Kassab distorce os fatos para jogar Kátia Abreu contra Serra.

Do Portal Terra, hoje:

Após as duras críticas da senadora Kátia Abreu (PSD-TO) ao apoio de seu partido ao PT em Belo Horizonte, afirmando que o presidente do PSD Gilberto Kassab teria agido de forma "arbitrária e clandestina", o prefeito de São Paulo minimizou as declarações da vice-presidente da legenda. De acordo com Kassab, só "o tempo irá dizer quem está certo". 

"É normal ter divergências. Tenho respeito pela senadora Kátia Abreu, que me comunicou antecipadamente que era contra a aliança. Ela tem todo direito e sua divergência não diminui em nada a admiração e respeito que tenho por ela. Ela discordou do nosso apoio ao Serra em São Paulo e discordou em relação a Minas Gerais, mas sempre com autenticidade e transparência. Não será a primeira divergência e nem a última. Isso é próprio da democracia o tempo vai mostrar se ela está certa ou o partido", afirmou Kassab. 

Kátia Abreu jamais discordou do apoio de Kassab para José Serra. Abaixo entrevista dada ao Estadão em 3 de março de 2012, quando a senadora já contestava, isso sim, os métodos de Kassab. Não foi por falta de aviso. Era uma dissidência anunciada.

"As articulações do prefeito Gilberto Kassab, que levaram o PSD a abdicar de uma aliança com o PT para apoiar o PSDB, não foram absorvidas pacificamente pelo partido. A senadora Kátia Abreu (TO), uma das lideranças nacionais mais expressivas da legenda, se disse surpreendida nos dois momentos: no ensaio de Kassab para apoiar o pré-candidato do PT, Fernando Haddad, e na guinada definitiva do prefeito para a candidatura de José Serra (PSDB). 

Inconformada com a falta de diálogo no partido, a senadora defende o envolvimento do diretório nacional nas negociações de alianças. O recente discurso do ex-governador José Serra, afirmando a nacionalização da campanha paulistana, foi na contramão da garantia dada por Kassab de que o acordo é restrito à eleição municipal. 

Mesmo assim, a garantia foi posterior, reclama a senadora, e não considerou o apoio do PSDB à frente partidária que contesta a reivindicação do PSD por tempo de propaganda eleitoral gratuita proporcional à sua bancada. "O comportamento do PSDB não é de aliado, mas de inimigo", diz ela.
O tempo de TV é o que mais incomoda o PSD por ser decisivo para a consolidação da legenda não só nessas eleições municipais, como também em 2014. O partido teme que a "desfeita" ao PT produza a adesão governista à frente de oposição contra a legenda no TSE.

Na avaliação de Kátia Abreu, ao desfazer um acordo de sua própria iniciativa, o prefeito comprometeu o discurso de independência do partido com relação ao seu projeto nacional .Cuidadosa no tratamento pessoal a Kassab e Serra ela disse ao Estado considerar que o partido está sendo conduzido de forma individual, priorizando os interesses paulistas em detrimento do resto. 

A sra. se diz insatisfeita com a aliança que o prefeito Gilberto Kassab promoveu com o PSDB em São Paulo. Por quê?
Por ser São Paulo o centro político mais importante do País, o que lá se decide afeta as demais bases do partido. Por isso, a aliança com o PSDB, na sequência de uma articulação idêntica com o seu antípoda, o PT paulista, transbordou o âmbito da política municipal. E poderia estar precipitando definições sobre o futuro político do partido. 

Como assim?
O que ali ocorrer, na eleição, será decisivo para a sucessão presidencial de 2014. Isso, portanto, não é questão apenas da seção paulistana do PSD. Envolve o projeto nacional do partido.

E que projeto é esse?

O PSD surgiu com o propósito de mudar paradigmas da política que consideramos anacrônicos e nocivos. Um deles: partidos com donos, que decidem à revelia dos filiados. O PSD se comprometeu com a democracia interna; ouvir a militância, não fazer política com fatos consumados. Outro fundamento: não ser sistematicamente a favor ou contra. Definir apoios tendo em vista princípios programáticos. Somos um partido defensor da economia de mercado, do Estado democrático de direito e da autonomia do indivíduo perante o Estado. O que favorecer nosso ideário terá nosso apoio, seja qual for o governo. Nossa missão na política é nos tornarmos fator de moderação, impedindo que seja ocupada pelo radicalismo ideológico, de direita ou de esquerda, o que implica fortalecer o centro.

Mas a aliança com José Serra não fortalece isso, na medida em que junta forças de centro-esquerda e centro-direita?
Não se trata de nomes. O Serra é um dos nomes mais qualificados da política nacional, possivelmente o melhor de sua geração. Ocorre que, em São Paulo, estabeleceu-se, há anos, uma bipolaridade radical, entre tucanos e petistas. E, ao apoiar um dos lados, após flertar com o lado oposto, o PSD associou-se ao ambiente de radicalismo, deixando de ser um fator moderador. E há mais: fez isso sem levar em conta o compromisso com a democracia partidária.

