Paraguai volta a ser uma terra com lei.

Hoje, segundo o jornal ABC, as ruas amanheceram vazias e calmas. Cumprido o rito democrático do impeachament do presidente, por votação praticamente unânime, assumiu o vice-presidente eleito exatamente para isso: para ocupar o cargo, no impedimento do titular.

Fernando Lugo enfiou o país praticamente numa guerra civil entre produtores e sem-terra, da Liga Nacional dos Acampados. A tragédia não ocorreu em larga escala apenas porque os produtores não aceitaram provocações e passaram estes últimos anos vendo o seu trabalho destruído e as suas propriedades invadidas, sempre buscando na Justiça a reintegração e a devida indenização. Não houve uma só morte provocada pelos fazendeiros paraguaios. Não deram a eles o que eles procuravam: o morto para virar mártir.

No entanto, o episódio extremamente violento de Curuguaty, quando forças do governo entraram em confronto com os sem-terra gerando 17 mortos (11 acamapados e 6 policiais), mostrou que Lugo não tinha mais força política e isenção necessária para conduzir o país. Várias vezes o presidente deposto recebeu oficialmente os sem-terra, dando-lhes visível e inaceitável apoio institucional. A constituição federal foi acionada. Impeachment e a vida continua. Mesmo que, em volta, os bolivarianos que apoiavam os sem-terra com dinheiro e treinamento - inclusive o MST do Brasil! - berrem contra o rito democrático cumprido e acabado. 

O engenheiro agrônomo Ramón Sanchez, presidente da União de Grêmios da Produção (UGT) desabafou, após o encerramento do processo de impeachment: “Hoy podemos dormir tranquilos porque no tenemos ningún muerto en la mochila; Lugo en cambio carga con 17 en la suya”,

41 comentários

Pois é, mas tem gente aqui no Brasil criticando esse impeachment...
O problema é que foi feito dentro da Lei, até mesmo o ex-presidente Lugo reconheceu isso, então por que essa indignação toda ????
"Ah, não deram um prazo razoável para ele se defender..."
Impeachment é um processo político conduzido pelo poder legislativo, que é soberano e tem poder pra isso, logo não há nada de errado nisso !
Se foi prejudicado, cabe o Lugo entrar na justiça e recorrer.
Oras, no parlamentarismo é normal impeachment de primeiro ministro sem direito à defesa e ninguém reclama, só porque nesse sistema chamam por outro então não há problema ?

Reply

Se foi prejudicado, cabe o Lugo entrar na justiça e recorrer, é assim nos países onde
a democracia funciona.
Oras, no parlamentarismo é normal "impeachment" de primeiro ministro sem direito à defesa e ninguém acha estranho, só porque neste sistema chamam pelo outro então não há problema ?
Em qualquer país sério, o Congresso em última instância tem mais poder que o presidente
e não o contrário, como ocorre nas republicas das bananas...

Reply

!!! HOJE É DIA DE FESTA NO CORAÇÃO DE TODOS AQUELES QUE AMAM A LEI , A ORDEM E OS BONS COSTUMES !!! VIVA O PARAGUAI !!!

Reply

igualmente foi em Honduras...

aquela pouca gentalha que tentava fazer tumulto eram os baderneiros de sempre...

a população mesmo, tanto de Honduras como a do Paraguai, estava em casa, vendo a lei ser cumprida por quem de direito eh, parlamentares eleitos pelo voto do cidadão...

Patriota e sua corriola de intrometidos da tal Unasul deveriam ter sido abordados no outro lado da ponte ainda e impedidos de tentar melar o processo legal de destituição do taradão...

Reply

Caso isso acontecesse em banânia o velhaco apeDELTA e o poste estariam em lugar muito do atual, quando um presidente da republica, do senado, da câmara, um mesmo os ditos togados rasgam a CF e nada acontece é porque temos algo de podre no reino de Banânia.

Reply

Cel., só complementando o seu post, cito o RA que no texto abaixo detalha muito bem o perfil do deposto, como político e como homem.

O GOLPE FALSIFICADO DO PARAGUAI! OU: PARLAMENTO IMPEDIU QUE LUGO BAGUNÇASSE AS INSTITUIÇÕES COMO JÁ FIZERAM CHÁVEZ, CORREA, EVO E CRISTINA KIRCHNER! OU: POR QUE NÃO SE FALOU EM GOLPE NO CASO DE COLLOR?

