de comentários no Congresso" e "que a s provas [dos autos] comprovam isso".
 
O ministro rejeitou a tese das defesas dos réus de que houve apenas caixa dois de campanha. Para Barbosa, isso não enfraquece o esquema. "Essa versão não interfere na caracterização [do crime] já que ajuda de campanha também configura vantagem indevida por influência em atos de interesse dos corruptores", disse. O relator rebateu indiretamente fala do ex-presidente Lula e argumentos dos advogados de que o mensalão era invenção.
 
"Apesar das defesas afirmarem que o mensalão foi invenção de Jefferson para se defender de propinas nos Correios, percebemos que as acusações feitas pelo ex-parlamentar estão distantes da mera vingança política, embora essa tenha sido a sua motivação inicial", afirmou. O relator desqualificou as defesas apresentadas pelos réus que negam a compra de apoio. "Em muitos casos tratam de pessoas que não se enquadram no conceito legal de testemunhas. É claro que umas informações podem ser uteis desde que estejam em harmonia com outros [pontos] dos autos".
 
Para Barbosa, não se trata de falso testemunho. "Essas pessoas não testemunharam pagamentos feitos em espécie, gastos, saques em dinheiro vivo, que são fato em julgamento e que estão materializados".
Assim como a acusação do Ministério Público, ele relacionou os pagamentos feitos aos parlamentares às votações do governo Lula, especialmente das reformas tributárias e previdenciária. (Folha Poder)

13 comentários

Prezado coronel
Sugiro a postagem de uma enquete para a votação sobre o Zédaionov, se foge ou não?
Aposto que vai capinar a franga, como diria um matuto. Para onde? Korea? Iran? Bolivia? Argentina? Cuba? Venezuela? As apostas estão abertas!

Reply

Ministro Joaquim Barbosa,nascido em Paracatú,Minas Gerais filho de um pedreiro que ao contrário de Lula estudou com dificuldades,fez um brilhante relato deste vastíssimo processo e se tornou um orgulho nacional.
Ao mesmo tempo temos um Lula que enaltece a ignorância e hoje foge dos repórteres como o Diabo da Cruz.

Reply

HOUVE COMPRA DE VOTOS, DIZ BARBOSA – E, POIS, CORRUPÇÃO PASSIVA. OU: MINISTRO QUE INOCENTAR PARLAMENTARES DESSE CRIME ESTARÁ ANTECIPANDO VOTO EM FAVOR DE DIRCEU, ACUSADO DE CORRUPÇÃO ATIVA
(...)
Assim, FIQUEM ATENTOS: os ministros que decidirem inocentar os parlamentares do crime de corrupção passiva estarão antecipando um voto em favor de Dirceu — e, pois, assando a pizza para os políticos, depois da severidade com os banqueiros e com o publicitário e seus sócios.

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/houve-compra-de-votos-diz-barbosa-e-pois-corrupcao-passiva-ou-ministro-que-inocentar-parlamentares-desse-crime-estara-antecipando-voto-em-favor-de-dirceu-acusado-de-corrupcao-ativa/

Não acredito nesta hipótese, mas em se tratando de bandidos, é BOM FICARMOS BEM ATENTOS, como diz RA!


Chris/SP

Reply

OK. Considerando que os outros ministros, em sua maioria, acompanhem o Relator, comprovando o delito, as Reformas tributárias e previdenciária continuarão VÁLIDAS??????? ou perderam sua eficácia???

alguém sabe me responder?

recasampa

Reply

ATENÇÃO! EXISTE, SIM, CORRESPONDÊNCIA ENTRE TRANSFERÊNCIA DE DINHEIRO A MENSALEIROS E VOTAÇÕES NO CONGRESSO.
(...)
Mas nem precisaria haver! Basta que nos voltemos para o caput da lei. Tanto o “ato” propriamente — o ter agido com dolo — é desnecessário que um funcionário público pode ser processado por corrupção passiva antes mesmo de tomar posse. Ora, como ele poderia “agir de fato” mesmo fora do cargo? Basta, reitero, que exista a perspectiva.
(...)
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/atencao-voto-e-ato-de-oficio-sim-ou-por-que-ate-um-parlamentar-que-tivesse-votado-contra-o-governo-poderia-ter-cometido-corrupcao-passiva/


Chris/SP

Reply

Tudo muito bom!!!!! Tudo muito bem!!!!! Vem uma rodada de pesquisas de todos os institutos, vamos ver quem vai ter mais garrafas pra vender..... Estão dizendo ai que vão ter mudanças significativas.....

Reply

Corona,
Bato de novo na tecla e concordo com a postagem do recasampa.
Como fica a votaçao no Congresso onde os comprados Parlasujos ajudaram o PT a prejudicar milhoes de brasileiros e aposentados.
O J SERRA tem de bater nesta tecla. BATER MNESMO!
FALAR que o 9 Dedos prejudicou, SIM e muito milhoes de cumpanheiros com a compra dos delinguentwes Parlamentares.
Garanto que o PT sra extinto se SERRA explorar este veio rico de sabedoria juridica comprovada!

Gagoo Ctba-Sgto tainha.

Reply


LULLA É LADRÃO MERMÃO.
LUGAR DE LADRÃO É NA PRISÃO.

VAMOS ARREBENTAR ESSA BANDIDAGEM PETISTA.

Reply

Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, não afirmou taxativamente, mas pensa em mandar apreender os passaportes dos 37 réus para que não fujam do país.

CADEIA NELES TODOS !!!!


Chris/SP

Reply

- Dona Marisa, Dona Marisa, por quê o Lula tá com essa cara de assustado?!
- Minha filha, ele tá se borrando todo de medo de que levem ele pro PSM!
- Magina? Fala pra ele não ter medo não. O Pronto Socorro Municipal aqui de São Bernardo é muito bão!
- A senhora não entendeu, o PSM que faz ele cagar nas calças é o Presídio de Segurança Máxima!

Reply

Corone,

Também tenho a mesma curisiosidade do leitor RECASAMPA - 17:06

Como ficam as votações das reformas tributária e previdenciária ocorridas no passado, se forem comprovados os delitos ocorridos pela bandidagem ????? Perderão sua eficácia ??????

Alguém por aqui saberia responder???

Grata
Chris/SP

Reply

Coton,
Mais uma vez insisto:

Pela leitura do relator J. Barbosa na açao 470- MENSALAO, hoje 17-09-2012.
Esse joaquim honra o pai dele.
Homem humilde que labutou com pedreiro deu ao filho a honra e dignidade!
Parabens Joaquim Barbosa.
Bate! Bate forte!
O Ex Presimente Luiz mentiroso Inacio L Silva, ferrou os pobres aposentados trabalhadores e pensionistas com a reforma da previdencia, onde comprou parlamentares com o MENSALAO, votando contra a classe TRABALHADORA.
Esta na hora de J Serra explorar este rico veio da falcatrua PT ista.
Bater! Bater! e BATER forte neste bandidos travestidos de homens do POVO!
E vitoria e certa!
Varrer este lixo chamado PT para o inferno e seus sindicalistas piores que LULA.

Reply

Que houve compra de votos para manter a base alugada ninguém duvida, tal a subserviência com que muitos partidecos se ajoellharam ao pés da petralhada para serem pisados... e ainda dizer amém.

Agora, vou fazer coro com os outros. Graças a essa safadeza, aprovaram (ou deixaram de aprovar) uma série de leis e projetos para prejudicar o brasileiro (para ajudar a gente sabe que não ocorre).

Lamentável!

Reply