Compromissos externos. O blog volta a liberar comentários e a postar no final da noite. Obrigado.

Contra-golpista.

Com vocês, o Chefe do Estado Maior Conjunto, general Romeo Vásquez, acusado de dar um "golpe militar" em Honduras. O "golpe militar" mais rápido do mundo durou pouco mais de trinta minutos. Bastou prender o presidente deposto pelos poderes constituídos, levá-lo ao aeroporto e mandá-lo passear na Costa Rica. Tem gente que não gosta de Constituição e não gosta de democracia. O Romeuzão aí em cima gosta. Cumpriu direitinho o que estava no livrinho azul de Honduras. Será que o Mico Mandante vai encarar? Duvido, a estas horas já está como Lula, Correa, Evo e Raul, com "pantalones" da cor marron.

"Que mal tem um referendo?", disse Lula.

Lula sabe exatamente o que estava acontecendo em Honduras. Lula é muito bem informado e muito bem articulado com tudo o que acontece na América Latina, especialmente os atos liderados por Hugo Chávez. Sabem como era o inocente referendo que Lula defende?

1. Depois de ser proibido em todas as instâncias, Manuel Zelaya emitiu um decreto presidencial, na quinta, dia 25 de junho, determinando a realização do referendo no domingo, dia 28 de junho.

2. No artigo 1, a pergunta a ser feita ao povo hondurenho: Está de acordo que nas eleições gerais de 2009 se instale uma quarta urna na qual o povo decida a convocação de uma assembléia nacional constituinte? Sim........ou......Não.

3. No artigo 2, o crime estampado. Diz o decreto de Zelaya: “se instrui a todas a dependências e órgaos da administração pública: Secretarias de Estado, instituições descentralizadas desconcentradas para que se incorporem e executem ativamente todas as tarefas que lhes sejam designadas para a realização do projeto denominado: Referendo de opinião pública convocatória a Assembléia Nacional Constituinte que constitui uma atividade oficial do Governo da República”.

O artigo, claramente, demonstra que o governo estava colocando e determinando o uso da máquina pública para fazer aprovar a assembléia nacional constituinte, onde iria obter a possibilidade da reeleição ilimitada, tão ao gosto das ratazanas bolivarianas que infestam a América.

4. No artigo 3, o governo determina que o responsável pelo referendo, da organização à apuração, da fiscalização à divulgação dos resultados, " será o Instituto Nacional de Estatísticas, INE, órgão encarregado da proução de estatísticas confiáveis, oportunas e necessárias para o permanente conhecimento da realidade nacional, a planificação do desenvolvimento e a eficiente gestão da tomada de decisões do setor público".

Ora, o INE é uma espécie de IBGE misturado com IPEA, não tendo nenhuma prerrogativa para realizar trabalhos de cunho eleitoral. O presidente, passando por cima de todas as instâncias, alijou o Tribunal Superior Eleitoral do país, colocando um órgão vinculado à Presidência da República a coordenar o referendo.

Até a última hora, o Congresso, a Corte Suprema de Justiça e o Ministério Público esperaram que Zelaya não levasse adiante os seus planos. O decreto foi publicado no sábado, às vésperas do plebiscito, em flagrante desrespeito à constituição do país, depois que o presidente invadiu uma base militar para de lá retirar as urnas e as cédulas. Isto posto, os poderes constituídos, determinaram que as Forças Armadas depusessem o presidente golpista, o que ocorreu na madrugada de domingo.

Este é o inocente referendo que Lula defende. Para quem burla a constituição o tempo inteiro, fazendo campanha eleitoral fora de época e colocando a máquina pública a serviço da sua candidata, não existe crime algum. Acontece que Honduras tem senadores e tem juristas. E também tem militares. Todos cumprindo o seu papel constitucional, contra tudo e contra todos.

Caiu de podre.

Principal fiador da campanha que elegeu o senador José Sarney (PMDB-AP) para a presidência do Senado, o DEM passou a defender nesta terça-feira o afastamento do peemedebista do cargo. Não resistiu à pressão da opinião pública e é de se perguntar quantos milhares de votos o partido perdeu por tomar esta decisão só quando não tinha mais escolha, tamanho o volume de escândalos. A ideia é que Sarney se licencie até que terminem as investigações do Ministério Público, do TCU (Tribunal de Contas da União) e da Polícia Federal sobre as denúncias de irregularidades. Na prática, é o fim de José Sarney. Antes tarde do que nunca.

Tudo azul.

Tudo azul em Honduras. As milícias chavistas e orteguistas estão "bajo de la ley" e a população sai às ruas para proteger a sua democracia. E aí, bolivarianos e genéricos? Vão invadir? Vão mandar o Zelaya voltar debaixo das saias de Cristina Kirchner, covardões?
Ei, bolivarianos e genéricos, quem diria que uma só hondurinha iria fazer verão?
Neste momento, milhares de hondurenhos marcham patriótica e pacificamente em defesa da sua democracia, no centro de Tegucigalpa. Zelaya, se voltar ao país, será recebido com as devidas honras militares, sendo conduzido diretamente à prisão, que é lugar de golpista em país regido pela Constituição. Já os demais presidentes que porventura vierem junto serão recepcionados como chefes de estado pelo novo presidente eleito.

Os avalistas da "democracia" hondurenha.

Manuel Zelaya, presidente deposto de Honduras, segundo a imprensa brasileira e o presidente Lula por um "golpe militar", recebendo o apoio do "democrata" General Raul Castro e do "democrata" Coronel Hugo Chávez. Ao que tudo indica, o "golpe militar" está sendo dado em outro lugar, não em Honduras. O presidente empossado de Honduras, que é um civil, comunicou, hoje, que se Zelaya puser o pé no país será preso, pois existe ordem de prisão contra ele, emitida pela Corte Suprema de Justiça, composta por juízes civis. Leia mais aqui.

Contra tudo e contra todos.

O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Defesa dos Direitos Humanos, criticou ontem em São Paulo o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. Segundo Vannuchi, o presidente da mais alta corte de Justiça do País equivoca-se ao dizer publicamente que a anistia política concedida no final do regime militar teve caráter amplo, geral e irrestrito, abrangendo também acusados de crimes contra os direitos humanos, como a tortura. "Basta ler o texto da lei para ver que não é assim", afirmou Vannuchi.Ele também voltou a criticar o titular da pasta da Defesa, Nelson Jobim, por sua decisão de criar um grupo de busca aos mortos e desaparecidos no episódio da Guerrilha do Araguaia, nos anos 70. Segundo Vannuchi, seu colega na equipe de governo atropelou a legislação ao deixar fora do grupo a comissão especial criada na década passada para conduzir atividades desse tipo. Leia mais aqui.

Misturando alhos com bugalhos.

A Petrobrás transformou o lançamento de seu balanço social, ontem, em ato de defesa da política de patrocínios da companhia, um dos temas que serão investigados pela CPI do Senado. A palavra "transparência" foi a tônica dos discursos feitos por executivos da estatal. Para o presidente da companhia, José Sérgio Gabrielli, a cobrança da imprensa sobre os patrocínios da empresa é "injusta". Ele recebeu duras críticas no Senado pelo tom de entrevista publicada no Estado no domingo, na qual reclamou da atuação da imprensa nas últimas semanas. No evento, discursou a "turma nos patrocínios", composta pelos petistas sindicalistas que comandam as verbas da Petrobras, canalizando as mesmas para prefeituras e estados governados pelo partido. Leia mais aqui.

Um argumento cínico.

Aqui, o editorial do Estadão sobre Honduras. Em todas as suas linhas dá razão ao que ocorreu, mostrando o golpe que Manuel Zelaya estava perpetrando com o apoio da Internacional Bolivariana, descrevendo a reação que isto gerou e que levou à sua deposição. No entanto, o jornal, assim como o mundo, volta-se contra a democracia hondurenha por uma simples razão: houve intervenção dos militares. Houve um "golpe militar", mesmo que ninguém tenha visto um só general, um só coronel, um só sargento como protagonista da instalação do novo governo. O que vemos são os militares agindo com o máximo de cuidado para manter a ordem no país, enfrentando milícias venezuelanas e nicaraguenses infiltradas no país, compostas de agitadores profissionais. O único general que desandou a falar foi Raúl Castro, que ontem chegou intempestivamente à Manágua para dar apoio à Zelaya e dissertar sobre, pasmem, democracia! O único coronel que ameaçou invadir o país, colocando seu exército em prontidão, foi Hugo Chávez, o nascente ditador venezuelano. No entanto, a imprensa distorce os fatos e transforma a defesa da democracia em Honduras em "golpe militar". Honduras está sozinha, isolada, porque cumpriu a Constituição e porque serve de exemplo para todo o continente, assolado pela praga dos referendos, utilizados para solapar o estado de direito. Não houve "golpe militar" em Honduras. O argumento é mentiroso e cínico. Os militares foram apenas os fiadores da democracia ameaçada.

Folha: um editorial vergonhoso.