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-golpe-falsificado-do-paraguai-ou-parlamento-impediu-que-lugo-baguncasse-as-instituicoes-como-ja-fizeram-chavez-correa-evo-e-cristina-kirchner-ou-por-que-nao-se-falou-em-golpe-no-caso-de-collor/

Chris/SP

Reply

Como pôde acontecer uma coisa dessas em apenas dois dias?, choramingam os órfãos brasileiros do reprodutor de batina. Os paraguaios é que deveriam perguntar-se como pode o Brasil esperar sete anos pelo julgamento dos quadrilheiros do mensalão. Ou instaurar uma CPI que, depois de dois meses de tapeações, vigarices e patifarias, faz o que pode e o que é proibido para garantir a impunidade dos bandidos.

Reply

O governo lulopetista jamais abriu o bico sobre as abjeções colecionadas pela ditadura cubana, nem sobre os chiliques autoritários da viúva argentina que herdou a Casa Rosada, muito menos sobre o desmoronamento da democracia venezuelana. “O Brasil respeita a soberania nacional”, recitava Celso Amorim e recita agora Antonio Patriota para justificar a política externa da cafajestagem. O mantra perde a validade quando algum companheiro perde o poder.

Reply

Coronel,

E não podemos esquecer que o Congresso do Paraguay fez valer a LEI, ao barrar a Venezuela no Mercosul!! Exatamente no "artigo" invocado pela GORDA, quando ameaçou o Paraguay de expulsão do Mercosul!!

Parabéns ao Paraguay, parabéns a democracia!!!

DVD pirata, agora é DVD Argentino!!!

JulioK

Reply

cel,

Precisamos de uma PEC igual ao Paraguai para não ficar suportando tanta corrupção neste pais, sem poder fazer nada.

Reply

Ah que inveja do Paraguai.

Reply

Belo exemplo vem do Paraguai tão desmoralizado pelo Whisky falsificado, um exemplo a ser seguido pelos demais membros da famigerada Unasul, onde frequentemente os governantes praticam atos contra a constituição, a mesma que permitiu a sua acensão ao poder.

A grita dos bolivarianos contra o Congresso paraguaio e pura e simplesmente "Síndrome do Pânico", o medo que esse exemplo seja tomado em outras terras, não é mesmo Índio Cheirador?

Reply

Parabéns ao Paraguai, mostrou-se independente e soberano. Deu uma lição para o Brasil que tolerou o Mensalão, o Mensalinho, os Aloprados, os escandalo do Eurenice Guerra Taxa de Sucesso, do Palocci do Caseiro, da Multiplicação de fortunas.
Fiquei animado pelo Paraguai mostrou que ainda existem leis.
Deus abençoe o povo paraguaio.

Reply

Coronel,

"Várias vezes o presidente deposto recebeu oficialmente os sem-terra, dando-lhes visível e inaceitável apoio institucional."


A franca semelhança com o Brasil NÃO é mera coincidência!

Quando teremos IMPEACHMENT por aqui???

Flor Lilás

Reply

Tchê, marechal, mas que aula de democracia, hein? Quem diria! O Paraguai dando exemplo ao mundo de como se limpa uma casa sem quebrar nada. Aqui o sapo barbudo e seu bando pisoteiam impunemente a Constituição a hora que bem entendem, porque sabem que aqui não temos Congresso,salvo algumas honrosas exceções,o que tem no nosso parlamento é uma maioria composta de vigaristas sem vergonhas. Aliás,tem um que é procurado pela INTERPOL em 180 países, menos, é claro, no Brasil. Nunca mais falo mal do Paraguai!

Reply

Honduras e Paraguai dando lição de democracia para a América Latina.

Brasil, Argentina e Venezuela indo para o fundo do poço.

Reply

Cel,

O Congresso do Paraguai está de parabéns. Os políticos paraguaios estão de parabéns pela atitude.

Presidente incompetente, corrupto e demagogo tem que ser colocado para fora em qualquer parte do mundo.

No Brasil Lula deveria ter sido colocado para fora e não foi.

Será que os políticos paraguaios são homens mais honrados do que os políticos brasileiros? Pela atitude e comportamento não será dificil saber.

