Mensalão: Lula faz lobby para evitar que José Dirceu vá para a cadeia.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no comando das articulações políticas e jurídicas para tentar salvar da prisão os acusados de montar o esquema do mensalão. Lula e a cúpula do PT avaliam que já não há mais o que fazer para evitar a condenação dos réus, cujo contorno tomou forma ao longo de mais de um mês de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas que ainda é possível trabalhar a prescrição das penas.

Esses assuntos foram discutidos em uma reunião realizada no dia 2 de setembro, um domingo, no instituto que leva o nome do ex-presidente. Participaram do encontro, a convite de Lula, os ex-ministros José Dirceu e Márcio Thomaz Bastos, o presidente do PT, Rui Falcão, o advogado Sigmaringa Seixas, amigo de longa data de Lula, além do anfitrião. Lula foi claro ao fazer os convites: queria uma análise do julgamento do mensalão, qual poderia ser o resultado, o que restaria ser feito e seus reflexos nas eleições.

Um dos presentes ao encontro disse ao Valor que o nome do ministro do STJ Teori Zavascki, indicado pela presidente Dilma Rousseff para a vaga de Cezar Peluso no Supremo, nem chegou a ser mencionado durante a reunião. Durante o dia, circulou a informação de que Dilma antecipara a indicação de Teori para que ele assuma o cargo de ministro no Supremo ainda a tempo de votar no mensalão - para isso, ele pediria vistas da Ação Penal nº 470, processo com mais de 50 mil páginas. Ou seja, o julgamento seria interrompido por longo tempo.

"É um absurdo. O Lula acha que não tem mais o que fazer", contou um dos presentes ao encontro. Consultado, o advogado Sigmaringa Seixas foi da mesma opinião, segundo disse ao Valor um interlocutor assíduo do advogado, que tem ajudado a cúpula do PT nas avaliações sobre o andamento do processo. No Palácio do Planalto, auxiliares da presidente Dilma Rousseff asseguraram que a indicação do ministro Teori Zavascki não teve como objetivo influenciar o julgamento do processo do mensalão, mas justamente abater no nascedouro pressões de alas do PT para que Dilma usasse o peso do governo para ajudar os líderes do partido denunciados. Além de poder ser considerado um ministro de "direita", argumentam autoridades do governo, Teori é ligado ao ministro Gilmar Mendes e ao ex-ministro da Defesa Nelson Jobim.

Se ocorrer, o movimento é considerado como um "golpe branco", talvez com reflexos eleitorais já na eleição municipal. Mas há outra hipótese sendo considerada para livrar os condenados da prisão: primeiro, os advogados embargam as decisões dos ministros, o que não muda as condenações, mas depois atuariam fortemente para a aplicação de penas mínimas, na fase chamada dosimetria das penas, o que só deve ocorrer no próximo ano. Isso permitiria a prescrição de penas e impediria que os réus fossem efetivamente presos. Algo absolutamente dentro das regras do direito.

Quando tomar posse, Teori ouvirá a pergunta do presidente do Supremo, Carlos Ayres Britto, se ele se considera apto a votar. Se ele responder que sim, vota, embora ministros do próprio STF tenham manifestado dúvidas sobre essa possibilidade, em conversas com o Valor. A expectativa do grupo que se reuniu no Instituto Lula é a de que Teori Zavascki opte por votar nos embargos ou somente na dosimetria das penas. Apesar de todos os desmentidos, uma coisa é certa: o PT quer o ministro Ayres Britto fora da presidência do STF quando o tribunal for aplicar a dosimetria.

O fato de Lula assumir as articulações para tentar amenizar as perdas do PT em função de um fato que, em sua opinião, "nunca existiu", deixou José Dirceu menos tenso, segundo interlocutores do ex-ministro. Não pelo fato de ser Lula e seu enorme prestígio, mas porque foi um peso que estava apenas sobre suas costas. Lula e Dirceu tratam de tudo referente ao mensalão, mas o PT é hoje um partido mais unido, em virtude de estar sob o fogo cerrado permitido pela Ação Penal nº 470.

A simples composição da reunião no Instituto Lula já é um sinal dessa reaproximação entre grupos e pessoas. Outra é a nomeação da senadora Marta Suplicy para o Ministério da Cultura, logo após ela entrar efetivamente na campanha do candidato do PT a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Dilma, que estava ao largo do mensalão e do processo eleitoral também adotou uma postura mais atuante - a indicação de Zavascki foi meteórica, para os padrões da presidente. No PT há quem diga que foi uma retaliação de Dilma a um comentário do futuro presidente do STF, Joaquim Barbosa, que teria se insinuado a indicar nomes nas substituições de ministros.