O editorial que, um dia, a Folha de São Paulo vai lamentar profundamente ter escrito, seguido de comentários verde-oliva:

"A deposição do presidente de Honduras, Manuel Zelaya, por forças militares faz uso do mesmo expediente que afirma querer combater: violações da Constituição."
Mentira! Está claro na Constituição honduenha que as Forças Armadas deveriam ser utilizadas para manter a ordem. Zelaya invadiu um quartel para retirar urnas e cédulas apreendidas pela Justiça. Demitiu todos os chefes militares. Mesmo assim, não houve golpe militar. Os militares somente agiram sob ordem estrita da Corte Suprema de Justiça. Que violação existe à Constituição? Se dois Poderes, Legislativo e Judiciário, decidem que o presidente deve ser retirado do poder por estar atentando contra o estado de direito, golpe seria se os militares ficassem ao lado de Zelaya, dissolvendo o parlamento e instalando a Justiça Militar. Aí sim, teríamos um golpe.
"Ainda que houvesse razões para tentar impedir medidas inconstitucionais iminentes, não se pode aceitar o golpismo como solução.Zelaya atropelou o Congresso e a Suprema Corte do país para impor um referendo sobre a convocação de nova Constituinte, por meio da qual poderia abrir caminho para se reeleger -seu mandato termina em janeiro.É a fórmula consagrada pelo venezuelano Hugo Chávez -repetida em certa medida no Equador e na Bolívia-, útil a Zelaya também para selar a proximidade com o grupo de governantes que se intitulam bolivarianos."
O que a Folha de São Paulo queria que os "atropelados" fizessem? Ficassem de braços cruzados, após todos os expedientes legais terem sido utilizados para impedir um referendo inconstitucional? Desde março que Zelaya vem sendo sistematicamente derrotado em suas intenções, sem violência, sob o império da lei, pelo Ministério Público, por dezenas de advogados consultados por ele, pela Corte Suprema de Justiça e pelo Congresso. Quem estava dando um golpe utilizando milícias trazidas da Venezuela e da Nicarágua? Quem declarou que não seguiria as ordens da Corte Suprema de Justiça, pois "ela governava só para os poderosos"?
"Tradicional aliado de Washington na América Central, Honduras vinha se voltando ao bloco menos por afinidade ideológica que por oportunismo de Zelaya.Nada justifica, porém, a expulsão do presidente do país, enviado à Costa Rica ainda de pijamas. A atitude evoca o enredo de comédias sobre ditaduras bananeiras e não condiz com a gravidade da crise por que passa Honduras."
A Folha de São Paulo deveria saudar a forma como o presidente foi deposto, sem violência, sem prisão e sem exposição pública. Queriam o quê? Iniciar uma guerra civil? O presidente foi enviado para fora do país para que pudesse haver uma transição sem violência, que é o que estava ocorrendo até o momento em que o mundo se voltou contra a democracia hondurenha. O novo mundo de Barack Obama, aquele que flerta e manda afagos a todo o tipo de ditaduras.
"O Itamaraty acerta ao subscrever a condenação internacional à intervenção militar e pedir que Zelaya seja "incondicionalmente reposto em suas funções".
Onde existe intervenção militar? O presidente é civil, os ministros são civis, os Poderes Judiciário e Legislativo continuam funcionando. Onde está a junta militar? Onde está o general gorila? Onde está o Pinochet hondurenho? Quem assumiu o poder foi o presidente do Congresso, que já marcou eleições e que está apenas cumprindo a Constituição do seu país.
"A OEA (Organização dos Estados Americanos) também condenou o golpe hondurenho. Reiterou, desse modo, compromissos de sua Carta Democrática. O documento trata a democracia como direito dos "povos da América", exige o respeito aos direitos humanos, a "sujeição ao Estado de Direito" e a "celebração de eleições periódicas livres".
A Folha, ela própria, dá todas as razões para a deposição do presidente golpista. Zelaya, exclusivamente Zelaya, estava querendo quebrar o estado de direito no país. Não vamos repetir aqui a cláusula pétrea, de número 239, da Constituição hondurenha, uma perfeição em defesa da democracia, que simplesmente proibe a reeleição e que se toque neste assunto. Uma cláusula criada justamente para evitar o que Zelaya queria: a perpetuação no poder, como seus vizinhos bolivarianos. Sobre eleições, já foram convocadas pelo presidente empossado, para novembro próximo, como manda quem? A Constituição de Honduras, que está acima de tudo.
"Ao requerer que Cuba -estrela ausente do encontro anual da organização, ironicamente realizado em Honduras no início do mês- incorpore tais princípios, requerendo o mesmo de todos os demais Estados, a OEA garante isonomia para atuar em momentos de violação do sentido mais elementar de democracia."
A Folha deveria estar alertando os países latinos para o crime que está sendo cometido ao isolar Honduras, um país cercado pela Guatemala, onde um presidente socialista está sendo acusado de assassinato, com fita gravada do morto alertando que seria assassinado a mando dele. Por El Salvador, onde assumiu recentemente um socialista bolivariano que segue a mesma cartilha de Chávez, que chegou ao poder com uma campanha paga pelo Brasil, feita pelos marqueteiros do PT. E, por fim, pela Nicarágua de Ortega, que dispensa apresentações, com a sua biografia de tirano, corrupto e pedófilo. A OEA e países como o Brasil de Lula estão prestes a jogar Honduras em uma guerra civil, apoiando a volta do presidente deposto. Deveriam, com o apoio de uma cobertura isenta da imprensa, ter a responsabilidade de evitar um banho de sangue, em nome da democracia cercada e atacada por um bando de protótipos de ditadores que está tomando conta da América.

A carta de Fidel a Chávez.

Para entender um pouco mais o que está acontecendo em Honduras e na América Latina, clique sobre a carta de Fidel Castro a Hugo Chávez e leia. É uma verdadeira aula. Foi publicada ontem, no El Heraldo, um dos principais jornais do país.

Querem anexar Honduras.

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, está articulando a sua volta ao país, acompanhado do secretário-geral da OEA, o socialista e candidato à presidência do Chile, José Miguel Insulza, na próxima quinta-feira. Quer levar junto alguns presidentes de países latino-americanos para retomar o poder usando a pressão de um covarde bloqueio internacional, apoiado inclusive pelo Brasil. Antes disso, na quarta-feira, pretende se encontrar com Barack Obama. É o primeiro passo para o nascimento da grande nação bolivariana sonhada por Chávez e incentivada por Fidel, com a anexação de fato do território de Honduras.

A ambivalência de Lula.

Hoje Lula criticou duramente o "golpe militar" ocorrido em Honduras. Na verdade, o Ministério Público, o Congresso, a Corte Suprema de Justiça, no pleno uso das suas prerrogativas constitucionais, determinaram que as Forças Armadas hondurenhas prendessem o presidente golpista que, contra tudo e contra todos, insistia em realizar um referendo que lhe permitiria se eternizar no poder. O presidente petista chegou ao cúmulo de romper relações diplomáticas com o país, para evitar que "golpes militares virem moda" novamente na América Latina. Tudo isso aconteceu um pouco antes de Lula embarcar para a Líbia, para visitar o Coronel Muammar Abu Minyar al-Gaddafi, que tomou o poder em 1969, por meio de um, aí sim, sangrento golpe militar, administrando desde lá o país abaixo de uma ditadura que completa 40 anos. Só falta Lula declarar que existem "golpes militares comuns" e "golpes militares incomuns", assim como fez para livrar a cara de José Sarney.

Lula: "golpe militar" é "inaceitável."



Lula "decidiu" que o referendo que o presidente impedido desejava fazer, contra as determinações do Ministério Público, da Procuradoria Geral da República, da Corte Suprema de Justiça e do Congresso "não é criminoso". Quem é Lula para determinar que os hondurenhos aceitem bovinamente que a sua constituição seja rasgada pelo seu coleguinha bolivariano? Quem é Lula para "não permitir" qualquer coisa em outro país soberano? Ora, Lula acha-se o grande diplomata das Américas, aquele que entregou refinarias para a Bolívia, que está financiando o Metrô de Caracas e que manda aviões carregados de boa comida para Fidel Castro tratar bem o seu exército opressor. Este é Lula. O grande diplomata que está embarcando para a Líbia, para trocar idéias para o bem do mundo com o tirano Kadhafi. No fundo, no fundo, Lula é, hoje, mais do que nunca, o El Cagón de Las Américas, com medo de que proteger a Constituição "vire moda na América Latina". Virou moda, sim. Que os bolivarianos corram para as suas casas pois, de repente, não conseguirão voltar.

Brasil adere à ALBA.

Ao que parece o Brasil entrou oficialmente para a Alba, Alternativa Bolivariana para os Pueblos de Nuestra América, comandada por Hugo Chávez e composta por Cuba, Honduras, Nicarágua, Dominica, Bolívia, Venezuela e Equador. Submetendo-se às determinações da instituição, o Brasil também não vai manter mais relações diplomáticas com Honduras. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ordenou nesta segunda-feira, 29, que o embaixador em brasileiro Honduras, Brian Michael Fraser Neele, não retorne ao país devido ao "golpe militar" que depôs o presidente José Manuel Zelaya, informou o Itamaraty ao estadao.com.br. A chancelaria, que condenou fortemente o episódio, afirmou que Neele está no Brasil para férias, mas não detalhou quando o embaixador deveria voltar à nação centro-americana. Em nota, o Itamaraty pressionou para a volta do presidente deposto ao poder. Leia mais aqui.

WSJ defende Honduras em editorial.

O Wall Street Journal apoiou hoje, em editorial, a defesa que Honduras exerceu para manter a sua democracia. Aliás, este é o título do artigo. O jornal afirma que Zelaya, o presidente impedido, exagerou ao tentar fazer o que Hugo Chávez tem feito na Venezuela, mudando a constituição ao seu bel prazer. Mas alerta que Honduras não está livre de Chávez, que exercerá todo o tipo de pressão para gerar um movimento internacional pelo retorno do ex-presidente golpista.

Tucano chama Agaciel de "bandido".

Na tribuna, o senador Arthur Virgílio(PSDB-AM) chama o ex-diretor Agaciel Maia de "bandido" e "cabra ruim", respondendo as acusações feitas pela revista Isto É, sobre pagamentos do seu cartão de crédito. E afirma que os que com ele estão também "não prestam". Apresentou provas de que pagou com o seu dinheiro. Afirma "que está à disposição para ser investigado". O senador está abrindo mão do seu sigilo se Agaciel abrir o seu, para comprovar que não recebeu nada deste "covarde", "canalha", "pústula". O pau está literalmente comendo no Senado, com Arthur Virgílio chamando a Polícia Federal e o Ministério Público para "desmontar a quadrilha" que está agindo na casa.

