DEM pede cassação de Luiz Inácio Lula da Silva.

O Diretório Nacional do Democratas, por meio de seu presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ajuizou uma Ação de Investigação Judicial, com pedido de liminar, contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por supostamente fazer propaganda eleitoral antecipada em viagens, quando falaria, em palanques, sobre o Programa Territórios da Cidadania. O partido pede a cassação do mandato do presidente da República e que seja declarada sua inelegibilidade por três anos. Além disso requer a aplicação de multa no valor máximo de 50 mil UFIR (cerca de R$ 53 mil). Leia mais aqui.

Aloprados confessos.

Para o PT, a imprensa e os partidos de oposição entraram no Palácio do Planalto, na calada da noite, e montaram um dossiê contra FHC e dona Ruth, para prejudicar a Dilma Rousseff e o Lula. Genial, não é mesmo? Se tivesse este poder, não seria mais fácil a oposição pegar os dados misteriosos e secretíssimos do cartão corporativo do presidente e da sua família, que é tudo o que a CPMI deseja conhecer e é tudo o que os corruptos desesperados querem esconder do povo brasileiro? Sabe que o PT botou na nota a mesma coisa que o Lula disse quando denominou os vagabundos de aloprados? Vejam só: "uma análise dos fatos indica que a divulgação deste suposto dossiê mais parece obra de adversários do governo Lula do que de seus aliados". Mas não é o próprio Lula falando, quando deu um chute no traseiro do atual presidente do PT, responsável pelo dossiê contra Serra e Alckmin?

Nota de solidariedade à ministra Dilma Rousseff

Diante das notícias sobre a elaboração e divulgação de um suposto dossiê envolvendo o mau uso de cartões corporativos por membros do governo FHC, a Executiva Nacional do PT manifesta seu repúdio à tentativa de setores oposicionistas e de órgãos da imprensa de envolverem a ministra Dilma Rousseff no episódio.

No momento em que o governo do presidente Lula apresenta os mais altos índices de aceitação e reconhecimento da sociedade, e em que o PT cresce nas pesquisas de opinião, antecipando a possibilidade de importantes vitórias eleitorais em 2008, partidos de oposição e setores da imprensa tentam, de forma leviana e sem nenhuma prova efetiva, ligar autoridades a especulações fantasiosas. Uma análise dos fatos indica que a divulgação deste suposto dossiê mais parece obra de adversários do governo Lula do que de seus aliados.

Assim sendo, a Executiva Nacional do PT firma posicionamento no sentido de:

1. Repudiar toda tentativa de setores oposicionistas e de órgãos de imprensa no sentido de envolver, sem provas e por suposições caluniadoras, qualquer autoridade governamental ou militante petista no episódio do vazamento de informações;

2. Manifestar integral e pública solidariedade à ministra Dilma Rousseff.

Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores

Brasília, 31 de março de 2008.

O problema é o "cash", sacou?

Dizem que os milhões sacados na boca dos caixas eletrônicos, nos últimos anos, são o motivo para que as contas daquele senhor e de seus familiares sejam mantidas sob o manto do sigilo. Só passando por cima do corpo podre e corrupto do lulopetismo é que serão abertas. Se abrir desaba tudo: a casa, a máscara, os dentes de porcelana e o botox. Lembram que, apenas em uma viagem, o TCU identificou 27 notas frias em 2003? Mais do que isso, em centenas de casos dos "saques cash" ninguém consegue comprovar no que foi gasto o dinheiro público. Era dinheiro que saía do cofre público direto pro bolso da turma da impunidade. Portanto, o dossiê da "mãe" foi apenas o começo. Eles serão capazes de tudo para defender o "capo di tutti i capi". Sugiro que, no final, peguem em armas. Como Getúlio Vargas. Mas, por favor, sem carta-testamento, camarada Tovar.

É repelente.

Enquanto o governador da dengue, Sérgio Cabral, chamava Dilma de presidente e oferecia o seu lenço para enxugar a baba raivosa do Lula, o secretário estadual da Saúde do Rio, Sérgio Cortês, afirmava que vai buscar pediatras em outros Estados para dar conta da epidemia que atinge as crianças do Rio. No fim de semana, pelo menos cinco novas mortes suspeitas de dengue foram registradas, três delas de crianças. Ao todo, entre os casos confirmados e aqueles que ainda dependem de confirmação clínica, 119 pessoas morreram no Rio em decorrência da doença. No estado governado por Sérgio Cabral o número de casos notificados já chega a 45 mil desde janeiro. Em 2007, foram cerca de 66,5 mil casos da doença. Enquanto morrem pessoas, Sérgio Cabral faz campanha para ser vice de quem quer que seja o candidato de Lula em 2010. É repelente.

Romero Jucá confessa que dossiê saiu do Planalto.

Romero Jucá (PMDB-RR), líder do fisiologismo no Senado, confessou, finalmente, porque houve a publicação do Dossiê da Dilma.

Segundo o bem informado senador, a ação veio de "alguém de dentro do governo, alguém que deliberadamente vazou as informações, de forma maldosa". Falou tudo e falou a verdade. Vamos "desenhar" para que não existam mais dúvidas e trololós:

-"Alguém de dentro do governo (sim, mais especificamente Erenice Guerra, a ministra interina, a segundona da "mãe, por ordem da mesma)

...vazou deliberadamente as informações (sim, entregando-as na forma de um dossiê a deputados, blogs e à própria Veja)

...de forma maldosa."(sim, para atingir a honra e a honestidade do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso e Dona Ruth Cardoso.

Crime eleitoral.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, cometeu crime eleitoral nesta segunda-feira, 31, ao chamar a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, de "presidente" em evento de lançamento de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Rio. "Este empreendimento também tem a rubrica da presidente Dilma. Opa, eu quis dizer ministra Dilma. Já estou confundindo as bolas aqui". Se faltava alguma prova para caracterizar os eventos do PAC como eleitorais e eleitoreiros, agora não falta mais. O governador do Rio resolveu fazer piadinha com o Tribunal Superior Eleitoral. Com os partidos de oposição. Com a legislação vigente. Sérgio Cabral criminalizou de vez o palanque do Lula e da Dilma, mostrando exatamente a que se destinam os eventos do PAC. Logo ele, que faz festa eleitoreira enquanto coleciona óbitos de inocentes pela sua irresponsabilidade e incompetência no combate à dengue.

"Incomodados"?

O presidente do mensalão, do caixa dois, da dengue e do dossiê acordou cedo para fazer politicagem. Já está no Rio, ao lado da "mãe do Dossiê", dizendo que há gente que fica "incomodada"com o sucesso do seu governo. Nada disso. Estamos "incomodados" é com o fato de um presidente da república gastar dinheiro público e armar uma crise institucional para não ter que mostrar no que gastou. Está escondendo o quê embaixo do tapete? Mostre as contas que a gente "desincomoda". Tem coragem ou vai continuar dando espetáculo de falsa indignação nos "paclanques" pelo Brasil à fora?

Dívida pública de Lula chega a U$ 670 bilhões.

Em fevereiro, o governo dos banqueiros e dos especuladores internacionais instalado pelo PT elevou a dívida pública brasileira para 42,2% do PIB. Realmente, a economia brasileira vive um "momento mágico", onde Lula mostra um lado e esconde outro. Leia mais aqui.

Missão cumprida.

No último sábado, o Coturno Noturno levantava a possibilidade de convocar a "mãe"do Dossiê através da Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

"O que interessa é discutirmos um fórum em que tenhamos condições de ganhar. Não é na CPI, não é por ali. Até pode ser uma CPI apenas no Senado, ou na CCJ [Comissão de Constituição e Justiça] ou na Comissão de Fiscalização e Controle", declarou hoje, segunda-feira, o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).

Leia mais aqui.

FFAA entram no combate à dengue.

No dia em que Lula vai ao Rio para mais um "paclanque" e em que o Ministro da Defesa, de terno e gravata, recebe parlamentares alemães no seu gabinete em Brasília, as FFAA abrem três frentes de atendimento para combater a epidemia de dengue no estado. Depois de um trágico fim de semana em que cinco pessoas morreram por complicações causadas pela dengue – 59 óbitos já ocorreram desde o início do ano no Estado – as Forças Armadas entram no front da epidemia. A partir de hoje, três hospitais de campanha funcionarão dia e noite até o fim da crise. Exército, Marinha e Aeronáutica cederam 1.700 homens para o tratamento e combate ao mosquito. São mais militares que o efetivo brasileiro na missão de paz na ONU no Haiti. Leia mais aqui.

31 de março: agenda cheia.















Desejamos ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim, que o seu encontro com os deputados alemães traga importantes contribuições para o aprimoramento das Forças Armadas do Brasil. Por outro lado, os sites da Marinha, Exército e Aeronáutica, às 08:03 deste segunda-feira, continuam desatualizados, sem nenhuma referência a atividades para esta segunda-feira. Desejamos mais uma semana cheia de trabalho aos ilustres e ocupadíssimos comandantes das três armas.

Ninguém sabe, ninguém viu.

Procura-se Franklin Martins. Depois que aprovou a sua "tv pública", o guru da comunicação de Lula sumiu da mídia. É o grande responsável pela merecida execração pública da companheira Dilma, a quem deixou arder durante toda a semana, em catrastróficas entrevistas ao vivo, com três versões diferentes sobre o Dossiê. Pela sua incompetência, acabou prestando um serviço à nação. E se foi ele o mentor da entrevista do "ser das sombras"que atende pelo nome de Gilberto Carvalho, o país também só tem a agradecer. De repente, uma dúvida: não terá sido Tovar quem deu com o dossiê nos dentes e o tiro acabou saindo pela culatra?

Datafolha: Serra continua liderando para 2010.

Nenhuma novidade na pesquisa do Datafolhas para as eleições presidenciais de 2010. Serra beirando os 40%, Ciro lambendo os 20% e ninguém do PT passando dos 10%. Como Aécio é um nome meramente mineiro, Ciro vira presidente no confronto direto. O PT não pode relaxar e gozar: o que aparece de melhor é Marta Suplicy que alcança no máximo 8%, sendo o nome mais forte do partido para a sucessão de Lula. Aqui alguns dados da pesquisa. Os dados completos estão abertos apenas para assinantes da Folha.

Palácio do Planalto prepara novo dossiê.

