Chávez tentou iniciar uma guerra civil no Paraguai antes do impeachment de Lugo.

O novo governo paraguaio apresentou ontem vídeos que, segundo ele, comprovam que o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, se reuniu com o alto comando militar do Paraguai antes da deposição de Fernando Lugo da Presidência. Além do ministro do governo Hugo Chávez, o embaixador equatoriano Julio Prado estaria no encontro. "Tenho certeza de que serão entregues [cópias das gravações] aos órgãos responsáveis", afirmou a ministra da Defesa do Paraguai, María Liz García, durante entrevista. 

 Ela e o presidente Federico Franco acusaram na semana passada os governos da Venezuela e do Equador de tentar promover levante dos militares paraguaios para que Lugo permanecesse no poder. As imagens divulgadas ontem mostram que os comandantes das Forças Armadas paraguaias e o chanceler venezuelano estavam presentes no palácio do governo, em Assunção, no dia 22 de junho, momentos antes de o Congresso aprovar o impeachment, em processo que durou pouco mais de 30 horas. No entanto, não é possível concluir se Maduro e os militares estiveram realmente reunidos. Além disso, o áudio do material distribuído para a imprensa é de má qualidade e não permite verificar o que é conversado. 

As imagens mostram também que os chanceleres Ricardo Patiño (Equador) e María Ángela Holguín (Colômbia), assim como o secretário-geral da Unasul, o venezuelano Alí Rodríguez, chegaram ao palácio ao mesmo tempo que Maduro. O ministro do governo Hugo Chávez respondeu as acusações dizendo que elas dão "a amostra política e moral de um pessoal que acabou de dar um golpe de Estado e trata de acusar os outros de dar golpes e contragolpes". "Essa acusação não tem base na realidade", concluiu Maduro. 

Os chanceleres da Unasul, incluindo o brasileiro Antonio Patriota, estavam em missão no Paraguai para acompanhar a crise no país. O governo brasileiro reagiu com perplexidade à divulgação do vídeo. A avaliação é que a denúncia dá argumento e força aos críticos da entrada da Venezuela. Apesar disso, o Itamaraty diz que a inclusão do país é uma "decisão já tomada e irreversível". Isso porque o documento assinado por Dilma Rousseff, Cristina Kirchner (Argentina) e José Mujica (Uruguai), na sexta, diz que eles "decidem o ingresso da República Bolivariana da Venezuela no Mercosul". 

O vice-presidente uruguaio, Danilo Astori, disse que a entrada da Venezuela no Mercosul -decidida na semana passada, após a suspensão do Paraguai- "pode ser a ferida mais grave" da história do bloco. Anteontem, o chanceler uruguaio Luis Almagro afirmou que o país era contrário ao ingresso da Venezuela, o que é negado pelos governos do Brasil e da Argentina -o ministro foi convocado pelo Senado do seu país para dar explicações sobre o caso. Segundo Almagro, a decisão só se deu após intervenção da presidente Dilma em reunião com Mujica e Kirchner em Mendoza (Argentina). 

 Marco Aurélio Garcia, assessor da Presidência brasileira para assuntos internacionais, disse que a decisão de incluir a Venezuela foi proposta por Mujica e acatada pelos demais países.

22 comentários

lulla vá tomar no SUS! mod

É a total inversão de valores e pior!...

É achar que o PLANETA TERRA é composto de seres IMBECIS como elles.

Ninguém mínimamente escolarizado e isento tem a menor dúvida que o canalha do marco aurélio "top top" está metido nessa tentativa de golpe até as orelhas...

E ainda coloca a culpa no idiota, mas não menos canalha, do mujica...

Coisa típica de PTralha!

Reply

O que mais falta para nós brasileiros honestos, termos a certeza de que está em marcha uma trama levada a cabo pelos PTralhas e seus aliados de arrasar com o país?

E que ao cabo dessa trama contaremos assassinatos aos milhares e que nenhuma COMISSÂO DA VERDADE será capaz de levantar...

Quantas Honduras e Paraguais com seus chapeleiros e padrecos tarados precisamos de exemplo para mostrar ao mundo cara sem vergonha dessa PTralhada asquerosa, desses foreiros assassinos...

