Mensalão favoreceu até ex de José Dirceu.

O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), deverá apontar os favores prestados pelos operadores do esquema a uma ex-mulher do ex-ministro José Dirceu como uma prova decisiva do seu envolvimento com o mensalão.Na fase de instrução do processo, Barbosa e seus assessores fizeram vários questionamentos à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República para esclarecer detalhes sobre os favores prestados à ex-mulher de Dirceu. Esse procedimento indica que Barbosa considera esse ponto particularmente relevante para incriminar Dirceu, acusado no STF de cometer os crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa. 

O julgamento do mensalão entra amanhã na sua quinta semana. Ele ainda está no começo e só deverá chegar daqui a duas semanas ao capítulo em que serão analisados os crimes atribuídos a Dirceu. Os favores à sua ex-mulher lançam dúvidas sobre a distância que o ex-ministro diz que sempre manteve do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado como operador do mensalão. Dirceu diz que mal conhecia Valério e que só teve contato com ele em reuniões no Palácio do Planalto às quais ele compareceu na companhia de outros empresários.

A psicóloga Maria Ângela da Silva Saragoça, 59, viveu com Dirceu de 1981 a 1990 e teve uma filha com ele. Os favores que recebeu de Valério foram revelados na época em que o mensalão foi descoberto e estão documentados no processo que está no STF. Graças à interferência de Valério, Ângela ganhou um emprego no banco BMG e um empréstimo de R$ 42 mil do Banco Rural. Os dois bancos emprestaram milhões de reais ao PT e às empresas de Marcos Valério que distribuíram o dinheiro do mensalão. Ângela também conseguiu ajuda para vender um apartamento em São Paulo. Quem comprou o imóvel, numa transação que incluiu um adiantamento de R$ 20 mil em espécie, foi o advogado de Valério, Rogério Tolentino. 

A própria Ângela reconheceu os favores e a participação de Valério nos depoimentos que prestou. O presidente do BMG, Ricardo Guimarães, disse que o emprego de Ângela foi pedido de Valério. O empresário disse que ajudou Ângela a pedido do ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira, que se livrou do processo após fazer um acordo para ser excluído da ação e cumprir pena alternativa. 

Tolentino disse que só conheceu Ângela quando se encontraram na imobiliária para concluir a compra do seu apartamento e afirmou que só depois soube que se tratava da ex-mulher de Dirceu. Nenhum dos participantes dessas transações disse ter feito qualquer coisa a pedido do ex-ministro, mas Ângela contou à Polícia Federal em 2006 que discutiu seus problemas financeiros com o ex-marido em agosto de 2003.

Um mês depois dessa conversa, ela foi apresentada a Valério por Silvio Pereira. Em menos de três meses, Ângela Saragoça ganhou o emprego no BMG e o empréstimo no Rural e conseguiu vender o apartamento em São Paulo.( Folha de São Paulo)

10 comentários

Mas as provas estão sendo ignoradas como fez o Levandoowisky, absolvendo o João Paulo, com a maior cara de pau e para festa do PT.
O poder do mal é imenso. Lula é representante de Satanás, é feio, tem uma voz horrivel, é apedeuta, corrupto e, mesmo quase morto, está aí pregando mentiras e enganações.

Reply

Lugar de vagabundo mensaleiro é na cadeia !!!!

Reply

Lugar de vagabundo mensaleiro é na cadeia !!!!

Reply

Acrescente-se que a epoca ela tambem tinha cargo publico . Gostaria de saber para quem ela efetivamente trabalhava ?

Reply

Mensalão é estilo de governo. Enquanto o PT estiver no Poder, aí haverá mensaleiros, disfarçados ou escrachados. Mesmo a "criação" do mito Lula, por Golbery, foi engendrada à base da compra de valores e convicções, visando simplesmente dinamitar as verdadeiras lideranças dos trabalhadores de então. Golbery comprou, Lula se vendeu; Lula comprou, outros continuam a se vender. A corrupção vence, a cada dia, os princípios que poderiam dar corpo a um Brasil civilizado; o Estado brasileiro vampiriza e espolia o povo, um povo que não se organiza com a finalidade de construir uma Nação. O Apocalipse na política brasileira vem de há muito, e se instalou oficialmente com a chegada da sofisticada organização criminosa ao Planalto.

Reply

Isso tudo deve estar na mãos dos ministros que julgam o mensalão.
Tudo, agora, estará nas mãos do STF.
Já deu para ver que o Relator não deixou-se levar-se por pressões.
Os demais ainda não votaram e será muita expectativa.
O Brasil não sairá o mesmo desse julgamento.

Reply

Comentaristas, o julgamento ainda não acabou. De onze ministros, apenas dois analisaram e deram seus votos. Faltam ainda 9 ministros e ainda o voto de desempate do Presidente do STF.
Nada está garantido de lado a lado. E a influência que muita gente tem como alardeada, pode não ser tão influência assim.
Pode ser convicção própria de quem vota. Se assim for, as coisas podem ainda gerar muito mais expectativas.
Senão, bastaria perguntar ao suposto padrinho como votaria o afilhado.
Haverá, ainda, muitas surpresas no julgamento.

Reply

Mas é só isso que o PGR tem contra o Zé Dirceu?
Com isso não dá nem pra dar uma advertência, quanto mais para condenar. Imagine quantos anos de cadeia o Demóstenes pode pegar se o Dirceu for condenado baseado apenas num favor que a ex-esposa recebeu. Depois vão reclamar que os caras estão sendo inocentados, mas o assunto é sério demais para o STF se ater a provas circunstanciais. Não adianta querer condenar para satisfazer alguns, precisa condenar provando para a população que as provas são robustas. Dirceu é o prêmio maior desse processo e sua absolvição terá significado o fracasso de toda essa campanha da imprensa. Aposto mil contra um que será absolvido. E quem não estiver satisfeito que peça para incluir como candidatos ao cargo de ministros que vão ficar vagos, os excelentes jornalistas de notório sabe jurídico que são : Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes e o "imortal" Merval. Aí sim teremos um STF sério e imparcial.

Reply

Cadeia nele! Não quero mais ter o desprazer de compartilhar um espaço tão apertado como um avião com esse sujeito. Menos ainda se for depois do show da Madonna!

Afinal não dizem que a bonança vem depois da tempestade... e não o contrário.

Reply

Esse julgamento do mensalão além do Lula como réu, está faltando também esse calhorda RecadoLevandowisque, que como estamos vendo é um quadrilherio da maior periculosidade e por espertesa do corrupto pinguço foi locupletado como ministro do STF, justamente para nesse julgamento do mensalão do PT, fazer essa cacaga contra o Brasil, defender os quadrilheiros da SOC. Assim como o outro safado que foi colocado lá, o que disse que tem o bingulim doce. Deveriam ser tirados de cena, sem a menor cerimônia, porque com esses pulhas na Suprema Corte, fica evidente que esse julgamento é uma grande palhaça, um desperdício do dinheiro dinheiro publico, pagando bandidos togados para defender criminosos.

Reply