Desta vez, o alvo são os ex-ministros da era FHC, que terão todos os documentos enviados para a CPMI dos Cartões Corporativos. Logicamente, como o governo Lula está desde fevereiro preparando as informações para intimidar a oposição, já foi feita a triagem e os deputados e senadores petistas e lacaios do PT receberão mais um dossiê, como aquele lançado contra Fernando Henrique Cardoso e Ruth Cardoso. Para continuar encobrindo e escondendo os gastos misteriosos de Lula e de sua família, o Palácio do Planalto está carregando um caminhão com papéis e enviando para a CPMI. Quanto aos gastos de Lula, estes continuam escondidos dentro de um carro forte. São explosivos. Vergonhosos. Enquanto isso, o Governo Lula assume o tom ameaçador, através do mordomo Gilberto Carvalho, aquele que tudo vê e tudo sabe no Palácio assombrado do lulopetismo. "Vamos cumprir o que a CPI determinou e fiquem atentos porque esta semana a investigação vai pegar. Vão ter um belo trabalho para se dedicar." Leia mais aqui.

Dossiê tira Gilberto Carvalho da penumbra.

Quando a figura sinistra de Gilberto Carvalho, chefe de gabinete de Lula, que sempre rondou os principais escândalos não só do governo, mas do PT, começa a dar entrevistas, é porque existe algo de podre, muito podre, prestes a explodir no reino dos trabalhadores. Celso Daniel, mensalão, caixa dois e agora o dossiê estão aí para comprovar. No caso Celso Daniel, ninguém esquece da frase dos irmãos do prefeito assassinado: "Gilberto, você era o elo do esquema". Em volta destas sujeiras, o Brasil sempre ouviu os passos miúdos e sorrateiros e as mãos frias e rápidas de Gilberto Carvalho. Como não sobrou mais ninguém em volta de Lula para dar explicações, é ele quem dá esta entrevista ridícula hoje, ao Estadão, numa comprovação da gravidade dos fatos que cercam o Dilmagate. Leia aqui.

De volta à ativa.

No dia 26 de fevereiro, o Coturno Noturno publicou este post, avisando que estaríamos temporariamente fora do ar. Naquele dia, na verdade, estávamos indo para o hospital para uma cirurgia inesperada, bastante difícil. Até hoje o médico ainda não contou o número de pontos. Correu tudo bem e no dia 27 de fevereiro já estávamos liberando os comentários, ainda grogues da anestesia geral. No entanto, no decorrer do período, tivemos algumas complicações no pós-operatório que, finalmente, estão chegando ao fim. Depois da Nariz Gelado, que virou uma Ana Néri, realizando quatro horas de curativos por dia, vocês foram fundamentais na recuperação. Amanhã, 31 de março, em homenagem à pátria, estou voltando à ativa. E o Coturno volta a ficar mais noturno. Vamos postar pela manhã, ao meio-dia e mais intensamente à noite. Infelizmente, o Coronel não vive do Coturno Noturno, mas do coturno velho gastando sola por aí. O blog conta com todos comentaristas para, além de comentar, pautar, indicando os temas mais quentes. Não abandonem o Coturno. Ele é feito por vocês.

Pior sem ela: a democracia.

Um leitor e comentarista anônimo acaba de postar:

"Engraçado!... A OAB condena, o STF condena, o Congresso condena, a Imprensa condena, mas nenhuma medida efetiva, que produza resultados concretos, foi até agora tomada... Argh!"

Acredito que uma manifestação pública da OAB é positiva, pois demonstra que uma parcela representativa da sociedade, que atua nos meios legais e constitucionais, está registrando a sua contrariedade, baseado justamente na legislação. O que mais poderia fazer a OAB? Pedir o impeachment do Lula se, no presente momento, não existe nem ao menos uma investigação externa?

Acredito que uma manifestação pública do STF é importantíssima, na medida em que, a partir de amanhã, começarão a ser julgados, dentro do rito processual que garante a democracia, as representações apresentadas pelos partidos de oposição.

Acredito que a mobilização dos partidos de oposição, exigindo explicações e movendo ações contra o Governo, é altamente significativo para que a opinião pública tenha noção e compreensão da gravidade dos fatos. O que pode mais fazer uma oposição minoritária? Chamar o povo para a rua? Que povo? Pegar em armas? Que armas? Propor medidas anti-democráticas, abrindo espaço para que, do outro lado, seja iniciada a reação planejada de propor um terceiro mandato, através de uma mobilização de movimentos sociais financiados com dinheiro público?

Acredito que a Imprensa está cumprindo o seu papel de forma altamemte profissional, informando, investigando e apresentando a verdade dos fatos. Ou o que a Imprensa deveria fazer? Alguém já percebeu, por exemplo, que a tão criticada Rede Globo, nos últimos dias, não tem colocado Lula em cima dos palanques, negando-se a dar repercussão para comício político? Alguém já viu a exposição didática que é feita na novela das vinte horas, programa assistido por quase 50 milhões de pessoas, sobre o cartão corporativo? Cobrar mais da Imprensa? Dá para imaginar o quanto é complexo mostrar a podridão de um Governo que têm quase 70% de aprovação?

Acredito que estamos todos, em primeiro lugar, defendendo a democracia brasileira. Aqui neste Blog podemos comentar livremente, desde que não exista crime contra a honra de pessoas públicas, através de ofensas gratuitas e sem provas, sejam elas petistas, tucanas, demos ou milicos. Os comentários publicados são de responsabilidade do blogueiro. Também não publicaremos denúncias sem provas. Comprou fazenda? Mostremos a escritura, o recibo, a fotografia, o testemunho. Roubou dinheiro público? Mostremos o registro contábil, assim como fizemos nos caso dos cartões corporativos. Estão roubando o país? Comprovemos com fatos concretos. Este blog não tem anúncio, não vive de audiência, não tem o rabo preso com ninguém. Estamos chegando a 200.000 acessos graças a esta postura equilibrada e verdadeira, crítica, dura, forte, mas honesta, que os leitores e comentaristas endossam todos os dias.

Por fim: não estamos gostando da Oposição que temos? Então fiquemos com a situação, ou existe outro jeito? O Brasil não vai mudar da noite para o dia. O primeiro passo é tirar esta rafuagem do poder. Impedir acordos espúrios. Lutar contra negociatas, mesmo sabendo que o próximo presidente será aquele que pagar o melhor preço para o PMDB, como sempre nos últimos anos. Ah, um militar seria melhor para o país? Citemos um único general que tenha a mínima chance de desmontar a verdadeira egrégora montada contra as Forças Armadas nos últimos trinta anos. Vamos ajudar as FFAA a serem o último recurso na defesa da democracia. Sempre foi assim.

O que não dá é para ficar achando que somente nós, do Coturno Noturno, somos bons brasileiros, patriotas, amantes da pátria e que o resto é a "escória"do Ciro Gomes. Não é assim. Temos que ter a responsabilidade de olhar um político de oposição que está errando e dar uma trombada nele. Pressionar. Recolocar nos trilhos. Eles são o que temos. Somos nós que podemos melhorá-los. Ou podemos tirar o "cavalinho da chuva" e entregar a bandeira verde amarela para que as suas estrelas sejam pintadas de vermelho. O Brasil não pode ser transformado em uma nau de desesperados. Já dizia Tocqueville que "na política, os ódios comuns são a base das alianças". Para tirar esta gentalha do poder, vamos ter que engolir muito sapo. Portanto, vamos matar os inimigos e não os possíveis aliados. Anotem: o que eles mais querem é que a oposição saia fora das regras democráticas. Para que eles, com uma penada, possam acabar com a democracia.

Presidente da OAB condena crime do Dossiê.

“O sigilo não pode ser utilizado simultaneamente para proteger, quando conveniente, ou servir de instrumento de chantagem ou pressão política para atingir terceiros", declarou Cezar Britto, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), complementando que "não existe meio-termo no que se refere ao gasto com cartões corporativos da Presidência da República, ou é secreto ou não é”.

STF, OAB, Imprensa, todos condenam o crime cometido a partir da Casa Civil da Presidência da República. Mas, como declarou o ministro da Justiça, Tarso Genro, tudo não passa de "luta política". Bem, foi este mesmo indivíduo que pregou a derrubada do Governo FHC, com menos de trinta dias eleito em primeiro turno, para um segundo mandato. Vai esperar o quê de um militante exercendo um ministério? O anterior avisou o bandido, o atual acoita.

IBOPE x BOPE

JBosco, O Liberal, Belém, Pará.

Futuro presidente do STF condena estado policial.

" Não tenho dados específicos sobre o assunto, mas se de fato alguém pratica esta política de levantamento de dados para vazar com o intuito de formar dossiê é lamentável, se isso se pratica no âmbito do governo é lamentável. Acho que até não é uma prática condizente com o Estado de direito democrático", afirmou Gilmar Mendes, atual ministro que toma posse como presidente do STF, em abril. Leia mais aqui.

Alô, Miami!

Versão a cores da charge de "Bacteria", publicada no El Tiempo, da Colômbia, neste domingo.

Comentário do dia

Lula, o Responsável.

Lula , entrevistado pelo casal Bonner no JN, em agosto de 2006, falou :

“Deixa eu lhe dizer uma coisa com muita tranqüilidade, Fátima. Primeiro, eu tenho a responsabilidade por qualquer erro que qualquer funcionário público cometer no Brasil. São mais de 1,2 milhão. Eu sou o presidente da República, se eles cometerem um erro, direta ou indiretamente eu tenho responsabilidade de agir. Quando eu fico sabendo, eu puno afastando, faço sindicâncias e as pessoas então são investigadas de acordo com a lei. E um ministro não está fora disso.” (...)

“ Afastei o Zé Dirceu, afastei o Palocci, afastei outros funcionários que estavam envolvidos e vou continuar afastando. Agora, quando se trata de punir William, punir significa você respeitar o Estado de Direito”.

Palavra do Presidente, deve ser honrada. Cumpra-se.

Abraços

J.Angel

Recordar é feder.

Houve um tempo, há não muito tempo, que eles amavam a Veja, amavam o PIG, amavam a liberdade de imprensa. Eles são muito cínicos. Eles fedem.

COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLE - REQUERIMENTO N° , DE 7 DE MAIO DE 2002.
Solicita sejam convidados o Sr. Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-Diretor do Banco do Brasil, o Sr. Benjamin Steinbruch, o Sr. Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-Ministro das Comunicações e o Sr. Ministro de Estado da Educação, Paulo Renato de Souza a comparecerem a esta Comissão para prestarem esclarecimentos sobre denúncias publicadas pela Revista Veja.