O que mais falta a brasileiros ilustres, letrados, honestos para entenderem que não podem se submeter a um porco como marco aurélio ou um nanico enrustido como celso amorim ...

O que falta ao povo brasileiro para se levantar dessa postura curva de submissão???

Ou será que a PTralhada também conseguiu comprar a nossa honra?

Reply

Não há mais dúvida alguma de que os bolivarianos não respeitam também o Direito Internacional. O poder para eles é a qualquer preço. Assim, dúvida alguma há agora para o fato de que também compraram o poder por aqui, sendo crível que o Lula e a interina Dilma não agiram muito diferente do prefeito de Palmas com relação aos banqueiros e a comunismo internacional, dois irmãos siameses, já que aqueles adoram devedores irresponsáveis e estes estão sempre fazendo obrigações com o chapéu dos outros.

Reply

E no resumo da ópera, este parece ser mais um grampo sem áudio. Ou a arapongagem no PY é muito ruim, ou essa suposta gravação é de mentira.

Reply

O movimento comunista internacional está mais vivo do que nunca, entretanto mudou o discurso, maquiou conceitos, adotou o pensamento politicamente correto, vestiu-se de verde e costuma ridicularizar todos aqueles que ousam denunciá-lo. Normalmente os comunistas saem-se com esta: "o comunismo não existe mais", o que é uma deslavada e sórdida mentira. Acreditem: Hugo Chávez é apenas um verme a serviço do Foro de São Paulo. A cabeca do monstrengo que dirige e organiza a implantação do comunismo na América Latina está aqui no Brasil, chama-se PT, o criador do Foro de São Paulo e seu dono absoluto. Tanto é que os marqueteiros do PT atuam nas campanhas eleitorais de seus congêneres em todo o continente latino-americano. Que o digam Hugo Chávez, Olanta Humala, Lopez Obrador, Evo Moralles, o vovô tupamaro e o bispo comunista. As mirradas oposições nos países latino-americanos foram praticamente aniquiladas e são incapazes de trazer ao debate e denunciar o que se delineia aqui e agora. Submetem-se covardemente à patrulha do Foro de São Paulo e têm medo de pronunciar a palavra "comunismo"!, quando se sabe pela evidêncica irretorquível dos fatos que a bandalha comunista já venceu pelo menos a metade da batalha. Sejamos razoáveis para admitir que o câncer vermelho da esquerdiotia se alastra como fogo em rastilho de pólvora, pelas terras da América Latina, e que por trás de tudo está a mão do Foro de São Paulo. Lula e os irmãos Castro, de Cuba, são os verdadeiros maestros da orquestra assassina das liberdades individuais, do capitalismo produtivo e da livre iniciativa. E o Diabo é que o Capeta parece mesmo conspirar a favor dessa nefasta trinca de dinossauros paleolíticos...

Reply

"Organização' que tem Dilma, Cristina, Evo e Chávez não passa na verdade de uma quadrilha.

CADEIA NELES!!!!

Reply

QUE MENTIRA DESLAVADA DESSE TOP TOP!!
O CONGRESSO URUGUAIO, QUE FEZ PRESSÃO NA SUA CHANCELARIA PELO POSICIONAMENTO A FAVOR, ERA TAMBÉM CONTRA A ENTRADA DA VENEZUELA NO MERCOSUL.

Reply

Coronel,

O encontro anual do Foro de São Paulo está acontecendo em Caracas, desde o dia 2 e será encerrado no dia 6 vindouro.

Segue o link do Foro de São Paulo. Da carta do PT ao Foro.

http://forodesaopaulo.org/?p=1390

Reply
FORA DO BRASIL COMUNISTAS CORRUPTOS mod

Será que o chanceler da Venezuela também fez uma reunião com LULA e os comandantes das forças armadas brasileiras…

Reply

Realmente. É uma insanidade sem precedentes e, com isso está provado que a corja está empenhada em bloco em pintar de vermelho toda a America Latina. Se o Chávez não for logo para o inferno como parece estar previsto e se for reeleito,vem muito mais coisa por aí.