Parabéns ao povo paraguaio por ainda terem um Congresso soberano, um exemplo a ser seguido.


Índio Tonto/SP

Reply

Coronel,
infelizmente não temos oposição e a FA, hoje, só tem frouxo.

Reply

alguém sabe quem é o velho papagaio de pirata que aparece sempre atrás do LUGO trajando um modelo guerrilheiro chic e de boina preta?

Reply
lulla vá tomar no SUS! mod

Que tal fazermos o mesmo por aqui???

Não é disso que a PTralhada tem medo?

Motivos IDENTICOS não nos faltam!!!

O que nos falta são os "cujones" coisa que os Paraguaios mostraram que têm.

Reply

Pelo menos, não vamos ter de BANCAR os custos do Helicóptero da FAB e do Sírio e Libanes para tratar do câncer do "padreco safado"...

...pelo menos acho eu, mas como com PTralha tudo é possível...

Reply

O Paraguai deu bela lição para a AL. De forma legal, livram o país de um presidente amoral, incompetente e qe estimulava a luta entre compatriotas. Que o país possa se recuperar dos anos perdidos e que não haja mais derramamento de sangue.

Reply

A canalha tupiniquim, nazipetralha, incluindo a imprensa cooptada, está indignada com o impedimento legal de mais um incompetente e corrupto na UNASUL. Que a hora de outros serem legalmente afastados não tarde, ou a AL cumprirá seu triste destino de continuar sendo a latrina do ocidente.

Reply

Coronel,

A GLOBONEWS, sobre o Paraguay, decretou "Golpe contra um Mandato Popular". Tá nojento!!!

JulioK

Reply

Os "Democratas" pró Cuba: Dilma, Fidel, Chaves, Ivo Indio de Araque, estão contra o Impeachment no Paraguai, motivo para os verdadeiros democratas aprovarem.

Reply

E Dilma Rousseff é novamente o assunto de capa da revista Veja.

Reply

Fernando Lugo nunca teve tempo para governar, só tinha tempo para afogar o ganso e puxar o saco de Cháves/Lula . O país terá amadurecimento político com o fim da impunidade, o Collor foi REABILITADO pelos petralhas e FHC satanizado por Lula/Chávez.
Governo Lugo, R.I.P.
A Bolívia está no mesmo caminho, o índio traficante-nóia Evo Morales está enfrentando a polícia nacional ,"marajás" que ganham 500 reais de salário ( 2000 bolivianos ).
O índio também NÃO TEM MAIORIA e pode também ter seu impeachment.
No Equador um presidente anterior há uns dez anos foi impedido sem processo, apenas utilizando-se de um laudo psiquiátrico ( falsificado no Paraguai ), votaram impeachment e depois de 3 anos entrou Corrêa.
Este FDP pode ser declarado louco se ficar seguindo demais o Chávez e quando se declarar comunista,talvez o congresso o impeça e leve para um juqueri local, como um STÁLIN DE HOSPÍCIO.

Reply

No governo do velhaco apeDELTA o deputado petista doutor rosinha (PR) foi mexer no acordo de itaipu e passamos a pagar 4xs mais pelo uso da energia do que estava acordado e sem pedir nada em troca! Muitos brasiguaios sofreram durante o desgoverno do reprodutor de batina. Lá fizeram a faxina e por aqui, quando será??

Reply

Experimentem fazer no Brasil coisa parecida pra ver quantos vão sobrar

Reply

Parabéns ao povo e aos Políticos Paraguaios, demonstraram mais maturidade política do que nós Brasileiros, este serviço deveria ser feito aqui na época do mensalão com o Pai dos Cachaceiros. Os hipócritas que apoiaram a queda legal de Collor, hoje não tem moral para falar em golpe de estado. Tudo foi feito pelo parlamento. Chorem esquerdistas fajutos.

Reply

Se eu fosse paraguaio e católico estaria hoje soltando foguetes. Vocês ja imaginaram um Bispo católico brasileiro (cada um escolha o de seu conhecimento e apreço) que vc batalhasse para ser presidente da república viesse a público e confirmasse ter muitos, mas muitos filhos de moças pobres, que foram procurar assistência social e espiritual com ele e foram seduzidas, estupradas e enganadas. Além da excomunhão torceria por uma morte violenta, para pagar por aqui o mal que tanto fez.