Senhor Presidente:

Nos termos regimentais, requeiro a Vossa Excelência, ouvido o Plenário desta comissão, sejam convidados a comparecer a este órgão técnico, em reunião de audiência pública a realizar-se em data a ser agendada, o Sr. Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-Diretor do Banco do Brasil, o Sr. Benjamin Steinbruch, o Sr. Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-Ministro das Comunicações e o Sr. Ministro de Estado da Educação, Paulo Renato de Souza a fim de prestarem esclarecimentos sobre denúncias publicadas na Revista Veja a respeito de um suposto pedido de propina, por parte do ex-diretor do Banco do Brasil, no processo de formação do consórcio Brasil, que venceu a licitação para a privatização da Companhia Vale do Rio Doce.

JUSTIFICAÇÃO

Nesse último final de semana veio à tona, mais uma vez, denúncias publicadas pela Revista Veja, sobre o envolvimento do ex-diretor do Banco do Brasil, Ricardo Sérgio de Oliveira, no leilão de privatização da Companhia Vale do Rio Doce, quando teria pedido R$ 15 milhões ao empresário Benjamin Steinbruch, que seriam para o PSDB, e para ajudá-lo a vencer o leilão. Como agora, segundo a reportagem, integrantes do PSDB e do governo confirmaram esse fato, julgamos imperioso que a Câmara dos Deputados receba os devidos esclarecimentos sobre este episódio.

Deputado Ricardo Berzoini

DEM: investigação judicial contra Lula.

O presidente Lula tem aproveitado solenidades de lançamentos de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para atacar, sistematicamente, os que lhe fazem oposição, muitas vezes na companhia de políticos pré-candidatos às eleições de outubro próximo, como ocorreu em Fortaleza, no dia 28 de fevereiro, quando fez pronunciamento de conteúdo eminentemente político, num estádio, ao lado da prefeita Luizianne Lins (PT), que vai concorrer à reeleição. Baseado nesta constatação, o DEM entra amanhã com representação para abertura de investigação judicial contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por uso indevido de palanques, em cerimônias oficiais, para fazer propaganda eleitoral camuflada com vistas ao pleito municipal de outubro. De acordo com a legislação e normas específicas, a propaganda eleitoral deste ano só será permitida a partir de 6 de julho. Leia mais aqui.

Deu azia.

Élio Gaspari volta, hoje, a reforçar o que o Painel da Folha publicou, na semana passada:

"Quem ouviu a ministra Dilma Rousseff no jantar do Iedi de 20 de fevereiro, numa sala reservada do restaurante DOM, em São Paulo, não teve a menor dúvida: ela informou que o governo estava coletando dados para incriminar o governo de FFHH na farra dos cartões corporativos.Como já se passou mais de um mês, não é possível assegurar qual foi a palavra exata da comissária. Pode ter sido "coletando", "juntando" ou "levantando". O tom era policial. Quando Dilma mostrou seus poderes aos 30 industriais reunidos no DOM, a companheira Erenice Alves Guerra já havia reunido sua tropa de elite no Palácio do Planalto".

São Paulo quer prefeito para 4 anos.

Da pesquisa divulgada hoje pelo Datafolha, um dado chama atenção. E não tem nada a ver com a Prefeitura de São Paulo. 17% dos entrevistados responderam que poderiam votar no candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 23% disseram que a indicação de Lula faria com que não votasse nele. Mais da metade (55%) afirmou que o apoio de Lula seria indiferente. O resto está dentro da margem de erro. Ainda. Mas o eleitor mandou recado. 51% dos entrevistados responderam que mudariam seu voto caso soubessem que seu candidato a prefeito tem planos de permanecer apenas por dois anos no cargo, lançando-se à Presidência em 2010. Este será, sem dúvida, um dos grandes motes da campanha eleitoral.

Casa da "mãe Joana".

Na Casa Civil, à época de José Dirceu, foi parido todo o esquema do Mensalão e do Caixa Dois que embalou o primeiro mandato de Lula. No mesmo lugar, no segundo mandato, abortaram o Portal da Transparência, transformando em sigilosos os gastos misteriosos de Lula e família. Para fazer a defesa de tão abjeta medida, produziram um Dossiê contra Fernando Henrique Cardoso e sua esposa, com o objetivo de emparedar a oposição na CPMI dos Cartões Corporativos.

Segundo Marco Antônio Villa, historiador e professor do departamento de Ciências Sociais da UFSCAR(São Carlos), "existe uma verdadeira central de fabricação de dossiês na Casa Civil , afinal são dezenas de assessores que não têm o que fazer, e querem chantagear a oposição. Mas acho que nada será apurado e teremos inúmeros dossiês, o que é um enorme desserviço que se presta ao País. Porque tudo isso despolitiza a sociedade".

Para Jânio de Freitas, da Folha de São Paulo, "Dilma Rousseff e os governistas atribuem a má-fé da imprensa, em particular da Folha e de "Veja", às referências a dossiê. Para contestá-lo, de início disseram ser um levantamento pedido pelo Tribunal de Contas da União. Constatado haver apenas uma sugestão do TCU para menos precária organização de dados da Presidência da República, a explicação passou a ser os preparativos para atender à CPI, cuja criação refere-se ao uso de cartões e da conta B (gastos em dinheiro) dos últimos dez anos. Agora, nota oficial da Casa Civil, com a dona-de-casa em viagem pelo Nordeste, pretende que o levantamento dos gastos "trata-se de uma ferramenta de gestão".Ocorre que "ferramenta de gestão" não quer dizer nada. É só uma expressão de burocratas e tecnocratas iletrados. Dossiê diz. Todos sabemos ser um conjunto de informações ou documentações que têm alguma ligação entre si. O que saiu da Presidência da República para divulgação é, sim, o que se chama de dossiê."

A Casa Civil virou a casa da "mãe Joana". Conforme ficou bem claro durante a semana, a única responsável pela produção, criação e divulgação de dados destinados a constranger o ex-presidente e a sua esposa é Dilma Roussef. Tanto é que saiu da boca da ministra as três diferentes versões para tentar justificar o Dossiê. Saiu da boca da ministra a defesa da responsável direta e confessa pela obra nojenta e espúria, a sua interina Erenice Guerra, a quem denominou de "funcionária exemplar". O Dossiê tem "mãe", sim. É Dilma Roussef. Pariu, embale.

Agora querem blindar a "mãe".

Parecia tão fortona, uma verdadeira super heroína. Pois agora o Planalto acha que a "mãe do Dossiê" está fragilizada e virou alvo de disputa política. No Palácio do Planalto, há certeza de que a excessiva exposição da chefe da Casa Civil - favorita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a sua própria sucessão, em 2010 - "foi um erro" que provocou não apenas a fúria da oposição como o fogo amigo nas fileiras do PT. O esforço do governo, agora, é para blindar a "mãe do Dossiê". Como vem chumbo grosso da Oposição, estão optando por uma velha e boa armadura. Resta saber se a traquitana funciona com a Procuradoria Geral da República, Supremo Tribunal Federal, Tribunal de Contas da União e Ministério Público Federal, pois é ali que mora o problema da "mãe do Dossiê". Leia mais aqui.

Dilmagate: mentira tem perna curta.

A "mãe do Dossiê"cita o Acórdão AC-0230-08/06-P, do TCU. Conheça o documento clicando aqui.

A "mãe do Dossiê"dá um tiro no próprio pé, tendo em vista que, segundo o documento do TCU:

"no âmbito da SA/PR, o Cartão de Pagamento somente começou a ser utilizado em setembro de 2002. Além disso, dentre as hipóteses de uso previstas nos Decretos 3.892/2001 e 5.355/2005, a Unidade utiliza o cartão apenas para a aquisição de materiais e serviços enquadrados como suprimento de fundos. Assim, esta auditoria abrange o uso do Cartão de Pagamento

1) em processos de suprimento de fundos

2) movimentados no período de setembro de 2002 a julho de 2005 (último mês que, à época da execução dos trabalhos, já contava com lançamentos no sistema informatizado de controle adotado pela Unidade)."

O dossiê produzido pelo Palácio do Planalto, por ordem de Dilma Roussef, denunciado pela Revista Veja, apresenta denúncias saídas de dentro da Casa Civil referentes a despesas realizadas por Fernando Henrique Cardoso e Dona Ruth Cardoso, antes do período compreendido pela auditoria do TCU: setembro de 2002 a julho de 2005.

Não há mais dúvidas de que é um dossiê. Ou, se a "mãe"preferir, um "banco de dados". Um "banco de dados"montado exclusivamente para constranger a oposição na CPMI dos Cartões Corporativos, mediante denúncias criminosas contra o ex-presidente da república e a ex-primeira dama, com quebra de sigilo e questionamento de contas já aprovadas pelas autoridades competentes.

"Mãe" mente mais do que o "Pai".

É uma vergonha. A "mãe do Dossiê"não pára de mentir, em rede nacional de TV. Atenção, vejam o que ela teve a petulância de tentar empurrar na goela do Brasil decente, no Jornal Nacional:

1. A Casa Civil obedeceu instrução do TCU para fazer um "banco de dados". Mentira! A Instrução do TCU citada pela "mãe do Dossiê" trata do período a partir de 2002 e os dados levantados e vazados pelo Palácio do Planalto são a partir de 1999, quando nem existiam os cartões corporativos. O TCU estava tratando do Governo Lula, pois já havia aprovado as contas do Governo FHC. É muita falta de vergonha na cara!

2. A Casa Civil não fez um dossiê, fez um "banco de dados". Mentira! As 13 páginas que caíram nas mãos da imprensa só fazem referência a despesas que pretensamente possam ser irregulares, de Dona Ruth e de Fernando Henrique Cardoso. É, sim, um dossiê feito por um governo que pretende encobrir a sua corrupção escancarada tentando enlamear outras pessoas, de forma ilegal e imoral, como é marca registrada do Governo Lula do caixa dois, do mensalão e dos dossiês pagos com dinheiro vivo.

3. Para a "mãe do Dossiê", a "doutora Erenice" é uma "excepcional servidora" e, portanto, não há porque demití-la. Mentira! É lógico que a servidora cometeu um crime, mas este deve ser o posicionamento oficial pois, na verdade, a pobre diaba, a "laranja", a "testa de ferro", só seguiu as ordens da "mãezinha". Reconhecer a sua culpa é dar um tiro no próprio pé.

A "mãe" é a cara do "pai". E isto fica claro a cada mentira atirada na cara do Brasil.

O "Suplicynico".

A identificação perfeita para o senador foi dada pela Nariz Gelado, quando este saiu em defesa do Tibete, sendo que o governo Lula, em troca daquela cadeirinha na ONU, reconheceu, em 2004, a soberania da China sobre o território.