Reply

Em quem você acredita? Qunato vale a palavra de um petista de alta linhagem?
Acredito mais em Cachoeira do que em qualquer coisa que venha dessa turma.

Reply

Cai America Latrina, não o Paraguay!

Reply

O importante é essa frase "foi proposta por Mujica e acatada pelos demais".

Mujica não confiram isso. Mas, o Brasil confirma que aceitou a entrada da Venezuela, sem pestanejar. Isso é que o pior dessa história, além do afastamento do Paraguai,

Reply

Afinal de contas, eu gostaria de saber o que temos contra O POVO VENEZUELANO para tanto repúdio à entrada daquele país no Mercosul.
Será que por conta de um presidente teremos que condenar todo um povo? Ou são interesses muito maiores do que aparentam?

Reply

Coronel,

O PSB e o PDT também estão no Foro de São Paulo.

Reply

Para a nossa alegria!, lulla, fidel, chavez, lugo ,dilmá e a louca da K tem uma doencinha que pode demorar a fazer o efeito esperado...mas que leva! AH!AH!AH! Leva sim!

Reply

Olá Coronel.

Achei isso aqui no blog Snnippits and Snappits:

http://snippits-and-slappits.blogspot.com.br/2012/07/haiti-humanitarian-aid-for-earthquake.html

Não creio que as pessoas saibam desse escândalo..

Dá ânsia de vômito só de ler tamanha a maldade.

Se concordar ponha no ventilador.
Abraços.
Miriam

Reply

No Paraguai o EPP. "exército do povo paraguaio" é a tropa de Hugo Chávez e toda decisão de estado é reversível.
Se o Brasil se retirar do MERDOSSUL o bloco morre porque os países NÃO TERIAM FRONTEIRAS, Argentina isolada da Venezuela, só o Uruguai do lado.
A Venezuela-Chaves é isolada dos outros, o que une todos é o Brasil e sem a espinha dorsal morre a ANTA.
O Uruguai quase com certeza vai se retirar do MERDOSSUL POR MOTIVOS DIVERSOS, algo como diferença não solúvel na legislação bancária e para NÃO PRECISAR SE OBRIGAR A DAR DADOS SOBRE OS DONOS DE OFF-SHORES E CONTAS SECRETAS E NUMERADAS.
*** 10 entre 10 ratocratas latrino-americanos têm pelo menos uma conta no Uruguai em dólares, algumas offshores e NÃO QUEREM NO MERDOSSUL O MESMO QUE ACONTECEU COM A SUIÇA.
De ratinhos ao Rei Pinga, Beiçola e outros ratos latrino-américanos.
-
sem mais.

Reply

anônimo saiu das latrinas de imundas ratazanas às 12:02 RODOX, GATOS E MIL RATOEIRAS NO BLOG.

Reply

Prezado coronel
O povo e o governo do Paraguai devem sim empinar o nariz e fazer pouco caso em relação ao mal fadado Mercosul. A história já lhes foi nefasta com a Tríplice Aliança. Agora devem sim olhar para além fronteiras da américa latrina (esquerdóide) e partir para ações políticas maiores, o livre comércio e acordos militares com os EUA, comércio com o Chile, Colômbia, China, Europa, etc.Viva el pueblo paraguaio!!!

Reply

Veja como são administrados: Venezuela, Brasil e Argentina. Com tirania, CORRUPÇÃO e total imcompetência. Por quê é que esses três mediocres (DCC) não tentam ao menos melhorar a condição de vida de suas respectivas populações e não deixam o DEMOCRÁTICO Paraguai em paz???!
Chávez, pegue toda a sua sede de justiça e vá salvar os cubanos daquela eterna e assassina DITADURA castrista!!!
Dilma, vá trabalhar em benefício do roubado povo brasileiro!!!!
Cristina, as Malvinas não são argentinas!!!

Reply

Três projetos de ditadores se juntaram para colocar um ditador dentro de um tal de mercado comum que é uma grande piada?

Só pudia ter uma bulgara envolvida nesse filme de horror digno de Hollywood.

Reply