Reply

A Dilma com medo do efeito Lugo.

Reply

O parlamento Paraguaio deu exemplo de democracia para a America Latina e o mundo, deferente de nosso, que na epoca de «impixar» o ApeDelta estava comprado pelo mensalao.

Reply

Huahuahua!!!

Os comunistas de toda região correram pra tentar salvar o kolega mas no Paraguai a coisa é mais embaixo...

Reply

Eu disse no RA que só o Paraguai pode fazer sanções efetivas contra o Brasil e Argentina, bastará o governo Franco extinguir a zona franca de Ciudad del este, os preços de todos os produtos para os sacoleiros do Brasil e Argentina vão triplicar e os natos da região passarão a comprar em Puerto Iguazu, Argentina onde preços são muito mais baixos em dólares que no Brasil e será mais baixo que os paraguaios. OS ARGENTINOS FICARÃO EM COMPLETO DESABASTECIMENTO DE GASOLINA E OUTROS PRODUTOS, OS BRASILEIROS VÃO ACABAR OS ESTOQUES.
Se o presidente FRANCO proibir as exportações de maconha paraguaias de modo EFETIVO, os naturebas de meia tigela e com "cabeça feita" de THC e Coca vão sofrer com a falta de maconha no mercado brasileiro e o produto irá para O MERCADO LEGAL DO URUGUAI, lá terá 200 milhões de maconheiros cadastrados, serão mais de 140 milhões de brasileiros, 30 milhões de argentinos e o mesmo de americanos, os uruguaios são 4 milhões e não mais que 100 mil são usuários de maconha.
Ao Uruguai a sanção pouco afeta, o governo vai cultivar a erva em MONOPÓLIIO DE PRODUÇÃO E VENDA DO PRODUTO, o uruguaio maconheiro terá limite de dez baganas/dia, se ele quiser mais a pena será branda, de internação compulsória para fazer desintoxicação e reeducação, será difícil voltar ao vício pois terão o limite legal e o tráfico não terá maconha que será talvez gratuita aos nativos.

Reply

Ué, o bispo papão não foi convidado pelo cacacheiro chantagista para ficar 'exilado' na embaixada brasileira no Paraguai???!
Será que o espetáculo tosco e circense do Zelaya não irá se repetir??!
Esse impeachment deixará Dilmão com diarréia por pelo menos uma semana!

Reply

Os mesmos eleitores que elegeram Lugo foram os mesmos que elegeram a Câmara e o Senado daquele país. Portanto, o ato de impeachment de Lugo, não só do ponto de vista legal, mas do ponto de vista de representação do povo foi atendido.

Reply

Algo semelhante ocorreu na época do Brasil Império, quando os militares depuseram D.Pedro II,(monarquico) em prol da Republica, em forma de golpe de estado, mesmo D. Pedro II sendo bem avaliado e aceito pelo povo de todas as classes, até mesmo os escravos. Agora a ditadura ou revolução de 64, foi algo que nos foi imposto principalmente pelos Estados Unidos, que nos ameaçou atacar se não alinhasse-nos com eles no bloco capitalista, pois, a tensão na decada de 60 foi a época mais dura da guerra fria, em que os nervos dos governos estavam a flor da pele (principalmente devido a crise dos misseis cubanos) e o Brasil, como varios outros paises da America latina, nao tiveram outra opçao de aderir a imposição americana, e evitar, algo semelhante que poderia nos ocorrer como no vietnão ou coréia, com perdas humanas e infraestruturais catastroficas. Sobre Collor, foi um processo averiguado e propelido pelas massas ( povo) que pediu a deposição do então presidente, diferentemente do paraguai, que foi a "corte politica" que o derrubou, apoiadas e formada por oligarcas da agricultura, pecuaria, do comercio e também evidentemente, do e pelo narcotrafico, que tem um peso grande na sociedade paraguaia. De qualquer forma, se o povo nao mais se manifestou a respeito do ocorrido, então, é porque o povo -pelo menos a maioria-, concorda com o ocorrido. Agora, nao podemos deixar de lembrar, que o paraguai tem um historico de golpes desde a independencia, sendo um desses golpistas historicos, que deflagrou a chamada guerra da triplice aliança, ou mais comumente aceita e conhecida, guerra do paraguai, que foi o maior confronto belico ocorrido na america do sul, que resultou em até hoje, no estancamento politico, economico e social do paraguai.