Honduras: EUA mudam o tom.

Hillary Clinton, secretária de Estado, declarou, hoje, que a preocupação agora é restabelecer a ordem democrática "plena" em Honduras. E concluiu: “todas as partes têm a responsabilidade de resolver os problemas subjacentes (implícitos)que conduziram aos acontecimentos de ontem". Ou seja: os americanos, de posse de melhores informações, não estão mais exigindo a volta do presidente deposto, tampouco assumindo o seu partido, claramente associado a repetir as mesmas táticas e técnicas do socialismo bolivariano. Era previsível, tendo em vista a realidade dos fatos.

Entendendo Honduras, passo a passo.

Neste artigo, passo a passo, a tentativa de golpe orquestrada pelo presidente deposto Manuel Zelaya. A democracia é fácil de entender também em espanhol.

Vociferando.

Lula, hoje, no Café com o Presidente:

Olhe, eu fiquei sabendo ontem logo cedo, quando levantei, do golpe. Conversei com o presidente de El Salvador, conversei com o presidente Lugo, conversei com a presidenta Michelle Bachelet, conversei com o ministro Celso Amorim, que comunicou ao nosso embaixador na OEA, e nós achamos que não tem contemporização, não tem meio-termo, nós temos que condenar esse golpe. Nós não podemos aceitar ou reconhecer qualquer novo governo que não seja o presidente Zelaya, porque ele foi eleito diretamente pelo voto, cumprindo as regras da democracia. E nós não podemos aceitar mais, na América Latina, alguém querer resolver o seu problema de poder pela via do golpe, porque nós não podemos aceitar que alguém veja alguma saída para o seu país fora da democracia, fora da eleição livre e direta. E o Zelaya ganhou as eleições, portanto, ele deve retornar à presidência de Honduras. É a única condição para que a gente possa estabelecer relações com Honduras. Portanto, se Honduras não rever a posição, ela vai ficar totalmente ilhada no meio de um contingente enorme de países democráticos.
......................................................................................................
Para Lula, Cuba é um destes países democráticos. Tem eleições livres e diretas, não é mesmo? É uma vergonha ter um presidente que coloca a sua ideologia porca e os seus interesses pessoais acima do país. Que abana o rabinho para Fidel, o maior ditador vivo do mundo, e rompe relações com um país que apenas usou a sua Constituição para evitar um golpe.

Uh, ah, Zelaya no se vá!


Zelaya llega a Nicaragua
by noticias24

Daniel Ortega, Rafael Correa e Hugo Chávez recebem o ex-presidente golpista de Honduras, ao som da música bolivariana dos ditadores que não querem sair do poder. Entoada e puxada pelo próprio "Mico Mandante". A cena deve deixar o Lula, o Amorim e o Garcia arrepiados.

Incra: aparelhado pelo MST.

Do Estadão:

Os três coordenadores dos núcleos de apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Pontal do Paranapanema, região que concentra o maior número de assentamentos rurais no Estado de São Paulo, são ex-militantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) e já exerceram funções na Cocamp - cooperativa do MST cujo nome é citado em inquéritos policiais e processos sobre mau uso de dinheiro público. Os salários dos três não são pagos diretamente pelo Incra, mas pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), instituição sem fins lucrativos situada no centro de uma pesada polêmica que vem sendo travada entre a direção do Incra em São Paulo e entidades de representação dos funcionários da casa. Leia mais aqui.

Aliados condenam "vale-tudo" da Petrobras.

Não bastasse a reação da oposição à entrevista concedida ontem pelo arrogante e prepotente presidente da Petrobras, o petista José Sérgio Gabrielli ao Estadão, peitando o Congresso com ameaças veladas, a base aliada também não gostou. O primeiro erro apontado foi a perambulação de Gabrielli nos gabinetes do Senado, há duas semanas, na presunção de que iria dobrar a oposição. "Agora ele repete o erro com ameaças veladas", criticou o senador Renato Casagrande (PSB-ES), da base aliada. Para Casagrande, essa não é uma boa estratégia. "O governo tem de administrar a CPI e não partir para a guerra fratricida", disse ele. "A impressão que fica é que há muita denúncia inexplicável e, para se livrar delas, a Petrobrás joga tudo no embate", observou. Leia mais no Estadão.

Honduras: a Constituição volta ao poder.

É fácil saber porque o ex-presidente bolivariano e golpista foi defenestrado do cargo. Em Honduras, a Constituição foi cumprida à risca. Vejam abaixo o artigo que respaldou todas as ações soberanas tomadas pelos poderes legalmente constituídos:

ARTICULO 239- El ciudadano que haya desempeñado la titularidad del Poder Ejecutivo no podrá ser Presidente o Designado.

El que quebrante esta disposición o proponga su reforma, así como aquellos que lo apoyen directa o indirectamente, cesarán de inmediato en el desempeño de sus respectivos cargos, y quedarán inhabilitados por diez años para el ejercicio de toda función pública.

Honduras: militares obedeceram ordens da Corte Suprema de Justiça.

O "golpe militar" noticiado em Honduras não ocorreu. Basta ler o comunicado emitido pela Corte Suprema de Justiça. Aliás, o "golpe" é do socialismo bolivariano, tentando intervir, inclusive com ameaças militares, na soberania de um país. Apenas cumpriu-se a Constituição do país. Está em espanhol, mas é fácil de entender. Mandem uma cópia para Lula, Amorim e Garcia.

“El Poder Judicial al pueblo hondureño y a la comunidad internacional, con motivo de los acontecimientos que se han ejecutado el domingo 28 de junio de 2009, expone lo siguiente:

Que el Juzgado de Letras de lo Contencioso Administrativo ante una solicitud del Ministerio Público el día viernes 26 de junio del corriente año, giró orden a las Fuerzas Armadas para que ante la desobediencia del Poder Ejecutivo, de suspender toda actividad relacionada con una consulta o encuesta que se llevaría a cabo el día de hoy, 28 de junio, procediera al decomiso de todo el material de la encuesta que se utilizaría en esa actividad, previamente declarada ilegal.

Esta determinación jurídica autorizó a las Fuerzas Armadas para que con la intervención de fiscales del Ministerio Público se procediera a requisar el material en mención, lo cual se ha estado ejecutando desde las 8:00 de la mañana de hoy, acudiéndose para tal fin a todos los centros destinados para efectuar la referida encuesta, siendo el decomiso la ejecución de una actuación judicial firme, ratificada por la Corte de lo Contencioso Administrativo, en donde se declara ilegal la encuesta patrocinada por el Ejecutivo, quien en ningún momento atendió los mandatos emanados de la Constitución y la ley.

El Poder Judicial considera que tal actuación se realiza dentro del marco legal en base a una disposición judicial emitida por el juez competente.

Por su parte, el Poder Judicial también estima que en el caso que se conoce las Fuerzas Armadas, como defensoras del imperio de la Constitución, ha actuado en defensa del estado de derecho, obligando a cumplir las disposiciones legales, a quienes públicamente han manifestado y actuado en contra de las disposiciones de la Carta Magna.

Finalmente, el Poder Judicial deja constancia que si el origen de las acciones de hoy está basado en una orden judicial, emitida por juez competente, su ejecución está enmarcada dentro de los preceptos legales y debe desarrollarse contra todo lo que ilegalmente se anteponga a devolver al estado de Honduras el imperio de la ley”
.

Tegucigalpa, Municipio del Distrito Central, 28 de junio de 2009.

Honduras: sem violência.

A informação é da Folha, que estava com enviado especial no país. Não houve um só episódio de violência em todo o processo democrático que culminou com a deposição do presidente golpista, que queria promover a "quarta urna", um referendo para que ele, assim como Chávez, se perpetuasse no poder. Um referendo proibido pela Constituição, pelo Congresso e pela Suprema Corte do país, que seria realizado "na marra", com apoio de milícias chavistas e orteguistas infiltradas no país.A única manifestação de violência pode ser vista na foto, onde um fotógrafo do El Heraldo é atacado furiosamente pelos adeptos do ex-presidente Zelaya. Olhando a foto, é fácil perceber que eles são iguais em qualquer lugar do mundo. Não seriam venezuelanos ou nicaraguenses das famosas brigadas bolivarianas?

Honduras: democracia restaurada.

Da Folha:

Do Partido Liberal assim como o presidente Manuel Zelaya, a deputada Myrna Castro foi uma das que apoiaram a destituição do seu correligionário, acompanhada da maior parte de sua bancada (62 dos 128 deputados). A seguir, a entrevista concedida à Folha no Congresso, pouco antes da sessão que nomeou Roberto Micheletti como o novo mandatário de Honduras:

FOLHA - Por que a carta de renúncia de Zelaya é de três dias antes, quinta-feira?
MYRNA CASTRO - Parece que ele primeiro assinou a renúncia, mas depois decidiu prosseguir com o seu processo de consulta ilegal. Tudo isso começou quando se aprovou a entrada na Alba [bloco liderado pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez]. Nós aprovamos, mas não queríamos que isso afetasse o Estado de direito.

FOLHA - Por que a sra. retirou seu apoio a Zelaya?
CASTRO - Eu deixei de apoiá-lo no momento em que ele começou a atuar à margem da lei. Eu sou advogada. Eu respeito a Constituição. Ele praticou uma quantidade enorme de delitos, o Congresso tem um relatório demonstrando isso.