A reinserção de Dilma no PT e sua promessa de apoiar nomes do PMDB para as presidências do Senado e da Câmara tornam mais forte o projeto de reeleição da presidente da República. Isso se o julgamento do mensalão não fragilizar o PT nas eleições de outubro. De acordo com um dos presentes ao encontro dominical, foi dito que o julgamento do grupo petista não está afetando o desempenho petista entre os eleitores.(Valor Econômico)

19 comentários

Coronel,

tenho visto pessoas, de todos os padrões intelectivos e financeiros exultarem com os resultados já presentes do julgamento!

Todos queremos justiça e prisão aos culpados!

Seremos mais uma vez enganados por esse ser nefasto chamado Nullo??

Excelentíssimos senhores juízes - deixarão isto acontecer??

Coronel - pode comentar algo sobre a indicação do novo juiz? É correto? É confiável?
Ou é apenas mais um que envergonhará a toga que usa?

Flor Lilás

Reply

Duas ultimas resistencias contra o comunismo bolivariano no Brasil: STF e FFAA!!! O primeiro esta comecando a ser aparelhado e o segundo esta no ostracismo!!!

Espero que quando acordarem realmente faça um trabalho bem feito para que essa praga nunca mais volte em solo e mentes brasileiras!!Pois nao podemos contar mais com a eficacia de um cancer!!!

Gililiu

Reply

MENSALÃO – MINISTROS DO STF PODEM APROVAR SESSÕES EXTRAS NAS MANHÃS DE QUARTA

Os ministros do STF se reúnem na manhã desta quarta-feira para tratar, entre outros assuntos, do andamento do julgamento do mensalão. Por óbvio, a preocupação com o ritmo dos trabalhos passou a preocupá-los também. Se o tempo atropelasse Ayres Britto, presidente do tribunal, que se aposenta em novembro, seria um desastre. Seu sucessor na presidência é Joaquim Barbosa, também relator do mensalão. O vice será Ricardo Lewandowski, o revisor. O resto seria o caos.

A HIPÓTESE MAIS PROVÁVEL É QUE A MAIORIA DOS MINISTROS APROVE UMA SESSÃO EXTRA, QUE SERIA REALIZADA ÀS QUARTAS DE MANHÃ. Assim, esse dia da semana seria todo ocupado pelo julgamento do mensalão. Trata-se, obviamente, de uma necessidade. Ainda que Barbosa e Lewandowski resumam a leitura de seus votos quilométricos, não é desprezível a possibilidade de que faltem dias para trabalho tão longo.

A maioria dos ministros está determinada a pôr um ponto final no julgamento no fim de outubro, com a definição das penas (dosimetria) e, se possível, a redação do acórdão. Vamos ver. Lewandowski já vazou para a imprensa que seu voto oral de hoje será mais breve do que o de Barbosa. Divergiria apenas num caso ou outro, absolvendo, talvez, as secretárias “mequetrefes”…
Vamos ver.

Por Reinaldo Azevedo


Será que já existe algum projeto para se aumentar as celas lá na Papuda?????


Chris/SP

Reply

ZAVASCKI EMITE SINAIS DE QUE NÃO DEVE JULGAR MENSALÃO MESMO QUE HAJA TEMPO PARA ISSO

(...) O meu “sim” vai para Teori Zavascki, ministro do STJ, indicado pela presidente Dilma para o STF. Indagado ontem pelos jornalistas se participaria ou não do julgamento do mensalão, afirmou que sua decisão seria anunciada só depois da sabatina no Senado — a propósito, nada impede que um dos senadores lhe faça a pergunta; aliás, acho que é uma obrigação.
Deu, no entanto, uma declaração à Folha que parece ser evidência de sensatez: “Nem estudei o assunto [mensalão]; é prematuro falar sobre isso. Não cogito nada antes de ser nomeado. Não quero falar sobre exercício do cargo no STF antes de completar o ciclo de nomeação.”

Ótimo! Precisamos mesmo de ministros que falem menos fora do tribunal e dos autos. A declaração de que não estudou o processo parece indicar um caminho: afinal, parece impossível que consiga estudar as 50 mil páginas do processo num prazo razoável, não é mesmo? O ministro dá, assim, uma resposta bastante objetiva sem, no entanto, botar o carro adiante dos bois.

Como já se escreveu aqui, uma vez nomeado ministro, cabe apenas a Zavascki decidir se participa ou não do julgamento.

Por Reinaldo Azevedo


Ele vai contrariar todos os planos dos petralhas - não irá participar do julgamento!

Chris/SP

Reply



Ali Babá, rei dos ladrões, cachaceiro e vagabundo pela própria natureza esta tentando libertar seus capangas que estão sendo julgados.

O prestigio desse vagabundo é junto aos ratos e as baratas do esgoto, juntos aos narcotraficantes que o apoiam, junto a bandidagem do pcc, junto aos corruptos e demais ladrões.

Fora lula, o cramunhão esta te aguardando.

Esta na hora de combater esses imundos. Não vote em petista nessa eleição que se aproxima. Não vote em mentirosos, mesmo aqueles apadrinhados por seitas suspeitas, manipuladas por pessoas inescrupulosa.