Reply

Ao comentarista, ou melhor, ao imbecil de 24 de junho de 2012- 08:50;
Preste atenção:
Tendo em vista o teu alto grau de analfabetismo perfeitamente constatado nessa tua manifestação esdrúxula, embora fazendo o papel de ridículo , e com a plena certeza de que você nunca leu um livro de história ,e é um dos tantos párias que ganham um montão de dinheiro mensalmente para desempenhar o papel “de assessor” da quadrilha do PT, mesmo assim, vou te dar uma resposta:
Rapaz, “a guerra fria” a que você se refere, era nada mais , nada menos, que a tentativa de implantar o regime comunista em todos os países do mundo pela então URSS (sigla que você provavelmente nunca ouviu falar) e pela China, e que logicamente, batiam de frente com os países que defendiam os ideais democráticos. Aqui mesmo, na década de 70, um grupo de traidores da pátria, seduzidos e patrocinados por essa nações totalitárias, tentaram, via armada, implantar no Brasil uma ditadura do proletariado. Deram com o burros n´agua e hoje estão aí, ex-terroristas, todos indenizados e vestidinhos de anjos, bancando os 'heróis.' Quando você se refere a “míssil cubano,” chega a dar dó - pois os mísseis eram soviéticos, Cuba era apenas um território cedido àquela potência em troca de apoio econômico, tanto é que depois que o Império Soviético ruiu, a ilha caribenha transformou-se num monte de ferros-velhos, e continua até hoje produzindo somente charuto e prostituição.” Quanto ao país do “Vietnão ” a que você se refere, não vou opinar, porque dele nunca ouvi falar. Quanto a destituição do bispo garanhão do governo paraguaio, o teu discurso está há um século atrasado. Imbecil, você fala de 'MASSAS', ué , cadê as “massas” do Paraguai? Sumiram! Ô, seu parasita, preste atenção, o bispo garanhão e incompetente foi destituído pelo Congresso, como o PT fez com o Collor, que hoje, aliás, junto com o Malluf (procurado pela INTERPOL) anda abraçadinho da silva com o Lula e seus correlatos. A deposição do Lugo está dentro do que manda a Constituição paraguaia - NÃO CABE INTERFERÊNCIA DE QUEM QUER QUE SEJA. Seu pária, já que você quer ser “o cara” comente nem que seja um pouquinho sobre a roubalheira descarada que impera nesse governo petista, e depois me responda com sinceridade: Se tivéssemos um Congresso sério, você acha que o Lula teria concluído o seu mandato? Sobre suas afirmações a respeito da Guerra do Paraguai, devido a sua colossal ignorância sobre o assunto, não cabe resposta. Seria o mesmo que querer argumentar com um jumento.

Reply

Se no Brasil a incompetência de uma governante fosse critério para seu impedimento, dificilmente sobraria algum político ocupando cargos majoritários.
Se a deposição de Lugo foi boa ou ruim, logo saberemos, pois o Paraguay depende muito de todos os países em seu entorno.
Vamos ficar de olho no que o vice vai fazer agora para pacificar os sem terra de lá.

Reply

Tiago 24 de junho de 2012 08:50 -
O lugar de opinião petralha cabeça feita, é na ESGOTOSFERA, o Coronel teve espírito democrático de publicar e não jogar RACUMIM no rascunho da história petralha. Solano Lopez era um tirano como Hugo Chávez e invadira o Brasil para conquistar uma saída para o oceano Atlântico, perderam a guerra porque a Argentina socorreu o Brasil ( militarmente inexistente ) contra o Paraguai, Uruguai idem e este país foi um estado brasileiro que separou do Brasil, derrotado em 1828 pela Argentina, eles queriam a Cisplatina e a Inglaterra decidiu pela independência do ex-estado e o imperador aceitou. Hoje o Brasil é o terceiro exército da América latina, Chile em primeiro, Cuba em segundo e o Brasil em terceiro.
Se tivesse guerra, o Brasil ficaria preso na fronteira se defendendo pois é enorme, o Chile tomaria muitos países e Cuba ficaria com a parte caribenha da América do sul.

Reply