FOLHA - A sra. votou pela entrada na Alba?
CASTRO - Sim, e me arrependo. Estou a favor dos programas sociais, o problema é que se fez uma campanha de luta de classes entre ricos e pobres, com ataques constantes ao setor privado.

Os derrotados do domingo.

Nestor Kirchner, que perdeu pessoalmente as eleições na Argentina, e Hugo Chávez, que perdeu um assecla com a queda do presidente golpista de Honduras, são os grandes perdedores do domingo que passou. Assim como a Europa retoma vigorosamente o seu caminho, as Américas começam a mostrar que o socialismo irresponsável, personalista e corrupto não faz parte da sua história. Mudando de assunto: alguém sabe como anda a saúde do tiranossauro terminal?

Petrobras faz campanha paga para aumentar audiência do próprio Blog.

Vejam a que ponto chegou a Petrobras. O blog Petrobras Fatos e Dados está sendo anunciado em caríssimos links patrocinados, nos maiores portais noticiosos do Brasil. Este aí em cima é um link patrocinado do UOL, ao lado da cobertura do Campeonato Nacional. Custa uma nota preta. No google, também há anúncios do Blog. A estatal também está pagando para indexar o endereço, para que ele apareça nas páginas de busca. Propaganda em internet funciona assim: a empresa destina uma verba, acerta um preço por clique e abre uma conta corrente. Quanto mais cliques, mais caro fica. É a primeira vez na história deste país que uma empresa transforma um blog em produto. É como se o blog da Petrobras fosse um Lubrax 4. É como se o blog da Petrobras estivesse competindo com o Reinaldo Azevedo, com o Noblat, com o Fiúza. Isto é um crime. Isto é pegar dinheiro público para gastar em propaganda de um veículo próprio de comunicação, criado justamente para publicar gratuitamente o seu noticiário. É o "vale-tudo" do arrogante Gabrielli, como se o dinheiro da Petrobras fosse dele e da sua gerentada sindicalista.

Um golpe no socialismo.

"Chego à presidência da República não debaixo da ignomínia de um golpe de Estado mas, sim por um processo de transição absolutamente legal, tal como está contemplado em nossas leis", afirmou Roberto Micheletti, presidente do Congresso, imediatamente após ser empossado como novo presidente de Honduras pelo Parlamento, como manda a constituição hondurenha. "O que fizemos aqui foi um ato democrático porque nosso exército somente cumpriu o que ordenou a Corte da Justiça e os juízes", acrescentou ele, quando foi fortemente aplaudido por seus colegas deputados. "Para o mundo inteiro, nós vamos exigir respeito de qualquer nação que tente pisotear nossa soberania", declarou ainda Micheletti, em meio a novos aplausos de seus colegas. Para choro e ranger de dentes das ratazanas, não é um golpe militar. Não há nenhuma junta militar. Os militares voltaram para os quartéis. E, se não aparecerem terroristas, guerrilheiros e agentes comunistas infiltrados, lá ficarão, avalizando a volta da democracia, que será plenamente restabelecida em eleições gerais a serem realizadas em janeiro próximo. O único golpe foi no socialismo. Nocaute técnico, sem nariz sangrando.

Serviço completo.

O ex-presidente golpista e exilado de Honduras Manuel Zelay viaja esta noite da Costa Rica para a Nicarágua em avião venezuelano. Desejamos que lhe sirvam no vôo legítimos charutos cubanos, um relaxante chá de coca e, para finalizar, um pinga bem brasileira, em solidariedade com o seu exílio. Tchau, ditador!

Restabelecida democracia em Honduras(2).


Restabelecida a democracia em Honduras. O Congresso funciona normalmente, já empossou o novo presidente com o respaldo da Suprema Corte. Sobra o choro do socialismo do Século XXI. O presidente do Congresso foi empossado e deve cumprir mandato 10 de janeiro, quando serão realizadas novas eleições. A decisão do Legislativo hondurenho foi por unanimidade. Vamos repetir: por u-na-ni-mi-da-de.

Milícia de Chávez estava no país.

As forças democráticas hondurenhas preservaram a legalidade e abortaram o surgimento de um novo ditador bolivariano nas Américas.

O exército venezuelano estava enviando milícias bolivarianas para Honduras, juntamente com a Nicarágua, o que precipitou a reação das forças democráticas de Honduras. O presidente exilado estava autorizando este ingresso para respaldar o referendo inconstitucional que realizaria neste domingo. Havia uma nítida ameaça à soberania nacional, que foi contida pela união entre Congresso, Suprema Corte, Forças Armadas e população civil de Honduras. Por isso, todo o piti do ditador venezuelano, que esbraveja e quer enviar tropas para proteger o seu embaixador. Mentira. Quer apenas que os seus milicianos irregulares, muitos deles da sua guarda pessoal, sejam libertados. Leia mais aqui.

Lula apóia presidente golpista de Honduras.

Lula e sua competente diplomacia já se manifestaram contra o Congresso e contra a Suprema Corte de Honduras, que foram desafiados pelo presidente golpista, apoiando o safado que renunciou e já está exilado na Costa Rica. É impressionante como eles se manifestam rapidamente, quando o Chávez e a turma bolivariana se movimenta. Se fosse um avião cheio de gente ou uma enchente que matasse centenas de pessoas, demorariam dias para abrir a boca. Vejam a nota oficial da turma do cabelo de rato e do dente podre, que bota calças marron toda a vez que os militares mantêm a legalidade:

O Governo brasileiro condena de forma veemente a ação militar que resultou na retirada do Presidente de Honduras, José Manuel Zelaya, do Palácio Presidencial em Tegucigalpa no dia de hoje e sua condução para fora do país.Ações militares desse tipo configuram atentado à democracia e não condizem com o desenvolvimento político da região. Eventuais questões de ordem constitucional devem ser resolvidas de forma pacífica, pelo diálogo e no marco da institucionalidade democrática.O Governo brasileiro solidariza-se com o povo hondurenho e conclama a que o Presidente Zelaya seja imediata e incondicionalmente reposto em suas funções. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue acompanhando a situação por meio de contatos com outros Chefes de Estado e através de informações repassadas pelo Ministro Celso Amorim.
28/6/2009, 13:47

Restabelecida democracia em Honduras.

O golpe de estado que estava sendo urdido pelo presidente Manuel Zelaya,de Honduras, foi abortado pelas forças da legalidade. O presidente que renunciou insistia em realizar um referendo para ser reeleito eternamente, como Chávez, contrariando o Congresso e desobedecendo uma decisão soberana da Suprema Corte do país. O exército prendeu o presidente infrator e enviou o golpista para o exílio na Costa Rica. Isto é democracia.

Verdadeira ou falsa?

A ficha "verdadeira ou falsa" publicada pela Folha de São Paulo.
A bem-humorada montagem da ficha "verdadeira ou falsa" produzida pelo Coturno Noturno, que lhe rendeu a definição da própria candidata de que seria um blog de "extrema direita", em carta à Folha. É isso que dá tentar ser simpático...

Continua a polêmica sobre a Ficha da Dilma - 89.400 citações e 32.600 imagens no Google. A Folha, que publicou o original da ficha "verdadeira ou falsa" da Dilma recebeu, conforme publica hoje, laudos técnicos pagos pela própria ministra. Os técnicos pagos pela ministra afirmam que a ficha é falsa. No entanto, três peritos "de larga experiência" consultados pela Folha "disseram que teriam dificuldades em emitir um laudo, pois necessitavam do original da ficha, que nunca esteve em poder da reportagem. Disseram que a análise de uma imagem contida num e-mail não seria suficiente para identificar uma eventual fraude." O tema é polêmico, especialmente sobre o conteúdo, pois a ministra reconhece que participava na "organização" das ações do grupo guerrilheiro em que participava. Companheiros seus declaram que ela era o "cérebro" do grupo. Se isto for confirmado, pouco importa se a ficha "verdadeira ou falsa" é verdadeira ou falsa. Portanto, se quisermos prestar um serviço a todas as partes envolvidas, devemos agir como a Comissão de Desaparecidos. Como bons brasileiros, devemos divulgar a ficha por todos os meios pois, de repente, pode aparecer alguém com provas concretas e documentais para inocentar a ministra de todas estas pesadas acusações, acabando com esta polêmica ou dando, finalmente, a proteção do governo petista aos familiares dos cidadãos assassinados e mutilados pela guerrilha.

Lula quer acabar com o TCU.