Pois agora o "Suplicynico"acha que a "mãe do Dossiê"deve fazer uma visita informal ao Senado, para dar explicações, assim, ali na sala do Presidente, com os líderes de partidos. Uma conversa de comadre para compadres. Se antecipar malandramente a uma convocação inevitável.

Nada disso, "Suplicynico". Queremos a "mãe do Dossiê" depondo oficialmente, à disposição da CPMI, por horas e horas, até esclarecer tudo sobre o levantamento ilegal e a entrega de dados sobre os gastos de FHC à mídia, para que a oposição ficasse constrangida em investigar os gastos suspeitos de Lula.

Lula fez uma nova contabilidade dos seus gastos.

Se tem uma coisa é fácil, é arrasar com argumento de petista, especialmente aqueles que são criados para jogar uma cortina de fumaça em cima da corrupção desenfreada que tomou conta do Palácio do Planalto, de onde saem dossiês, mensalões e ameaças à democracia.

Esta pérola podre é do deputado petista da tropa de choque na CPMI dos Cartões Corporativos, um daqueles sibazinhos do baixo clero usados como bucha de canhão, Paulo Teixeira (PT-SP), analisando a afirmação de Fernando Henrique Cardoso de que não existem gastos secretos na Presidência da República:

"O sigilo não pertence a ele, mas sim à instituição da Presidência da República. Se ele autorizou, o fez no calor do momento, porque ele foi presidente da República e se achasse, naquele tempo, que não precisava haver sigilo, poderia ter modernizado a legislação e colocado todos os seus gastos na internet, o que não aconteceu."

Sim, Lula mostrou as contas na internet até que as falcatruas do seu governo de corruptos apareceram. Aí correu e mandou fechar o Portal da Transparência. Somente em 2008, dentro da Presidência da República, em gastos diretos, Lula mandou esconder R$ 971 mil. E mais 1, 6 milhões da ABIN. Sobre os gastos com cartões corporativos em 2007, Lula mandou transformar em secretos R$ 3,7 milhões, além dos R$ 11, 5 milhões da ABIN. Abriu a contabilidade e reescreveu todas as despesas. A verdade é que o sigilo nos gastos da Presidência da República foi criado e inventado por Luiz Inácio Lula da Silva. É ele que tem muito a esconder, e não Fernando Henrique Cardoso.

Você compraria uma apartamento dele?

Recebi as seguintes informações do leitor e comentarista COP, sobre o caso da Bancoop:

João Vaccari Neto é o Presidente da Bancoop e diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Foi presidente do Sindicato dos Bancários e presidente estadual da CUT-SP. Foi Secretário-Geral da Executiva Nacional da CUT, na gestão Vicentinho (1994-1997) e Secretário de Relações Internacionais e Membro da Executiva Nacional da CUT entre 2003-2006, na gestão Luiz Marinho, atual Ministro da Previdência e ex-Ministro do Trabalho.É membro efetivo do Diretório Nacional do PT, na atual gestão de Berzoini. É o 2º Suplente do Senador Aloísio Mercadante.Foi investigado pela Polícia Federal por envolvimento no caso do Dossier contra Serra. Comprovou-se que trocou telefonemas com o "aloprado" Hamilton Lacerda no dia e hora em que este entregava o dinheiro no Hotel Ibis. É membro do Conselho de Administração de Itaipu Binacional.Dos 7 membros brasileiros no Conselho de Administração de Itaipu temos 2 embaixadores, Enio Cordeiro e Samuel Pinheiro Guimarães Neto, os Ministros Paulo Bernardo Silva, do Planejamento, e Silas Rondeau Cavalcante Silva, das Minas e Energia, 2 cientistas petistas da UFRJ e ligados à Dilma Roussef, Mauricio Tolmasquim e Luiz Pinguelli Rosa e o bancário João Vaccari Neto.O quê ele está fazendo lá ? Indicado por quem ? Para fazer o quê ?Segundo o site de Itaipu :"As atribuições do Conselho de Administração, entre outras, são definir as diretrizes fundamentais da administração da empresa e seu regimento interno; aprovar o orçamento para cada exercício; e examinar o relatório anual." Bancário, sem conhecimentos na área de energia, e, segundo o Promotor Blat, presidente de uma arapuca imobiliária, como pode João Vaccari Neto fiscalizar e orientar a administração de Itaipu Binacional ?

Dilmagate: CCJ pode convocar Dilma.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania - CCJ - é composta por 23 membros, incluindo o Presidente, Senador Marco Maciel (DEM), e o vice-presidente, Senador Valter Pereira(PMDB).

A Oposição não tem maioria, mas poderia ter obtendo o apoio de três senadores que possuem uma postura independente. Veja a composição:

Governo (11 membros)

Serys Slhessarenko(PT)
Sibá Machado(PT)
Eduardo Suplicy(PT)
Aloizio Mercadante(PT)
Ideli Salvatti(PT)
Antonio Carlos Valadares(PSB)
Romero Jucá(PMDB)
Almeida Lima(PMDB)
Valter Pereira(PMDB)
Gilvam Borges(PMDB)
Epitácio Cafeteira(PTB)

Oposição (9 membros)

Adelmir Santana(DEM)
Marco Maciel(DEM)
Demóstenes Torres(DEM)
Kátia Abreu(DEM)
Antonio Carlos Júnior(DEM)
Arthur Virgílio(PSDB)
Eduardo Azeredo(PSDB)
Lúcia Vânia(PSDB)
Tasso Jereissati(PSDB)

Independentes (3 membros)

Jefferson Peres(PDT)
Jarbas Vasconcelos(PMDB)
Pedro Simon(PMDB)

A Oposição poderia obter 12 votos, contra 11 votos do Governo. Tanto Jarbas Vasconcelos quanto Pedro Simon já se manifestaram pela convocação de Dilma Roussef. Resta convencer Jefferson Peres ou acabar com a sua biografia.

Dilmagate: está na hora de usar o livrinho.

A "mãe do Dossiê", hoje, em Curitiba, rejeitando a possibilidade de depor na CPI dos Cartões Corporativos:

"O Palácio do Planalto e eu, em particular, temos mais coisas a fazer. Prefiro, e vou dizer com toda a sinceridade, passar 15, 14, 13 horas dentro do Planalto tratando do PAC. Porque tenho certeza que o país vai ter um crescimento e uma distribuição de renda melhores."

O Art. 49 da Constituição Federal prevê que é da competência exclusiva do Congresso Nacional fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta.

No Art. 50 está ainda mais claro: "a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando em crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada".

Já no parágrafo II do Art.50, então, fica cristalino: "As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal poderão encaminhar pedidos escritos de informação a Ministros de Estado; ou a qualquer das pessoas referidas no caput deste artigo, importando em crime de responsabilidade a recusa, ou o não-atendimento no prazo de trinta dias, bem como a prestação de informações falsas".

É impossível que a oposição não tenha maioria em nenhuma comissão do Congresso. Convoquem a ministra para dar esclarecimentos em todas. Solicitem as informações usando as garantias constitucionais. Chegou a hora de colocar a "mãe do Dossiê"no seu devido lugar: o de suspeita de crime de quebra de sigilo de dados de um ex-presidente da república.

Quer massagem?

No Portal da Transparência, o nome da empresa é Estação Serviços de Massagem Ltda-ME. Uma microempresa que oferece, ao que tudo indica, serviços de ginástica laboral compensatória para órgãos públicos. É bastante dinâmica, pois atende empresas estatais no Brasil inteiro. Vejam que, em 2008, já faturou R$ 15.043,93 com o SERPRO, Serviço Federal de Processamento de Dados, metade no Rio e metade em Brasília. Também ganhou uma concorrência para atender a Caixa Econômica Federal, em quatro unidades no Rio Grande do Norte, no valor de R$ 13.776, para os próximos seis meses. Em 2007, a empresa de massagens faturou R$ 147.823,87 com o governo federal, atendendo os mesmos SERPRO e mais a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaiba. Além disso, o Banco Nacional do Nordeste contratou a mesma empresa por R$ 43.486,56, para um contrato de doze meses, no Recife, que encerra em agosto de 2008.

O CNPJ da empresa é 058.777.04/0001-60. Coloquei no SINTEGRA e não apareceu o endereço em nenhum estado brasileiro. O CNPJ não existe. Posso ter me enganado. Mas o mais certo é que esteja sendo enganado. Como todos os brasileiros.
ATUALIZANDO:
Cerberus, nosso leitor e comentarista, investigou a empresa via Receita Federal e manda as seguintes informações:
ESTACAO SERVICOS DE MASSAGEM LTDA-ME
TÍTULO DO ESTABELECIMENTO (NOME DE FANTASIA) ESTACAO DA MASSAGEM CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL
86.90-9-01 - Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SECUNDÁRIAS
93.13-1-00 - Atividades de condicionamento físico
82.30-0-01 - Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
71.19-7-04 - Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho
96.09-2-01 - Clinicas de estética e similares
85.99-6-04 - Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA NATUREZA JURÍDICA
206-2 - SOCIEDADE EMPRESARIA LIMITADA
Endereço: Rua Dr. Melo Freire, S/N - Loja 413 Piso G02
CEP 03.314-030 - Tatuapé - São Paulo - SP
Alguém mora perto para ver se esta empresa localizada em São Paulo, realmente existe?

Entendendo FHC.

Alguns comentaristas caem de pau em cima de Fernando Henrique Cardoso por ter declarado que não acredita que Dilma Roussef tenha alguma coisa a ver com o dossiê. Mas, ao mesmo tempo, FHC pede a cabeça da responsável pelo mesmo, ninguém mais, ninguém menos, do que a ministra interina da Casa Civil, a "doutora"Erenice Guerra.

FHC está fazendo duas coisas: primeiro, não está acusando uma ministra de estado sem provas; segundo, está dando um voto de confiança, mas condicionado ao fato de que Dilma Roussef reconheça que a Casa Civil cometeu um crime, que exige punição com demissão. Está sendo hábil, pois se acusar diretamente Dilma Roussef, pode ser surpreendido com a demissão de um funcionário qualquer, escolhido como um delúbio, que aceite ser imolado para salvar a pele do chefe. Seria uma desmoralização.

Da mesma forma, FHC está sendo hábil ao abrir os seus gastos e a dizer que não acredita que Lula possa ter cometido algum ilícito e que, por isso, ele deveria abrir as suas contas também. Se Lula não abrir, fica caracterizado que está escondendo alguma coisa.