Isso a indispõe com Kassab?
De modo algum. Estou praticando a democracia interna, com questionamentos leais. O prefeito é um democrata, mas, certamente envolvido com os desafios da política paulista, não avaliou sua repercussão sobre as demais seções do partido. A política local é importante e tem suas particularidades, mas não deve perder de vista a nacional. Quanto mais importante a seção partidária, maior sua responsabilidade. O PSD nacional, por exemplo, enfrenta neste momento uma articulação antidemocrática e absurda, que consiste em tentar suprimir-lhe na Justiça o tempo de TV na campanha. E quem lidera esse movimento? O PSDB. Não me consta que a aliança estabelecida em SP incluiu a revogação desse ato hostil. Pior: pelos ressentimentos que pode ter causado no PT, frustrando uma aliança proposta pelo próprio PSD, estimulará a adesão governista à iniciativa truculenta. 

Pedirá reavaliação da aliança?
Quero que diretório nacional seja ouvido e esclarecido a respeito dessas questões que aqui resumidamente coloquei."

15 comentários

"E, ao apoiar um dos lados, após flertar com o lado oposto, o PSD associou-se ao ambiente de radicalismo, deixando de ser um fator moderador."

Esse 'fator moderador' é que me entristece.
Por que o PSD tem de ser ambíguo? Tem de dizer a que veio.

Tem milhões de eleitores sedentos por um partido de direita explícito. Se Jesus foi de direita, e não sou somente eu que afirmo isso, por que um partido político não pode sê-lo?

No mínimo, seja um partido alternativo às facatruas politiqueiras, sem lamber as bolas da presidenta. Nós, pessoas de bem, damos o respaldo nas urnas.

Reply

Mais uma vez, Kassab enfia esse partido naquele lugar.

Katia, cai fora.

Reply
Bertoldo Klinger mod

O Kassab está se achando o maioral no novo partido, mas lá quem tem eleitorado mesmo e quem tem chance pra disputar uma Presidência da República (na minha humilde opinião) é a Kátia Abreu... Isso sim!

Reply

Coronel,

A chapinha do Kassab esquentou!! Se meteu com a pessoa errada!!!!

Frouxinho, o Kassabete já quiz botar "no do Serra".

Kassabonete!!!

JulioK

Reply

Katia Abreu vai acabar saindo do psd. Mas, francamente, em vez de um partido aguado, sem lado, eu preferiria uma clara e definitiva posição, se não à direita, mas inequivocamente anti-esquerda.

Reply

VEJA QUE COISA INTERESSANTE
------------------------------
O PT SP.Fernando Haddad,desce a lenha no Kassab.
Em MG Kassab apoia o PT.
O PSDB SP não pode falar nada pqe Kassab está com Serra.

Nem pode jogar na cara do Haddad, que o Kassab apoia o PT em MG.

Nem pode dizer que Kassab é um surfista, está com quem pode lhe dar alguma coisa.

Se Serra ganhar, ganha uma secretária/Serra perdendo ganha um ministerio independente de o candidato do PT ganhar ou parder.

Reply

cORONEL;

'O QUE FAVORECER O NOSSO IDEÁRIO TERÁ NOSSO APOIO, SEJA QUAL FOR O GOVERNO'

É DISCURSO DO ODORICO PARAGUAÇU O BEM AMADO.

Reply

Falaram, falaram, falaram... E o resumo da opera ta explicito: partido de DIREITA NO BRASIL SO TEM O DEM. O resto eh ADESISTA e infelizmente o DEM ta acabando. E a Senadora precisa sair do muro e dizer em alto e bom som que eh a favor da propriedade privada, da liberdade de expressao, da familia, do agronegocio brasileiro, da industria brasileira e do talento do nosso povo. RESUMINDO: DE DIREITA. Sai do muro SENADORA, pois a esquerdinha brasileira nao te engole.

Reply

Mas ele chegou a enganar no começo..parecia uma coisa e saiu outra.

E desde o começo eu dizia:
Coronel , esse Kassab não vale a pena ( nos dois sentidos).

Reply

PSD tá com uma carinha de PSDB requentado.
Um decide e atropela os outros, faz alianças convenientes de acordo com cada estado e pronto temos ai um partido....igual aos outros ! ! !
Partido Sem Democracia (?) Deus me livre.

Lunarscape

Reply

FHC inventou a globalização .Chupa mulla honoris causa

Reply

Coronel,
E nao e´ que a Petrobras acaba de descobrir mais um poço de petróleo no ES! Mas as ações já caíram pela metade. É a era do me engana que eu gosto.

Reply

Coronel,
para cachorro novo este também e agra canalha, está entrando muito no mato. A onça já já traça o velhaco do PSD.

Reply

Coronel
Esse cara enganou bem....
O próprio coronel já arrastou uma asa pelo Kassabonete.......mentira??

Reply

Kassab continua aa venda...

Reply