As últimas declarações de Lula contra a "máquina de fiscalização" tem um objetivo determinado: acabar com a autonomia do TCU, para que o seu governo não tenha que responder as pilhas de ações por corrupção, sobrepreço e superfaturamento em obras públicas. Lula quer conseguir o que Teodoro da Fonseca e Floriano Peixoto não conseguiram em 1893, há 116 anos atrás. Abaixo, um pouco da história do TCU:

Em 7 de novembro de 1890, por iniciativa do então Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, o Decreto nº 966-A criou o Tribunal de Contas da União, norteado pelos princípios da autonomia, fiscalização, julgamento, vigilância e energia.A Constituição de 1891, a primeira republicana, ainda por influência de Rui Barbosa, institucionalizou definitivamente o Tribunal de Contas da União, inscrevendo-o no seu art. 89. A instalação do Tribunal, entretanto, só ocorreu em 17 de janeiro de 1893, graças ao empenho do Ministro da Fazenda do governo de Floriano Peixoto, Serzedello Corrêa.Originariamente o Tribunal teve competência para exame, revisão e julgamento de todas as operações relacionadas com a receita e a despesa da União. A fiscalização se fazia pelo sistema de registro prévio. A Constituição de 1891, institucionalizou o Tribunal e conferiu-lhe competências para liquidar as contas da receita e da despesa e verificar a sua legalidade antes de serem prestadas ao Congresso Nacional.Logo após sua instalação, porém, o Tribunal de Contas considerou ilegal a nomeação, feita pelo Presidente Floriano Peixoto, de um parente do ex-Presidente Deodoro da Fonseca. Inconformado com a decisão do Tribunal, Floriano Peixoto mandou redigir decretos que retiravam do TCU a competência para impugnar despesas consideradas ilegais. O Ministro da Fazenda Serzedello Correa, não concordando com a posição do Presidente demitiu-se do cargo, expressando-lhe sua posição em carta de 27 de abril de 1893, cujo trecho básico é o seguinte:

"Esses decretos anulam o Tribunal, o reduzem a simples Ministério da Fazenda, tiram-lhe toda a independência e autonomia, deturpam os fins da instituição, e permitirão ao Governo a prática de todos os abusos e vós o sabeis - é preciso antes de tudo legislar para o futuro. Se a função do Tribunal no espírito da Constituição é apenas a de liquidar as contas e verificar a sua legalidade depois de feitas, o que eu contesto, eu vos declaro que esse Tribunal é mais um meio de aumentar o funcionalismo, de avolumar a despesa, sem vantagens para a moralidade da administração. Se, porém, ele é um Tribunal de exação como já o queria Alves Branco e como têm a Itália e a França, precisamos resignarmo-nos a não gastar senão o que for autorizado em lei e gastar sempre bem, pois para os casos urgentes a lei estabelece o recurso.Os governos nobilitam-se, Marechal, obedecendo a essa soberania suprema da lei e só dentro dela mantêm-se e são verdadeiramente independentes.Pelo que venho de expor, não posso, pois Marechal, concordar e menos referendar os decretos a que acima me refiro e por isso rogo vos digneis de conceder-me a exoneração do cargo de Ministro da Fazenda, indicando-me sucessor."

Tenente-Coronel Innocêncio Serzedello Corrêa

Qualquer semelhança com os dias de hoje, não é mera coincidência.
Na Constituição de 1988, o Tribunal de Contas da União teve a sua jurisdição e competência substancialmente ampliadas. Recebeu poderes para, no auxílio ao Congresso Nacional, exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade e a fiscalização da aplicação das subvenções e da renúncia de receitas. Qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária tem o dever de prestar contas ao TCU.
É este poder de fiscalizar a coisa pública que Lula quer destruir. Que a oposição se manifeste imediatamente, abortando este movimento que é um verdadeiro golpe contra os cofres públicos.

A "ditabolsa" enriquece a esquerda.

Da coluna de Élio Gaspari, na Folha:

"O Bolsa Ditadura já custou R$ 2,5 bilhões à contabilidade da Viúva. Estima-se que essa conta chegue a R$ 4 bilhões no ano que vem...O Bolsa Ditadura gerou uma indústria voraz de atravessadores e advogados que embolsam até 30% do que conseguem para seus clientes. No braço financeiro do pensionato há bancos comprando créditos de anistiados...É possível que o ataque ao erário brasileiro venha a custar mais caro que todos os programas de reparações de todos os povos europeus vitimados pelo comunismo em ditaduras que duraram quase meio século...Os camponeses do Araguaia esperaram 35 anos pela compensação. Como Lula não é "uma pessoa comum", ficou preso 31 dias em 1979 e começou a receber sua Bolsa Ditadura oito anos depois. Desde 2003, o companheiro tem salário (R$ 11.239,24), casa, comida, avião e roupa lavada à custa da Viúva. Mesmo assim embolsa mensalmente cerca de R$ 5.000 da Bolsa Ditadura. (Se tivesse deixado o dinheiro no banco, rendendo a Bolsa Copom, seu saldo estaria em torno de R$ 1 milhão.)O cidadão que em 1968 perdeu a parte inferior da perna num atentado a bomba ao Consulado Americano recebe pelo INSS (por invalidez), R$ 571 mensais. Um terrorista que participou da operação ganhou uma Bolsa Ditadura de R$ 1.627. Um militante do PC do B que sobreviveu à guerrilha e jamais foi preso, conseguiu uma pensão de R$ 2.532. Um jovem camponês que passou três meses encarcerado, teve o pai assassinado pelo Exército e deixou a região com pouco mais que a roupa do corpo, receberá uma pensão de R$ 930.Nesses, e em muitos outros casos, Millôr Fernandes tem razão: "Quer dizer que aquilo não era ideologia, era investimento?"

Sem comentários.

O Painel da Folha informa que o Blog do Lula não será aberto a comentários, pelo menos na primeira fase. Não será aberto nunca, pelo simples fato que teriam que censurar críticas e comentários contrários ao presidente, bem como perguntas embaraçosas. Como está ocorrendo no Blog da Petrobras, onde as críticas não são aceitas e são censuradas. Esta é a imprensa livre que eles desejam.

O comentarista e a folha corrida.

Este aí em cima é um dos comentaristas do Blog da Petrobras que eles não censuram. É dos graúdos do PT de Rondônia. Tem uma folha corrida que dá gosto. Consta do ACÓRDÃO N. 527 DE 28 DE AGOSTO DE 2008, do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. “Assim, tendo em vista que o candidato MAURO BIANCHIN, ora recorrido, possui condenação transitada em julgado pela prática de crime contra o patrimônio público (formação de quadrilha – no exercício da função pública) cujo cumprimento da pena é inferior a três (03) anos vislumbra-se, desta forma, que o mesmo não possui idoneidade moral para ocupar tão importante cargo público no Município de Vilhena, e dessarte, de representar seu povo; devendo se lhe declarar a inelegibilidade”. Combina ou não combina com os comentaristas que frequentam o Blog da Petrobras? Guantanamo já!

O acintoso presidente da Petrobras.

Humberto Sisley, leitor deste Blog, e o Coronel foram os primeiros comentaristas da entrevista, lá no blog delles. Será que vão liberar? Não vão, a Petrobras é uma empresa que só aceita "opinião paga".

Atualizando: conforme antecipado, o comentário foi naturalmente censurado. O do Sisley passou no filtro.

Abaixo, frases da entrevista dada por José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras, desmontadas pelo Blog:

“Nós estamos preparados para um vale-tudo!”
A tradução de vale-tudo é contexto onde é aceito qualquer expediente. Não é o caso de uma CPI instaurada por um poder da República. Existe, aí, uma afronta dita por um funcionário público contra a investigação promovida, legalmente, pelo Senado. Podemos depreender que serão usados os truques mais sujos e mais abomináveis para confrontar a democracia?
“Nós não atacamos ninguém ainda.”
A afirmação soa como uma ameaça. É como se a empresa detivesse denúncias escondidas, capazes de prejudicar “alguém”. A quem o Presidente da Petrobras está ameaçando? Com que direito ele assume esta posição ameaçadora? Ele é um juiz? Um procurador? Um promotor? Ou apenas um chantagista?
“O que poderia trazer problema é a criação de um clima nacional de denúncia para buscar denúncia para criar possibilidade de investigar coisas que vão aparecer.”
O próprio Presidente da Petrobras admite, publicamente, que a CPI criará um clima favorável para que os podres e as sujeiras da estatal apareçam para o povo brasileiro, que é o maior acionista da empresa. É isso aí mesmo, presidente: a CPI é feita justamente para investigar o que estava escondido e "as coisas que vão aparecer". Entendeu ou é preciso desenhar?
“O que estão fazendo é exclusivamente coscuvilhice, é tentativa de criar fofoca muitas vezes repetida para virar verdade.”
O presidente da Petrobras prova um pouco do velho veneno petista, que ele conhece muito bem. Mas, coitadinho, tenta se colocar como uma vítima, quando na verdade é apenas um réu. Um suspeito. Acusado de dirigir uma empresa afundada em corrupção, o seu papel é um só: tirar a carapaça de pelego sindicalista e responder com “fatos e dados” as acusações que sofrerá. Se comprovar que não existem fraudes em licitações, direcionamento de verbas publicitárias, má gestão dos recursos públicos, sairá fortalecido, junto com a empresa. Se não tiver como se defender, que saia dentro de um camburão.
“Vou pedir o salário total e individual da diretoria do Estadão.”
O presidente da Petrobras deveria recolher-se à sua insignificância e deixar de ter estes arroubos de arrogância. Não tem direito de exigir informações de empresas privadas, mas tem o dever, como funcionário público, de informar o quanto está ganhando. E está ganhando muito, rios de dinheiro, é o maior marajá do serviço público no país. Tem algum salário maior do que o do Gabrielli no serviço público? E não pode se comparar com executivos de mercado, porque estes não têm estabilidade no emprego, como ele tem.
“Mas há um crime de sigilo fiscal assumido pelo repórter. Não pode ficar impune uma coisa dessas.”
Se há crime fiscal, o responsável é a fonte e não o repórter. E o repórter não tem obrigação de revelar a fonte. Mas o caráter do Presidente da Petrobras pode ser medido pelo fato de que ele vê um crime na reportagem, mas o “crime” revelou dados verdadeiros e incontestáveis. Logicamente, quanto a isso, ele não tem como argumentar, já que o repórter prestou um serviço ao país, enquanto ele quer mandar prender e arrebentar o responsável pelo excelente trabalho de informação.
“Por que só O Globo tem acesso a essa informação? Por que essa informação é imediatamente reproduzida por algum senador da oposição? Será que há algum esquema de criação de fatos artificiais? Não há dúvida.”
O Presidente da Petrobras acusa um jornal com mais de 80 anos de estar associado com senadores para criar fatos artificiais. É uma acusação gravíssima. Talvez desesperada. Não há nenhum indício de que algum órgão de imprensa esteja associado com o crime, muito ao contrário da Petrobras, afundada em denúncias das piores falcatruas e maracutaias.
“Então, não é verdade o que vocês estão dizendo, vocês estão pegando gerentes regionais que têm história sindical absolutamente legítimas, profissionais de longo tempo de companhia...”
O Presidente da Petrobras volta a ser o “cumpanhêro”. E tenta provar o impossível. Que a máquina de comunicação da companhia, que manuseia verbas altíssimas em prol do PT, não está na mão dos sindicalistas petistas. Está. Todos os gerentes do Santarosa vêm do sindicalismo, são filiados e transformaram a área numa verdadeira rede de distribuição de benefícios ao partido.
“É positivo, não é negativo ter sido sindicalista. Não é ruim ter sido sindicalista. Então, portanto, não se pode ter uma conotação negativa porque nós temos sindicalistas na companhia. Primeiro que nós não só temos sindicalistas; segundo porque ter sindicalistas não é uma coisa ruim, é boa.”
Novamente, o “cumpanhêro” Gabrielli defende a máquina sindicalista que tomou conta dos principais postos da estatal. Ter sindicalistas no comando é a pior coisa que uma empresa que compete no mercado pode ter. Tanto é que nenhuma empresa que compete no mercado tem. Quer distância deles. São um câncer. Gabrielli quer a liberdade de uma empresa privada, mas também quer as benesses de uma empresa pública. A CPI cumprirá um grande papel se eliminar o sindicato de ladrões que foi montado dentro da Petrobras.
“Não é verdade que o critério de composição da área de comunicação institucional seja um critério político.”
No entanto, os principais gerentes, além do diretor, são sindicalistas, petistas e militantes. Deve ser coincidência, não é mesmo?
“A gente não tinha o blog ainda para mostrar isso, hoje já temos, que é para fazer esse tipo de combate.”
Combate? O Presidente da Petrobras quer uma guerra com a imprensa? E pensa que vai vencê-la com um blog ou ele será apenas o instrumento para constranger a imprensa e os senadores? É lá que Gabrielli publicará suas denúncias e seus ataques hospedado no exterior? Seria bom, então, hospedar o blog dentro do site da Petrobras, tendo em vista que o seu presidente reconhece que, oficialmente, ele é um veículo de comunicação da estatal.
“Isso significa que é um sistema muito grande que tem que fazer com que o sistema esteja funcionando. Agora, nada é perfeito. Mas temos que, encontrando as imperfeições, corrigir as imperfeições.”
O Presidente está falando que o sistema que controla licitações é imperfeito. Mas não quer a CPI. Ele não é uma gracinha? Ele quer errar e corrigir o erro, mesmo que isto custe bilhões ao país. Ele quer a falta de repercussão do TCU, a quem estão acostumados a matar no cansaço. A CPI é barraco. É pau puro. Tem que provar na hora ou dança. Este é o motivo do pânico que se instalou dentro da estatal.
“Por isso eu tenho hoje dificuldade de constituir comissões de licitação. Porque o cara não ganha mais para fazer parte da comissão de licitação. Só sabe que pode ter um problema com o TCU. Então por que ele vai querer? Ele vai se recusar a participar da comissão...”
Por que os funcionários da Petrobras estão deixando de participar das comissões de licitação? Por que não recebem ou por que não aceitam os métodos? Há muita gente honesta dentro da estatal, a grande maioria dos técnicos, que não pactua com a atual gestão. Agora, com a empresa sob suspeita, os velhos sindicalistas que compunham as comissões se retiram, se mandam e o presidente quer colocar a bomba na mão dos bons e honestos funcionários da empresa.
“Se eu levaria um tempo X para fazer o orçamento e agora vou levar um tempo X mais alguma coisa, porque nossos técnicos estão voltados para responder problemas internos, o tempo aumenta.”
Estão vendo? Antes da idéia da CPI, a coisa era uma festa. Tudo daquele jeito, com uma rapidez espantosa. O gerente de propaganda da Bahia não gastou milhões para apoiar a eleição do Jacques Wagner? Ninguém viu. Agora o pessoal está tendo que ter mais cuidado. O Brasil está de olho e a CPI, antes de ser instalada, já deve estar poupando centenas de milhões.
“Não, o que tem acontecido nestes dois últimos fins de semana são coisas escandalosas. O que aconteceu na imprensa sobre este elemento da quebra do sigilo fiscal dos salários diretores e da quebra do segredo de Justiça do Santarosa, vale tudo.”
Se o presidente Gabrielli acha as denúncias escandalosas, deveria ser o primeiro interessado em ter uma CPI para deixar tudo em pratos limpos. Mas, ao contrário, está fazendo de tudo para impedí-la. É ou não é uma posição altamente suspeita? É só boato, presidente? Então abre a empresa, em vez de fechar e de sair atirando contra os políticos e contra a imprensa. Quer um aviso, presidente? Vai perder, vai perder. Não peita que vai perder ou não existem mais homens entre os senadores da República Federativa do Brasil.
“Uma semana é mamona, na outra é festa de São João, na outra é salário dos diretores, na outra é caso dos aloprados.”
Isso que a CPI ainda não está instalada. Imaginemos o que virá com a quebra de sigilos e com as...denúncias da gente boa e séria que vê a empresa-orgulho do país mergulhada na corrupção. Todas as denúncias acima são feitas a partir de indícios que precisam ser investigados. Quem deve decidir é a CPI e a Justiça. Ao presidente da Petrobras, cabe cumprir as ordens. Na CPI, vira peão. Ele sabe o que é isso.
“Sobre festas juninas, eu acho realmente que envolve um conjunto de preconceitos contra os nordestinos que é escandaloso. A festa junina é mais importante para muitos do Nordeste do que o Carnaval”
Era só o que faltava. O fato da Petrobras patrocinar basicamente prefeituras petistas e pagar milhões por trabalhos que valem milhares é preconceito contra o Nordeste. Era só o que faltava trazer uma falsa xenofobia para o debate. O argumento já deve fazer parte do cardápio sujo do tal “vale-tudo” que o presidente entoa, em tom altamente acintoso e ameaçador.
“Está no blog, livre acesso. É só ver o números lá.”
Não, presidente Gabrielli. O blog é feito por uma comunidade de asseclas que não representa a verdadeira Petrobras. A CPI e o Brasil querem balanços, contratos, documentos, sigilo telefônico. O blog que seja feito para a sua claque paga com recursos públicos, a famosa "opinião paga".
“O blog foi defesa. Foi difusão de informação da Petrobras. É combate a distorções. É combate a interpretações equivocadas.”
Não, presidente Gabrielli. O blog foi feito para atacar e constranger a imprensa, pois a população não está nem aí para o veículo. Não funcionou. E que não seja utilizado para fazer denúncias sem provas contra membros da CPI, pois, por mais que a sua “raça” deseje, não está tudo dominado. Tentem, presidente, tentem. Desta vez, não passarão.

"Nós ainda não atacamos ninguém."

Petrobras-Guantanamo. Eles querem uma "guerra santa".

Mal-educado como qualquer ex-sindicalista, agressivo como qualquer petista flagrado em irregularidades, pronto para a batalha, como ele mesmo diz. José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras, considera a CPI que será instalada uma guerra do mal contra o bem. Ele, claro, é o bem. Afirma que será um vale-tudo. É mais um imbecil guindado a um posto importante pelo companheirismo pelego. Deveria ser demitido a bem do serviço público pela forma com que ameaça, atinge a liberdade de imprensa e se posiciona contra a democracia. Está usando recursos públicos para afrontar a República, o que é citado dezenas de vezes dentro da matéria. Está montando um exército pago pela gasolina mais cara do mundo para defender o feudo petista. Vejam algumas respostas da sua entrevista ao Estadão, que serão o delírio da máfia de ratazanas pagas para bater palmas no blog da estatal:

A empresa se recusou a divulgar os salários individuais dos executivos. Mas, não seria mais transparente pelo menos divulgar as remunerações dos conselheiros?

Vou pedir o salário total e individual da diretoria do Estadão. Os conselheiros da Petrobras ganham 10% do que o que os diretores recebem. E não é sobre tudo: não têm PLR, 13º ou férias.

Como a Petrobras está se preparando para a eventual instalação da CPI esta semana? Esses temas podem entrar na investigação.

Do nosso ponto de vista legal, na nossa avaliação, não. Porque são temas que não estão pedidos na CPI. Há uma sistemática clara: a imprensa nos últimos seis, sete, oito meses tem, no fim de semana, uma matéria bombástica de acusação contra a Petrobras; na segunda-feira, uma suíte que reproduz essa matéria na boca de um parlamentar da oposição pedindo para (o assunto) entrar na CPI. É sistemático: ou é O Globo, ou o Estadão, ou a Folha de São Paulo, ou uma revista.

E aquelas ONGs que receberam dinheiro da Petrobras e, quando foram procuradas, não existiam?

Não é verdade. Esse caso particular dessa ONG do Rio de Janeiro é outra fabricação falsa. E pode-se evidenciar isso. A gente não tinha o blog ainda para mostrar isso, hoje já temos, que é para fazer esse tipo de combate. Que é exatamente mostrar isso: o repórter pegou a foto de um lugar onde não estava funcionando o projeto e publicou como se fosse.

A Petrobras está preparada para um vale-tudo?

Nós estamos preparados para um vale-tudo! Nós estamos preparados. Nós ainda não atacamos ninguém ainda. Não atacamos ninguém ainda. Só temos nos defendido.

Ironia.