O ponto alto da sua nota é, no entanto, a desqualificação de Tarso Genro. Ao mostrar o quando o Ministro da Justiça coloca o governo a que serve acima da lei, está mostrando todo o aparelhamento do Governo Lula.

Fernando Henrique Cardoso não é Arthur Virgílio. É um ex-presidente da república e não pode cair em armadilhas. Sua obrigação é fazer política com a cabeça e não com o fígado. Primeiro, exige o reconhecimento de um crime. Segundo, exige a demissão do culpado. Terceiro, exige uma investigação criminal. Seria criminoso acusar sem provas o que, aliás, foi o que aconteceu com a publicação do dossiê pelo Governo Lula. Não há dúvidas de que FHC pode ser questionado por muitos atos e fatos. Mas, neste caso, está agindo como um estadista, exatamente ao contrário de Lula.

Além de tudo, a "mãe"é cínica.

"Provem que é um dossiê, provem!"

Este é o desafio de Dilma Roussef, a mentora do suposto "banco de dados" contra FHC e Dona Ruth, desenvolvido criteriosamente, ao longo dos últimos dois meses, para intimidar a oposição na CPMI dos Cartões Corporativos, que vazou para a imprensa por conta e ordem de alguém dentro do Palácio do Planalto que ainda mantém um pingo de decência e honestidade.

Como é que alguém pode provar que é um dossiê, se o Governo Lula não abre as informações para que sejam investigadas? Se o Ministro da Justiça, Tarso Genro, foi categórico em proibir as investigações da Polícia Federal? Se ninguém tem acesso aos dados mantidos sob sete chaves para preservar sabe-se lá o quê nos gastos pessoais do Presidente Lula?

A "mãe"coloca as provas sob segredo de estado e esbraveja: "provem, provem!" É muito cínica.

Francenildo Henrique Cardoso.

O ministro da Fazenda, usando a máquina do governo, quebra o sigilo bancário de um caseiro. A ministra-chefe da Casa Civil, também usando a máquina do governo, quebra o sigilo de contas já aprovadas de um ex-presidente da república e sua esposa. Os dois fatos são idênticos. O banco do caseiro era a Caixa Econômica Federal. O banco do ex-presidente é um novo "banco de dados" sigiloso criado pelo governo Lula, paralelo aos sistemas normais de controle previstos em lei, típico de um estado policial.

Quem, na oportunidade, tentou proteger Antônio Palocci? O ministro da Justiça, Márcio Tomaz Bastos, que foi a sua casa discutir formas para incriminar o caseiro Francenildo, além de indicar toda a estratégia de defesa, conforme publicado e comprovado pela imprensa.

Quem, agora, tenta proteger Dilma Roussef? O ministro da Justiça, Tarso Genro, que afirma que o crime de divulgar dados sigilosos contra um ex-presidente da república e sua esposa, durante uma CPMI que investiga justamente os gastos com os cartões corporativos, é uma "luta política" e que, por isso, a sua pasta não vai se envolver, colocando-se como o dono e o senhor da Polícia Federal.

O governo Lula transforma Fernando Henrique Cardoso, um ex-presidente da república, em um novo Francenildo. Não há espaço para tergiversações. O governo Lula deve reconhecer que não existem gastos sigilosos e, desta forma, liberar para a CPMI todas as informações tanto dos mandatos de FHC quanto de Lula. Ou a solução para Dilma Roussef e sua equipe de aloprados deve ser a mesma encontrada para Antônio Palocci: a porta da rua.

Bancoop pode virar CPI.

Ontem, pela primeira vez, o senador Arthur Virgílio(PSDB-AM) pronunciou o nome da Bancoop na tribuna, sugerindo que o escândalo pode ser o tema de uma CPI, tal a gravidade das acusações. As acusações do promotor José Carlos Blat - ver este post - enviadas às autoridades eleitorais são diretas, apresentando cheques e documentos de transações bancárias que, segundo ele, comprovam que a cooperativa foi criada para abastecer o caixa 2 das campanhas de 2002, mais especificamente entre 9 e 17 de outubro, e 2004, do PT (Partido dos Trabalhadores). Ricardo Berzoini foi fundador da cooperativa e ostenta com orgulho tal fato em seu currículo. Hoje, a Bancoop recebe recursos de fundos de pensão, diretamente de petistas que já foram dirigentes da mesma. Um escândalo, mais uma falcatrua do partido mais corrupto do Brasil. Leia mais aqui, matéria da revista Jurídica Última Instância.

O editorial da Folha.

Aloprando no armazém
Montagem de dossiê sobre gastos sigilosos de Fernando Henrique expõe governo Lula ao descrédito e ao ridículo

ALOPRADOS nunca faltaram ao governo Lula, cumprindo habitualmente a função de assumir a responsabilidade por iniciativas que seus superiores dizem ignorar. O exemplar mais recente dessa espécie é, conforme revelado pela Folha nesta sexta-feira, a principal assessora de Dilma Rousseff na Casa Civil. Seu nome é Erenice Guerra; surge no noticiário por admitir, a interlocutores, que foi sua a ordem de organizar um banco de dados com as despesas sigilosas de Fernando Henrique e Ruth Cardoso no governo anterior.

O alopramento petista já fez coisas piores que esmiuçar, para posterior divulgação, o custo secreto das codornas desossadas que abasteceram a cozinha do Palácio da Alvorada. Erenice Guerra não foi surpreendida com uma mochila repleta de dólares destinada a comprar dossiês contra um candidato oposicionista; nem mesmo revelou os dados bancários de um caseiro a quem interessasse intimidar. Na vasta despensa do desgoverno ético petista há sigilos e sigilos, dossiês e dossiês, aloprados e aloprados, cada qual com seu peso próprio.

Quebrar a privacidade das contas de um cidadão é ato bem mais grave do que o vazamento de informações sobre as despesas palacianas do Executivo, que afinal são pagas pelo contribuinte, e sobre as quais se impõe uma blindagem injustificada.

Mesmo assim, o governo Lula e, em especial, a ministra Dilma Rousseff, desacreditam-se pateticamente neste episódio. O dossiê, que uma retórica esfarrapada traduz em "base de dados", foi de fato produzido; não se confunde meramente com os registros oficiais do sistema de controle de gastos do Executivo.

Torna-se ridículo o argumento de que os dados de consumo de Lula devem ser protegidos por segredo de Estado, quando o próprio governo o quebra no intuito de minar seu antecessor. Não teve êxito nesse alopramento de armazém; mina-se, em troca, o nome de Dilma Rousseff na sucessão presidencial.Pouco importa. Se há alguma lição a tirar do episódio, é que o segredo em tais contas deve ser reduzido ao prazo mínimo indispensável para a segurança presidencial. O sigilo nesse aspecto é tão pouco republicano quanto o ato de rompê-lo por motivações partidárias; o governo petista conseguiu, entretanto, reunir as duas coisas num só vexame.

Tovar defende Estela.

Ontem, Tovar ligou a TV Senado e assistiu indignado a oposição batendo em Estela, em função da produção do dossiê com dados sigilosos, criminosamente vazado pelo Palácio do Planalto. Aí deu uma bruta raiva e ele pegou em armas. Tirou o telefone da cintura e disparou um SOS para o Palácio, pedindo reforço da tropa de choque, no Senado, para defender a companheira. Logicamente, premidos pelo peso das acusações, a petralha já tinha "metido o pé no fundo". De Ideli Salvatti, aquela que vislumbrou a "mãe"sentada no trono em 2010, nem sombra. Tovar tinha razão. Ontem, nos telejornais e hoje, nos jornais, não existe um só político do PT defendendo a "mãe". Da noite para o dia, virou "madrasta". E a continuar assim, vai até perder a guarda do "filho", por problemas judiciais. Leia a matéria aqui.

Antes tarde do que nunca.

Em 20 de fevereiro, o Coturno Noturno publicava este post, pedindo a CPI dos Cartões Corporativos no Senado, e não mista. O título era "Atentai, senhores, atentai". Hoje o Estadão publica duas declarações:

"Essa CPI mista não vai conseguir aprovar nada. Então vamos avaliar se não é o momento de abrirmos outra CPI, que seja integrada só por senadores", afirmou ontem o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).

"Não esqueçam que temos outra CPI aqui na Mesa do Senado, pronta para ser lida", observou o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).

Os dirigentes do PSDB e do DEM pretendem reunir-se na segunda-feira para definir uma nova estratégia conjunta a ser deflagrada na CPMI dos Cartões e decidir se investem em uma comissão de inquérito integrada apenas por senadores. Desejamos que não percam outros 40 dias discutindo o assunto.

Dilmagate: FHC emite nota oficial.

NOTA OFICIAL

"O vazamento de informações que o governo considera sigilosas (embora não seja este meu entendimento) constitui fato grave. Grave porque as informações foram preparadas na Casa Civil sem que tenha havido qualquer ordem do Tribunal de Contas, o qual, aliás, já aprovou as contas de minha gestão, e sem que tivesse sido aceito o pedido de transferência de sigilo para a CPI, posto que os deputados do governo se recusaram a aceitar a divulgação dos gastos dos Palácios, sob alegação de sigilo para proteger a segurança nacional.

Houve a preparação de um dossiê, ou que nome tenha - conjunto de dados, papelada, ou o que seja -, arbitrário e dirigido, discriminando despesas correntes dos Palácios como se fossem gastos pessoais meus ou de minha mulher. O mínimo que eu espero diante disso é que se apure quem são os responsáveis pela feitura deste material, e que da apuração decorra a punição dos responsáveis.

Causa-me apreensão que o senhor Ministro da Justiça considere o episódio como político-partidário e se exima por antecipação da obrigação funcional de apurar o ilícito. Tanto mais que ele implica em desrespeito às regras da impessoalidade no trato da coisa pública e de quebra de confiança, que não pode ser justificada por altas autoridades da República".

Fernando Henrique Cardoso

Dirigente do MST recebe R$ 763 mil.

Em setembro de 2005, uma passeata com cerca de 2 mil sem-terra agitou Maceió. Os trabalhadores rurais ocuparam a sede do Incra, em Alagoas. Edi Paulo de Oliveira, um dos integrantes da coordenação estadual do MST, responsável pela Comunicação Social, declarou que a ocupação da sede da autarquia seria por tempo indeterminado. “Em Alagoas, a meta era assentar 3 mil famílias, mas até agora só assentaram 300”, informou Oliveira.

