Daqui a pouco, começa o julgamento mais esperado da história deste país: o julgamento dos quadrilheiros do Mensalão. Conheça o cronograma.

A Ação Penal 470 começa a ser julgada no Plenário do Supremo Tribunal Federal às 14h desta quinta-feira, 2 de agosto, conforme cronograma aprovado pelos ministros em sessão administrativa realizada em 6 de junho último. Não há previsão de término do julgamento.

Na primeira fase, destinada à leitura do relatório, apresentação da acusação e sustentações orais das defesas, serão realizadas nove sessões, até o dia 14 de agosto. No dia 15, deve começar a segunda fase, em que os 11 ministros votam. Cada sessão tem duração de cinco horas, com intervalo de 30 minutos.

No primeiro dia, o presidente do STF, ministro Ayres Britto, abre a sessão e, em seguida, passa a palavra para o relator da AP 470, ministro Joaquim Barbosa. O relatório, com 122 páginas, está disponível no site do Tribunal desde o dia 20 de dezembro do ano passado. Por ser de conhecimento público, o ministro apresentará apenas um resumo, com as principais informações desse documento.

Após a leitura do relatório, o presidente passará a palavra para o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, responsável pela acusação no processo. Ele tem direito de usar a palavra por até cinco horas, para fazer sua manifestação no Plenário.

As sustentações orais dos advogados dos 38 réus, que começam no dia 3 de agosto, terão duração de até uma hora cada, para apresentar a defesa no Plenário. Portanto, serão até cinco sustentações orais por dia.De 6 a 14 de agosto, as sessões serão realizadas diariamente, de segunda a sexta-feira. Nessa fase, as sessões das duas Turmas do STF serão realizadas nas manhãs de terça-feira.

Na segunda fase, a partir de 15 de agosto, o cronograma aprovado prevê a realização de três sessões por semana (às segundas, quartas e quintas), a partir das 14h. O primeiro a votar é o relator, seguido pelo revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski. Depois, os votos serão coletados na ordem inversa à antiguidade, ou seja, da ministra Rosa Weber, a mais nova no STF, até o ministro decano, Celso de Mello. 

O presidente do Supremo, ministro Ayres Britto, será o último a se manifestar, encerrando a votação. Nos dias de julgamento da AP 470, as sessões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das quais participam três ministros do STF, serão iniciadas às 20h, e não às 19h, como de costume, segundo informou a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha. ( Do site do STF)

34 comentários

Julgamento este, de cuja condenação de tods os réus. É mais esperada pela nação, que os resultados da eleições de Outubro próximo!.

Reply

e tem um deles que eh candidato a prefeito...

e parece que tem eleitores!!

mesmo depois de contar aquela lorota sobre pagar conta de tv a cabo...

socorrroooo!!!

alguns eleitores dessepaiz deveriam ser presos junto com quem elegem...

Reply

Até que enfim – Nesta quinta-feira (2), o Supremo Tribunal Federal inicia o maior e mais importante julgamento da história da Justiça brasileira. Em jogo estará não apenas o destino de 38 acusados de participação no que já é considerado o principal escândalo de corrupção do País em todos os tempos, mas o futuro de quase 200 milhões de brasileiros que já não suportam conviver com o desmando.

No caso de o Supremo decidir pela absolvição dos principais acusados, o Brasil entrará em um processo de colapso moral, o que permitirá a continuidade do status quo que tem levado o País ao retrocesso. Se prevalecer a condenação dos culpados, como foi prometido pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o Brasil terá o privilégio de pela segunda vez decretar sua independência. Não há mais condições de uma nação viver sob o comando de quadrilheiros que usam discursos prontos e visguentos para posarem de vítimas.

A contar desta quinta-feira, serão quase sessenta dias de importante vigília, pois é preciso garantir o futuro das próximas gerações. Que cada brasileiro faça a sua parte e cobre insistente e diuturnamente a condenação dos alarifes que tentam se fazer de inocentes. Muito mais do que a punição dos mensaleiros, o STF terá a chance de desmascarar o governo corrupto de Luiz Inácio da Silva e interromper um perigoso e totalitarista projeto de poder que está em marcha desde 2003.

Reply

Todos ligados na mesma emoção. O Brasil espera que se faça, afinal, justiça.

Reply

Valei-me padim çiço, que tranque essas almas no fundo do inferno!!!

Reply

Valei-me padim çiço, que tranque essas almas no fundo do inferno!!!

Reply

Valei-me padim çiço, que tranque essas almas no fundo do inferno!!!

Reply

O Sr Roberto Gurgel deve determinar também a impossibilidade do Zé Toffoli participar desse julgamento, e a meu ver o sr zé Ric Levandowiski ser impedido tembém.