Da Folha Online:

No ano passado, o crescimento da economia informal foi 27% maior do que o medido pelo PIB no comparativo com 2007. "A economia subterrânea não foi tão afetada pela crise porque não depende da concessão de crédito", afirma. Na opinião do presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Paulo Okamotto, é preciso "inverter a equação". "Temos de construir um ambiente em que seja mais vantajoso ser formal."
......................................................................................................
Okamotto fala do que sabe como poucos. Economia subterrânea, concessão de crédito não contabilizado, sonegação, caixa dois. Ex-tesoureiro da campanha eleitoral de Lula em 1989, pagou uma dívida pessoal de Lula com o PT de R$ 29.436,26. A dívida foi quitada em quatro parcelas, entre dezembro de 2003 e fevereiro de 2004. Nunca disse de onde veio o dinheiro. A CPI dos Correios investigou e poupou o presidente de maiores problemas, na pizza anti-impeachment montada pelos oposicionistas adeptos do "deixa o Lula sangrar". O resultado está aí. Paulo Okamotto dando discurso sobre as vantagens de ser formal, como líder máximo dos pequenos empresários brasileiros.

TCU flagra primeiro grande desvio do Pan: R$ 22 milhões.

Observem apenas os serviços extraordinários cobrados pelo Time Brasil do Lula, composto por Carlos Nuzman, o governador Sérgio Cabral, o ministro Orlando Silva e o prefeito Eduardo Paes.

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai instaurar tomada de contas especiais para apurar indícios de irregularidades na execução de contrato entre Ministério do Esporte e a Empresa Fast Engenharia para construção de estrutura temporária da Vila Pan-americana dos jogos do Pan. O TCU citou Luiz Custódio Orro Freitas e Ricardo Leyser Gonçalves, ambos envolvidos na execução do contrato pelo Ministério do Esporte e a Fast Engenharia para que apresentem defesa ou devolvam em 15 dias os recursos do convênio, que somam R$ 22.454.151,33, valor atualizado, aos cofres do Tesouro Nacional. O Tribunal também apontou possíveis erros na aplicação do convênio firmado entre o Ministério e o Estado do Rio de Janeiro. O TCU vai convocar Gonçalves e Rafael de Aguiar Barbosa, da Secretaria Executiva do Ministério do Esporte para que justifiquem a celebração do convênio por valor superior ao orçado, alteração da programação de execução do convênio e não verificação dos objetos do contrato. Cópia do processo foi enviada ao Ministério do Esporte, ao Tribunal de Contas do Rio de Janeiro e ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Cabe recurso da decisão. O ministro Marcos Vilaça foi o relator do processo.
.....................................................................................................
Segundo o Portal da Transparência o Ministério dos Esportes pagou, em 2007, ano do Pan, R$ 46.112.170,81 para a Fast Engenharia. Portanto, o TCU está alegando um superfaturamento de mais de 90%! Projetem para a Copa! Projetem para as Olimpíadas!

Ditadura da minoria.

Há um dado interessante no podre Senado da República e não vai aqui nenhum rasgo de xenofobia. Vejam que são os pequenos estados, via de regra do Norte ou Nordeste, onde viceja o coronelismo mais arcaico, que elegem o Presidente da casa. O fato é fruto da representatividade falsa do Senado, onde cada estado tem o mesmo número de eleitos, independente do número de eleitores, permitindo os piores conchavos. José Sarney, o pivô de toda a crise, não saiu do Maranhão para comprar barato uma cadeira do Senado pelo Amapá? O dalit carioca Wellington Salgado, suplente processado por sonegar impostos, não pagou a campanha do brâmane Hélio Costa, um mineiro, assumindo o seu lugar? No fim, quem paga a conta é a maioria, submetida a uma ditadura da minoria que nos faz assistir, pasmos, o Democratas protegendo o PMDB, rasgando o seu programa para não perder as boquinhas.
......................................................................................................
Atualizando, às 18:20. Alguns comentaristas estão fazendo ressalvas ao post, afirmando que o Senado deve mesmo representar os estados. Não estou discutindo a forma ou a organização. Estou discutindo o resultado desta excrescência, que está bem explicitado no que foi escrito. Afinal de contas, não está expresso no quadro de presidentes que esta organização permite que corruptos se unam para dominar um órgão que deveria ser o máximo da independência, acima, inclusive, dos próprios partidos, como fiador maior da democracia?

Diretor do Senado tinha sala secreta.

O senador Romeu Tuma(PTB-SP) construiu toda uma carreira na Polícia Federal. Depois, construiu uma nova carreira no Senado da República, onde exerceu importantes postos de comando e onde, hoje, é um dos mais ferrenhos defensores de José Sarney(PMDB-AP). Exerce o cargo de Corregedor Parlamentar do Senado. Em julho de 2006, a Polícia Federal conseguiu autorização judicial para revistar a sala do ex-diretor do Senado, Agaciel Maia, para fazer busca e apreensão em sua sala. Segundo informa o Estadão, "Agaciel teria recebido informação privilegiada sobre a investida" e "um assessor de Agaciel, Valdeque Vaz de Souza, é suspeito de ter retirado os documentos da sala do patrão na madrugada anterior à ação policial." Endenderam a primeira parte? Vamos à segunda. A notícia de hoje é que o gabinete do Agaciel tinha uma sala secreta para guardar os atos secretos resolvidos em reuniões secretas. A porta de acesso ao local possui três fechaduras, duas tetras-chave e outra normal.De acordo com servidores do Senado, havia uma espaçosa sala com um telão para exibição de vídeos. Conforme servidores do Senado, um dos vídeos mostrados no telão de Agaciel, tinha um título sugestivo: tardes molhadas. Melhor seria se fosse "mãos molhadas". Leia mais aqui.

Senador do DEM desbanca Ideli.

A senadora Ideli Salvatti(PT-SC) tinha batido o recorde de gastar, por três meses, exatos R$ 15 mil da verba indenizatória. Foi derrubada do podium. O novo vencedor também é outro senador por Santa Catarina, Raimundo Colombo(DEM-SC). Ele torrou R$ 15 mil exatos por cinco meses consecutivos, segundo o Portal da Transparência do Senado. Tudo fechado ali, no centavo, nota com nota. Portanto, desce a Ideli, sobe o pífio e incompetente ex-relator da CPI das ONGs, cujo talento, que agora ficou mais do que provado, está mais para torrar dinheiro público do que para investigar o seu mau uso. Os dois senadores são virtuais candidatos ao governo de Santa Catarina e há coisas que ninguém esquece.
......................................................................................................
A verba indenizatória é como a mulher de César: não basta ser honesta, tem que parecer honesta. Um senador que maquia as contas escandalosamente para botar a mão em alguns trocados a mais, saídos dos cofres públicos, que são alimentados pelos impostos que nós pagamos, é capaz de vôos muito maiores. As lixeiras do Senado transbordaram, definitivamente.

Ciro na cabeça.

A Veja informa que Mangabeira Unger, o "companheiro" estratégico de Lula, sai do governo, pois a Universidade Harvard não quis estender sua licença. Se continuasse, Mangabeira perderia os 37 anos de benefícios que tem como professor da escola de direito. Mangabeira retoma a carreira acadêmica e não faz o seu substituto. Lula, já pressionado pelo PMDB, está em busca de um sucessor. O Coturno Noturno sugere que o presidente entregue o cargo de Secretário de Assuntos Estratégicos para Ciro Gomes, discípulo de Mangabeira e candidato apoiado pelo PT sem cabeça para o governo de São Paulo. Perderemos em academicismo, mas ganharemos um aloprado com pós-graduação em Harvard.

O presidente picareta.

Ontem, uma das frases mais emblemáticas para entender a cabecinha maldosa e rancorosa de Lula, sem dúvida é esta:

"A atitude do Estado durante 30 anos, de privatizar tudo e não fazer mais nada, engordou uma máquina de fiscalização no país que funciona mais do que a máquina da execução."

Estava criticando as privatizações, as novas escolhidas por ele como as responsáveis pela demora na realização de obras, que é um resultado, única e exclusivamente, da total incapacidade de planejamento do seu governo. O governo petista promoveu a profissionalização de uma "máquina de corrupção", cujo objetivo foi assumir o poder de cada ministério, cada estatal, cada órgão, cada departamento. São milhares de "companheiros" infiltrados, gentalha rasteira que veio lá do sindicalismo podre e vendido, das universidades aparelhadas, dos ditos movimentos sociais, sedentos de dinheiro e espaço para ascender politicamente. É aquele pessoal que fez o Bancoop agora mandando na Caixa, no Banco do Brasil, no BNDES. Lula deveria agradecer à máquina de fiscalização montada por Fernando Henrique Cardoso, pois é ela que gera os recursos para investimentos que, infelizmente, têm sido desviados para alimentar a corrupção da qual os seus partidários se nutrem como carrapatos. Quando à "máquina da execução", saindo das atividades-meio, ela é terceirizada. Quando bem licitada e bem fiscalizada, esta "máquina" realiza as obras. Quando é extorquida, como vem ocorrendo segundo inúmeras denúncias do TCU e do Ministério Público, ela anda devagar, quase parando. É o que está acontecendo com o PAC. Sem projeto, eivado de corrupção e com fiscalização, como deve mesmo ser, o programa não chegou nem em 10% das metas. Lula sabe disso. Mas, ontem, ao lembrar dos "picaretas" na política, querendo eximir-se das cobranças por suas promessas não cumpridas que começam a aparecer, mostrou que temos, sem sombra de dúvida, um presidente "picareta". O mais "picareta" da história deste país.

Andança e gastança.