Quem tem passado limpo, merece respeito.

Reply

Uma quadrilha se reúne para tramar misérias e a polícia não chega? Que país é esse?

Reply

De canalhas, brotam canalhices. E quem mais crápulas do que estas figuras carimbadas?

Reply

Assim que deixou a presidência o bêbado declarou, do alto de seus 847% de popularidade, que dali pra frente sua missão seria a de provar que o mensalão nunca havia existido.
Agora, o beberrão está desesperado ao ver que Zé Cagão poderá ir para a cadeia por ter sido o chefão do mensalão.
Cadê o enorme prestígio do pinguço? Tudo balela! Não convenceu absolutamente a ninguém!
O 'Marvada Pinga' está se borrando, pois sabe muito bem que se apertado Zé Fraldão o entrega rapidinho dizendo ser Lula, de fato e de direito, o grande comandante do maior caso de corrupção da história deste país.

Reply

Isso mostra também que, para os cúmplices, outrora amigos, essa turma petista não está nem aí. As turmas do Valério e do Banco Rural que se virem. Ô RAÇA!

Francisco

Reply

Nem precisa fazer loby algum, basta que ele assuma que é de fato ele quem fez toda a falcatrua, o maior escândalo de corrupção que até então se viu em terras tupininquins. Imagina só o que ele não fazia com dirigente sindical?

Reply

"Passo a Passo do Bêbado e o Mensalão"

> Ele não sabia de nada.
> Ele foi traído.
> O Mensalão era Caixa 2.
> O Mensalão nunca existiu.
> O Mensalão foi uma tentativa de golpe para tirá-lo do poder.
> Ele ia provar aos brasileiros que o Mensalão era uma farsa.
> Ele está se borrando, pois a 'cumpanherada' pode ir pra cadeia.

Conclusão final: o pinguço vigarista não só sabia de tudo como foi também o todo poderoso chefão do mensalão.

Reply

E essa praga não morre, né?! Será que o capeta está com mêdo?

Reply

Dá para dizer, sem pestanejar, que o novo ministro do STF não pedirá vistas do processo nessa altura do julgamento.

Eles não têm tanto poder assim. E também sem pestanejar, estão vivendo de auto-elogios.

Só isso.

Reply

E o LERANDOwski?

Reply

Juju, o capeta está com medo porque o inferno é fogo para todo lado e o cachaceiro é puro álcool, se for para o inferno vai explodir o inferno e as almas saem todas para o purgatório, até Deus recriar o inferno.
QUE TRABALHO, o satanás vai é querer sair de lá e voltar para o céu, basta pedir a Jesus que o perdoe e o afaste de José Dirceu, Lula, Maluf, Hitler, Stalin, Fidel e Raúl Castro, Nero...

Reply

Como dizia aquêle samba,Se gritar pega ladrão,não fica um meu irmão....
Essa reunião da Cosa Nostra acabaria no xilindró.

Reply

Como dizia aquêle samba,Se gritar pega ladrão,não fica um meu irmão....
Essa reunião da Cosa Nostra acabaria no xilindró.

Reply

PINGUÇO, NÃO QUER DIRCEU NA PRISÃO?
FAÇA NOVA CARTA CONSTITUCIONAL QUE PERMITA PRISÃO PERPÉTUA E PENA MORTE.
Que os legisladores deixem condenar os que cometeram crimes antes da lei pela nova lei, assim DIRCEU NÃO IRIA PARA O PRESÍDIO FEDERAL EM RDD e sim direto para o PELOTÃO DE FUZILAMENTO.
Nada mais simples e faltariam balas para matar todos os bandidos perigosos para a sociedade, dos cinco milhões de bandidos, algo como um milhão deveria ser morto e outros 2 milhões cumprirem pesadas penas ( quebrar pedras, serviços escravos para o governo como a limpeza de fossas de presídios, hospitais, escolas e limpar a calha dos rios Tietê e Pinheiros todos os meses para despoluir.
A PENA MÁXIMA EM PRESÍDIO CAIRIA DE TRINTA ANOS PARA 15 e seria bem melhor para a sociedade e recupera muito mais bandidos. O PODER DE DISSUASÃO DE PENA DE TRABALHO é maior que a pena de morte.
*** BANDIDO É TUDO VAGABUNDO, NÓIA, MACONHEIRO, e alguns até petralhas.

Reply

Não acredito q o Lula esteja envolvido nesse esquema. tdo isso é uma armadilha pra sujar sua imagem. mas tdo vai ser esclarecido.
Lula jamais teria coragem de fazer algum tipo de sujeira como seu povo.
Lula éo pai da pobreza, Lula foi um dos melhores presidente da historia desse país.
tdas essas calúnias é dor de cotovelos dos tucanos revoltados.
Lula éo cara

Reply