Em 28 de janeiro de 2008, Edi Paulo de Oliveira recebeu R$ 763 mil como "Concessão de Crédito-Instalação às Famílias Assentadas - Implantação", do mesmo Incra que ele invadiu. Resta saber se o sem-terra virou com-terra ou se é apenas mais doação enrustida do Governo Lula à guerrilha rural do MST.

Lula: R$ 30 mil diários em gastos sigilosos.

Notícia fresquinha. Furo nacional do Coturno Noturno, que fica lá futucando até achar matildes. Os dados de 2008, do Portal da Transparência, na sua nova área de Penumbra, registram R$ 2,6 milhões em gastos sigilosos na Presidência da República. Gastos sigilosos que Fernando Henrique Cardoso afirma que não existem, que nunca existiram. Ou seja: Lula inventou uma lei para não ter que mostrar onde gasta o dinheiro público com o cartão corporativo. Uma lei que diz assim: "informações protegidas por sigilo, nos termos da legislação, para garantia da segurança da sociedade e do Estado". Pois é. Os gastos sigilosos são tão nababescos que chegam a R$ 30 mil por dia! Quase R$ 1 milhão por mês. Onde Lula consegue gastar tudo isso? E porque esconde do povo brasileiro? Onde é que o Lula consegue torrar R$ 1 milhão todos os meses, de forma secreta ? Onde é que esse metalúrgico simples, este pau-de-arara, este nordestino pobre, este homem do povo, consegue aplicar R$ 1 milhão de forma misteriosa, todo o santo mês, sem dar explicações a ninguém e colocando um governo inteiro a impedir que estes gastos sejam revelados? O que Lula está escondendo atrás daquele pedacinho de plástico? Certamente que não está doando a grana para a Igreja Universal do Reino de Deus.

Saiu a mesada do Lula.

O Portal da Transparência(ou Penumbra) está publicando os dados atualizados(até 28/2/2008) do Cartão Corporativo da Presidência da República que o Lula, a Dilma, o Tarso, o Jorge Felix, o Alencar, a Erenice, não querem mostrar para o Brasil de jeito nenhum. Afinal de contas, os gastos secretos do Presidente e sua turma custam, aos cofres públicos, sem contar a ABIN, mais de R$ 11 mil por dia.

Os gastos secretos, de 4 de dezembro de 2007 a 27 de fevereiro de 2008, chegaram pertinho de um "big brother": R$ 971.494,31. Isto é só continhas do gabinete do Lula, só gasto direto, só aqueles valores que antes estavam abertos, envolvendo picanha angus, comprinhas em supermercado, mordomia para os filhos, estas coisas que agora viraram despesa protegida, para não colocar em risco a "segurança nacional". Sabe qual o valor que está aberto no Portal, para sabermos onde estão gastando o dinheiro público? Apenas uns R$ 30 mil. Por falar em "segurança nacional", não estão aí os gastos secretíssimos da ABIN. Aí são outros R$ 1.634.489,98.

Assim, nos últimos três meses, a turma do Lula não se fez de rogada. Torrou R$ R$ 2.671.467,39. Mas no meio de tanto mistério, uma boa notícia: a turma da Matilde, lá da Igualdade Racial, não gastou um tostão no cartão corporativo. Como diz o ditado, "quem tem, tem medo".

Lula: cada vez mais raivoso.

Lula, colocando-se como o único presidente de todos os tempos que conhece o Brasil, afrontando toda a história de um país:

"Imaginem se este País tivesse tido, ao longo da sua história, governantes com o compromisso de tornar o Brasil mais justo e mais igual. Imaginem se os governantes deste País conhecessem a fundo desde o Chuí, no Rio Grande do Sul, até o Oiapoque, lá no Amapá, e conhecessem a alma, o coração e a cultura de cada região. Imaginem se cada presidente que assumisse fizesse um pouquinho para cada região, para tornar o Brasil mais justo, para que as pessoas pudessem transitar neste País muito mais por decisão própria do que pela necessidade de sobrevivência, como durante muito tempo aconteceu neste País".
Lula, para Renan Calheiros, que recebeu dinheiro vivo da Mendes Junior para pagar a amante, uma declaração de amizade, respeito e, como se tivesse caráter para tal ato, de absolvição:

"Mas o mais importante é que nessa política de alianças eu não poderia, Renan, dizer aos companheiros que muitas vezes vocês não precisam aceitar que as denúncias dos nossos adversários virem verdades absolutas para que os nossos amigos virem nossos adversários. É preciso saber quem está acusando quem e qual o tipo do crime que se cometeu, porque eu terei muita vergonha de ser denunciado por um erro, por uma mulher ou por um homem honestos. Teria muita vergonha e talvez nem sairia à rua. Mas não vou permitir que alguém que não tenha moral de fazer crítica a alguém, possa fazer com que eu rompa a amizade com o companheiro que me ajudou durante tanto tempo, como o companheiro Renan Calheiros ajudou no Senado da República".
Lula, contra a democracia representativa, não aceitando que existam partidos oposicionistas que investiguem as falcatruas e a corrupção do seu governo:

"E estão lá os nossos amigos do PSDB, que em um primeiro momento trabalharam de forma, eu diria, civilizada. Estão lá os nossos amigos do DEM, que tiveram tanta vergonha que até mudaram o nome do partido, de PFL para DEM".
Lula, pregando a divisão entre dois Brasis, pregando a luta de classes e incentivando o ódio entre os brasileiros:

"Um presidente da República tem que ser republicano, ele não pode ser pequeno. Ele precisa trabalhar pensando em todo mundo. Eu venho aqui a esta terra, de Delmiro Gouveia, dizer para vocês: o Nordeste brasileiro nunca mais vai andar de cabeça baixa neste País. O nordestino não nasceu para trabalhar como pedreiro no Sul do País".
Lula, sobre mais um escândalo, mais uma falcatrua, mais uma ilegalidade no seu governo, o Dilmagate, que esconde os gastos do seu cartão corporativo e da sua esposa e divulga para a imprensa os gastos de Fernando Henrique Cardoso e da ex-primeira dama:

"nenhuma palavra..."

Liberdade na TV.



Está em andamento no Congresso Nacional um projeto de lei que estabelece inúmeras obrigações e restrições ao serviço de TV por assinatura do Brasil, definindo, inclusive, o que você vai ter que assistir e em que horário essa programação irá passar.Trata-se da atual redação do Projeto de Lei n° 29/07, que estabelece um complexo sistema de cotas para programação de conteúdo nacional, que deverá ser transmitido durante o horário nobre. Ou seja, você chega em casa do trabalho e terá em todos os canais a mesma programação.A ABTA (que reúne produtores, programadores e distribuidores) ao se posicionar de forma contrária a este projeto de lei não está combatendo a produção de conteúdo nacional. Pelo contrário! A ABTA apóia e prestigia a exibição do conteúdo brasileiro, no entanto se opõe ao instrumento de cotas na sua TV por assinatura. Para conhecer o que estão querendo fazer contra a TV por assinatura no Brasil, assista o vídeo e visite o site.

DEM "destila"nota em defesa da democracia.

Segundo Lula, o DEM anda "destilando"ódio contra o governo dele. Lula entende de destilados, mas não entende de oposição. Pela nota oficial publicada, o DEM está "destilando"é uma boa defesa da democracia. Leia aqui.

"Mãe"do dossiê: jornalistas devem delatar fontes.

A "mãe do Dossiê" desafia Veja e a Folha a "entregar" o nomes de quem vazou as informações organizadas metodicamente pela Casa Civil, contra FHC e Dona Ruth.

A "mãe do Dossiê" deve ter lembrado de Celso Lungaretti, da mesma Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) onde ela atuou. Logo após ser preso pelos órgãos de segurança, revelou, com a pronta verve dos covardes, tudo o que sabia acerca de sua organização criminosa. Delatou seus companheiros de crime, revelando a localização de um sítio onde a guerrilha de Carlos Lamarca preparava uma aventura rural no Vale do Ribeira. Lungaretti prestou-se a aparecer na televisão, em rede nacional, declarando-se arrependido e concitando os jovens a não aderirem à luta armada. A partir daí, passou a ser o alvo preferencial da sanha por justiçamento dos terroristas. Somente sobreviveu por obra da vigilância dos militares e policiais que hoje ele considera os seus algozes.

Jornalistas não são guerrilheiros e nem terroristas. Eles não entregam as suas fontes, sacrificando inocentes. Que a "mãe do Dossiê" vá investigar os seus aloprados, em vez de sugerir que profissionais virem delatores, permitindo que corruptos persigam bons brasileiros. O Brasil não é mais aquele da guerrilha. O Brasil é uma democracia.

Pede pra sair, Dilma.

Enquanto participava de um esquemão para esconder os gastos de Lula e Dona Marisa, Dilma Roussef nomeou a sua "número dois" para liderar uma força-tarefa com o objetivo de montar um "banco de dados" reunindo gastos que poderiam comprometer Fernando Henrique Cardoso e Dona Ruth. Um sistema paralelo, ilegal, pura espionagem, arapongagem. Se não autoriza mostrar os gastos do atual governo, qual o motivo para fazer um "banco de dados" sobre o governo anterior? Chantagem? Intimidação? Ameaça? Baixaria? Alopragem? Pede pra sair, Dilma Roussef. Ninguém tem o direito de invadir a privacidade de um ex-presidente da República e da esposa, ainda mais quando esconde do povo brasileiro as contas suspeitas do atual presidente e da primeira-dama, sem falar na filharada. Xô, mau caráter! O tempo da clandestinidade acabou.

Rapidinha...

Alguém manda dizer pro moço aí da foto, que está de plantão na frente do CITI em New York, esperando ser recebido com o seu pen-drive poderoso, que os acionistas acertaram o "preço" com a turma do Lula e que a BROI (BR Telecom+OI) vai ser assinada na próxima semana. Coitado do moço perdeu o emprego e a vida em NYC está cara pra caramba.

O baiacu está fora de si.

Saiu agora na Globo News. Lula inchado e vermelho num "paclanque", em Maceió, perdoando Renan Calheiros e jurando eterna amizade. Além disso, afirmando que o DEM está "destilando ódio" contra o governo. Está enlouquecido com as provas publicadas contra a "mãe". Está enlouquecido porque FHC desafiou que ele abra os seus gastos. Ele não pode abrir. Ele só pode gritar. Ele só pode esbravejar. Ele só pode ficar inchado e destilar veneno como um baiacu. Sem esquecer que o peixe morre pela boca. Grita, Lula, grita. O teu cartão corporativo é vermelho, Lula! Vermelho de vergonha!