Ontem assistimos a mais um espetáculo deprimente de governo, com a criação de mais um ministério por Lula, com verba de R$ 450 milhões por ano, isto sem ter contratado nenhum companheiro. Enquanto o presidente anda, gasta e não investe, segundo dados publicados pela Folha, as despesas se expandiram 18,6% entre janeiro e maio. Os pagamentos de servidores cresceram 22,6% nos cinco primeiros meses deste ano. A folha de pagamento da União atingiu 5,14% do PIB.As despesas para manter a máquina pública em funcionamento também apresentaram crescimento expressivo até maio: 21,9%. E a arrecadação que paga tudo isto caiu 7% nos primeiros meses do ano e a tendência de queda continua. O resultado é que o Brasil investiu menos de R$ 10 bilhões no período. Em julho, há uma batelada de acordos para dar aumentos aos companheiros e a pelegada pendurada nas tetas da vaca amarela. A macroeconomia está indo para o fundo do poço e o superavit primário já está em 2,5% do PIB. Menos da metade do que o funcionalismo consome de tudo o que o país produz.

Serra entra na rede.

Acompanhado em tempo real por mais de 14 mil pessoas no Twitter, o governador José Serra (PSDB) decidiu afrouxar as restrições ao uso da internet em todos os níveis da administração estadual, para que ferramentas sociais sejam utilizadas para prestar contas da gestão, divulgar realizações do governo e melhorar o relacionamento com o cidadão. Cotado para disputar a Presidência no ano que vem, Serra passará a contar com uma rede mais ampla de comunicação com cidadãos.A nova orientação começa a valer hoje, com a publicação de uma resolução da Secretaria de Gestão no Diário Oficial, determinando que pastas e órgãos de governo revejam seus critérios de acessibilidade. Atualmente, não há uma proibição centralizada ao uso dessas ferramentas. A Secretaria de Comunicação, por exemplo, já mantém perfis ativos em diversas redes sociais. Mas várias áreas da administração paulista possuem políticas próprias de restrição a alguns ou a todos esses sites. O texto da resolução pede que seja autorizado o acesso a redes sociais, blogs, wikis e serviços de compartilhamento de arquivos, como vídeos, áudio e planilhas. Assim, os órgãos poderão se comunicar com cidadãos em sites como Orkut, YouTube, Facebook, Flickr, além do Twitter, onde Serra mantém seu próprio miniblog. Dos cadastros de relacionamento mantidos pela administração, diz a resolução, deverão constar endereço de e-mail e telefone celular para contato. Leia mais no Estadão.

Inacreditável.

É por isso que diz tanta besteira. Fala demais. Fala muito. É doentio. Apenas nesta sexta-feira, Luiz Inácio Lula da Silva proferiu quatro discursos, que somaram 1 hora 31 minutos e 11 segundos. Na semana, foram 11 discursos, que ocuparam 3 horas, 57 minutos e 27 segundos. Praticamente 4 horas em cima de um palanque. Lula também concedeu 5 entrevistas, que consumiram 2 horas, 24 minutos e 18 segundos. Ou seja, em 5 dias, Lula ficou 6 horas, 21 minutos e 45 segundos discursando ou falando com a imprensa. E mais: entre viagens, entrevistas, discursos e inaugurações, sabem quanto sobrou de tempo para Lula trabalhar mesmo, com ministros e despachos internos? Apenas 8 horas, em cinco dias da semana. Quem tiver saco, que analise as agendas da semana e faça as contas. E olha, o Coronel está sendo bondoso com a soma.

Lula e Tarso ofendem patrimônio dos gaúchos.

O que o imbecil do Lula disse, ofendendo a Brigada Militar do Rio Grande do Sul:
Esse programa do Tarso Genro, do Ministério da Justiça e do governo, ele não é aquele programa que vai fazer com que seis horas da manhã, ou meia-noite, entrem aqui 200 ou 300 policiais armados, atirando para tudo quanto é lado, às vezes matando inocente e deixando os culpados, às vezes, escondidos no outro lugar. Esse programa não tem a preocupação apenas da repressão. A repressão será necessária se a gente se confrontar com bandidos que queiram praticar violência. Mas a polícia que vai atuar aqui na comunidade é uma polícia que vai estabelecer uma convivência com vocês. Quando vocês virem um soldado, ele não é um inimigo, ele é um amigo que vai trabalhar junto com vocês para diminuir a violência aqui neste bairro.É por isso... Eu sei que é difícil a comunidade acreditar, eu sei que é difícil porque ao longo dos anos a comunidade só viu polícia aqui para atirar ou para bater. Agora vai ser diferente. É por isso que o Ministério da Justiça estabeleceu uma bolsa para os soldados, vai formar esses soldados em outra concepção: ele vai ser o mesmo soldado preparado para trabalhar com a comunidade. Quando o soldado vem de fora, à noite aqui, qualquer um que ele vê é bandido, qualquer um que ele vê, ele bate, sobretudo se a pessoa for negra, sobretudo se a pessoa for negra. Nós sabemos que é assim.
....................................................................................................
O Comandante Geral da Brigada Militar João Carlos Trindade rebateu na tarde desta sexta-feira as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Justiça, Tarso Genro, durante o lançamento do Território de Paz, no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. "Foi uma falta de respeito com a Brigada Militar. Principalmente as palavras saindo da boca de um presidente." Segundo o comandante, na segunda-feira será encaminhado ao presidente um ofício da BM, destacando que a instituição não repassa a orientação de bater em membros da comunidade quando adentra nas vilas da Capital e Região Metropolitana.

Lulice do dia(2).

Lula afirmou nesta sexta-feira que o acesso à internet tirou o poder da imprensa tradicional. De acordo com ele, trata-se de um momento "revolucionário". "Finalmente este país está tendo o gosto da liberdade de informação", afirmou Lula durante o 10º Fórum Internacional Software Livre em Porto Alegre (RS). Entre os portais mais visitados do Brasil estão o UOL (Gupo Folha), o Globo.com(Rede Globo), Abril.com(Editora Abril) e o portal do Estadão(O Estado de São Paulo). Ainda não explicaram para o Lula que o que conta na internet não é o canal, mas a produção de conteúdo. E que é a imprensa tradicional quem continua produzindo as notícias para a internet, com uma vantagem: elas são repercutidas em centenas de milhares de blogs como o Coturno Noturno, por exemplo. Mas fazer o quê, se as ratazanas imbecis inventaram até um movimento dos sem-mídia.

Blog do Lula.

Diz a Folha Online: "O pedido(para ter um blog) partiu de Lula em dezembro, quando entrou no ar o blog do governo de transição americano e, depois, o blog da Casa Branca. Segundo interlocutores do governo, os blogs de Barack Obama e do primeiro-ministro inglês, Gordon Brown, servem de modelo para o presidente brasileiro." Fico imaginando o Lula navegando no site da Casa Branca, analisando o potencial do Blog do Obama ou visitando o Blog do Gordon Brown. Menos, sicofantas, menos. Lula, no máximo, tentou entender as figurinhas. O blog de Lula foi transferido para o mês que vem. Sem comentários.

Peixe do Lula.

Hoje o Altemir Gregolin virou Ministro da Pesca. Mas o que ele gosta mesmo é de usar cartão corporativo em churrascaria. Um colega cutuca e diz: ué, mas hoje tem ostra, sashimi e salmão nos buffets dos espetos corridos, além da indefectível salada de lulas. E hoje, onde será a festa do Altemir, com o cartão corporativo da Presidência da República? Abaixo, um post publicado há quase um ano atrás...
......................................................................................................
Quarta-feira, Julho 30, 2008

Peixe graúdo.

Altemir Gregolin, aquele secretário que pagava churrascos para os amigos com o cartão corporativo, que emprega a esposa do representante das FARC no Brasil e que foi flagrado num vídeo fazendo propaganda para o Lula, está sendo premiado: a sua pequena secretaria está virando o Ministério da Pesca. O primeiro impacto da mudança será na quantidade de funcionários efetivos e cargos de confiança que , de imediato, passa de 200 funcionários para 400 servidores.Mas vem aí um trem de cargos com funções gratificadas. É que o presidente Lula deixou claro que o novo ministério "pode ter superintendências em cada Estado" - esses cargos são sempre indicações políticas atreladas à base aliada do governo. O Orçamento anual também vai dobrar: dos atuais R$ 250 milhões para R$ 500 milhões. Leia mais aqui.

A lulice do dia.

"Sobre as denúncias no Senado, que se faça uma investigação, se apresente o resultado. Quem estiver errado deve ser punido e mata o assunto. Todos os senadores têm mais de 35 anos de idade, portanto estão na idade adulta. O Sarney já anunciou que vai investigar."

Lula, em entrevista ao Diário Catarinense.

Depende.

Na entrevista divulgada hoje, pelo Diário Catarinense, da qual o Coturno destaca alguns pontos mais importantes, Lula afirma que pode voltar a ser candidato em 2014, se Dilma não for eleita em 2010. Mas que, se Dilma vencer, ela terá o direito a se reeleger. No meio da frase, um enigmático "depende".

DC – Com a popularidade que o senhor está, será que na eleição de 2014 a dona Marisa resiste?

LulaEu tenho que recusar discutir 2014, porque não seria benéfico para mim e não seria benéfico para quem eu quero eleger. Vamos supor que eu eleja a companheira Dilma a candidata do PT e o povo brasileiro eleja a Dilma presidente do país. Ora, qual é o meu papel? É trabalhar para que ela faça o máximo possível e ela tem o direito de querer ser candidata à reeleição. Senão, o que acontece? Se eu não tiver essa consciência de que ela tem que fazer mais e fazer melhor, fazer o governo dela sem tutela e patrulhamento de ninguém, sem saudosismos, você tira a possibilidade de uma grande mulher fazer um grande governo nesse país. Eu vou torcer pra ela pra que ela possa fazer o melhor e ser candidata à reeleição. Se for um adversário que ganhe, aí sim pode estar previsto em 2014 voltar. Depende. Ficar aqui é muito difícil. Eu acho que governar é fácil. Cuidar dos pobres é a coisa mais extraordinária do mundo. Custa barato cuidar dos pobres. Muito barato.