FHC diz que eleitor está cansado do PSDB.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ontem que a polarização entre PSDB e PT em São Paulo "levou a uma fadiga de material" no cenário político paulista. A isso se soma "um pouco de cansaço do eleitorado com a predominância do PSDB por longo tempo" no poder. Os tucanos estão no governo do Estado há 18 anos. Na Prefeitura, em parceria com Gilberto Kassab (PSD), há oito. 

Ele não faz uma relação direta entre esse "cansaço eleitoral" e a recente queda do candidato tucano José Serra nas pesquisas. O que se percebe, diz ele, "é que o Russomanno subiu. Os outros estão praticamente no mesmo lugar". E quanto a Serra? "Ele já tinha caído antes, mas parou, se estabilizou em outro patamar."A avaliação, feita em entrevista ao Estado, ocorre no momento em que tanto FHC quanto a presidente Dilma Rousseff (PT) entram na campanha gravando mensagens para os respectivos candidatos, Serra e Fernando Haddad. E o fazem nesse cenário de que fala o ex-presidente, marcado por surpresas para os dois partidos - pois, na contramão do que ambos esperavam, seus candidatos estão bem atrás do líder de todas as pesquisas de intenção de voto, Celso Russomanno (PRB). 

Fernando Henrique afirmou ainda que o eleitorado do PT também está menor, e isso não acontece apenas em São Paulo. "Nas capitais, pelo País afora, o PSDB está melhor que o PT", afirmou o ex-presidente tucano. Ele ressaltou que "isso (a 'fadiga de material' do eleitorado) não assegura nada sobre o que vai acontecer até o dia das eleições". O jogo importante na eleição paulista, segundo o tucano, "vai se dar nas semanas finais".

A entrada de FHC e da presidente Dilma na campanha paulista se segue à "batalha epistolar" entre os dois no início da semana. No domingo, ele publicou no Estado um artigo crítico ao governo Lula, que ela replicou, no dia seguinte, defendendo seu antecessor. Ontem, FHC afirmou que não quer levar essa discussão adiante e fez um único comentário: "Fiquei contente porque tudo o que eu disse parou em pé".A receita do ex-presidente para a recuperação do PSDB e de seu candidato é "a reafirmação corajosa de suas teses e a defesa de valores, defender o que fizemos". Se isso for feito, ele espera que Serra volte aos antigos patamares. "Ir para o segundo turno é fundamental", avisou.

FHC ironiza análises que falam em empate técnico porque um candidato pode ter três pontos a menos e outro três a mais. "Ora, pode também ser o contrário e o que lidera estar ainda mais ainda à frente, não?" Ele não leva a sério, também, a insistência dos rivais em vender o novo. "O Russomanno, de novo, não tem nada. É candidato há muito tempo." Só faz sucesso "porque não está ainda classificado entre os grandes".
Aécio. 

Ontem, em viagem a Jundiaí, no interior de São Paulo, o senador tucano Aécio Neves (MG) fez, numa reunião de apoio ao candidato do partido à prefeitura, um mea culpa geral em defesa de FHC: "O PSDB cometeu o pecado, no passado, de não ter valorizado o nosso legado". Disse ainda que está "estimulando o presidente a entrar na campanha em algumas capitais". Lembrou que no quadro atual o PSDB e seus aliados lideram em mais de dez capitais "e o PT, só em Goiânia". Dali foi a Ribeirão Preto, para encontro semelhante, e atacou os petistas: "Queremos introduzir na agenda do Brasil a gestão pública de qualidade para se contrapor a esse absurdo aparelhamento do Estado brasileiro".(Estadão)

18 comentários

Cel,

Do PSDB, e dele também.

Reply

A mesma coisa vale para o cenário nacional!

O povo está cansado do PT x PSDB. Por isso o interesse por candidatos como a Marina Silva.

Se o partido não fosse tão ganancioso, poderiam fazer uma parceria com um outro partido, PV, PSB, etc. Prefiro um Eduardo Campos ou uma Marina Silva do que a quadrilha do PT.

Reply

Precisamos enxergar a fala do FHC sob outro ângulo. Ele cita o embate PT x PSDB, para ter cansado o eleitor, não só é verdade como o Russomano está ai para confirmar isto. Nestes longos anos de polarização, o PT sempre apresentou candidatos absolutamente distintos, de Erundina, Lula, Marta até chegar no Haddad. Já o PSDB apresentou sempre os mesmos, ou seja Serra, Alckmin, Covas, Serra, Alckmin e um forasteiro bancado pelo José Serra. Realmente o desgaste é enorme.,

Reply

Coronel,

A vaidade do FHC(ele tenta disfarçar) só é menor que a do Lulla(esse não disfarça).

A "fadiga do material" é resultado da luta fraticida dentro do PSDB. O eleitorado não é burro, FHC!!!

FHC, o eleitor quer o "novo" aqui e agora. Se o novo atende por "Russomano", "Huguinho", "Zezinho" ou "Luisinho" pouco importa.

FHC, põe na tua cabeça que o Brasil mudou e avançou.

O Lulla distribuiu "Universidades" pelo Brasil a fora. Não importa se são ruins(e muitas são), mas os ALUNOS(POVO) TORNARAM-SE CIDADÃOS MAIS AMBICIOSOS!!!

Este foi o MAIOR tiro no pé do PT!! Maior que o MENSALÃO!!

POVO SEM ESTUDO E AMBIÇÃO OLHA NO RETROVISOR(PLANO REAL-PSDB/CRÉDITO FÁCIL-PT).

POVO COM ESTUDO E AMBIÇÃO OLHA PARA FRENTE E ATROPELA POLÍTICOS SAUDOSISTAS E OS CORRUPTOS!!!!!!!!!!