Arthur Virgílio: "segundinha"da Dilma é perigosa.

Olha a "segundinha"da Dilma aí, junto com o governador Blairo Maggi. Não é fraca.

Arthur Virgílio(PSDB-AM), da tribuna do Senado, conta um fato que dá bem a medida da quadrilha que tomou conta do país, começando pelo terceiro andar daquele lugar:

Mas eu ontem estive, senhoras e senhores, no Palácio do Planalto e fui recebido cavalheirescamente pelo secretário particular do Presidente, Dr. Gilberto Carvalho, e por uma senhora bastante cordial, bastante educada, bastante elegante, chamada Erenice Guerra. Ela se sentou à cabeceira, eu me sentei ao lado esquerdo dela; ao lado direito dela, sentou-se o Deputado Jungmann; e ao lado direito de Jungmann, sentou-se o Dr. Gilberto Carvalho.

Eu devo confessar que estou estupefato, estupefato com isto. Ela me disse: “Senador, acredite (olhando nos meus olhos) acredite que eu estou investigando isso. Acredite que nós consideramos isso um fato lamentável. Acredite que isso aí é muito triste. Isso aí foi um fato que só serve para complicar as relações entre Governo e Oposição”. Eu olhei para ela e disse: “Olha, eu estou muito tocado com a forma como a senhora está se dirigindo a mim. Gosto muito das pessoas que olham nos olhos das pessoas, como a senhora está fazendo comigo”.

Eu considero – e não tem como ela dizer que não preparou isso – que conheci uma pessoa perigosa. Se alguém quisesse montar uma quadrilha e quisesse passar pelo aeroporto sem despertar suspeita de ninguém, poderia colocá-la à testa do negócio, porque ninguém ia suspeitar dela no aeroporto, porque ontem eu me despedi dela com um abraço afetuoso, seguro de que estava diante de uma pessoa que não tinha mesmo o que temer nesse episódio.

Aí abro o jornal A Folha de S.Paulo hoje e vejo que ela é a responsável – tudo indica mesmo – pela confecção do documento espúrio e criminoso que foi vazado para a revista Veja como tática intimidatória, que saiu pela culatra, das Oposições.

Quem está mentindo?

José Alencar, vice-presidente da república, hoje:
"Não há nenhum plano para 2010. Estamos começando o segundo mandato, só cumprimos um ano do segundo mandato. Isso é o início do governo e nós estamos trabalhando".

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da república, ontem:
"A oposição pensa que vai eleger o sucessor. Pode tirar o cavalinho da chuva, porque nós vamos fazer a sucessão para continuar governando este País."

O que é um dossiê?

Dilma Roussef declara, a respeito do "Dilmagate":

O governo montou um "banco de dados com informações sobre despesas com cartões corporativos para atender a possíveis pedidos legais". Em rápida entrevista, ao deixar o hotel em que estava hospedada, em Recife (PE), Dilma disse que essa coleta de informações não teve característica de investigar o governo de FHC. "Nós não investigamos o governo passado. Reiteramos que não foi feito dossiê. Não é possível, eu tenho certeza".

Sabe o que é um "dossiê", Ministra Dilma?

É um documento retirado de um "banco de dados", que é um sistema que reúne e mantem organizada uma série de informações relacionadas a um determinado assunto em uma determinada ordem.

O "dossiê" é apenas a prova material do crime. O crime é montar um "banco de dados" com informações paralelas aos sistemas oficiais.

Vem aí o Blog da Dilma.

Tendo em vista os últimos acontecimentos, ao que tudo indica, em breve, teremos o lançamento do Blog da Dilma. O Coturno Noturno está sugerindo o nome: "Dossiê Dilma". Qualquer semelhança com o Blog do Zé Dirceu, ou com a sua trajetória na Casa Civil, é mera coincidência.

"Dilmagate": Bush ligou pro Lula.

"Dilmagate": interina da "mãe"não é bagrinho.

Esta é a ministra interina da Casa Civil, Erenice Alves Guerra, que montou o dossiê publicado pela Veja. Leia antes abaixo. Segundo a FSP, é a fiel escudeira da "Mãe"(do PAC, do Dossiê e sabe-se lá de mais o quê), já foi consultora jurídica de Dilma no Ministério das Minas e Energia, pasta que a ministra ocupou antes de substituir José Dirceu. Advogada e ex-funcionária da Eletrobrás, Erenice costuma tocar o dia-a-dia da Casa Civil. Trabalhou no governo do DF na gestão do então petista Cristovam Buarque. Também participa do Conselho Fiscal da Petrobras, além de faturar um extra no Conselho da Chesf, da Eletronorte e da BR Distribuidora. É um "quadro" exemplar da corrupção que assola o Governo Lula, o mesmo do caixa-dois, do mensalão e, agora, do "Dilmagate". Será que agora a "mãe"vai depor na CPMI dos Cartões Corporativos ou vai virar segredo de Estado, assunto de segurança nacional?

"Dilmagate": interina da "mãe" fez o dossiê.

A secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Alves Guerra, petista, militante, há muito tempo o "braço-esquerdo" ou "pau pra toda obra" da ministra Dilma Roussef, deu a ordem para a organização do dossiê com todos os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de sua mulher, Ruth, e ministros da gestão tucana, que foi publicado pela Veja, que tinha como objetivo ameaçar a Oposição na CPMI dos Cartões Corporativos. A Folha de São Paulo teve acesso ao documento integral. É um verdadeiro escândalo. Como o tema tem sérias conotações com as práticas mafiosas, o escândalo poderia ser chamado de "Mamagate". Mas "Dilmagate"está de bom tamanho, tendo em vista as impressões digitais. Agora sim Lula poderia ligar para o Bush e perguntar como é que eles tratam uma falcatrua destas. Lá, ao que parece, demite-se todo mundo e ainda cai o Presidente. Assinantes da Folha lêem na íntegra aqui. Ou aqui na Folha Online.

"El Cagón" nomeia um Pacificador.

Chávez, hoje, foi chamado de "Pacificador" por "El Cagón". O "Pacificador", para que recuperemos a história real, rompeu relações diplomáticas com a Colômbia, chamou Uribe de assassino e lacaio do Império, mandou tropas para a fronteira e ameaçou declarar guerra ao vizinho país. Mas, para "El Cagón", que levou uns gritos pela cara de Rafael Correa, dentro do Palácio do Planalto, Chávez é um cara que encanta e enfeitiça.

Em troca, Chávez deu uma declaração interessante: "não estranhem se de repente aparece uma fotografia de Marco Aurélio Garcia ou uma fotografia minha em um acampamento das FARC".

Juntos ou separados? Na verdade, a frase expressa o cagaço em relação ao computador de Raul Reyes, justamente o motivo que transformou Hugo Chávez no "Pacificador": de pitbull virou um gatinho na reunião do Grupo do Rio.

Agoniza Foro de São Paulo, segundo El Tiempo.

Leia, aqui, o artigo de Fernando Londoño Hoyos, preconizando o fim do Foro de São Paulo, numa versão colombiana. Há controvérsias.

Um estúpido na sua mais alta investidura.

Lula, hoje:

"Bush, meu filho, resolva a sua crise. Passamos 26 anos sem crescer e agora você quer com a crise nos atrapalhar?"

Lula é um estúpido na sua mais alta investidura, incapaz de perceber a dimensão da crise que atinge a maior economia do planeta. Ainda mas inoculado pelo veneno do seu guru Chavez, o protoditador em busca de um terceiro mandato.

Para ficarmos restritos apenas aos problemas causados aos pobres brasileiros, dos quais Lula se apropria como escravos eleitorais, existem aproximadamente 1,6 milhões vivendo nos Estados Unidos. Na maioria, é gente pobre que saiu do país por falta de oportunidades, para fazer faxina em casas que, hoje, estão sendo devolvidas aos bancos pelas famílias americanas, em função da crise hipotecária. Outra grande parcela é composta por gente humilde que trabalha, justamente, na construção civil, que está praticamente parada, gerando desemprego. Por fim, qualquer um destes 1,6 milhões de brasileiros que saíram do Brasil para buscar uma vida melhor está sofrendo na pele os efeitos de uma crise que, para Lula, o estúpido na sua mais alta investidura, é motivo de piada.

A frase deste energúmeno deveria ter sido:

"Bush, meu irmão, nós estamos torcendo para que você resolva a crise. Os brasileiros que estão aí, na sua segunda pátria, com certeza, vão trabalhar duro para que isto aconteça."

Jarbas Vasconcelos: Lula quer terceiro mandato.

Aparte do Senador Jarbas Vasconcelos (PMDB –PE) ao Senador Heráclito Fortes (DEM-PI), na sessão plenária de hoje:

Primeiro, quero parabenizar V. Exª por trazer esse assunto a esta Casa, que vive mergulhada, nos últimos dias, em profunda mediocridade, desde aquelas cenas de aprovação da MP da TV Pública. Houve episódios como os de ontem na CPI dos Cartões Corporativos. Lideranças precárias e primitivas defendem constantemente o Governo, a exemplo do que fez a Líder do PT ontem, que nos acusa de fazer prática eleitoral, aqui e; no âmbito da CPI, diz que a Ministra vai ser mais importante, ainda, em 2010.

Ela não está fugindo do contexto, porque o Presidente da República, no meu Estado, ontem, disse que, usando palavras chulas como sempre, a Oposição tirasse o seu “cavalinho da chuva”, porque quem ia ganhar a eleição era o Governo. Foi a Pernambuco no avião presidencial, montou o palanque do PAC. E esse palanque do PAC tem servido para um palanque eleitoral. Como o País já se encontra completamente desmoralizado - Senado e Câmara dos Deputados desmoralizados pelo Governo, pelo PT e pelo PMDB, que ajuda o PT – o Presidente da República está levando essa coisa na gozação e na ironia. Já desmoralizou e acuou o Judiciário. Não vejo movimentação, aqui, dos grandes partidos, como os tucanos, e os Democratas, no sentido de irem ao Supremo e à Justiça Eleitoral denunciar o Presidente da República. Não vale ele dizer que não está em campanha, porque inelegível e não disputar a eleição, em 2010. Mas está indicando pessoas e fazendo campanha eleitoral com dinheiro público, com avião, com gasolina e no chamado palanque do PAC. E ainda diz que vai para os outros Estados; e vai para os outros Estados. Se lideranças precárias, aqui dentro, defendem isso, defende dentro da CPI que a Ministra vai ser mais importante, ainda em 2004, se se faz a defesa, aqui neste plenário, de que a Ministra não deve convocada porque não tinha nada a ver, tem.