Reply

Assista o Julgamento do Mensalão ao vivo:

http://www.tvjustica.jus.br/assista_online.php

Reply

O Meu País
Zé Ramalho

Tô vendo tudo, tô vendo tudo
Mas, bico calado, faz de conta que sou mudo
Tô vendo tudo, tô vendo tudo
Mas, bico calado, faz de conta que sou mudo


Um país que crianças elimina
Que não ouve o clamor dos esquecidos
Onde nunca os humildes são ouvidos
E uma elite sem Deus é quem domina
Que permite um estupro me cada esquina
E a certeza da dúvida infeliz
Onde quem tem razão baixa a cerviz
E massacram-se o negro e a mulher
Pode ser o país de quem quiser
Mas não é, com certeza, o meu país


segue no you tube

Reply

Lula estará lá, acompanhando?

Reply

Confira abaixo o que o site da Câmara define como funções do jornal Casa

“O Jornal da Câmara noticia os debates e as votações de proposições realizados no Plenário Ulysses Guimarães, as audiências públicas, discussões e votações nas reuniões ordinárias das comissões permanentes; debates realizados por comissões especiais sobre relatórios de propostas ou outros assuntos de interesse da sociedade; reuniões das comissões parlamentares de inquérito; atos e decisões da Mesa Diretora, do Colégio de Líderes, do Conselho de Ética e demais órgãos legislativos da Casa; além de discursos feitos pelos deputados nos espaços regimentais do Pequeno Expediente e do Grande Expediente”. Confira mais aqui

Deputados que subiram à tribuna para falar sobre o Mensalão do PT

Onyx Lorenzoni (DEM-RS)
Bruno Araújo (PSDB-PE) – Líder do PSDB
Jilmar Tatto (PT-SP) – Líder do PT
Rubens Bueno (PPS-PR) – Líder do PPS
Ronaldo Caiado (DEM-GO)
Chico Alencar (PSOL- RJ) – Líder do PSOL
Roberto Freire (PPS-SP) – Presidente do PPS
Octavio Leite (PSDB-RJ)
Fernando Ferro (PT-PE)
Sibá Machado (PT-AC)
Edinho Bez (PMDB-SC)

Reply

Será transmitido em algum canal da tv fechada?

Reply

Coturneiros, descobri alguns lugares onde está passando!

Acompanhe:

http://g1.globo.com/politica/mensalao/cobertura/
ou
Canal TV Justiça

Reply

"Tenho mais coisas para fazer, quem tem de assistir são os advogados", afirmou Lula. Aí está a arrogância de quem acredita que o julgamento do Mensalão já "está no papo". O chefão nem se preocupa. Será que o STF surpreenderá o maior ausente entre os 38?

Reply

Começou a defesa dos Mensaleiros pelo louro juiz petista.Vomitei.Quer desmembrar.Só agora,cara-pálida?Vomitei,de novo.

Reply

Está neste momento exato (15 horas) o relator do mesnsalão, amigo do Lula, Levandowiski, gastando saliva num discurso cheio de rrrrrrs e ssssss, cheio de citação de juristas famosos, entremeios, lero leros e bla bla blas,cançando os interessados e gastando tempo com milongas, até agora só fazendo justificativas porque o ovo não tem pelos.
Espero que no momento que ele achar que está explicado o motivo que o ovo não tem pelos, ele na sequência não absolva seus parceiros mensaleiros.


O chato ainda é saber que todos os togados farão a mesma milonga, num discurso afetado chato e confuso.

Bem que podiam votar na lingua do povão, haja vista que grande parte dos prejudicados pelos roubos do mensalão, é aquela mesma maioria de eleitores embotados, bolsistas do curral do molusco. Que não sabem nem porque votam em corruptos, que dirá entender esses discursos desses imbecis que se acham os tais, porem têm tanta dificuldade de aplicar a lei, coisa que deveriam saber decor por dever de ofício.

Com certeza o povo vai ter muita surpresa vinda desse julgamento, aposto que esses togados vão achar um monte de brechas para deixar mensaleiro escapar pelo ralo.


BRASIL.SIL.SIL.SIL.SIL

Reply

É por causa de tantas baboseiras usadas por esses togados atrapalhados para fazer um julgamento, que o processo do mensalão tem mais de 250 volumes, só de porcarias e afetações escritas que servem apenas para embaralhar o assunto.

Como sabem enrolar o assunto quando não querem condenar. É o que Levandowiski está fazendo no inicio do julgamento, apenas marola para desviar o assunto e deixar de julgar o mérito que é a condenação dos ladrões.

Reply

Coroné, assisti uma parte e me deu nojo de ver aquele Ministro cumpadre do pinga, ele e petralha legitimo em.

Reply

O ratão petista ja deu sua cagada no julgamento.