JulioK


Ps.: Coronel, acho que o FHC anda lendo o Blog!!! Bom para ele!!!

Reply

Sr Coronel:


Sr luiz fernando,candidato a prefeito de Jundiaí,com o apoio do traíra perdeu o meu voto e da minha família,um abraço.
Pode fazer falta, o bigard tÁ crescendo e a teceira via pode ser o Dr miranda.
Vou fazer santinhos na minha impressora mostrando o sr com o maior TRAÍRA DA HISTÓRIA DO BRASIL
Minas não da palpite em São Paulo e muito menos em Jundiai,entendeu sr luiz,o sr é novo tem muito tempo para aprender.
Detalhe,essa cambada está há mais de trinta anos no poder o atual prefeito poderia se reeleger mas uma pesquisa mostrou que o povo está de paciência curta com ele.Jundiaí cresceu muito nesses dez anos e nos mostra o que a falta de planejamento faz,tem ruas que fedem mais que o rio Tiete,o esgoto canalizado,projetado na decada de quarenta,não aguenta os edifícios das regiões,traduzindo 30 ANOS E NÃO SE TEM UM PLANO DIRETOR DECENTE.
O transito ficou um caos,o brilhante prefeito contratou um MEDALHÃO, salvador scaringhela,o transito ficou um xuxuzinho,caótico,mas um xuxuzinho
luiz o sr perdeu o meu voto,cuidado com quem anda.
Saudações

Ps Desculpa-me sr Coronel, mas não posso ficar quieto com o TRAÍRA, na minha cidade.
Não vou mais versejar,pois o TRAÍRA é um doente.

Reply

Eles deveriam fazer as avaliações após a eleição. Estão admitindo o fracasso antes da hora, com base em pesquisas duvidosas. Estimulam quem quer votar a não votar. A oposição agradece.

Yrenys

Reply

Eles deveriam fazer as avaliações após a eleição. Estão admitindo o fracasso antes da hora, com base em pesquisas duvidosas. Estimulam quem quer votar a não votar. A oposição agradece.

Yrenys

Reply

Cel

Devido a grande quantidade de Baseados que FHC fuma ele só esta vendo isso com 12 anos de atrasos.

Vai FHC continua na sua campanna da MACONHA!


Átila

Reply

De fato, eu estou cansado de FHC e de Lula. Para o bem e para o mal, eles já encarnaram o futuro; hoje, o passado, que tudo faz para se eternizar, i.e., impedir o futuro. Basta!

Reply

O PSB já percebeu e parece que vai antecipar já pra 2014 o plano de ocupar o espaço do PT na centro-esquerda.
Nessas eleições rompeu diversas alianças com os petistas e parte de forma indiscutível para a carreira solo.
O PSD tinha a possibilidade de ocupar esse espaço na direita, mas o Kassab perdeu o bonde da história, parece.

Reply

Acredito que o eleitor do PSDB está cansado é da incompetência e medo de ser oposição. Na verdade o partido está sem políticos. Comparar Covas, Montoro, Paulo Renato, com Aécio, Guerra, é comparar maçã com abacaxi. Por que que políticos como Katia Abreu, não estão no PSDB?

Reply

O eleitor está mais cansado do PT e cansado do PSDB não fazer oposição. De não debater e se manifestar sobre coisa alguma. O povo prefere um político limpo e experiente como Serra a qualquer comunistazinho vagabundo ou representante de igreja.
Acontece que tem que estar presente, né? Faltou na reunião, não tem voz nem voto.
Nesse sentido o PDSB abusou da confiança do povo. Acho que ainda ganha mas a gentalha esta chegando com força.

Reply

O anonimo das 9:32 diz que Jundiai eh uma merda. Discordo dele, estive la e tive outra impressao.

Reply

Mais uma vez o velho gaga falando merda.

Reply

Essa moçada não sabe o que é viver com uma inflação de até 80% ao mês. Se hoje eles tem futuro foi graças ao governo FHC que trouxe a estabilidade na economia. Com arrogância eles falam "temos que esquecer o passado e olhar para a frente". Dias atrás ouví um idiota desses defender a liberação da maconha (Até o FHC, nem tudo o que ele fala deve ser considerado). Muitos pregam o voto nulo. Até eu votaria nulo se não tivesse uma alternativa honesta. O Serra, que eles gostam de chamar de zombie, é a única alternativa viável até o momento. Se tivesse seus "podres", como os petistas gostam de espalhar, já teriam feito picadinho dele. É um ficha limpa.

Reply

Nunca vou entender FHC! Ou está ficando gagá ou tem uma veia comunista. Deveria parar de atirar contra o próprio partido! O mínimo que ele deveria ter feito era processar Dilma pelo falso dossiê dos cartões corporativos inventado contra Ruth Cardoso ao invés de ficar puxando o saco dessa bandida!!

Reply

Nós não estamos cansados do PSDB.
Nós estamos cansados é de ver o PT batendo
e o PSDB apanhando, sempre.
Não queremos continuar assistindo a um espancamento.
Queremos assistir uma briga boa, cheia de porrada
de lado a lado.
Queremos espetáculo.
Queremos ver o PSDB batendo, só para variar.
Queremos ver o PSDB arrebentando o PT.
Como nos filmes em que o mocinho apanha muito mas no final acaba com o bandido.
Não é pedir muito PSDB, seja lá quem for você.

Reply

FHC é oposição com punhos de renda e ferradura nas patas. Fala como se o PT tivesse chegado ao poder ontem (está aí há quase 10 anos) e como se Celso Russomano (PRB) não fosse lulo-dilmista.

Reply