Este País não é um País de idiotas, não é? Este País não deve se surpreender porque Lula tem 70%. Quer dizer, Lula não chegou nem aos 80% ainda e pode chegar a esse patamar usando dinheiro público. Fazendo campanha eleitoral, mistificando, como tem mistificado, junto ao povo brasileiro, é possível que chegue aos 80%. Agora é preciso fazer isso que V. Exª está fazendo.

Qual o inconveniente de a Ministra vir aqui na próxima semana? Porque esses dados estavam dentro da Casa Civil e, se estavam dentro da Casa Civil, vazaram. Se é mentira ou não da Veja, é outra história. É outra história se é mentira ou se é verdade. A verdade é que se diz que há um dossiê e que o Governo o soltou. Não é a primeira vez que o Governo desmente isso. O dossiê contra José Serra em 2006 continua aí, os aloprados palitando os dentes, soltos, nenhum deles foi algemado, nenhum, nenhum deles foi algemado. Continuam trabalhando dentro do Palácio. Continuam trabalhando fora do Palácio. São do PT.
Tenha paciência com o meu aparte, Senador Mão Santa, V. Exª que é tão generoso. Mostraram um saco de dinheiro. Os aloprados mentiram. Aquele dossiê não deu em nada. Esse também não vai dar em nada. Essa CPI não vai dar em nada, porque esta Casa está completamente desmoralizada. O Presidente da República disse que não vai abrir mão de medidas provisórias. Já mandou uma enxurrada na semana passada, continua mandando agora e vai mandar mais amanhã, porque o Presidente quer desmoralizar este País, porque, desmoralizando este País, vai haver uma onda para um terceiro mandato.A justiça já está desmoralizada. O Poder Judiciário já está desmoralizado, quando enfrentou, topou, peitou um Ministro do Supremo Presidente do Superior Tribunal Eleitoral e ficou por isso mesmo. Vai para os Estados fazer campanha eleitoral. Atribui-nos, Oposição, essa responsabilidade. Suas Lideranças – para usar um termo muito comum ao nosso Presidente dos Tucanos, Sérgio Guerra – precárias e primitivas aqui dentro ficam a gritar e a dizer que estão certas e que a Oposição é que está errada e fica por isso mesmo.

Então, Senador Heráclito Fortes, o que eu queria dizer a V. Exª era que isso não vai dar em nada, mas não quer dizer que fiquemos de bico fechado, de rabo entre as pernas. Não podemos fazer isso. O que temos que fazer é gritar, é protestar, é bater na porta da Justiça, mostrar que o Presidente da República está em campanha eleitoral. Ele pode dizer a toda hora e a todo instante que estamos contra o povo, que estamos isso, que estamos aquilo, que queremos tolhê-lo, que queremos deixá-lo aqui em Brasília ouvindo os discursos da Oposição. Isso é problema dele. Mas ele não pode usar o dinheiro público para ir aos Estados com tanto tempo de antecedência da eleição, fazendo campanha eleitoral, querendo fazer este Congresso, a mídia, a opinião pública e o povo do Brasil de imbecis. Tem que haver protesto. V. Exª está certo ao fazê-lo.

A Ministra Dilma Rousseff podia ter vindo para cá e ter dito que estava na Casa Civil, mas não foi a Ministra que liberou. Pronto. Mas não. O que fizeram aqui? Na semana passada empurraram goela adentro uma TV pública por medida provisória. Eu, por exemplo, votaria uma TV pública se fosse mediante projeto de lei, mas não medida provisória.De forma que estamos em marcha batida para um terceiro mandato de Lula. As instituições serão desmoralizadas, porque ele não leva em conta a mídia, não leva em conta o Congresso. Ele já desmoralizou o Poder Judiciário. Já disse que o Tribunal de Contas da União era um acampamento de políticos aposentados. Então, não sei mais quem é que falta a Lula desmoralizar neste País para continuar essa marcha no itinerário do arbítrio.

Apesar de você.

Não é a popularidade de Lula que surpreende na pesquisa IBOPE/CNI que foi publicada no dia de hoje. Na verdade, Médici alcançou 84% nos anos do governo militar e Uribe, há poucos dias, atingiu patamar semelhante lá na Colômbia. Mesmo porque esta é uma pesquisa indiretamente comprada com dinheiro público, já que reflete a ação eleitoreira de um presidente que não respeita a lei, que passa 24 horas por dia discursando nos "paclanques"espalhados pelo Brasil à fora, ofendendo a história e as instituições do país. Fica o registro de que as Forças Armadas, tão ofendidas e amarguradas, continuam sendo a instituição mais confiável para o povo brasileiro. Apesar dos generais "melancias", dos gordos e balofos almirantes e comandantes, dos "baba-ovos" vestindo verde-oliva, as Forças Armadas continuam sendo uma referência de honestidade, retidão e esperança para três em cada quatro brasileiros.

Chávez distorce declarações de Lula.

Vejam, abaixo, o título que o Governo da Venezuela coloca na matéria em que Lula comenta, em coletiva à imprensa, realizada hoje, no Brasil, os acontecimentos que, travestido de El Cagón, preferiu não acompanhar. Com a palavra o Ministério das Relações Exteriores do Brasil para o desmentido oficial, tendo em vista o relacionamento do país com a Colômbia e os Estados Unidos.

Lula calificó de histórica para la OEA declaración contra Colombia

Por primera vez, Estados Unidos quedó solo en la OEA, ya que todos los otros países votaron con la misma posición y EEUU no creó ningún problema y aceptó el resultado.

El presidente de la República Federativa de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, calificó de histórica para el estándar de las decisiones de la Organización de Estados Americanos (OEA) la declaración unánime que se dio en esa instancia de rechazo a la invasión del ejército de Colombia en territorio ecuatoriano, donde asesinaron a un grupo guerrillero.

La apreciación la manifestó Lula da Silva este jueves, en una rueda de prensa ofrecida junto con su homólogo de Venezuela, Hugo Chávez Frías, desde el Palacio del Campo Las Princesas, salón de las Banderas, en Brasil.

Destacó que por primera vez, Estados Unidos quedó solo en la OEA, ya que todos los otros países votaron con la misma posición y EEUU no creó ningún problema y aceptó el resultado. "Esto puede parecer poco para alguien que no conozca el área, pero para alguien que tenga experiencia en la vida diplomática, éste es un hecho inédito en las decisiones de la OEA y lo más importante es que la organización repitió prácticamente la decisión de Santo Domingo, del Grupo de Río", resaltó el Jefe de Estado brasileño.

Refirió que durante muchos días, periódicos del mundo hablaban sobre la guerra entre Colombia y Venezuela. No obstante, el gran pacificador del conflicto entre Colombia y Ecuador fue exactamente Chávez.

"El discurso pacificador de Chávez es el que permitió que la reunión se transformarse en productiva y también permitió la construcción de un documento que desembocó en el de la OEA", recalcó el Presidente de Brasil.

Retirado do Portal do Gobierno Bolivariano de Venezuela

"Misses vaidosas".

Na foto, a Miss Petrobras e a Miss PDVSA, idealizadas por Lula e Chávez. Não é uma beleza?

Tanto a PDVSA quanto a Petrobras já deixaram de ser duas "misses vaidosas", expressão usada pelo presidente do Brasil. Hoje estão sendo transformadas, por Chávez e Lula, em dois tribufus, modelos típicos da diversidade bolivariana.

A PDVSA funciona como uma empresa de um dono só, Hugo Chávez, dentro da qual está instalado todo o aparelho de estado montado para implantar a ditadura bolivariana. A empresa atua, hoje, até na venda de queijo. Qualquer programa populista idealizado por Chávez é financiado pela "petrolera" venezuelana: petróleo grátis para Cuba, dinheiro vivo para a Bolívia e refinaria sem contrato assinado com o Brasil. É uma empresa em plena decadência. Sua produção desabou de 3,3 milhões para 2 milhões de barris/dia. Sobrevive, ainda, em função da explosão do preço do petróleo no mercado internacional.

A Petrobras caminha, a depender de Lula, pelo mesmo caminho. As aventuras demagógicas na Bolívia e outros mercados já fizeram com que, no ano em que o preço do petróleo alcançou o teto, perdesse 17% da lucratividade. Hoje, Lula mostrou o que espera da Petrobras: "que não pensem (as duas empresas) apenas na sua rentabilidade mas que pensem também no que elas podem fazer para ajudar o continente sul-americano". Ou seja: Lula manda avisar aos acionistas da Petrobras que está pouco se lixando, que o foco da empresa passou a ser político.

A refinaria PDVSA/Petrobras ainda é apenas um papelzinho sem cláusulas e compromissos, brandido no ar por dois demagogos, um pedaço de terra sendo escavado lá no Recife. No entanto, para o bom entendedor, a palavra de Lula basta: "nós sabemos que um processo de integração eficaz e produtivo exige generosidade, grandeza e muito mais que isso, compromisso ideológico, econômico e social com o nosso continente". Ele não está pensando no Brasil. Está pensando na América Bolivariana. Será que ele acha que é a encarnação do Simón Bolívar?

O fantoche Chávez.

Quem diria, Chávez virou um fantoche da política maranhense. José Sarney(PMDB), adversário ferrenho do ingresso da Venezuela no Mercosul, que já foi chamado de "lacaio"e "servil"por parlamentares venezuelanos pela sua posição, está sendo confrontado pelo seu adversário político. O governador do Maranhão, Jackson Lago(PDT), que derrotou Roseana Sarney em 2006, está condecorando Hugo Chávez com a Medalha Ordem dos Timbiras. Ou seja, o que é ruim para Sarney é bom para Lago. Nas próximas semanas, teremos a oportunidade de ver se o Congresso, tendo o ex-presidente contra, aprova ou não o ingresso da Venezuela no Mercosul.

Top secret.

Acima, algumas despesas feitas com cartão corporativo que podem estar sendo protegidas pelo novo conceito de "segurança nacional" do Governo Lula.

Até o pessoal da esquerda, como a professora de História Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP) Maria Aparecida de Aquino , não concorda com o sigilo imposto:

"Ora, segurança nacional é a segurança do indivíduo, em primeiro lugar, acima da segurança do Estado como ente jurídico. Segurança nacional é proporcionar às pessoas os ganhos da democracia, como o direito de expressão e de opinião. Nesse contexto, pouquíssima coisa não pode ser divulgada, principalmente aquilo que crie riscos na convivência do Brasil com outras nações, o que não é o caso dos gastos do presidente".