Agora outro rato petista, aquele que foi indicado pela muda inutil e é amigo do cachaceiro vagabundo, esta acabando de cagar.

Pelo jeito, a vaca esta indo para o brejo.

Reply

Acho que alguns ministros ao invés de dignificarem as vestes talares vão é se acobertar na mais rasteira militância!!!

Reply

Cheiro de calabresa, orégano...

Reply

Tchê, marechal aquele guri de recado do Zé Dirceu vai participar do julgamento? Não é possível! Pode enterrar o STF.

Reply

Coronel, estão cagando no Supremo.
Levandowski está ganhando de 4 a zero.
A mais alta Corte está indo pro brejo.
Quê fazer?
Será Que o Chapolin Colorado resolve?
Precisamos repensar numa justiça sem os Sujos de Toga.

Reply

Essa Suprema corte Pizza ainda vai mostrar que está tudo combinado, os capangas do ômi vão sair ilesos.

Agora está falando o topeira afilhado do pinguço, gaguejando e falando sem nenhuma propriedade, erolando co Levandowiski para dizer que não deviam estar sendo julgados hoje esse bando de ladrões do dinheiro público. Assim foi determinado pelo 'padim pinga' que ele ganharia a toga da Corte Pizza se ele tirasse da reta o culhão dos 40 ladrões amigos do Ali Bobão. Ao invez de julgar epunir os culpados ele quer cortar ou demembras a Pizza.

Haja saco!

Não sei como pode 2 componentes da SOC fazer parte da Suprema Corte.

Reply

Estou voltando.

O pedido do ratão tomaz não esta sendo atendido.

O ratão que leva wisk falou baboseias por horas mas não convenceu seus pares. Até o Ministro Toffoli votou contra ele.

Reply

"Tenho mais coisas para fazer do que isso, quem tem de assistir são os advogados", afirmou Lula ao ser questionado se acompanharia a transmissão pela televisão.

Ha! Sim, ele tem que CAGAR, o que fez durante 10 anos de governo. Cagadas, cagada, cagada, cagada .....

Reply

Com permissão do Coronel


02/08/2012 às 16:55

Lewandowski já perdeu! Com Cezar Peluso, 6 a 1 a favor da honra do tribunal. Placar será de 9 a 2

Cezar Peluso deu o sexto voto contra a solicitação de Márcio Thomaz Bastos. Já é a maioria. Já dá para antecipar, dadas as intervenções, que também votarão contra o desmembramento Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ayres Britto. Marco Aurélio vai acompanhar Lewandowski. O placar será de 9 a 2.

Por Reinaldo Azevedo

Reply

Do Augusto Nunes

02/08/2012 às 15:37 \ Direto ao Ponto

O ministro Lewandowski só leu o palavrório que Márcio Thomaz Bastos ditou

A tabelinha obscena entre Márcio Thomaz Bastos e Ricardo Lewandowski comprova que o revisor do processo do mensalão não conseguiu sequer esperar o começo do jogo para transferir-se do time de ministros para a equipe de advogados de defesa liderada pelo doutor favorito da bandidagem dolarizada. Lewandowski demorou mais de cinco anos para concluir o parecer encomendado em 2007. Levaria pelo menos dois para redigir o palavrório desta tarde se Bastos não tivesse cuidado de tudo: o ministro, como berra o texto, limitou-se a ler o que o advogado ditou.

Reply

Mais uma pizza tamanho gigante... sabor ESTRUME!

Reply

Contra Toffoli existe uma declaração do próprio ministro, que durante sabatina no Senado, quando perguntado pelo senador Alvaro Dias sobre eventual impedimento de votar no mensalão, respondeu: “Se, eventualmente, tiver alguma hipótese na qual eu tenha atuado, aconselhado, tenha tido algum tipo de orientação, é evidente que, pelas normas de impedimento, tenho obrigação de me declarar impedido ou suspeito de atuar”

Reply

cel.

Daqui há pouco Reinaldo Azevedo e Augusto Nunes, junto com advogado Roberto Podval acompanhando e debatendo mensalão na VEJA ONLINE.

Coloque o link para poder acompanhar.

Chris/SP

Reply

Cel,

Off,

jornalista de ética própria?!'
O jornalista gaúcho Políbio Braga tem feito muitas críticas ao governador gaúcho Tarso Genro. especialmente quanto à acolhida que ele garante ao refugiado italiano em Porto Alegre. De repente, Políbio e Battisti se encontram.


http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=43979

Até quando vamos permitir esses assassinos condenados a transita em nosso pais? É um grave atentado ao Estado Democrático de Direito.

Reply

"Esqueceu,que essa pizza,vai ser consumida com cachaça junto com o 9dedos"

Só o câncer salva o Brasil!

Reply